Autor Tópico: Carro usado: o “pulo para o zero” e o custo de trocar de carro em pouco tempo!  (Lida 4211 vezes)

sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 13:08:55
A questão do usado com boa procedencia é complicada. Um carro zero tem 3 anos de garantia, alguns coreanos tem 5 anos, isso se voce fizer a revisão com eles, ou seja, durante 3 anos esse carro tem (teve) garantia e procedencia. As peças de um  carro normalmente tem sua vida útil levando em consideração o quanto se usa, geralmente usa-se 10k/ano, correia de 60 a 120k, velas de 20 a 40k, amortecedor 40k e por ai vai. A questão é, voce fez a manutenção preventiva, o seu mecanico te deu um certificado, um carta de papel timbrado dando garantia do serviço?? as peças foram originais, a garantia é de quanto tempo??
Se voce for comprar e pedir isso, o cara nao tem e se for vender e o comprador te solicitar isso???
ok vc pode levar o carro em mecanico para ele dar uma olhada, porem ele nao te emite nenhum documento e tambem não é bobo de se responsabilizar por um carro que nunca viu, a maioria dos mecanicos pede para desmontar para ver como esta, so no olhometro fica dificil.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 13:10:43
Ah mas o fator emocional é muito importante pra isso. Claro, é importante pra outros tipos de compra, mas pra carro, pesa MUITO.

Eu fiz um experimento, de tentar viver de taxi.

Eu não tenho que sair todo dia, então quando eu saio, quase sempre vou de taxi.

Um carro ia me sair uns 2000 reais por mês. Isso sem contar o carro - só combustivel, óleo, estacionamento, impostos, seguro... e uns 200 por mês de manutenção preventiva.

Eu costumo gastar de 70 a 80 reais de taxi em 1 dia de deslocamento. Mesmo que fossem 100 reais... dá pra andar quase todo dia de taxi com esse valor mensal de manter um carro. Como eu ando de 5 a 15 dias por mês, no mínimo eu deixo de gastar 500 reais por mês, ou 6000 ao ano.

Mesmo assim eu sinto falta de ter carro, pois tem horas que é dose, ou que o taxi não dá conta.

Muita gente deve gastar muito menos com taxi do que eu (caso decida usar o taxi ao invés do carro próprio), e, mesmo assim, tem carro.

Pega uma pessoa que se desloca 3, 5km pra ir ao trabalho. De carro, ela estará muitas vezes gastando a mais (pelo fato de o carro não chegar à temperatura certa de funcionamento) e estragando o motor (pela mesma razão). Pra andar 5km de taxi em SP, vc gasta 20 reais, no máximo 30 com trânsito. Se a pessoa gasta 20 pra ir e 25 pra voltar, são 1000 reais por mês +/-, poxa, acho difícil compensar ter um carro desse jeito.

Então como o povo não faz conta, não topa usar o transporte público, e gosta de se sentir "o" vencedor atrás do volante de um carro novinho.... tá ai.

Quanto à procedência.... depende de muita coisa. Tem carros e carros. Tem modelos problemáticos, tem lendas, tem muita coisa. Eu já comprei bomba (que mecanico falava que tava ótimo, dono confiável e etc), e uma vez peguei um carro usado pra minha mulher que estava praticamente novo, valeu muito a pena. E já vi gente comprando zero e se ferrando. Fora o próprio perfil do carro - por exemplo, um esportivo tem uma possibilidade de ter sido "esmerilhado".

Uma coisa que às vezes compensa, é entrar nos clubes dos carros. Pelo menos dá pra ter uma noção de defeitos crônicos, saber onde arrumar o carro e etc., e em alguns casos pode-se comprar carros de maneira mais confiável (dependendo do clube e do modelo).
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, 13:17:27 por lsd »


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 13:23:54
Tambem sou de SP, acho que a questão é tempo. Vou te dar um exemplo estava trabalhando na barra funda, sou da ZN, de onibus + metro (linha norte+leste) gastaria cerca 1:20/1:30, de carro 30 a 40 min. As vezes não questão de conforto, de eu posso, é tempo mesmo. No meu caso, tenho que deixar meus filhos na escola logo cedo, isso é bom pois não pago perua, porem não tenho liberdade. Agora estou em santana, deixo o carro no metro e venho com ele. Ajudou um pouco, aqui nao tem estacionamento, tudo proibido de estacionar, porem o metro esta terrivel. Enfim para onde se corre tem vantagem e desvantagem.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, 13:25:17 por sylvio pascolato »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #33 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 14:08:37
Uma bicicleta não resolveria seu problema sem os custos altos de se ter um carro?  :D

Nem pensar...rs
No dia em que bicicleta for à prova de chuva, banco de couro, tiver ar-condicionado e som de primeira, pensarei em ter um...hahahaha


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #34 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 14:13:54
Carro é feito para rodar.  Rodar pouco (menos de cerca de 6Km entre ligar e desligar) é considerado uso severo, sendo necessário trocar o óleo com maior frequência. O motivo é que o óleo demora um pouco a lubrificar o motor inteiro. Se o veículo roda pouco, mal dá tempo lubrificar tudo antes da próxima parada, e o pouco óleo que subiu acaba descendo aos poucos para o carter, até a próxima ligada. I.e. O veículo acaba rodando meio que no seco. Um óleo mais fresco ajuda a lubrificação ocorrer mais rápido, dando menor chance ao problema.

Fonte (longo mas excelente para quem quer entender sobre o tema):
http://www.carbibles.com/engineoil_bible.html
http://www.carbibles.com/engineoil_bible_pg2.html

E para completar:
http://www.carbibles.com/additives.html

Sim Jauvane, conheço esse risco. Infelizmente não tenho muito o q fazer.
Por isso q me recuso a comprar um 0 km...se for pra detonar, q seja com um semi-novo...rs
Apesar da pequena distância percorrida, não dá pra abrir mão. Os 3 km de casa à faculdade é um caminho perigoso e um aclive. Ônibus passa de 40 em 40 minutos...
E moto nem pensar, pois é pedir para ser assaltado.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #35 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 14:55:10
Ah, mas neste caso Helena, pega uma Evoque mesmo. Esta dá pra ficar uns 15 anos, sem nem pensar em troca!

Elegante demais pra o meu gosto. Curto a aparência bruta. Uma Discovery talvez... Mas curto de verdade a Defender.
Eu falo essas coisas, mas mesmo com grana, eu não teria... Infelizmente meu corpo não acompanha a alma aventureira. Tenho muitas limitações, entre elas dirigir em lugares desconhecidos, o que me causa pânico. Não sou de pegar a estrada e me aventurar em buracos desconhecidos.
Acho que o carro mais offroad que eu teria, inicialmente seria um palio adventure locker. Isso se eu tivesse muito contato com estrada de terra. Se não, acho que nem isso... Ter carro offroad só pra rodar em cidade é demais pra minha conta.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, 14:55:48 por Helena Bsb »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #36 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 15:21:16
A questão está caindo para usado x novo, mas o artigo inicial só diz que compensa mais ficar mais tempo com o carro, não que compensa mais comprar um usado.

Um carro bem tratado dura com tranquilidade uns 10 anos ou 150 mil km.

Mas isso é preocupação de pobre  se eu fosse ricão sem dúvida trocaria de carro pelo menos uma vez por ano.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 15:57:54
Um carro bem tratado dura com tranquilidade uns 10 anos ou 150 mil km.

O meu completará 200 mil Km este mês sem incomodar, só manutenções pequenas. Peguei ele com 20 mil. Meu plano era trocar este ano. Mas como o ano está incerto, vou me segurar por mais alguns mil Km.
César L. T.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 15:59:22
Um carro bem tratado dura com tranquilidade uns 10 anos ou 150 mil km.

O meu completará 200 mil Km este mês sem incomodar, só manutenções pequenas. Peguei ele com 20 mil. Meu plano era trocar este ano. Mas como o ano está incerto, vou me segurar por mais alguns mil Km.
César L. T.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #39 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 10:40:24
Um carro bem tratado dura com tranquilidade uns 10 anos ou 150 mil km.

150 mil é pouco... em 2013 atrás vendi uma palio adventure 2001 que ficou 10 anos comigo, com 250mil km sem absolutamente nenhum problema... fazia viagem de 2000km de asfalto e terra sem dor de cabeça! o único problema maior que tive nos últimos meses (fora a manutenção comum) foi trocar a embreagem....

E aí vem aquela questão da necessidade, vontade, paixão, etc... O carro que tenho hj custa novo uns 70mil... eu não tenho esse dinheiro pra comprar novo, comprei um 2008 pela metade do preço. Desde que comprei já rodei no primeiro ano 29.000 km (e não uso pra trabalhar).. E mesmo que tivesse os 70 conto comprava o mesmo usado que comprei e gastava o resto viajando com ele...
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2015, 10:47:06 por Luciano.Queiroz »