Autor Tópico: Álbum de Formatura  (Lida 4740 vezes)

yasminsandrade

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Online: 23 de Fevereiro de 2015, 06:27:33
Bom dia colegas!

Sou nova no fórum e fotógrafa entusiasta. Pretendo seguir carreira na área, leio muito sobre e fiz um curso do Senac, porém tenho certo medo de começar a pegar trabalhos e não conseguir oferecer o meu melhor.

Pois bem, lá vai a questão: minha prima vai se formar no Ensino Médio e, no ano passado, fotografei uma festa do colégio dela e vários alunos preferiram as minhas fotos à do fotógrafo contratado pela escola, que costuma fazer os trabalhos do tipo no colégio. Logo, alguns alunos gostaram da ideia de me chamarem, em vez dele. A ideia é fotografar alguns eventos que eles participem durante o ano, como trotes e festas do colégio, e também a formatura. Nunca achei bacana entregar as fotos puras em CD, pois podem simplesmente editar e estragarem as minhas fotografias, mas se colocar isso tudo em um álbum, seriam fotos demais e ficaria caro.

Dada à situação, tenho receio em relação ao meu equipamento, pois é bem básico. Possuo uma D5100 com a lente do kit, o flash SB-600 (que não tenho muita prática) e tripé, apenas. Pretendo comprar um grip e uma 50 mm em breve e uma tele apenas se eu for pegar esse trabalho. Como nunca fotografei nenhum evento, não tenho noção se esse equipamento é suficiente ou se meu trabalho deixaria a desejar.

Outro receio é em relação ao álbum. Nunca tive contato com esse trabalho e pretendo, o quanto antes, estudar sobre a diagramação de fotolivros, pra não deixar o trabalho a desejar. Mas gostaria de ter uma noção do que é necessário e da média de valores nesse tipo de produto. Confio muito na minha edição e acredito que consigo aprender, durante esse ano, o bastante sobre diagramação e design pra entregar um produto satisfatório.

Também gostaria de saber o preço médio por quantidade de fotos no álbum e se eu as entregar como mídia, seja por CD ou outro meio.

Pegar esse trabalho seria muito bem vindo pra mim, pois o colégio contrata esse fotógrafo pra quase todos os eventos do colégio, então seria um bom começo se eu apresentar um trabalho satisfatório a eles.

Morro de medo de já começar errando, não quero que no futuro eu me envergonhe de trabalhos que fiz no começo, então toda ajuda é bem vinda! Desde qual lente é mais indicada pro trabalho até dicas pra evitar dor de cabeça.

Desde já, agradeço a disposição de quem vier ajudar, pretendo ainda ser muito ativa nesse fórum.

Abs.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 16:41:03
eu tb tenho receio de pegar algum trabalho sem a devida experiencia.Mas se me convidassem,sabendo que nw tenho,eu iria numa boa e entregaria no cd mesmo.Aqui no japao,qualquer lugar,existem maquinas que vc mesmo pode montar o album e a loja cuida do resto(impressao)No caso,eu faria alguns eventos,mesmo se graca pra aprender a dinamica desses eventos e tal..
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, 16:41:31 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2015, 11:05:10
Olá.
Há algum tempo eu estava na mesma situação que você, até então só havia feito ensaios externos usando uma lente fixa usada em câmeras analógicas (foco e abertura manual). Ai surgiram aniversários, batizados de conhecidos que me contrataram por livre e espontânea pressão...hehe, desses conhecidos alguns outros ficaram sabendo e assim "fui indo". Se você não começar nunca saberá se você é competente e não terá a prática para avaliar a situação e como melhor contorná-la.
Outra coisa...seu equipamento é ótimo para começar, só em já ter um flash é um grande passo, fotografei alguns aniversários com minha 18-55 e você não precisa comprar uma outra lente pra fazer o serviço, uma 50mm para eventos não é muito "versátil" se fosse uma 35mm talvez, mas o ideal seria uma grande angular, pois as vezes você vai sentir a falta de "espaço", e se você visa os eventos e pensa em pegar uma lente o melhor custo benefício (no começo pelo menos) é uma Tamron 17-50 2.8, foi essa que peguei e espero ter resultados muito bons.

Eu geralmente entrego minhas fotos reveladas, mas meus pacotes até então são pequenos (40 fotos na média). Você poderia entregar em CD e fazer um contratinho firmando que essas fotos não podem ser editadas e manipuladas e tal...isso até você ter uma noção de como diagramar e arrumar uma boa encadernadora para fazer fotolivros (meu próximo passo), eles tem um custo até bem elevado e precisam de um bom planejamento par ao cálculo do número de fotos e quantas lâminas serão necessárias para tal e depois para fazer o orçamento.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2015, 13:33:20
Toda grande caminhada começa sempre com o primeiro passo....

E por mais que você estude, é inevitável, no começo vai errar muito.. por isso é importante ter consciência disso e aprender com seus erros.

Se é o que você quer vá em frente. Mas seja honesta com as pessoas. Explique que não tem experiência, que está começando, etc.. Não prometa o que não pode cumprir.

Com relação aos preços, particularmente acho que você tem que cobrar de acordo com sua experiência. Quanto menos experiência, mais barato fica. Mas é bom ter em mente os custos mínimos do seu trabalho, e isso é você que tem que calcular aí. Dependendo do caso vale a pena até fazer trabalhos de graça pra treinar e pegar referência.

Sobre a preocupação de entregar as fotos digitais e detonarem com edição errada, esqueça. Isso pode acontecer de qualquer maneira. Mas te garanto que se estiver com tratamento realmente bom, ninguém vai tentar piorar com uma edição por cima, não tem sentido isso.

« Última modificação: 20 de Março de 2015, 13:34:14 por Luciano.Queiroz »


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2015, 15:10:29
Eu aprendi a fotografar ainda criança, mas sempre tinha sido hobby. Todos os meus amigos já sabiam da minha paixão e sempre pediam para que eu fotografasse os eventos deles. Eu fiz muito ensaio e evento de graça antes de cobrar. E estudei muito em todos os horários livres antes de deixar de ser programadora para ser fotógrafa.

Eu sempre tento mostrar os meus álbuns para os clientes e em geral quem vê o meu trabalho compra o meu álbum, mas eu não estresso não. Entrego junto a pen drive com todas as fotos em alta e nunca vi cliente "estragar" as imagens. Em geral eles querem para fazer pôster ou colocar no porta retrato em casa. Como as empresas de impressão estão em cada esquina, no máximo eu recomendo onde revelar. Já o álbum que eu entrego é diferenciado pois envolve o meu conhecimento de diagramação (além de computação eu também estudei publicidade).

Eu não recomendo cobrar muito pouco. Se for abaixo dos teus custos é melhor fazer de graça pela experiência e portfólio e passar a cobrar nos próximos trabalhos.
« Última modificação: 20 de Março de 2015, 15:12:27 por lauralopes »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2015, 14:48:55
Olá Yasmim.
Ja trabalho a uns dias como fotografo, 22 anos, pra ser mais exatos! :D. 15 deles + ou - só com formaturas. Hoje ja tenho todos os aparatos para cobrir uma formatura de até 100 formandos de uma só vez. Mas quando comecei não tinha mais do que voce tem agora. Uma camera, um flash, uma lente 50mm e muita coragem.
Então se me permite vai uns conselhos.
Ofereças os serviços de fotografo caso só lhe interesse isso. Mas se quer abocanhar uma parcela maior seja ousada.
Ofereça pacotes incluindo varios itens e valores diferentes.
Ofereças varios modelos de albuns desde os com fotos 15x21 a fotolivros gráficos e fotográficos. Ofereça tambem ja incluindo becas completas, canudos, placas, convites, banneres camisetas com fotos da turma e tudo que voce achar que renda um dindim a mais.
Pesquise preços de cada item mais não repasse os valores para o formando. Calcule suas despesas e incluía sempre uma porcentagem de 10% para o caso de algum aumento ou despesas de ultima hora.
Formalize seu pacote baseado nesses valores.
Prefira fechar com a turma toda, não so alguns alunos pois, na hora do evento voce pode se confundir e fotografar alunos que não estão incluídos no seu trabalho, alem de perda de tempo, desgasta seu equipamento, pilhas e baterias.
Para cada pacote inclua uma quantia de fotos, vários modelos de convite e outros itens, ou seja, diversifique. 
Não comece por cima, não invista em becas, canudos e esse tipo de coisa que não te dão retorno  a curto prazo. Como está começando, aconselho a terceirizar esse tipo de coisas, alugue em casas do ramo, pois eles dão sempre descontos para grande quantidade e tambem para fotografos. Voce ganha em cima disso.
Lembre-se, seu carro chefe são as suas fotos. Nelas é onde está seu maior lucro e é nelas que voce deve se empenhar mais. Nunca descuide da qualidade.
 Faça um portifolio. Pode ser dessa sua prima mesmo.
Faça um mostruário dos outros serviços que voce dispõe e apresente junto com o album. Dê valor a cada pacote com diferença minima de 50%.
Faça uns panfletos informando no minimo tres pacotes e distribua na classe para que a pessoa possa analisar em casa.
Para fazer os panfletos não precisa pagar uma grafica, pois voce esta começando, esqueceu? Use uma impressora comum. Quanto menos gastos melhor, né?
Bom, pacotes escolhidos, vamos fechar contrato?
Aqui no forum tem vários modelos basta escolher um e adapta-lo a sua precisão.
Coloque o tipo de serviço oferecido (Formatura)
Os itens; Quantidade; e valor do pacote total.
Use sempre duas vias, uma para voce e outra para o cliente, ambas assinadas.
Formas de pagamento?
Eu uso por regra sempre a primeira no ato da assinatura do contrato. As demais parcelo conforme a data do evento. Exemplo: Se o evento é de hoje a tres meses, faço em tres parcelas, sendo que a ultima vence com 15 dias antes do evento. Assim voce não corre o risco de ficar pendencia.
Outro motivo é que com o dinheiro da assinatura do contrato é que voce vai fazer os convites, placas e albuns personalizados. 
Becas:
Tire as medidas de cada formando e escolha as opções de acordo com o tamanho: PP, P, M, G e GG.
Ao entregar as becas use um termo de responsabilidade coletivo com os nomes de cada  um e faça-os assinarem ao lado de seus nomes digitados.
Deixe claro no contrato que as becas são entregue logo apos cerimonia para não haver risco de extravio e voce ter que paga-las depois sem contar o período de entrega.
Deixe uma pessoa responsável em recolhe-las em um local especifico no próprio evento.
As becas são sempre alugadas seis dias antes do evento e devolvidas tres dias depois.
Fotos:
Faça sempre o máximo de fotos possível para o formando ter opção de escolha e geralmente as excedentes são cobradas a parte fora do contrato.
Em meus albuns, o minimo de foto por pacotes são de 20, ja fiz ate 100 fotos por formandos e alguns chegaram a ficar com todas. As excedentes são um lucro a parte que as vezes pagam 70% dos gastos.
Prazo de entrega:
No minimo 3 meses a partir do evento.
Quantos fotografos?
Eu uso o bom censo.
Se são 30 formando uso tres fotografos caso os albuns seja com 20 ou 25 fotos por pacotes. Se for menos uso so dois. Eu mesmo ja fotografei uma turma de 25 alunos só.
Sempre contrato frila. E pago diária.
Com o tempo se voce se der bem e a medida que for sendo requisitada pense em investir na compra de becas e outros itens de retorno a longo prazo.
Mas caso não queira se envolver com os itens citados acima, o que eu acho muito dificil depois que voce experimentar, e queira ficar so com as fotografias e albuns.
Monte os mostruários com as fotos da formaturas de sua prima e faça tres ou quatro modelos com tamanhos e tipos diferentes e siga em frente.
Equipamento:
O que voce tem da pra quebrar o galho se for fino. Mas recomendo mais uma câmera e um flash de reserva se está pensando em pegar uma turma grande, pois vai que sua câmera de problemas na hora do evento? Voce vai ta ferrada, pois se for com contrato esse povo não perdoa.
Fotos de formatura não tem muito segredo, quem ja viu uma viu todas. A briga maior é por causa de espaço com os parentes na hora.
Use as mesmas regras acima para os contratos.
Mais duvidas é só perguntar.
Boa sorte!
Abraço.
Branco Melo  :ok:



Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2015, 16:25:55
Olá Yasmim.
Ja trabalho a uns dias como fotografo, 22 anos, pra ser mais exatos! :D. 15 deles + ou - só com formaturas. Hoje ja tenho todos os aparatos para cobrir uma formatura de até 100 formandos de uma só vez. Mas quando comecei não tinha mais do que voce tem agora. Uma camera, um flash, uma lente 50mm e muita coragem.
Então se me permite vai uns conselhos.
Ofereças os serviços de fotografo caso só lhe interesse isso. Mas se quer abocanhar uma parcela maior seja ousada.
Ofereça pacotes incluindo varios itens e valores diferentes.
Ofereças varios modelos de albuns desde os com fotos 15x21 a fotolivros gráficos e fotográficos. Ofereça tambem ja incluindo becas completas, canudos, placas, convites, banneres camisetas com fotos da turma e tudo que voce achar que renda um dindim a mais.
Pesquise preços de cada item mais não repasse os valores para o formando. Calcule suas despesas e incluía sempre uma porcentagem de 10% para o caso de algum aumento ou despesas de ultima hora.
Formalize seu pacote baseado nesses valores.
Prefira fechar com a turma toda, não so alguns alunos pois, na hora do evento voce pode se confundir e fotografar alunos que não estão incluídos no seu trabalho, alem de perda de tempo, desgasta seu equipamento, pilhas e baterias.
Para cada pacote inclua uma quantia de fotos, vários modelos de convite e outros itens, ou seja, diversifique. 
Não comece por cima, não invista em becas, canudos e esse tipo de coisa que não te dão retorno  a curto prazo. Como está começando, aconselho a terceirizar esse tipo de coisas, alugue em casas do ramo, pois eles dão sempre descontos para grande quantidade e tambem para fotografos. Voce ganha em cima disso.
Lembre-se, seu carro chefe são as suas fotos. Nelas é onde está seu maior lucro e é nelas que voce deve se empenhar mais. Nunca descuide da qualidade.
 Faça um portifolio. Pode ser dessa sua prima mesmo.
Faça um mostruário dos outros serviços que voce dispõe e apresente junto com o album. Dê valor a cada pacote com diferença minima de 50%.
Faça uns panfletos informando no minimo tres pacotes e distribua na classe para que a pessoa possa analisar em casa.
Para fazer os panfletos não precisa pagar uma grafica, pois voce esta começando, esqueceu? Use uma impressora comum. Quanto menos gastos melhor, né?
Bom, pacotes escolhidos, vamos fechar contrato?
Aqui no forum tem vários modelos basta escolher um e adapta-lo a sua precisão.
Coloque o tipo de serviço oferecido (Formatura)
Os itens; Quantidade; e valor do pacote total.
Use sempre duas vias, uma para voce e outra para o cliente, ambas assinadas.
Formas de pagamento?
Eu uso por regra sempre a primeira no ato da assinatura do contrato. As demais parcelo conforme a data do evento. Exemplo: Se o evento é de hoje a tres meses, faço em tres parcelas, sendo que a ultima vence com 15 dias antes do evento. Assim voce não corre o risco de ficar pendencia.
Outro motivo é que com o dinheiro da assinatura do contrato é que voce vai fazer os convites, placas e albuns personalizados. 
Becas:
Tire as medidas de cada formando e escolha as opções de acordo com o tamanho: PP, P, M, G e GG.
Ao entregar as becas use um termo de responsabilidade coletivo com os nomes de cada  um e faça-os assinarem ao lado de seus nomes digitados.
Deixe claro no contrato que as becas são entregue logo apos cerimonia para não haver risco de extravio e voce ter que paga-las depois sem contar o período de entrega.
Deixe uma pessoa responsável em recolhe-las em um local especifico no próprio evento.
As becas são sempre alugadas seis dias antes do evento e devolvidas tres dias depois.
Fotos:
Faça sempre o máximo de fotos possível para o formando ter opção de escolha e geralmente as excedentes são cobradas a parte fora do contrato.
Em meus albuns, o minimo de foto por pacotes são de 20, ja fiz ate 100 fotos por formandos e alguns chegaram a ficar com todas. As excedentes são um lucro a parte que as vezes pagam 70% dos gastos.
Prazo de entrega:
No minimo 3 meses a partir do evento.
Quantos fotografos?
Eu uso o bom censo.
Se são 30 formando uso tres fotografos caso os albuns seja com 20 ou 25 fotos por pacotes. Se for menos uso so dois. Eu mesmo ja fotografei uma turma de 25 alunos só.
Sempre contrato frila. E pago diária.
Com o tempo se voce se der bem e a medida que for sendo requisitada pense em investir na compra de becas e outros itens de retorno a longo prazo.
Mas caso não queira se envolver com os itens citados acima, o que eu acho muito dificil depois que voce experimentar, e queira ficar so com as fotografias e albuns.
Monte os mostruários com as fotos da formaturas de sua prima e faça tres ou quatro modelos com tamanhos e tipos diferentes e siga em frente.
Equipamento:
O que voce tem da pra quebrar o galho se for fino. Mas recomendo mais uma câmera e um flash de reserva se está pensando em pegar uma turma grande, pois vai que sua câmera de problemas na hora do evento? Voce vai ta ferrada, pois se for com contrato esse povo não perdoa.
Fotos de formatura não tem muito segredo, quem ja viu uma viu todas. A briga maior é por causa de espaço com os parentes na hora.
Use as mesmas regras acima para os contratos.
Mais duvidas é só perguntar.
Boa sorte!
Abraço.
Branco Melo  :ok:

Uma aula, parabéns!!
 :clap: :clap: :clap:
Não é minha área, mas são dicas valiosas pra quem pretende entrar nesse ramo.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2015, 20:37:50
Uma aula, parabéns!!
 :clap: :clap: :clap:
Não é minha área, mas são dicas valiosas pra quem pretende entrar nesse ramo.
Também é uma área bem rentável. Não dá pra ficar rico, mas se souber trabalhar da pra viver tranquilo. Na verdade nunca vi ou ouvi dizer que ficou rico com fotografia. Porem tem que ser serio e agir com responsabilidade. Não prometer o que não pode fazer. Nessa area tem havido muitos calotes por parte das empresas que prestam esse tipo de serviços, oferecem muita coisa pra aumentar o valor de cada pacote e acabam deixando os formandos na mão.
Muitos oferecem coisas que tem importância irrelevante, e colocam poucas fotos no pacote ja como estrategia, pois os formandos acabam fazendo mais fotos que a quantia do pacote que depois são vendidas aparte e as vezes sai mais caro que o pacote. Eu não gosto disso, costumo fazer fotos sem limites por pacote simplesmente para não correr o risco de perder o momento, tambem dou a opção de escolha para meus clientes. Ja em contrato marco a data para isso geralmente 20 dias depois do evento com local e hora marcada. Quem não aparece perde o direito de escolha ficando somente com as fotos do pacote nada alem disso. Tambem não é obrigado o formando ficar com as fotos excedentes. Porem tem muitos que ja chegam com as fotos e tentam negociar com os formandos. Acho isso uma pressão psicológica, pois na minha opinião a foto impressa exerce maior pode de persuasão que o arquivo digital, fazendo com que o cliente mude sua opinião.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2015, 21:17:49
Uma coisa que gosto muito em formaturas e que voce vê mais do que em qualquer outra area de evento social, são os sorrisos. É quase uma unanimidade na turma, e são sorrisos espontâneos mesmo. Voce consegue vê a felicidade estampada nos rostos das pessoas naquele momento. Ha muitos que chegam a chorar de felicidade. Seja ele formando ou alguem da familia.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/