Autor Tópico: Se o cliente quiser 1h a mais ?  (Lida 8153 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 10:25:31
Tenho uma percepção parecida com a do padilha. Cobro por evento, não por hora, cobro pela média dos eventos que faço. Festas infantis que faço variam de 3 a 5 horas. Meu preço é o mesmo para 3h ou para 5h.

Mas, se eu cobrasse por hora, certamente faria uma cláusula de hora extra.

Agora uma provocadinha: já aconteceu de você fechar um valor para 4h de evento mas em 3h ele já acabou? Nesse caso, os clientes teoricamente teriam direito de cobrar de volta essa hora a menos, rsrs...  :D :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 10:31:20
Cobro por evento mais coloco limite de horas.
Aqui se deixar o parabéns é cantado com 6h, 7h de festa, principalmente em aniversario de 1 ano que praticamente é uma festa para adultos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #32 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 10:36:26
Ainda bem que o pessoal aqui no sul canta o parabéns logo, caso contrário eu estaria ferrado. kkkkk

Pessoal, cada um sabe o mercado que atua, eu expus a minha experiência.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 11:02:02
Pessoal, cada um sabe o mercado que atua, eu expus a minha experiência.

Ferrari, mas acho que ninguém está criticando, apenas expondo nossas experiências. Cada um tem o seu jeito de trabalhar e nenhum deles é mais certo que o outro.  :ok:


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #34 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 11:43:53
Agora uma provocadinha: já aconteceu de você fechar um valor para 4h de evento mas em 3h ele já acabou? Nesse caso, os clientes teoricamente teriam direito de cobrar de volta essa hora a menos, rsrs...  :D :hysterical:

Sei lá se concordo com isso... a pessoa estipulou o evento em quatro horas, se o evento durou menos não foi culpa do fotógrafo, ele se planejou pra ficar lá quatro horas, acho que o máximo que poderia exigir é que o fotografo ficasse lá até o final, fotografando o pessoal arrumar o salão  :D :D :D

T+


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #35 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 12:07:58
Concordo,
Fotografar um aniversário em casa de festas dificilmente haverá extrapolação de horário, ao contrário de um ensaio externo, por exemplo, que não tem horários necessariamente tão rígidos.
Como disse não gosto de trabalhar de graça e etc... mas obviamente que jamais sairia de uma festa infantil antes da hora do parabéns mesmo que passe do horário combinado, a menos que haja má fé ( Já houve, mas aí é assunto para outro tópico  :hysterical:).

Em saloes de festas quem da o horario e o proprio estabelecimento
infantil das 12 as 16,  das 18 as 22
Casamentos em saloes simples/medios 6 horas de festa.
Festas em predios ate 22hs, as vezes ate as 24.
Festas em hotel 5 estrelas, top, top, SEM hora para ir a casa.
Geralmente e assim.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #36 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 12:08:40
Acho muito complicado estipular quantidade de hora x em um evento social. Por isso EU não trabalho por hora (não diretamente!), mas por evento.

Aqui na minha região, um aniversário infantil tem de 4 a 5 horas de duração. E eu já sei disso! Se eu morasse em uma cidade onde as festas infantis durassem 8 horas, certamente eu iria cobrar mais pelo evento "aniversário infantil".
Um evento do tipo casamento, cobro mais. Porém vou preparado para trabalhar 12 horas, que é a média aqui na minha região (desde o dia da noiva até o final da festa).

Pensa como os convidados reagiriam, sem saber da situação... o fotógrafo cobrou 4 horas de evento mas os pais não cantaram o parabéns nesse tempo. Quando deu a hora, ele gentilmente comunicou os pais e perguntou se eles queriam pagar essa hora "extra", mas os pais recusaram a proposta. O fotógrafo guardou suas coisas e foi pra casa. Dois minutos depois o parabéns é cantado e... "cadê o fotógrafo? Nossa, nem ficou pro momento mais importante da festa!" Pouca gente vai saber que ele saiu porque deu sua hora e os pais não quiseram contratar hora extra.

Será ruim para os pais, que não terão as fotos do parabéns? Claro que sim! Porém, penso que para o fotógrafo será pior, pois dificilmente algum convidado, sem saber sobre o fato, irá te procurar. Pior ainda se o convidado postar no facebook que o fotógrafo "abandonou" a festa antes do parabéns...  :shock:

Eu acho que tem razão, não dá pra sair do aniversário antes do parabéns! Mesmo estipulando em contrato que trabalho por hora, eu nunca saio antes do parabéns, mesmo se o cliente não quiser pagar a hora extra. O que já aconteceu, algumas vezes, foi estar próximo da minha hora de ir embora e eu falar pra cliente que está acabando meu horário e pedir pra começar o parabéns. As vezes acontece de estarem distraídos e perderem a hora mesmo. Aqui nunca tive problema com isso.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:18:07
acho que o máximo que poderia exigir é que o fotografo ficasse lá até o final, fotografando o pessoal arrumar o salão  :D :D :D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

O que já aconteceu, algumas vezes, foi estar próximo da minha hora de ir embora e eu falar pra cliente que está acabando meu horário e pedir pra começar o parabéns. As vezes acontece de estarem distraídos e perderem a hora mesmo.

Isso é verdade. Algumas vezes já cheguei, como quem não quer nada, perguntar se o parabéns ainda iria demorar, daí a pessoa percebe e agiliza. Não sei como e em outras cidades, mas as festas que eu pego terminam logo depois do parabéns, então muitas vezes os pais seguram o máximo que podem. Daí às vezes fica bem tarde mesmo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 14:51:30
Sei lá se concordo com isso... a pessoa estipulou o evento em quatro horas, se o evento durou menos não foi culpa do fotógrafo, ele se planejou pra ficar lá quatro horas, acho que o máximo que poderia exigir é que o fotografo ficasse lá até o final, fotografando o pessoal arrumar o salão  :D :D :D

T+

Em eventos TOP, isso e habitual, ficar ate o FIM,FIM
enquanto os noivos estao dançando,com amigos, sozinhos, etc
a turma ja levanta as toalhas empilha as mesas,
e os fotografos, cinegrafistas,garçons,DJs, etc
ficam esperando o FIM!!!,
e chique dançar no meio das mesas empilhadas, e romantico, :aua: :aua: :aua: :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 15:13:01
:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Isso é verdade. Algumas vezes já cheguei, como quem não quer nada, perguntar se o parabéns ainda iria demorar, daí a pessoa percebe e agiliza. Não sei como e em outras cidades, mas as festas que eu pego terminam logo depois do parabéns, então muitas vezes os pais seguram o máximo que podem. Daí às vezes fica bem tarde mesmo.

Aqui é exatamente assim, cantou o parabéns acabou a festa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


katia Sacco Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
Resposta #40 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 18:13:46
Não sei se isso é assunto para outro tópico, mas se for, me corrijam, please... mas diante das discussoes acima, fiquei curiosa em saber os valores cobrados por voces. Alguem  se importa em contar?? apenas para checar se estou na média, ou talvez abaixo. Eu normalmente cobro por 4 horas de festa infantil R$ 750,00.... (detalhe: sou iniciante, pretendo ir "devagar e sempre"....) :assobi:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015, 18:14:37 por katia Sacco Fotos »
katia Sacco Fotos
www.katiasaccofotos.com.br
face: katia sacco>fotos
instagran: katia_sacco_fotos
sacco.katia@gmail.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #41 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 20:32:12
Eu nao me dou bem com essas "burocracias" de servicos.

Eu tambem nao penso muito em horas... Na verdade nao penso em nada. Odeio contratos, apesar da impostancia deles.

Eu ja fiz sessoes para um cliente que durou por volta de uns 20min. Eu acho. E o cliente com a quela cara de "mas tao rapido".

Para mim, o meu trabalho so acaba quando obtendo o que preciso, ou nao acaba enquanto eu nao obter o que preciso. Ou acaba quando eu me tocar que nao vou obter o que eu preciso (o que por motivos de marketing e venda pessoal nao deveria ser assumido, mas eu assumo e devolvo o dinheiro, caso contrario nao me sinto bem comigo mesmo).

Ou seja, nao me dou bem com todos esses aspectos de razao monetarias de horas, limites, etc.  :no:

Pior sao esses servicos de retratos corporativos onde tem casos que a ordem eh "vc tem 3min" para preparar tudo e fazer a foto.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015, 20:34:58 por C R O I X »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #42 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 06:33:47
Eu nao me dou bem com essas "burocracias" de servicos.

Eu tambem nao penso muito em horas... Na verdade nao penso em nada. Odeio contratos, apesar da impostancia deles.

Eu ja fiz sessoes para um cliente que durou por volta de uns 20min. Eu acho. E o cliente com a quela cara de "mas tao rapido".

Para mim, o meu trabalho so acaba quando obtendo o que preciso, ou nao acaba enquanto eu nao obter o que preciso. Ou acaba quando eu me tocar que nao vou obter o que eu preciso (o que por motivos de marketing e venda pessoal nao deveria ser assumido, mas eu assumo e devolvo o dinheiro, caso contrario nao me sinto bem comigo mesmo).

Ou seja, nao me dou bem com todos esses aspectos de razao monetarias de horas, limites, etc.  :no:

Pior sao esses servicos de retratos corporativos onde tem casos que a ordem eh "vc tem 3min" para preparar tudo e fazer a foto.


Eu ja fiz sessoes para um cliente que durou por volta de uns 20min. Eu acho. E o cliente com a quela cara de "mas tao rapido".

 :hysterical: Ja aconteceu isso comigo varias vezes, nunca fui bom para fazer o "show do fotografo", mas ja aprendi a equilibrar a ansiedade/espectativa do cliente com o trabalho!!!!!, :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 06:34:20 por agalons »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 10:37:06
O mesmo vale para quando vc contrata alguem. Por exemplo, em projetos em que eh preciso contratar uma modelo.

Normalmente modelos cobram por hora e muitas modelos/agencias cobram por meio dia (4h) ou dia inteiro (8h).

E tem modelos que cobram por hora, mas nao trabalham por menos de 2h.

Ta certo que em muitos trabalhos comerciais, editoriais e hobbistas gastam horas fotografando ou preparando a modelo e tudo mais.

Mas ainda existem fotografos ou trabalhos que nao precisam/duram mais do que 30min ou 20min.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:05:50
Não sei se isso é assunto para outro tópico, mas se for, me corrijam, please... mas diante das discussoes acima, fiquei curiosa em saber os valores cobrados por voces. Alguem  se importa em contar?? apenas para checar se estou na média, ou talvez abaixo. Eu normalmente cobro por 4 horas de festa infantil R$ 750,00.... (detalhe: sou iniciante, pretendo ir "devagar e sempre"....) :assobi:

Não serve para fazer media pois depende de varios fatores, como região, publico alvo e etc.
Mas a titulo de curiosidade, cobro 500,00.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs