Autor Tópico: Limpeza do Sensor  (Lida 28580 vezes)

Junio Gracielo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #45 Online: 10 de Novembro de 2012, 22:41:44
Excelente tópico!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 11 de Novembro de 2012, 02:06:03
Esse metodo aqui é rapido, pratico e seguro :D
http://q80demon.blogspot.com/2006/06/nikon...ccd-sensor.html

Nao façam isso em casa!

Acesso negado


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #47 Online: 07 de Maio de 2018, 09:44:41
Esse tópico é importante, e ainda estou na dúvida. Comprei recentemente minha primeira câmera, e já tem sujeira no sensor. Existe algum kit bom de limpeza, com FUC FUC, lenço microfibra, cotonete (dos especiais para sensores) e líquido barato para compra aqui no Brasil mesmo? Importar é terrível, demora meses para chegar.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #48 Online: 07 de Maio de 2018, 11:43:26
Esse tópico é importante, e ainda estou na dúvida. Comprei recentemente minha primeira câmera, e já tem sujeira no sensor. Existe algum kit bom de limpeza, com FUC FUC, lenço microfibra, cotonete (dos especiais para sensores) e líquido barato para compra aqui no Brasil mesmo? Importar é terrível, demora meses para chegar.

Bom, barato é rápido na mesma frase???

Os cotonetes são o mais difícil, e eu recomendo comprar onde vc achar melhor, do ponto de vista preço/prazo. O líquido, eu uso metanol mesmo. Funciona que é uma beleza, e vende em loja de aeromodelismo. A bombinha, eu uso sugador de catarro de nariz de bebê, que vende na farmácia.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 07 de Maio de 2018, 15:38:07
Esse tópico é importante, e ainda estou na dúvida. Comprei recentemente minha primeira câmera, e já tem sujeira no sensor. Existe algum kit bom de limpeza, com FUC FUC, lenço microfibra, cotonete (dos especiais para sensores) e líquido barato para compra aqui no Brasil mesmo? Importar é terrível, demora meses para chegar.

mercado livre esquece, só fuc fuc e pinceis para limpeza externa.
tentei comprar de vários fornecedores no ML e todos, digo todos os casos tive problema com os cotonetes umedecidos.
se for pra comprar líquido e cotonete para limpeza do sensor, pede pra alguém trazer de BH ou Andorama, nestes lugares sim, tive um ótimo desempenho do líquido, secando sem deixar resíduo e sem embaçar ainda mais o sensor.

Antes que pergunte, Ebay nunca tentei comprar, mas o risco de comprar algo que não é o ideal para limpeza é grande. arriscaria comprar via internet da BH e pagar o frete.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 07 de Maio de 2018, 15:39:54
Bom, barato é rápido na mesma frase???

...metanol mesmo. Funciona que é uma beleza, e vende em loja de aeromodelismo...

achei interessante, e fiquei curioso, esse metanol é o combustível mesmo? não é meio agressivo demais para a limpeza?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 07 de Maio de 2018, 16:36:22
achei interessante, e fiquei curioso, esse metanol é o combustível mesmo? não é meio agressivo demais para a limpeza?

Metanol é metanol... é altamente inflamável, assim como o etanol e isopropanol (álcool isopropílico), mas nenhum destes é exatamente agressivo pro vidro (lembrando que o que limpamos é, na verdade, um filtro na frente do sensor, não o sensor em si). O metanol normalmente é o mais indicado pela velocidade de evaporação, o que faz com que ele não ataque metais (ataca, mas o tempo de exposição é muito curto). Claro que o nível de pureza tem que ser relativamente alto, então vc pode guardar em um recipiente de boca larga, deixar decantar e molhar o cotonete sempre do líquido da superfície, evitando chacoalhar o líquido. Use um conta-gotas, não mergulhe o cotonete no metanol.

A maioria dos líquidos de limpeza de sensor é metanol, ou contém um alto teor de metanol.
« Última modificação: 07 de Maio de 2018, 16:41:40 por felipemendes »


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #52 Online: 07 de Maio de 2018, 17:41:47
mercado livre esquece, só fuc fuc e pinceis para limpeza externa.
tentei comprar de vários fornecedores no ML e todos, digo todos os casos tive problema com os cotonetes umedecidos.
se for pra comprar líquido e cotonete para limpeza do sensor, pede pra alguém trazer de BH ou Andorama, nestes lugares sim, tive um ótimo desempenho do líquido, secando sem deixar resíduo e sem embaçar ainda mais o sensor.

Antes que pergunte, Ebay nunca tentei comprar, mas o risco de comprar algo que não é o ideal para limpeza é grande. arriscaria comprar via internet da BH e pagar o frete.
Fabiano, voce poderia enumerar quais kits de limpeza que vende na BH,  Adorama, são realmente eficazes que vc conhece? Por coincidência um colega de trabalho meu acabou de sair de férias pra NY, e me sinalizou que até pode trazer coisas de pequeno valor e volume  (e não trazer tipo ... um tripé,  como eu tinha inicialmente pedido pra ele trazer, hehe).

E achei interessante a sua consideração sobre os kits vendidos no ML, pois eu tive essa mesma sensação com um kit de limpeza  , que veio com uns  6 "cotonetões" umedecidos,  que comprei recentemente la no ML. Ele até deu uma limpada no sensor ,  mas ainda fica  resíduos no sensor (e bem visíveis em fotos com  diafragma fechado de f11 adiante)  e meu deu essa sensação que ficou meio embasado o sensor .  Eu até tava acahando que ja tava chegando a hora de aposentar a minha nex-5n em razão disso...

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk



eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #53 Online: 07 de Maio de 2018, 20:26:13
Pessoal, estou postando aqui algumas fotos para vocês verem a sujeira em meu sensor.

Tirei foto de um papel bem branco, a cerca de 60 cm de distância da frente da lente, com foco no infinito e 2/3 a mais na compensação de exposição (pegou um pouco das bordas em cima da imagem, mas não tem problema). As fotos estão cinzas pois tirei durante a noite. Coloquei em modo prioridade de abertura, e selecionei algumas para tirar as fotos. Na ordem seguinte usei as seguintes aberturas:
f/2.8, f/4.0, f/6.3, f/8, f/13, f/22, f/32

f/2.8
IMG_1193 by Eduardo Henrique, no Flickr

f/4.0
IMG_1194 by Eduardo Henrique, no Flickr

f/6.3
IMG_1195 by Eduardo Henrique, no Flickr

f/8
IMG_1196 by Eduardo Henrique, no Flickr

f/13
IMG_1197 by Eduardo Henrique, no Flickr

f/22
IMG_1198 by Eduardo Henrique, no Flickr

f/32
IMG_1199 by Eduardo Henrique, no Flickr

Gostaria de saber se dá para concluir com essas imagens que a mancha no lado direito das imagens que vão sendo ressaltadas a medida que se diminui a abertura da lente é devido a sugeira no sensor, pois, se for, tentarei comprar um kit do BH logo para poder limpá-la. Queria saber também de quem já comprou da B&H quanto tempo demora para a encomenda chegar e se é sempre ou facilmente taxado. Obrigado.
« Última modificação: 07 de Maio de 2018, 20:29:24 por eduedmais »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #54 Online: 07 de Maio de 2018, 21:15:29
Pessoal, estou postando aqui algumas fotos para vocês verem a sujeira em meu sensor.
f/32
IMG_1199 by Eduardo Henrique, no Flickr


Tem um espermatozoide no seu sensor.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 07 de Maio de 2018, 21:27:42
Se a camera é nova eu levaria numa autorizada. Mexer no sensor é caminho sem volta, se der errado... Ainda mais essa marca aí que esta bem estranha.
Daniel

Instagram: @danacqua


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 08 de Maio de 2018, 07:32:45
Tem um espermatozoide no seu sensor.

pensei exatamente a mesma coisa  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 08 de Maio de 2018, 07:38:22
Fabiano, voce poderia enumerar quais kits de limpeza que vende na BH,  Adorama, são realmente eficazes que vc conhece? Por coincidência um colega de trabalho meu acabou de sair de férias pra NY, e me sinalizou que até pode trazer coisas de pequeno valor e volume  (e não trazer tipo ... um tripé,  como eu tinha inicialmente pedido pra ele trazer, hehe).

