Autor Tópico: Dúvidas sobre abertura e nitidez  (Lida 7690 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #15 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 09:33:39
Agradeço a todos q estão respondendo... está sendo muito útil pra mim.

Acabei de fazer uns testes com minha grande angular 10-20 f4 e realmente em f8 a nitidez é ótima. Subindo ou baixando a abertura, a nitidez diminui consideravelmente, mas fiz o teste com um assunto próximo... peguei uma parede com muitas ranhuras. Não sei como a lente se comportaria com detalhes bem distantes... mas vou experimentar melhor o f8 em fotos de paisagem.

Com a grande angular em f8 eu não vou ter problema com pontos fora de foco? Eu consigo um foco total?

Obrigado meus amigos!

Conforme já colocaram e está explícito em todos os testes de avaliação de lentes, o ápice da nitidez fica em aberturas médias.

f22 tenho pra mim que é tão ruim que até o que está em foco fica desfocado, e por esse equilíbrio de má qualidade se entende que tudo está em foco ( tudo está igualmente uma porcaria... :hysterical: ).

Brincadeiras à parte, no caso de vc incluir algo do primeiro plano que está muito perto ( centímetros ), querendo um resultado mais refinado em termos de nitidez, vc terá de fazer no mínimo duas fotografias com a mesma composição ( preferencialmente em um tripé pra não mudar nada do enquadramento ) focando manualmente o que está mais ao longe e depois em outro clic o que está no primeiro plano, e depois misturar no Ps. É chato e trabalhosinho, então depende do que vc quer como resultado. 


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 10:11:34
A difração não é menor nos sensores maiores. Ela é a mesma. Mas o sensor, por ser maior, faz com que ela, em relação ao frame todo seja proporcionalmente menor conforme o sensor aumenta.

Não falei isso.. falei "quanto maior o formato, menor é a abertura onde a difração começa a aparecer"

Ou seja, em Médio Formato aberturas em f/22 não apresentarão difração tão fácil e em Grande Formato pode-se ter abertura sem difração em números como f/64
 


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 13:51:50
Procura na net no site de sua preferência um gráfico de resolução de imagem em função da abertura para sua lente, como este aqui:

http://www.dpreview.com/lensreviews/sigma_10-20_4-5p6_n15/3

Se você reparar, para cada DF, a abertura de resolução máxima varia, hora f/8 hora /f11.

Repare também que quanto maior a resolução do sensor da sua câmera, os problemas decorrentes da difração ficarão mais evidentes com abertura cada vez maiores.
Para descobrir o limite de difração da sua câmera, dê uma olhada nesse site:

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/diffraction-photography.htm

E como bem disse o Welbi, estude o conceito de hiperfocal.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 14:13:33
teckdx,

Como já falaram, a reduções drásticas da abertura causam a difração. Ela reduz a nitidez.
Na internet há tabelas que mostram quando a difração começa a reduzir a nitidez, isso muda para cada tamanho de sensor.
No link que o KoioZ informou há mais abaixo um Diffraction Limit Calculator que é ótimo.
Dá para ver se a difração ainda está sob controle dependendo do sensor e abertura.

Para você que gosta de paisagem e de deixar tudo em foco, uma boa é usar um programa que informa a profundidade de campo para cada conjunto câmera-lente.
É possível baixar e ter no smartphone Android ou iPhone.
Com o programa (HyperFocal pro ou DOF calculator) é possível também obter a distância hiperfocal, que é a distância que focando o objeto, se consegue a maior profundidade de campo possível com aquele conjunto de câmera e lente (abertura).
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2015, 14:21:59 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


spitfire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 16:49:36
No link abaixo uma explicação completa sobre difração com o fotografo americano Steve Perry. Em inglês:

http://youtu.be/N0FXoWdHXTk
Nikon D850 | D810 | D700 | 24-70mm f/2.8G | 50mm f/1.8G


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #20 Online: 04 de Março de 2015, 23:34:05
Acho que tem muito mito nesse assunto, e fica todo mundo com medo de usar aberturas pequenas. Claro que a nitidez cai um pouco em relação à abertura ótima, mas fotos com f/16 ou f/22 ainda podem sair boas e serem totalmente utilizáveis.

A foto a seguir foi tirada com f/22:



Sendo "pixel peeper" e olhando ampliado, dá pra ver só um pouco de difração nas partes brancas e vermelhas. Não achei que prejudicou em nada.



Quando eu tinha mais medo de difração, tirava a mesma foto de paisagem em f/11, f/16 e f/22 para "garantir". Parei de fazer isso, pois eu não conseguia ver diferença nas imagens (exceto pela menor profundidade de campo em f/11).
D600 - E-M10


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 05 de Março de 2015, 08:16:26
Na fotos de paisagem que fiz com a minha T3 e a 20mm 2.8, foi gritante a perda por difração em F/22.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #22 Online: 05 de Março de 2015, 09:27:16
Você pegou um objeto grande pra demonstrar por isso não deu muita diferença, agora faça uma foto de paisagem com pequenos detalhes a grande distância e você vai ver que em f/22 vai ficar muito pior do que f/8 por exemplo.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #23 Online: 05 de Março de 2015, 16:10:08
Tá bom, desculpe por contrariar vocês.
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #24 Online: 05 de Março de 2015, 16:12:31
Quando eu tinha mais medo de difração, tirava a mesma foto de paisagem em f/11, f/16 e f/22 para "garantir". Parei de fazer isso, pois eu não conseguia ver diferença nas imagens (exceto pela menor profundidade de campo em f/11).

Não sei se vocês chegaram a ler essa parte ou só olharam as figuras, mas já fiz exatamente isso que falaram. Ou sou muito cego, ou não olho a 400% ou não tinha mesmo tanta perda pra difração.
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #25 Online: 05 de Março de 2015, 16:14:22
D600 - E-M10


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Março de 2015, 22:21:19
Amigos,

Li uma matéria de um fotógrafo de paisagem onde ele falou que a melhor nitidez da grande maioria das lentes está entre f8 e f11.

Eu gosto muito de fotos de paisagem e pesquiso o trabalho de muitos fotógrafos do gênero. Observei que muitas fotos de paisagem são feitas em f8... mas há casos onde se usa f22.

Em muitas de minhas fotos eu experimentei f22 por serem fotos de espaços muito grandes, com muita profundidade e distancia entre o primeiro plano e o ultimo plano... eu pensei que o f22 me daria a melhor condição por tudo estar em foco e imaginava que a nitidez seria melhor também.

Então queria entender melhor esta questão... me parece que todas as lentes tem um "pico" de nitidez mais ou menos no meio termo entre abertura minima e máxima. Seria isso?

Em uma foto de paisagem muito ampla com muita profundidade o f8 me daria a melhor nitidez? Em quais casos o f22 é mais interessante? Gostaria de entender melhor... espero que possam me ajudar.

Obrigado,

Cara, começo dizendo o seguinte: se é nitidez o que você quer, então f/22 não será interessante nunca.

Como muitos já disseram aí, uma lente tem um pico de nitidez em determinadas aberturas. Em que aberturas isso acontece? Bom, eu diria que vai depender da lente. Eu poderia dizer que o ponto ideal é f/8 para APS-C e f/11 para Full Frame, mas isso não é uma regra. E se a lente for zoom, o comprimento focal influencia também.

Por exemplo, a minha 16-85mm, em 16mm, tem pico de nitidez em f/5.6. Já entre 24 e 40mm, para conseguir o mesmo nível de nitidez eu tenho que usar f/8. E entre 50 e 85mm a nitidez já cai um pouco.

Minhas fotos de paisagens eu faço geralmente em 16mm e f/5.6. Essa abertura pode parecer insuficiente para dar uma profundidade de campo adequada, mas não é insuficiente se você usar a distância hyperfocal. Eu não conto com aberturas minúsculas pra me dar nitidez e tudo em foco, pois sei que não terei nitidez assim. Então uso distância hyperfocal.

Distância hyperfocal é a distância na qual você precisa focar para que, tudo dali em diante (até o infinito) esteja em foco. Para calcular a distância hyperfocal é preciso levar em consideração o tamanho do sensor, o comprimento focal e a abertura. Existem apps para smartphones que fazem esse cálculo e já informam em que distância você deve colocar seu ponto de foco.

Então, por exemplo, se estou diante de uma paisagem com minha D7100 e 16-85mm, eu preciso usar 16mm, f/5.6 (para máxima nitidez) e focar numa pedra, árvore ou qualquer outro objeto a 3m de distância da câmera. Desse modo, desses 3m (2,68 para ser exato) pra frente tudo estará em foco.

Tenho usado essa técnica e tenho obtido resultados muito bons.

Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #27 Online: 06 de Março de 2015, 12:45:30
Por exemplo, a minha 16-85mm, em 16mm, tem pico de nitidez em f/5.6. Já entre 24 e 40mm, para conseguir o mesmo nível de nitidez eu tenho que usar f/8. E entre 50 e 85mm a nitidez já cai um pouco.

Então, por exemplo, se estou diante de uma paisagem com minha D7100 e 16-85mm, eu preciso usar 16mm, f/5.6 (para máxima nitidez) e focar numa pedra, árvore ou qualquer outro objeto a 3m de distância da câmera. Desse modo, desses 3m (2,68 para ser exato) pra frente tudo estará em foco.

Tenho usado essa técnica e tenho obtido resultados muito bons.



Coincidentemente eu possuo o mesmo equipamento ( D7100 + 16-85mm ), já fiz trocentos testes com ele, até dar vontade de vomitar de tão doente, e, para usar essa técnica que vc está mencionando, da hiperfocal, é preciso realmente ter certeza do que está fazendo. Tbm vai depender do que vc considera um resultado satisfatório. Não to questionando a técnica, pois eu sei que ela funciona, mas ha que se fazer do jeito certo.

Quanto a abertura ideal, claro, vai depender da milimetragem usada, mas tenho que discordar com o Koki, pois essa lente ( 16-85 mm ) em f22, seja qual for a DF, é horrível, inutilizável, sem exageros e doenças mentais.
De um modo geral eu fico entre f5.6 a f16.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #28 Online: 06 de Março de 2015, 13:39:23
Pessoal, em aps-c nao precisa usar f22. 16 ja ta bom! Hehehe

Nao estou falando q f22 presta em qq equipamento. Se lerem minhas postagens anteriores, verao q falei q depende do corpo e da lente. Mas nao eh assim "proibido". Ja usei f22 em ff e nao ficou tao ruim assim quanto esse topico da a entender.

Eu nao concordo eh com o mito de que acima de f/11 as fotosa saem todas podres!
D600 - E-M10


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 06 de Março de 2015, 14:07:50
Ninguem disse que sai podre ou que é proibido.

O fato inegável é que vai ser menos nítido. Se vai ser aceitável ou não, fica a critério de cada um.

O mito que existe é associar que paisagem é sempre melhor usar aberturas menores.
Sendo que determinada cena ficasse com tudo em foco em f/11, mas a pessoa foi levada ao erro, por ignorar a difração, e usou f/22.

Video recente sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=N0FXoWdHXTk
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs