Autor Tópico: Dúvidas sobre abertura e nitidez  (Lida 7692 vezes)

c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Online: 19 de Fevereiro de 2015, 22:27:06
Amigos,

Li uma matéria de um fotógrafo de paisagem onde ele falou que a melhor nitidez da grande maioria das lentes está entre f8 e f11.

Eu gosto muito de fotos de paisagem e pesquiso o trabalho de muitos fotógrafos do gênero. Observei que muitas fotos de paisagem são feitas em f8... mas há casos onde se usa f22.

Em muitas de minhas fotos eu experimentei f22 por serem fotos de espaços muito grandes, com muita profundidade e distancia entre o primeiro plano e o ultimo plano... eu pensei que o f22 me daria a melhor condição por tudo estar em foco e imaginava que a nitidez seria melhor também.

Então queria entender melhor esta questão... me parece que todas as lentes tem um "pico" de nitidez mais ou menos no meio termo entre abertura minima e máxima. Seria isso?

Em uma foto de paisagem muito ampla com muita profundidade o f8 me daria a melhor nitidez? Em quais casos o f22 é mais interessante? Gostaria de entender melhor... espero que possam me ajudar.

Obrigado,


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 22:45:18
Geralmente está entre f8 e f11 nas lentes do kit e outras lentes escuras.
No geral o sweet spot da lente está entre dois a três stops acima da máxima abertura da lente mas há lentes como Sigma Art, 24-70 e 70-200 2.8 que já são muito nítidas totalmente abertas e 1 stop fechadas já atingem o top.
Agora para paisagens muitas vezes precisará fechar para f11 ou menos para ter um DOF próximo do infinito.
Espero ter ajudado nesse resumo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 22:49:00
Nitidez extrema e Profundidade de Campo maior não caminham juntos. Geralmente o pico de Nitidez se dá 2 pontos acima da abertura máxima da objetiva.  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:03:00
Nitidez extrema e Profundidade de Campo maior não caminham juntos. Geralmente o pico de Nitidez se dá 2 pontos acima da abertura máxima da objetiva.  :ok:

Obrigado pelas respostas.

2 pontos acima vocês querem dizer dois pontos de fotometria? Ou seja... tenho uma grande angular da sigma q é f4... dois pontos acima daria f8, é isso?



sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:09:23
A partir de uma certa abertura as lentes sofrem de difração http://luminous-landscape.com/understanding-lens-diffraction/

Normalmente, quanto maior o formato, menor é a abertura onde a difração começa a aparecer.
Em 35mm creio que a única utilidade de f/22 é ver se o sensor está sujo ou não, rs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:15:52
Existem 2 coisas distintas ai.

Primeiro é a difração limitada pelo tamanho do sensor.
Em aps-c geralmente é f/11, não importa a lente que você usa.

A outra coisa é a nitidez da lente em aberturas diferentes.
O sweet spot não serve muito para paisagem porque é  em aberturas muito grandes (geralmente), tem que olhar o limite de nitidez aceitável da sua lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:19:14
A partir de uma certa abertura as lentes sofrem de difração http://luminous-landscape.com/understanding-lens-diffraction/

Normalmente, quanto maior o formato, menor é a abertura onde a difração começa a aparecer.
Em 35mm creio que a única utilidade de f/22 é ver se o sensor está sujo ou não, rs

Sri Canesh... geralmente eu uso uma grande angular sigma 10-20mm para fotos de paisagem. Fiz algumas fotos onde eu pegava desde a grama ao redor da camera até montanhas há vários kms de distancia. Neste caso eu optei por f22 por querer tudo em foco desde a grama a meu redor até o fundo. Eu consegui um resultado satisfatório... mas penso se conseguiria ainda mais nitidez em f8... ou f11. O que me diz?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:35:45
Sri Canesh... geralmente eu uso uma grande angular sigma 10-20mm para fotos de paisagem. Fiz algumas fotos onde eu pegava desde a grama ao redor da camera até montanhas há vários kms de distancia. Neste caso eu optei por f22 por querer tudo em foco desde a grama a meu redor até o fundo. Eu consegui um resultado satisfatório... mas penso se conseguiria ainda mais nitidez em f8... ou f11. O que me diz?

Provavelmente teria uma imagem mais nítida em f/8, até porque nessa distância focal esta abertura já garante "tudo em foco"


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:39:55
f/22 em 35mm é realmente difícil de se precisar. Só se a câmera estiver muito perto do chão, etc. f/16 já costuma ser suficiente, ainda mais para lentes grande angulares, que normalmente se usa para paisagens.

Mas acho que tem um grande mito nisso. Pessoal fica travado em f/8 com medo da difração, mas isso depende muito da lente.

Por exemplo, a 50 1.8 da Canon é um lixo em aberturas pequenas. Fica borrado mesmo. Mas tenho outras lentes que mesmo em f/16, não têm uma perda para difração tão perceptível. Acho preferível um bom tripé, disparador, trava de espelho, etc. e usar f/16, colocando tudo em foco, do que ficar em f/8 para ter boa nitidez e acabar com áreas desfocadas.
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:40:57
PS: em 10mm, realmente f/8 deve ser suficiente ou quase!
D600 - E-M10


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:50:43
A difração não é menor nos sensores maiores. Ela é a mesma. Mas o sensor, por ser maior, faz com que ela, em relação ao frame todo seja proporcionalmente menor conforme o sensor aumenta.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:53:54
Sri Canesh... geralmente eu uso uma grande angular sigma 10-20mm para fotos de paisagem. Fiz algumas fotos onde eu pegava desde a grama ao redor da camera até montanhas há vários kms de distancia. Neste caso eu optei por f22 por querer tudo em foco desde a grama a meu redor até o fundo. Eu consegui um resultado satisfatório... mas penso se conseguiria ainda mais nitidez em f8... ou f11. O que me diz?

Quando eu tinha Canon essa era minha lente favorita. Essa lente é tão boa que muitos falam que ela só não é uma "L"  porque a Canon não usa essa denominação para as Ef-S.

Eu não usava acima de F/11 justamente pq esse era o "limite" dela. E, como citado pelo Rafa, nessa distância focal você não precisa de uma abertura muito pequena para ter tudo em foco.


c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 23:54:22
Agradeço a todos q estão respondendo... está sendo muito útil pra mim.

Acabei de fazer uns testes com minha grande angular 10-20 f4 e realmente em f8 a nitidez é ótima. Subindo ou baixando a abertura, a nitidez diminui consideravelmente, mas fiz o teste com um assunto próximo... peguei uma parede com muitas ranhuras. Não sei como a lente se comportaria com detalhes bem distantes... mas vou experimentar melhor o f8 em fotos de paisagem.

Com a grande angular em f8 eu não vou ter problema com pontos fora de foco? Eu consigo um foco total?

Obrigado meus amigos!
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, 23:55:48 por c-techdx »


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 00:24:58
Nitidez: geralmente 2 ou 3 f/stops acima da abertura máxima!!!
F O C O  :É POSSÍVEL FOCO TOTAL (SIM FOCO TOTAL) EM TODAS AS ABERTURAS a partir de uma certa distância (isso em cada "milimetragem")

24mm - foco total acima de 3-4 metros (mesmo usando a maior abertura)
50mm - foco total acima de 5-7 metros  (mesmo usando a maior abertura)
100mm - foco total acima  8-10 metros  (mesmo usando a maior abertura)
200mm - foco total acima 10-12 metros  (mesmo usando a maior abertura)

Por exemplo: se eu usar um 50mm em f:1.4  e focar algo que esta a mais ou menos 8 metros de distância, tanto o objeto e tudo que está atras dele (acima de 8) estará (tudo) em foco!!!

Lembrando que nitidez e foco são coisas diferentes!!!

É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 08:09:17
Nitidez: geralmente 2 ou 3 f/stops acima da abertura máxima!!!
F O C O  :É POSSÍVEL FOCO TOTAL (SIM FOCO TOTAL) EM TODAS AS ABERTURAS a partir de uma certa distância (isso em cada "milimetragem")

24mm - foco total acima de 3-4 metros (mesmo usando a maior abertura)
50mm - foco total acima de 5-7 metros  (mesmo usando a maior abertura)
100mm - foco total acima  8-10 metros  (mesmo usando a maior abertura)
200mm - foco total acima 10-12 metros  (mesmo usando a maior abertura)

Por exemplo: se eu usar um 50mm em f:1.4  e focar algo que esta a mais ou menos 8 metros de distância, tanto o objeto e tudo que está atras dele (acima de 8) estará (tudo) em foco!!!

Lembrando que nitidez e foco são coisas diferentes!!!

Conceito de Hiperfocal  :ok: :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI