Autor Tópico: Se o cliente quiser 1h a mais ?  (Lida 8231 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 19:54:25
Eu normalmente cobro por 4 horas de festa infantil R$ 750,00.... (detalhe: sou iniciante, pretendo ir "devagar e sempre"....) :assobi:
Olha,

Com certeza você não está cobrando abaixo da média, independente de qualquer coisa. A maioria cobra menos que isso.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #46 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 19:56:44
Não sei se isso é assunto para outro tópico, mas se for, me corrijam, please... mas diante das discussoes acima, fiquei curiosa em saber os valores cobrados por voces. Alguem  se importa em contar?? apenas para checar se estou na média, ou talvez abaixo. Eu normalmente cobro por 4 horas de festa infantil R$ 750,00.... (detalhe: sou iniciante, pretendo ir "devagar e sempre"....) :assobi:

Por 4 horas, é desse valor pra cima.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 20:15:50
Por 4 horas, é desse valor pra cima.
Tem certeza ????

Se for isso mesmo, estou completamente por fora de valores, pois eu achava que a média era de R$ 500,00, variando pra mais ou pra menos, dependendo dos diversos fatores...

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #48 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 21:09:06
Tem certeza ????

Se for isso mesmo, estou completamente por fora de valores, pois eu achava que a média era de R$ 500,00, variando pra mais ou pra menos, dependendo dos diversos fatores...

é muito complicado de falar de valores, ainda mais na internet.

Tu imagina que tem profissionais com mais de 50mil em equipamento (e não é difícil de ter isso hein), outros tem 30, 15, 10, 5, 2 mil.

O valor cobrado pelo fotógrafo que tem 5 mil em equipamento não é o mesmo do de 30mil. Então os valores são muito relativos.

Eu tenho uma base mínina de orçamento pra poder sair de casa e valer o risco, hora de tratamento, armazenamento em núvem, hardware etc...

Cada um tem que saber o seu custo pra pisar fora de casa, e aí analisar quanto tem que cobrar.

E isso que não estamos falando nas outras questões a respeito de talento, carisma, valor do nome na praça, marketing pessoal, tempo de mercado e etc.

Tu pode dar uma coolpix pro everton rosa fotografar um casamento, ele não vai sair de casa por menos de 40 mil com essa coolpix.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 21:11:06 por C. Ferrari »


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 21:24:24
Não estou questionando se o valor é justo ou não, pois como já foi dito, depende de vários fatores, objetivos e subjetivos,  só fiquei surpreso em saber que os profissionais cobram de R$ 750,00 pra cima em média para uma festa de 4 horas.  :eek:

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #50 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 21:29:40
Não estou questionando se o valor é justo ou não, pois como já foi dito, depende de vários fatores, objetivos e subjetivos,  só fiquei surpreso em saber que os profissionais cobram de R$ 750,00 pra cima em média para uma festa de 4 horas.  :eek:
Acho que ninguém sabe ao certo qual a média.
Faça uma pesquisa de mercado na sua região. Pesquisa de mercado não quer dizer avaliar qual a média e cobrar essa média. Por mais que todos sejam fotógrafos, há bastante diferença entre um e outro.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #51 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 21:46:53
Não estou questionando se o valor é justo ou não, pois como já foi dito, depende de vários fatores, objetivos e subjetivos,  só fiquei surpreso em saber que os profissionais cobram de R$ 750,00 pra cima em média para uma festa de 4 horas.  :eek:

É como eu disse, é um dado burro, só serve como curiosidade.
Tem gente fazendo infantil cobrando 1.5 mil e gente fazendo casamento de 500,00.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 21:57:24
É como eu disse, é um dado burro, só serve como curiosidade.
Tem gente fazendo infantil cobrando 1.5 mil e gente fazendo casamento de 500,00.
Entendo que em qualquer serviço existe uma média de preços regulados pelo mercado e com a fotografia não pode ser diferente. Posso arriscar que aqui na minha região  cobra-se uns R$ 500,00 para aniversário e R$ 4.000,00 para casamento. Tem profissional que cobra R$ 1.500,00 por aniversário ? Sim. Tem quem cobra R$ 500,00 por casamento ? Tem; mas existe uma média cobrada pelos fotógrafos que não estão nos extremos.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #53 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 22:16:51
Entendo que em qualquer serviço existe uma média de preços regulados pelo mercado e com a fotografia não pode ser diferente. Posso arriscar que aqui na minha região  cobra-se uns R$ 500,00 para aniversário e R$ 4.000,00 para casamento. Tem profissional que cobra R$ 1.500,00 por aniversário ? Sim. Tem quem cobra R$ 500,00 por casamento ? Tem; mas existe uma média cobrada pelos fotógrafos que não estão nos extremos.

Podemos até chegar em uma média por região, mas mesmo essa media não significa muita coisa.
Como diria meu professor de estatística: "media sem informar o desvio padrão é uma fonte de equívocos".
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


katia Sacco Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
Resposta #54 Online: 02 de Março de 2015, 10:54:19
Podemos até chegar em uma média por região, mas mesmo essa media não significa muita coisa.
Como diria meu professor de estatística: "media sem informar o desvio padrão é uma fonte de equívocos".
Como estávamos transcorrendo sobre a "hora extra" e eu realmente acho bem relativo, por isso resolvi questio nar sobre o valor cobrado em uma  festa infantil, por exemplo. Apenas pra ter uma idéia. Eu realmente agradeço as respostas, e sempre penso assim: o mercado é gigante, SP tem 19 milhoes de habitantes, ou seja tem pra todo mundo. Tem pra quem é mega profissional, e para quem ta começando.
katia Sacco Fotos
www.katiasaccofotos.com.br
face: katia sacco>fotos
instagran: katia_sacco_fotos
sacco.katia@gmail.com


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #55 Online: 02 de Março de 2015, 16:31:41
Quanto a hora é bem relativo, fico em média 3 a 4 horas em eventos como aniversarios comuns e infantis, cobro 650, sem direito a impressão, entrego uma média de 50 fotos de momentos, decoração e mais uma de cada grupo de convidados, normalmente da entre 70/90 fotos no máximo, todas tratadas.

Se houvesse um caso especifico que o cliente pedisse uma hora a mais, tipo, eu chegasse e falasse que ja tinhamos finalizado, ja passamos das 4 horas (que é nosso limite nesse tipo de evento) e estamos indo, cobraria algo a mais pois eu provavelmente entregaria fotos a mais, entao é justo. Agora quanto, nao seria proporcional provavelmente...
@jacobfotografiacriativa


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #56 Online: 05 de Março de 2015, 10:07:35
Pessoal, foge um pouco do tema inicial mas foi citado algumas vezes a questão valor cobrado então por pura curiosidade fiz um cálculo:

Digamos que você trabalhe numa outra atividade e tenha uma renda líquida R$ 4.000,00 por mês.
- 5 dias por semana, 8 horas por dia, 4 semanas por mês.... então você ganha R$ 25,00 por cada hora trabalhada.

- 5 horas contratadas
- R$ 25,00 por hora

= R$ 125,00 suas horas no local da festa (5 horas)  5 horas x R$ 25 por hora
+ R$ 125,00 tratar e editar as fotos (5 horas)
= R$ 250,00 sub total
+ R$ 50,00 combustível, deslocamento, estacionamento, etc
= R$ 300,00 sub total
+ R$ 50,00 depreciação do equipamento (1% do valor do equipamento - considerando R$ 5.000)
= R$ 350,00 Sub total
+ R$ 50,00 outras despesas (mídia, etc)
= R$ 400,00 TOTAL

Acrescente-se a esse valor, o custo da impressão das fotos... se for o caso)

Creio ser um parâmetro para o cálculo do contrato, sendo esse um valor MÍNIMO.








Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #57 Online: 05 de Março de 2015, 10:17:40
Aldo, as contas estão mais ou menos por aí mesmo. Só que, pelo menos no meu caso, são bem mais horas editando e tratando fotos. Costumo fazer uma conta de que, pra cada 1h fotografada, são mais 2h na frente do computador... E costumo cobrar um pouco mais de "depreciação" do equipamento (de acordo com o equipamento que eu tenho).

R$400 seria o mínimo dos mínimos pra sair de casa e fotografar "de favor", porque o lucro numa faixa de preços dessa é praticamente zero.

 :ok:
« Última modificação: 05 de Março de 2015, 10:28:09 por Humberto Yoji »


katia Sacco Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
Resposta #58 Online: 05 de Março de 2015, 10:22:26
Muito bom essa base de calculo que voce fez!!! parabens!! porque nos dá mais consciencia  da forma como cobrar e do que é realmente "justo" cobrar. Então esse é o valor mínimo mesmo.

Obrigada pela resposta.

Pessoal, foge um pouco do tema inicial mas foi citado algumas vezes a questão valor cobrado então por pura curiosidade fiz um cálculo:

Digamos que você trabalhe numa outra atividade e tenha uma renda líquida R$ 4.000,00 por mês.
- 5 dias por semana, 8 horas por dia, 4 semanas por mês.... então você ganha R$ 25,00 por cada hora trabalhada.

- 5 horas contratadas
- R$ 25,00 por hora

= R$ 125,00 suas horas no local da festa (5 horas)  5 horas x R$ 25 por hora
+ R$ 125,00 tratar e editar as fotos (5 horas)
= R$ 250,00 sub total
+ R$ 50,00 combustível, deslocamento, estacionamento, etc
= R$ 300,00 sub total
+ R$ 50,00 depreciação do equipamento (1% do valor do equipamento - considerando R$ 5.000)
= R$ 350,00 Sub total
+ R$ 50,00 outras despesas (mídia, etc)
= R$ 400,00 TOTAL

Acrescente-se a esse valor, o custo da impressão das fotos... se for o caso)

Creio ser um parâmetro para o cálculo do contrato, sendo esse um valor MÍNIMO.
katia Sacco Fotos
www.katiasaccofotos.com.br
face: katia sacco>fotos
instagran: katia_sacco_fotos
sacco.katia@gmail.com


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #59 Online: 05 de Março de 2015, 14:03:51

R$400 seria o mínimo dos mínimos pra sair de casa e fotografar "de favor", porque o lucro numa faixa de preços dessa é praticamente zero.



Essa foi a intenção Humberto, fazer um cálculo do custo. Sobre esse valor teria que colocar o "lucro" que aí vai de acordo com a qualidade e critério de cada fotógrafo.
Como você disse, esse valor seria o suficiente para pagar as despesas somente.
 :ok: