Ah mas o fator emocional é muito importante pra isso. Claro, é importante pra outros tipos de compra, mas pra carro, pesa MUITO.
Eu fiz um experimento, de tentar viver de taxi.
Eu não tenho que sair todo dia, então quando eu saio, quase sempre vou de taxi.
Um carro ia me sair uns 2000 reais por mês. Isso sem contar o carro - só combustivel, óleo, estacionamento, impostos, seguro... e uns 200 por mês de manutenção preventiva.
Eu costumo gastar de 70 a 80 reais de taxi em 1 dia de deslocamento. Mesmo que fossem 100 reais... dá pra andar quase todo dia de taxi com esse valor mensal de manter um carro. Como eu ando de 5 a 15 dias por mês, no mínimo eu deixo de gastar 500 reais por mês, ou 6000 ao ano.
Mesmo assim eu sinto falta de ter carro, pois tem horas que é dose, ou que o taxi não dá conta.
Muita gente deve gastar muito menos com taxi do que eu (caso decida usar o taxi ao invés do carro próprio), e, mesmo assim, tem carro.
Pega uma pessoa que se desloca 3, 5km pra ir ao trabalho. De carro, ela estará muitas vezes gastando a mais (pelo fato de o carro não chegar à temperatura certa de funcionamento) e estragando o motor (pela mesma razão). Pra andar 5km de taxi em SP, vc gasta 20 reais, no máximo 30 com trânsito. Se a pessoa gasta 20 pra ir e 25 pra voltar, são 1000 reais por mês +/-, poxa, acho difícil compensar ter um carro desse jeito.
Então como o povo não faz conta, não topa usar o transporte público, e gosta de se sentir "o" vencedor atrás do volante de um carro novinho.... tá ai.
Quanto à procedência.... depende de muita coisa. Tem carros e carros. Tem modelos problemáticos, tem lendas, tem muita coisa. Eu já comprei bomba (que mecanico falava que tava ótimo, dono confiável e etc), e uma vez peguei um carro usado pra minha mulher que estava praticamente novo, valeu muito a pena. E já vi gente comprando zero e se ferrando. Fora o próprio perfil do carro - por exemplo, um esportivo tem uma possibilidade de ter sido "esmerilhado".
Uma coisa que às vezes compensa, é entrar nos clubes dos carros. Pelo menos dá pra ter uma noção de defeitos crônicos, saber onde arrumar o carro e etc., e em alguns casos pode-se comprar carros de maneira mais confiável (dependendo do clube e do modelo).