Autor Tópico: O Formato Retrato  (Lida 3576 vezes)

ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Online: 19 de Fevereiro de 2015, 09:31:07
Atualmente tenho utilizado muito raramente o formato Retrato em minha fotografia. Isso vem me incomodando já há algum tempo e me pego, de vez em quando, a pensar no assunto.
Na hora de editar, me lembro do danado....constatando que não fotografei nada em Retrato. Tudo já pensado e executado para os formatos Paisagem e Quadrado.
Neste Carnaval, disposto a descansar e colocar alguma ordem nuns arquivos, me dispus a organizar negativos e fotografias "das antigas".
Primeira conclusão: na era digital não imprimi nem 1% do que tenho de fotografia analógica.
Triste verdade. Tenho tudo registrado, família, festas, filhos, em arquivos sem nome, HDs perdidos, notes que já se foram etc... Ou seja, não tenho quase nada dos últimos 12/15 anos.
Segunda conclusão: encontrei uma enormidade de retratos, em formato Retrato! Sim, lá no mufuá de centenas de álbuns chinfrins constatei que o "meu problema" não existia antes. Na época da Trip35, K1000 etc... eu fotografava muito no formato Retrato.

Não posso colocar a culpa toda na tecnologia digital, com TVs, LCDs das Câmeras e Monitores nos levando para um mundo cada vez mais wide screem. Eles tem a sua parcela de responsabilidade, mas a minha acomodação tem igual relevância.

No meu caso, identifico o problema de visualização/edição do formato Retrato, com tamanho reduzido nos LCDs e Monitores wides, como principal fator, fora é claro, o baixíssimo índice de impressões de fotos.

Alguém mais?
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 11:09:46
Acho que concordo contigo..

Particularmente quase não tenho utilizado o formato retrato. Só mesmo quando é inevitável, mas isso não chega a 15% do total das minhas fotos...

E acho que isso realmente se deve principalmente à mídia que usamos.. mesmo que seja impresso, acho muito mais gente acaba vendo no monitor do que no papel.. E definitivamente o monitor não foi feito pra formato retrato..

Felizmente não tenho muito desse problema com impressão não.. acho que imprimo uma quantidade boa de fotos, simplesmente porque acho muito melhor ver as fotos no papel do que na tela.. mas relaxo um pouco, porque da família minha mãe toma conta..

Ela imprime todas as fotos de família. Rejeita só as que realmente são muito ruins... E vai formando álbuns em ordem cronológica... tem uma parte de um guarda roupas na casa dela só pra isso. E aí, quando junta a parentaiada é aquela festa pegando os álbuns e rodando de mão em mão...

No meu caso, eu não tinha paciência de montar álbuns grandes, então acabava ficando ruim um monte de albuns pequenos pra guardar e organizar... Então a partir do ano passado decidi imprimir uma espécie de anuário no formato de fotolivro. Ano passado fiz o primeiro (referente a 2013) e deu 190 páginas... estou agora montando o de 2014 e acho que vai dar umas 230 páginas... Assim garanto um pouco da história pro futuro..

Mas mesmo nesses fotolivros, parece que não cabe muito o formato retrato...
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, 11:10:18 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 11:16:31
Eu tenho o "problema" inverso. Um pouco mais da metade das minhas fotos são no formato retrato. Não chega a ser um problema, e sempre preferi mesmo esse formato, mas outro dia fui montar uma apresentação de fotos para computador e nesse tipo de mídia realmente o formato retrato não é adequado...

Enfim, também imprimo pouquíssimas das minhas fotos, então no meu caso acho que não tem relação com "monitor x papel", apenas com preferência pessoal.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 12:57:16
Eu tenho o "problema" inverso.

Ídem. Aliás diria que tenho uma tendência absurda por praticamente só pensar em vertical. Preciso me policiar quando estou fotografando, e isso ainda que nem fotografo pessoas.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 13:35:13
Para de fazer paisagens urbana e fotógrafa mais pessoas :assobi:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 13:37:56
As minhas melhores fotos sao "em pé" hehehe

Mas eh ruim mesmo de ver. Mes q vem vou mudar de casa e decidi arrumar espaco para dois monitores, um deitado e outro de pé. Uso assim no trabalho e vai ficar otimo em casa tb, para ver as fotos retrato!
D600 - E-M10


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 16:15:13
decidi arrumar espaco para dois monitores, um deitado e outro de pé.

hahaha....eu sempre pensei em fazer isso mas achava que tava ficando louco....


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 16:56:53
Para de fazer paisagens urbana e fotógrafa mais pessoas :assobi:

Não sei se foi para mim Renato, mas sinto falta do "Retrato" justamente nos inúmeros retratos de pessoas que faço :ok:  99% já sai no click para Paisagem ou, no máximo, já pensando num corte para o Quadrado  :(
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 16:58:48
..........arrumar espaco para dois monitores, um deitado e outro de pé. Uso assim no trabalho e vai ficar otimo em casa tb, para ver as fotos retrato!

Pois é, aqueles monitores versáteis, que aceitam a posição vertical são uma boa opção  ;)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 17:01:49
... Então a partir do ano passado decidi imprimir uma espécie de anuário no formato de fotolivro. Ano passado fiz o primeiro (referente a 2013) e deu 190 páginas... estou agora montando o de 2014 e acho que vai dar umas 230 páginas... Assim garanto um pouco da história pro futuro..

Mas mesmo nesses fotolivros, parece que não cabe muito o formato retrato...

Você tem sorte, pelo menos alguém cuida dos registros  :ok:

Comecei agora com Fotolivros, em papel fotográfico, e vou fazer uma meta de pelo menos umas 100 fotos avulsas ampliadas por mês. Compromisso meu  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 20:03:55
Não sei se foi para mim Renato, mas sinto falta do "Retrato" justamente nos inúmeros retratos de pessoas que faço :ok:  99% já sai no click para Paisagem ou, no máximo, já pensando num corte para o Quadrado  :(
Entendi, você simplesmente não pensa no formato... Vai ter que forçar para voltar...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 21:10:23
Entendi, você simplesmente não pensa no formato... Vai ter que forçar para voltar...

Verdade. Mas teclando um pouco aqui e ali, percebo que o "problema" é mais comum que se pensa.
Estamos formatados a olhar o mundo em wide screem  ;)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 21:11:42
Verdade. Mas teclando um pouco aqui e ali, percebo que o "problema" é mais comum que se pensa.
Estamos formatados a olhar o mundo em wide screem  ;)
Concordo com você. Mesmo em albuns está difícil encaixar um retrato tradicional
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 22:01:09
Sombrio, Alex, pessoal do trabalho tb me acha doido qdo ve, mas qdo mostro pra eles como fica melhor para usar Word e email, todos gostam! Heehe

Para ver foto retrato vai ficar sensacional tb!
D600 - E-M10


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 22:41:20
Essa semana saíram alguns tópicos interessantes. Esse é um deles.
Eu tenho o hábito de a cada 6 meses a um 1 ano mandar revelar umas 100 fotos e fazer um clipe familiar desse mesmo período. A exceção foi ano passado onde imprimi, só da viagem dos EUA mais de 100 fotos.
Falando sobre retratos eu já passei por uma fase dessa e melhorei mas foi incrível como a quantidade de fotos em formato retrato aumentaram no último mês depois que deixei o Grip sempre na 5D.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales