Autor Tópico: Quase enlouquecendo!  (Lida 2992 vezes)

bubblegirl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 21 de Fevereiro de 2015, 17:53:07
Olá pessoal... Sou nova no fórum!
Já pesquisei bastante coisa por aqui, coisas que me ajudaram muito, porém, nunca cheguei a postar nada. Mas agora, estou quase enlouquecendo e tenho um montão de dúvidas. Espero que vocês possam me ajudar.

Tenho um estúdio em casa.
https://www.flickr.com/photos/feebubblegum/16396811527/

Já faz algum tempo, mas ainda sofro com fundo infinito e esquema de iluminação.
Uso TNT importado (o mais grosso) mas da última vez que fui procurar, não achei em loja nenhuma. Todos os vendedores disseram que talvez não fabrique mais e isso me deixou extremamente abalada, pois o fundo importado me dava menos problema com a pós produção.
Acabei comprando o normal (que enche de vinco e me deixa muito nervosa).
Costumo usar o importado atras e o nacional na frente.
Depois de muita luta, consegui deixar o fundo branco vanish (rs) mas agora estou tendo problemas com o assunto a ser fotografado.
Normalmente faço mais retratos e books, não faço still.
Tenho três pontos de luz aqui. Os dois flashs do fundo são Atek 200 plus e o da frente é um Atek 160 plus. Eles tem três variações (25% 50% E 100%)
Já tentei todas as formar possíveis, mas as fotos não saem nítidas, fica tipo uma fumaça branca na foto.
Também tentei arrumar no diafragma, mas nada, NADA funciona.
Queria deixar o meu fundo totalmente branco e a pessoa totalmente nítida. E na pós produção tentar mexer o mínimo possível.

AHHH, tenho problema também quando eu uso uma lente 50mm no estúdio. Quando a modelo está com roupa preta, aparece essa enorme mancha azul. Alguém pode me explicar por que? E como posso acabar com esse problema?

Detalhe importante: Eu não tenho fotômetro.

https://www.flickr.com/photos/feebubblegum/16396824477/in/photostream/

https://www.flickr.com/photos/feebubblegum/16417090040/in/photostream/

https://www.flickr.com/photos/feebubblegum/16416911988/in/photostream/
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, 17:55:08 por bubblegirl »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 18:08:59
Ola bubblegirl, seja bem vinda ao fórum!

Não sei se entendi muito bem a pergunta, mas vamos ver, se eu estiver falando abobrinha me desculpe, vc ja tentou usar bloqueadores? montar algo assim:



Ajuda a deixar o fundo mais uniforme pela distribuição de luz e evita ela invadir o assunto... e particularmente eu usaria fundo de papel, mais fácil pra deixar 100% branco do que o tnt  :ok:

Ah, a mancha deve ser flare da luz do fundo, se usar um parasol e os bloqueadores é bem provável que suma :ok:
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, 18:12:49 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


bubblegirl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 18:28:45
Olá Leonobox. Muito obrigada pela resposta (:
Então, estava utilizando exatamente esse esquema de iluminação, mas mesmo assim estava entrando muita luz na foto e fica esse efeito meio fumaça.
Agora estou usando os dois flashs na frente da modelo e um flash lá no fundo para deixar bem estourado e ficou assim

https://www.flickr.com/photos/feebubblegum/15984663213/

O fundo não está tão branco como eu gostaria que ficasse. O lado esquerdo da foto, por não ter nenhuma iluminação, ficou um pouco mais escuro (isso me dá um trabalhão no photoshop) e ainda entra um pouco de luz do lado direito (mesmo com a tapadeira) mas pelo menos a foto está mais nítida.
Ps: eu não editei a foto. Estou deixando como saiu da câmera para vocês poderem ver como está ficando.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 18:30:05
O Leo já matou a questão.

Sua luz de fundo está invadindo o primeiro plano, gerando flare (manchas) e perda de contraste. Você percisa diminuir o brilho do fundo mas isso está complicado pois a fonte de luz não está bem espalhada pelo tecido - acho que pela distância.

A solução é essa do Leo mesmo, utilizar bloqueadores.


bubblegirl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 19:01:18
Olá Fernando... Muito obrigada pela força também.
Então, voltei a colocar os dois flashs no fundo, mas em vez da panela, coloquei a sombrinha. Acho que ficou um pouco melhor.Só o lado esquerdo está entrando mais luz, mas ai é questão de arrumar a posição. Mas acho que ficou melhorzinho.
Tenho faniquito com esse fundo. Meu monitor não mostra as imperfeições, mas quando olho de outro computador, vejo que ainda não está incrivelmente branco como eu gostaria.
Mas pelo menos não está aparecendo os vincos e está mais difuso.
O importante é que agora não há mais fumaça e a modelo está nítida.
Agradeço muito a ajuda de vocês e vou continuar tentando.
Talvez um fundo de papel seja a melhor opção mesmo.


https://www.flickr.com/photos/feebubblegum/16417654800/

Valeu mesmo. Estou menos enlouquecida :)
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, 19:08:54 por bubblegirl »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 19:12:43
Desculpem a minha ignorância mas porque não usar todas as tochas de frente para o modelo?
Esse esquema de luz eu não conhecia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


bubblegirl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 19:16:49
Olá Thales... Tudo bem?
Se colocar todas as tochas na frente da modelo, o fundo vai ficar cinza ):
E preciso do fundo extremamente branco.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 19:18:32

Olá Thales... Tudo bem?
Se colocar todas as tochas na frente da modelo, o fundo vai ficar cinza ):
E preciso do fundo extremamente branco.
Já fui fotografado em estúdio e o fundo branco continua branco. Não seria só uma questão de fotometria?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 19:19:42
Ó só, Bubblegirl, espaço pequeno é complicado mesmo. Tem que se esforçar mais para achar as soluções - mas sempre se acha.

Há duas questões aí: 1) espalhar melhor a luz: pode fazer isso com difusor (como fez com a sombrinha) ou afastando a tocha do fundo. O negócio é conseguir a distribuição mais homogênea possível da luz no fundo ou tens esse problema de regiões não tão brancas como gostarias e outras estouradas e prejudicando o contraste geral da cena. Atenta também para a diferença entre a intensidade da luz no fundo e a do primeiro plano. Essa diferença não pode ser muito grande- ou, mesmo com os bloqueadores, vais ter problemas com flare e contraste.

2) a distância do modelo para o fundo: quanto mais conseguires separar os dois, mais fácil é de evitar a contaminação do primeiro plano.

Havia um tutorial sensacional do Zack Arias sobre isso, mas ele tirou do ar no blog dele e não consigo encontrar outra fonte. Há umas imagens no Pinterest https://www.pinterest.com/bourkescott/zack-arias-seamless-white/


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 19:28:17
Já fui fotografado em estúdio e o fundo branco continua branco. Não seria só uma questão de fotometria?

Não Thales. Para obter branco puro no fundo tem que iluminar o fundo separado.

Imagina só, se iluminar tudo da frente a luz incide ainda mais fortemente no modelo que no fundo, então a cara do indivíduo vai ficar mais branca que o fundo. E, ao contrário, para ter fundo branco puro, o fundo tem que estar uns 2 a 3 pontos mais claros que o primeiro plano.

Isso no fundo, por exemplo, é uma parede branca. sem iluminação separada:



Aqui o mesmo esquema, mas com duas tochas iluminando o fundo:

« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, 19:30:22 por fernandomaues »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 20:10:19
Olá Fernando... Muito obrigada pela força também.
Então, voltei a colocar os dois flashs no fundo, mas em vez da panela, coloquei a sombrinha. Acho que ficou um pouco melhor.Só o lado esquerdo está entrando mais luz, mas ai é questão de arrumar a posição. Mas acho que ficou melhorzinho.
Tenho faniquito com esse fundo. Meu monitor não mostra as imperfeições, mas quando olho de outro computador, vejo que ainda não está incrivelmente branco como eu gostaria.
Mas pelo menos não está aparecendo os vincos e está mais difuso.
O importante é que agora não há mais fumaça e a modelo está nítida.
Agradeço muito a ajuda de vocês e vou continuar tentando.
Talvez um fundo de papel seja a melhor opção mesmo.


https://www.flickr.com/photos/feebubblegum/16417654800/

Valeu mesmo. Estou menos enlouquecida :)

Tenta algo assim:



Como seu estúdio é apertado vai precisar de bloqueadores, n tem jeito, vc iluminando o fundo mesmo que com a sombrinha vai voltar por conta tb dessas paredes laterais muito proximas, da pra fazer, talvez n fique 100% mas da pra melhorar a situação...  :ok:

Ps. Achava que ja tinha visto seu estúdio em algum lugar e lembrei, nas fotos da Aline, ela ja fez alguns makes pra mim aqui no estúdio
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 22:18:05
Só afastar a modelo do fundo não adiantaria, ou o espaço é pequeno?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 06:55:54

Não Thales. Para obter branco puro no fundo tem que iluminar o fundo separado.

Imagina só, se iluminar tudo da frente a luz incide ainda mais fortemente no modelo que no fundo, então a cara do indivíduo vai ficar mais branca que o fundo. E, ao contrário, para ter fundo branco puro, o fundo tem que estar uns 2 a 3 pontos mais claros que o primeiro plano.

Isso no fundo, por exemplo, é uma parede branca. sem iluminação separada:



Aqui o mesmo esquema, mas com duas tochas iluminando o fundo:


Obrigado.
Aprendi bastante.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales