Autor Tópico: [Dúvida] Câmeras para começar e lentes  (Lida 3191 vezes)

eletromag

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Fevereiro de 2015, 21:02:21
Olá galera, gostaria de iniciar na fotografia analogica, mas não conheço os equipamentos.

Pesquisei e cheguei a conclusão que quero um modelo totalmente manual, encontrei
as Zenits 122 e 12xp e a Pentax k1000.
Não quero gastar muito no equipamento (no máximo R$300,00 com a lente, já está de bom tamanho),
 pois será apenas para aprendizado.

Recomendam outro modelo para eu pesquisar? Pois estou com dificuldades para encontrar em condições descente e preços justos.

Sou de SP, será que vale a pena sair em busca por nossas feirinhas de rua e lojas ou vale
mais pela internet?

Outra dúvida é sobre lentes, quero começar com uma fixa, quais vocês indicam?
E qual a diferença das lentes Helios 44M-4 e 44M-5?

Muito obrigado!!!


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 12:08:13
Olá galera, gostaria de iniciar na fotografia analogica, mas não conheço os equipamentos.

Pesquisei e cheguei a conclusão que quero um modelo totalmente manual, encontrei
as Zenits 122 e 12xp e a Pentax k1000.
Não quero gastar muito no equipamento (no máximo R$300,00 com a lente, já está de bom tamanho),
 pois será apenas para aprendizado.

Recomendam outro modelo para eu pesquisar? Pois estou com dificuldades para encontrar em condições descente e preços justos.

Sou de SP, será que vale a pena sair em busca por nossas feirinhas de rua e lojas ou vale
mais pela internet?

Outra dúvida é sobre lentes, quero começar com uma fixa, quais vocês indicam?
E qual a diferença das lentes Helios 44M-4 e 44M-5?

Muito obrigado!!!

As câmeras mencionadas  - todas são ótimas como baixo custo e bem robustas ... todas são slr !!! - eu colocaria mais algumas na lista tipo rangefinde / viewfinde com foco por zona : Olympus trip 35 , pentax mini espio , Canonet Ql17/Ql19 , Yashica J ,  Yashica Electro 35 - essa bichinha tem uma lente de 45mm f/1.7 , bem luminosa ( essa e a leica m4 são minha paixão ) !!!
Com relação a lente 44m (4-5) essa diferença é somente o índice de resolução ótica  , mas também tem outros fatores que eh informado de acordo com a nomenclatura ; como o numero de laminas do diafragma , peso , diâmetro do filtro e  a formula ( desenho ótico ) e o tipo de baioneta ; ex - 44m-4 - eh baioneta M42 , 44k-4 - eh baioneta pk ; Peso - MC Helios-44M-4 - 300g   ,  MC Helios-44M-5 - 270 kg  e assim vai !!!

Espero que tenha contribuído para sua pesquisa !!!

Um grande abraço .

MAURO


« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, 12:11:13 por Mauro.assis »


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 14:53:47
Olá galera, gostaria de iniciar na fotografia analogica, mas não conheço os equipamentos.

Pesquisei e cheguei a conclusão que quero um modelo totalmente manual, encontrei
as Zenits 122 e 12xp e a Pentax k1000.
Não quero gastar muito no equipamento (no máximo R$300,00 com a lente, já está de bom tamanho),
 pois será apenas para aprendizado.

Recomendam outro modelo para eu pesquisar? Pois estou com dificuldades para encontrar em condições descente e preços justos.

Sou de SP, será que vale a pena sair em busca por nossas feirinhas de rua e lojas ou vale
mais pela internet?

Outra dúvida é sobre lentes, quero começar com uma fixa, quais vocês indicam?
E qual a diferença das lentes Helios 44M-4 e 44M-5?

Muito obrigado!!!

Como voce e de Sao Paulo , voce pode ir nas lojas do centro da Cidade. Na galeria 7 de Abril tem varias lojas que vendem analogicas em bom estado. E tem a loja do Bueno , na Conselheiro Crispiniano , se nao me engano no numero 40 , no primeiro andar. la ele tem varias analogicas , inclusiva ele tem esses cameras que o Mauro citou , que sao cameras excelentes. desculpe a falta de acentos  Boa sorte nas compras e boas fotos.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, 14:59:46 por Marcellop »
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


eletromag

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 00:19:22
Muito obrigado galera, ajudaram sim, irei passear pelas lojas e ver se acho algo bom!


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2015, 14:30:57
As câmeras mencionadas  - todas são ótimas como baixo custo e bem robustas ... todas são slr !!! - eu colocaria mais algumas na lista tipo rangefinde / viewfinde com foco por zona : Olympus trip 35 , pentax mini espio , Canonet Ql17/Ql19 , Yashica J ,  Yashica Electro 35 - essa bichinha tem uma lente de 45mm f/1.7 , bem luminosa ( essa e a leica m4 são minha paixão ) !!!
Com relação a lente 44m (4-5) essa diferença é somente o índice de resolução ótica  , mas também tem outros fatores que eh informado de acordo com a nomenclatura ; como o numero de laminas do diafragma , peso , diâmetro do filtro e  a formula ( desenho ótico ) e o tipo de baioneta ; ex - 44m-4 - eh baioneta M42 , 44k-4 - eh baioneta pk ; Peso - MC Helios-44M-4 - 300g   ,  MC Helios-44M-5 - 270 kg  e assim vai !!!

Espero que tenha contribuído para sua pesquisa !!!

Um grande abraço .

MAURO




Esqueceu a OLYMPUS 35 SP, que tem a mesma abertura de 1.7 e beeeeem mais barata, e pra muitos uma lente tão boa quanto a leica. Pra alguns, a melhor rangefinder já produzida, e eu comprei a minha no ML esse mês por $200, em estado de nova.

Pelo preço eu iria nela ou em uma om-10
SLR são normalmente mais caras que $300, muito em função da lente cambiável, o preço total se torna do corpo + lente, e vender uma lente boa a $150 é muito doloroso  :D
Mas são extremamente de mais facil adaptação, por que as digitais que estamos acostumados são SLR (DSLR - D de Digital)


magoorf

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2015, 20:37:49
Eu iria de K1000 mesmo, tente achar uma em bom estado, acho bem melbor que range finder, principallente se comparado com uma trip, que é ótima, mas não tem uma lente tão boa como uma 50mm smc da pentax.

Se depois tu tiver mais verba, a Canon FD é uma ótima linha e as FM da nikon também.

Abs!


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2015, 00:18:40
Eu iria de K1000 mesmo, tente achar uma em bom estado, acho bem melbor que range finder, principallente se comparado com uma trip, que é ótima, mas não tem uma lente tão boa como uma 50mm smc da pentax.

Se depois tu tiver mais verba, a Canon FD é uma ótima linha e as FM da nikon também.

Abs!

É, sem duvida, pra começar SLR é infinitamente melhor que rangefinder, depois fica elas por elas, vai do que vc acha melhor, lente fixa e mais discreta ou lentes moveis mas aquela tranleira de lentes cada vez que vc vai sair e não sabe do que vai precisar.. hahaha

Mas acho que a k1000 é a única dessas "amplamente indicadas" que saí mais barata assim... quanto será que tá custando uma hj?


magoorf

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2015, 21:29:39
Acho que R$ 300,00 é um bom preço de referência, para uma bem conservada, mais que isso eu já pensaria em Canon FD, uma Canon Ae1 que é um clássico ou outras até mais antigas.

Eu tenho uma Canon FTb com uma 135mm fixa que venderia por R$300,00, é uma K1000 mais charmosa, digamos assim. O legal é que tem muita coisa de Canon Fd para vender por aí, com pouco dinheiro se faz um kit bem legal.

Mas se for de K1000 vai ser show. Tu tem que ver se o fotometro funciona bem, de resto, se estiver em bom estado é tranquilo.

abs!
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 21:30:35 por magoorf »


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2015, 13:50:18
É, mas parece que aconteceu aquela velha ocilação do preço das analógicas: indicaram tanto que o preço dela, pelo menos hj no ML, tá 650 com lente.
Na época que ME indicaram essa camera ela saía po exxxxtourando novinha com ou uma lente tipo 50mm1.4 famosa ou 2 lentes por R$400 e esse era na verdade o principal motivo de se indicar ela.

 :aua: :aua: :aua:


magoorf

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2015, 18:33:03
O negócio è pesquisar que sempre aparece coisa boa por uma preço justo.

Abs