Autor Tópico: Duvida "borrão verde" foto  (Lida 2026 vezes)

Rah Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Fevereiro de 2015, 14:30:14
Boa tarde, fiz uma busca pelo fórum, mas não encontrei nada que possa satisfazer minha dúvida.. Peço desculpa se este for o espaço errado para essa dúvida, sou novo no fórum..

Pessoal a dúvida é simples, em algumas fotos que tiro noto um estranho "borrão verde" nas mesmas. É sempre o mesmo padrão de borrão, eu acredito que seja alguma distorção da lente, mas a curiosidade está falando mais alto..

As fotos não são no mesmo padrão, algumas superexpostas (como a que estou enviando de exemplo) e outras noturnas me apresentaram o mesmo "efeito".. Alguém sabe sobre o que isso seria?

Obrigado pela atenção, segue uma das fotos (não me lembro exatamente a configuração utilizada, pois estou sem o arquivo RAW agora, mas creio que foi f5.6 com velocidade 1/4000 e iso 100, lente Canon 18-55):


Obrigado pela ajuda
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2015, 14:31:27 por Rah Ventura »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 15:18:41
Foto não apareceu.


Rah Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 15:22:37


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 16:49:48
isso é reflexo interno da lente, causado por essa luz lateral forte do lado esquerdo..

Parassol na lente pode resolver em alguns casos... em outros, mesmo com parassol é inevitável.. nesses casos, só mesmo mudando o ângulo de posicionamento na hora do clique, pra diminuir essa reflexão interna.,


Rah Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 16:55:07
isso é reflexo interno da lente, causado por essa luz lateral forte do lado esquerdo..

Parassol na lente pode resolver em alguns casos... em outros, mesmo com parassol é inevitável.. nesses casos, só mesmo mudando o ângulo de posicionamento na hora do clique, pra diminuir essa reflexão interna.,

Hmm.. Se é reflexo da luz, é mais fácil acontecer de dia, correto? Tenho fotos noturnas com o mesmo reflexo, porém com fontes de luz bem distante da lente da câmera (2 no máximo)..


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 20:03:31
Você não está usando algum filtro ruim?
D600 - E-M10


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 21:08:34
Pra mim pareceu Flare...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 23:47:08
É flare.. Se você apontar a câmera na direção de uma fonte de luz, vai acontecer isso. às vezes acontece mesmo que a fonte de luz não esteja no frame, mas nas bordas. Em algumas lentes aparece mais, em outras menos.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Rah Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 07:38:02
Você não está usando algum filtro ruim?

Não uso filtros, já ouvi falar muito bem e muito mal a respeito dos mesmos por profissionais, não usei ainda para comprovar, por isso não tenho uma opinião formada sobre os mesmo..

É flare.. Se você apontar a câmera na direção de uma fonte de luz, vai acontecer isso. às vezes acontece mesmo que a fonte de luz não esteja no frame, mas nas bordas. Em algumas lentes aparece mais, em outras menos.

Imaginei que fosse, mas como disse, tenho fotos noturnas de longa exposição com o mesmo efeito e as luzes estavam realmente distantes.. Fiquei preocupado pensando que pudesse ser algo na lente..


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 09:49:22
Não uso filtros, já ouvi falar muito bem e muito mal a respeito dos mesmos por profissionais, não usei ainda para comprovar, por isso não tenho uma opinião formada sobre os mesmo..

Imaginei que fosse, mas como disse, tenho fotos noturnas de longa exposição com o mesmo efeito e as luzes estavam realmente distantes.. Fiquei preocupado pensando que pudesse ser algo na lente..

Não é que filtros sejam ruins, mas por vezes eles são usados de maneira errada, por vezes eles simplesmente são de baixa qualidade. Uso deles ou não seria assunto de outro tópico.

Sobre a mancha verde, trace uma linha imaginária partindo da fonte luminosa passando pelo centro da imagem e veja se esta linha passa sobre sua mancha verde. Caso passe, tenha certeza de que é flare. É uma característica (normalmente indesejada) no projeto da lente, mas não é um malfuncionamento.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 16:17:45
Não uso filtros, já ouvi falar muito bem e muito mal a respeito dos mesmos por profissionais, não usei ainda para comprovar, por isso não tenho uma opinião formada sobre os mesmo..

Imaginei que fosse, mas como disse, tenho fotos noturnas de longa exposição com o mesmo efeito e as luzes estavam realmente distantes.. Fiquei preocupado pensando que pudesse ser algo na lente..

Mesmo distante, se estiver dentro do frame, vai dar flare. O sol está muito, muito longe, e dá flare como ninguém!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante