Autor Tópico: Limpeza do Sensor  (Lida 28568 vezes)

Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Novembro de 2006, 14:29:46
Citar
Já usei até para fazer fondue
 :laughing:  :laughing:  :laughing:
Vc brinca com coisa séria! Mas imagino que vc tenha usado o dito para a produção da chama, e n para "temperar" a carne... :snack:  
Rio do Sul - SC


Blog


Transart

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
    • Flickr Fotos
Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2006, 16:15:55
Estou postando aqui minha experiência para outras pessoas que como eu, sem nenhuma experiência não façam a mesma :boos2:  que eu fiz.
Se tivesse lido este e outros tópicos aqui quanto a limpeza de lentes e camera, não teria cometido o terrível erro.

Eu via ums pontinhos pretos na minha lente e limpava e limpava e continuava lá.
Foi uma lente de segunda mão que comprei, acho que tem fungos. (nunca mais compro lente de segunda mão).
Fiz tudo que não devia com as lentes usei ar, limpei com um líquido que vinha num kit para limpeza. Até aí tudo bem, mais o pior foi achar que o problema era no sensor, imaginen a burrice passei um cotonete seco, aí que  :boos2:  tudo.
Ficou tudo manchado.
Levei a camera para um loja dar uma olhada o rapaz me disse que custaria algo mais de 200 euros para mandar para a Nikon e ainda levaria umas 5 semanas para ter minha camera de volta.
O rapaz me deu a alternativa aqui que o Marcelo citou.
Tive que comprar a caixa toda e o líquido.
Para diminuir, usei umas 5 espátulas, no final parecia limpo.
Queria também comprar a tal bomba Fuc-Fuc, mais estava em falta.

Hoje tirei umas fotos e vi que esta sujo ainda, só não sei aonde. Pena que não tenho a bombinha, quero ver se compro amanhã, em outra cidade que tem uma loja bem grande e eles tem no estoque, para testá-la.
Limpei as lentes com a tal flanela especial para limpeza de lentes.
Vejam estas fotos.
Estou para morrer. Se tivesse grana compraria outra camera, de tão decepcionada que estou.






 
Kristine Medeiros
     Canon EOS 20D e Nikon D2x


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2006, 18:37:19
Esses kits parecem ser muito bons..

Queria testar um desses...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Transart

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
    • Flickr Fotos
Resposta #18 Online: 03 de Dezembro de 2006, 21:58:53
Citar
Esses kits parecem ser muito bons..

Queria testar um desses...
Vem aqui e testa na minha camera. ;)
Ela tá pedindo socorro.
Kristine Medeiros
     Canon EOS 20D e Nikon D2x


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:08:04
Esse metodo aqui é rapido, pratico e seguro :D
http://q80demon.blogspot.com/2006/06/nikon...ccd-sensor.html

Nao façam isso em casa!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:45:13
Na área de artigos eu postei um artigo a algum tempo que fala sobre limpeza de câmera, lentes e sensor... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Jean Ferro

  • Trade Count: (31)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 31 de Dezembro de 2006, 02:58:00
Nossa, muito bom esse post, o manual da nikon tinha me deixado com medo de mexer no sensor, mas pelo jeito não é algo tão exorbitante assim, ja vou providendiar o meu kit de limpeza e aproveito pra deixar uma amostra do meu sensor, não ta uma carniça mas ta meio sujinho, esse nivel de sujeira é normal? Não percebo em fotos comuns. :denken:




Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #22 Online: 31 de Dezembro de 2006, 10:25:51
Jean,
esse nível de sujeira é completamente normal. Eu diria que nem está tao sujo.
A sujeira aparece principalmente nas fotos com o diafragma fechado (maior número f) quando se fotografa paisagens por ex. aparecendo o céu.
E se nao estiver te incomodando, como vc mesmo comentou, sugiro deixar do jeito que está, nao passar nenhum produto, no máximo dar uma assoprada com a fuc-fuc, talvez já ajude bastante.

Um abraco!
Deutschland

Flickr


Jean Ferro

  • Trade Count: (31)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 31 de Dezembro de 2006, 16:16:35
Realmente nunca notei nas fotos, mas foi ver seu post que eu fui testar na minha camera, ai pronto, a pulga se instalou atras da minha orelha. Arranquei os pelos do meu fuc-fuc pra limpar lente e soprei no sensor, melhorou bastante, agora eu largo a mão de ser xereta, de ficar tirando a lente e ficar vendo a camera por dentro, tenho so uma lente (por enquanto) não sei pra que tira-la, esse topico foi de tremenda valia pra mim :thmbup:  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #24 Online: 11 de Janeiro de 2007, 00:11:03
Uma dúvida urgente para os amigos:

Eu comprei os lenços (pacped, pecpad) na B&H para limpar, mas achei rídiculo o preço das espátulas, se n me engano era algo em torno de U$40 as boas, e curiosamente eu sempre lembrava de espátulas de sorvete qd via esses acessórios plásticos para limpeza do sensor. Hoje fui atrás disso e consegui umas espátulas da Nestle, são muito parecidas com as hastes que o Marcelo usou, boa qualidade, retinhas com apenas o canto arredondado, brancas, levemente flexíveis, e ainda vem lacradas em plástico à vácuo. É perfeito. Mas a dúvida, elas tem 17mm na ponta que iria passar no sensor, qual é a dimensão de um sensor 1,5 de uma Nikon? Alguém sabe? Nunca limpei o sensor, então é engraçado, mas n sei a dimensão. Certa vez vi isso no Dpreview, agradeço se alguém esclarecer se a ponta de 17mm tem uma dimensão adequada para limpar o filtro do sensor.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2007, 00:18:26 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #25 Online: 12 de Janeiro de 2007, 14:15:41
Gustavo,

O sensor da nikon D50 tem 23.7 x 15.6 mm

No site que eu comprei o kit de limpeza, eles recomendam:

Espátula:
- 14mm (fator crop 1,6x ou 1,5):  for Nikon D1/h/x, D100,D70, D2H Canon D30 & D60, Canon 10-D, Rebel 300D,Pentax *ist D

- 16mm (fator crop 1,3x):  for Kodak DCS, Fuji S1 & S2, Canon 1D, 1-D Mark II

- 18mm (Full Frame):  for Kodak 14n and Canon 1Ds Full Frame Sensor


Tem que considerar também que quando vc prende o lenco, a largura do conjunto "espátula+lenco" aumenta.

Eu usaria sem problemas essas espátulas que vc conseguiu. Basta dar uma limada nas laterais até chegar aos 14mm (sugiro dos dois lados), nao deixar cantos ou fiapos e depois lavar com água para eliminar qualquer particula sólida.

O mais importante é o lenco estar extremamente limpo, esse sim, só tirar da embalagem quando realmente for usar.

Boa sorte, depois da primeira vez fica bem mais fácil : )
Deutschland

Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #26 Online: 12 de Janeiro de 2007, 22:01:38
Tenho que comprar Eclipse ainda, mas acho que vai dar, medindo melhor ele tem 14mm na ponta descontando as arestas que são arredondadas e não tocam a base do sensor.

Obrigado, Marcelo, vou ver se consigo mais palitinhos plásticos de sorvete e vender por U$40, rs.
Nikon/Panasonic Gear


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 13 de Janeiro de 2007, 12:26:19
Excelente tópico!!

Me ajudou a esclacer algumas dúvidas.
Parabéns, Marcelo, são pessoas assim que fazem a diferença no fórum.

Abs


 
Alexandre Paradela


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #28 Online: 13 de Janeiro de 2007, 23:28:51
ola
utilizo o sistema citado ha mais de 02 anos e nunca tive problemas ( e olha que, por fotografar muito natureza..e trocar bastante de lentes) tenho que limpar o meu uma vez por mes no minimo ( sou muito chato quanto a pontinhos nas fotos... :laughing: )
umas dicas: antes de começar sempre de umas bombadinhas com um bom fuc-fuc... :laughing: ..para limpar possiveis pedaços de metal ( de baionetas e encaixes das maquinas...nao parece, mas quando sao novas soltam microscopicas farpas..)
2- o fuc-fuc so serve pra isto...nao se iluda...limpar sensor com ele so vai piorar a situaçao...podem acreditar...
3- uso umas espatulas de pintura adaptada..vejam fot...e para fixar ..aqueles araminhos de fechar embalagem ( arame por dentro ..plastico por fora)...o motivo de eu usar eles ao inves de durex e que voce pode reaproveitar o pec-pad , na boa, pra limpar lentes e afins...depois de utiliza-lo na limpeza do sensor ( o durex fica um saco pra sair dele...)
- geralmente nao consigo uma limpeza 100% de primeira...repito ate 4 vezes o ritual( usando o fuc-fuc so na primeira vez)...sempre trocando o pec-pad...e - importante- pingando 03 gotas do eclipse..( nunca use a seco o papel..)
- realmente a largura ideal é 14mm pra nikon.
- para testar e ver se seu sensor estar sujo:
pegue sua tele mais longa ( de preferencia de 200mm pra cima)
- coloque foco em manual...e coloque no infinito..
- enquadre um ceu  (de preferencia azul...)
- uso o maior numero f ( 22 ou similar)....e clik
abra no ps..ou afins...
no ps..se realmente quiser ficar assustado de um alto levels na foto..
eh isto..
abraços
marques
p.s: se alguem quiser comprar pacote de pec-pad, tenho uns pra vender ( a preço brasil.. :laughing: ) r$ 55,00 + envio ( nao tenho eclipse..ok)

« Última modificação: 13 de Janeiro de 2007, 23:29:49 por markes51 »
olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #29 Online: 14 de Janeiro de 2007, 16:01:59
markes51

Se puderes mostrar como fica preso o pec-pad.... outra coisa, mandei um e-mail para vc perguntando so filtros. se não recebeu me avise.

abraço
Marcelo - POA/RS