Tem alguma coisa que você observa quando vai fazer esse tipo de enquadramento C R O I X?
Nao em particular para isso comomproposito, mas sim como consequencia.
Por exemplo, com frequencia, quando o foco eh alguem no primeiro plano, nem sempre essa pessoa esta alinhada as linhas (ou enquadramento) do ambiente. E vc pode equilibrar isso com um enquadramento que equilibre as linhas da pessoa no primeiro plano e o ambiente.
Ou outro exemplo como disse acima, quando vc sente que a cena pede uma mensagem que transmita mais dinamicidade, exalte alguma expressao, etc.
Vc sabe que o brasileiro eh conservador em muitos aspectos em diversas areas. E a fotografia vc tambem observa isso. Va na areas "galeria de fotos" e vc vai ver que eh
quase absoluto o numero de retratos, tanto de entusiastas quanto profissionais, que orientam suas composicoes/enquadramento no ambiente e nao na pessoa retratada. Eis o motivo do gosto ou tendencia em enquadramentos abertos em boa parte dos retratos e quase sempre em retratos feitos em cenarios.
Nao que isso seja bom bom ou ruim. Eh apenas a tradicao, costume e influencia. Mas acredito eu esse ser o motivo de talvez as pessoas tenderem a nao verem que vc encontra muitos casos em que a composicao em fotos "tortas" ficam boas ou ate mesmo se faz necessario para ficarem boas. Pq estao tendo as linhas do segundo plano, ambiente como referencia principal (ou na pior das hipoteses, como motivo principal onde o retratado eh representado como um elemento da paisagem e nao como motivo principal).
Mas na minha opiniao isso se torna ruim quando passa a se limitar a isso e consequentemente diminuindo enormemente o potencial da narrativa, da mensagem, etc, etc.
Mas o contrario tambem existe. Quando se foca exclusivamente do retratado e esquece do potencial das linhas e demais elementos do ambiente.
Por isso nao tem regra para Quando usar ou o que observarbpara ser usado. Mas sim ficar atendo a cena e o momento para usar aquilo que se quer transmitir ou pode ser transmitido.
Mas para isso acredito serr importante ter pelo menos uma nocao basica, mesmo que indireta, de tais linguagens de enquadramento e composicao. Ou seja, saber o que vc esta ou tende a transmitir ao fazer certas composicoes e enquadramentos e certos casos.