E achei interessante a sua consideração sobre os kits vendidos no ML, pois eu tive essa mesma sensação com um kit de limpeza  , que veio com uns  6 "cotonetões" umedecidos,  que comprei recentemente la no ML. Ele até deu uma limpada no sensor ,  mas ainda fica  resíduos no sensor (e bem visíveis em fotos com  diafragma fechado de f11 adiante)  e meu deu essa sensação que ficou meio embasado o sensor .  Eu até tava acahando que ja tava chegando a hora de aposentar a minha nex-5n em razão disso...

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Os que eu já comprei:
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1318063-REG/visibledust_18512944_ez_sensor_cleaning_kit.html
https://www.bhphotovideo.com/c/product/561010-REG/Visible_Dust_4080502_DHAP_Vswab_1_0x_Orange.html

O que eu quero comprar:
https://www.bhphotovideo.com/c/product/604569-REG/Lenspen_LENSK1A_SensorKlear_II_with_Articulated.html

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #58 Online: 08 de Maio de 2018, 09:31:05
Tem um espermatozoide no seu sensor.
Acabei de ver ele. Fiz limpeza automatica pela câmera, com a face do sensor virada para baixo e com a lente na câmera, e a sujeira não saiu. Então resolvi remover a lente, ligar a camera e ativar limpeza manual só pra ver a sujeira. Fiz isso no quarto fechado com janela de vidro para ter pouco ar circulando e bastante luz. O espelho subiu e vi a sujeira exatamente como está na foto. Só que ela é uma mancha mais clara, tendendo ao branco. Não sei o que é exatamente. Rapidamente desliguei a câmera para o espelho ficar no lugar de novo.

Se a camera é nova eu levaria numa autorizada. Mexer no sensor é caminho sem volta, se der errado... Ainda mais essa marca aí que esta bem estranha.
Por isso comprarei um kit de limpeza e tentar com o blower. Espero que saia. Senão ficarei um pouco nervoso. Como moro em Sergipe e a Canon não tem autorizada aqui, teria que enviar a câmera para São Paulo.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 08 de Maio de 2018, 10:04:38
Acabei de ver ele. Fiz limpeza automatica pela câmera, com a face do sensor virada para baixo e com a lente na câmera, e a sujeira não saiu. Então resolvi remover a lente, ligar a camera e ativar limpeza manual só pra ver a sujeira. Fiz isso no quarto fechado com janela de vidro para ter pouco ar circulando e bastante luz. O espelho subiu e vi a sujeira exatamente como está na foto. Só que ela é uma mancha mais clara, tendendo ao branco. Não sei o que é exatamente. Rapidamente desliguei a câmera para o espelho ficar no lugar de novo.

Edu. A Câmera não é tão sensível, não precisa ficar preocupado e fazer o serviço rápido, dentro de casa sem poeira aparente pode ficar olhando o sensor com uma luminária por muito tempo sem causar qualquer dano.

Eu sinceramente dado ao tamanho do "espermatozoide" pegaria álcool isopropílico e um cotonete normal e com o cotonete úmido do álcool passaria sobre a mancha, 99% de chance de remover a sujeira na segunda ou terceira passada, aí se ficar algum fiapo no sensor uma borrifada com fuc fuc. Essa sujeira tá com cara de óleo da câmera, não vai sair com o sistema de vibração da limpeza...
« Última modificação: 08 de Maio de 2018, 10:05:14 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.