Autor Tópico: Foto Torta - Quando e como usar?  (Lida 5219 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 13:44:29

Tem alguma coisa que você observa quando vai fazer esse tipo de enquadramento C R O I X?

Nao em particular para isso comomproposito, mas sim como consequencia.

Por exemplo, com frequencia, quando o foco eh alguem no primeiro plano, nem sempre essa pessoa esta alinhada as linhas (ou enquadramento) do ambiente. E vc pode equilibrar isso com um enquadramento que equilibre as linhas da pessoa no primeiro plano e o ambiente.

Ou outro exemplo como disse acima, quando vc sente que a cena pede uma mensagem que transmita mais dinamicidade, exalte alguma expressao, etc.

Vc sabe que o brasileiro eh conservador em muitos aspectos em diversas areas. E a fotografia vc tambem observa isso. Va na areas "galeria de fotos" e vc vai ver que eh quase absoluto o numero de retratos, tanto de entusiastas quanto profissionais, que orientam suas composicoes/enquadramento no ambiente e nao na pessoa retratada. Eis o motivo do gosto ou tendencia em enquadramentos abertos em boa parte dos retratos e quase sempre em retratos feitos em cenarios.

Nao que isso seja bom bom ou ruim. Eh apenas a tradicao, costume e influencia. Mas acredito eu esse ser o motivo de talvez as pessoas tenderem a nao verem que vc encontra muitos casos em que a composicao em fotos "tortas" ficam boas ou ate mesmo se faz necessario para ficarem boas. Pq estao tendo as linhas do segundo plano, ambiente como referencia principal (ou na pior das hipoteses, como motivo principal onde o retratado eh representado como um elemento da paisagem e nao como motivo principal).

Mas na minha opiniao isso se torna ruim quando passa a se limitar a isso e consequentemente diminuindo enormemente o potencial da narrativa, da mensagem, etc, etc.

Mas o contrario tambem existe. Quando se foca exclusivamente do retratado e esquece do potencial das linhas e demais elementos do ambiente.

Por isso nao tem regra para Quando usar ou o que observarbpara ser usado. Mas sim ficar atendo a cena e o momento para usar aquilo que se quer transmitir ou pode ser transmitido.

Mas para isso acredito serr importante ter pelo menos uma nocao basica, mesmo que indireta, de tais linguagens de enquadramento e composicao. Ou seja, saber o que vc esta ou tende a transmitir ao fazer certas composicoes e enquadramentos e certos casos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 13:59:39
Encerrado? Perai

Poderiam mostrar mais exemplos de fotos que entortaram para compor?
Sobre as fotos das pessoas andando, a inclinação sempre está a favor do lado que estão indo, isso é uma regra?
Plano Holandês, não achei quase nada sobre isso, fiquei interessado...

Nao eh uma regra. Mas inclinando para a direcao do andar passa uma sensasao de maior leveza nos passos. Eh algo mais psicologico pq vc sabe andar para baixo exige menos esforco, e para cima torna os passos mais pesado. E a sua memoria visual influencia seu sentimento e percepcao da cena.

Mas vc pode ver que uma das fotos ela enclinada sentido contrario aos passos das tres garotas. E o motivo disso esta no enquadramento das linhas formada pela fileira de lizes. Como tambem na calcada que forma um caminho. E a curva de ambos levando a algum lugar mas trasendo o olhar de volta as garotas. Tudo isso faz parte da mensagem da imagem.

Mas eu tenho certeza que se vc parasse, tirasse suas maos da mesa e relaxasse um pouco, e olhasse com calma, vc perceberia tudo isso sem eu precisar dizer. Como uma vez um dos meus professores de arte disso, ao olhar um trabalho visual, vc precisa dar mais confianca a sua memoria visual e sentimentos baseados nela. Mesmo que a principio possa parecer nao fazer sentido. Mas com o tempo de pratica e confianca vc comeca a ver sentido.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2015, 14:02:21 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 14:09:01
Eu uso quando eu percebo que a composição se beneficia disso.









Mas sempre procuro uma composição alinhada antes, quando ela não vem eu entorto, ou não faço a foto.

Vc tem otimos exemplos.


Mais uma vez para todos, em resumo, imagens que formam linhas que orientam o seu olhar em movimentos que vai de "uma esquina da imagem a outra" (nao necessariamente ate o fim da imagem)! Ou seja, orientando o olhar diagonalmente, tendem a transmitir um sentimento (linguagem visual) de dinamicidade, movimento, acao, pode tambem realcar expressoes somado ao citado antes, ou simplesmente aprimorar a composicao da imagem como um todo onde o primeiro e segundo plano nao estao alinhados.

E como nesses exemplos do claudio, da para somar tudo isso a lingugem do recorte em paisagem ou retrato (calma, amplidao, tradicao ou imponencia, destaque, etc) e somar as linguagens dos angulos (de baixo para cima transmite grandeza, imposicao, etc, por exemplo). E somar mais mensagens se vc centralizar ou nao. Entre outras coisas.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2015, 14:14:09 por C R O I X »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 14:12:16
Obrigado CROIX, em Design Gráfico a gente faz muito isso. Mas desde que o conteúdo não seja muito prejudicado.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 14:15:49
Obrigado CROIX, em Design Gráfico a gente faz muito isso. Mas desde que o conteúdo não seja muito prejudicado.

A principio a intencao eh nunca prejudicar o conteudo nao eh?  :)


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 15:55:09
Obrigado ao Marcio e Cláudio :clap: :clap:, aprendi aqui o que levaria algumas horas de pesquisa  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #21 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 15:55:20
Eu uso bastante, nunca é por acaso ou "erro", sempre proposital.

Bem mais da metade de minhas fotos tem inclinação. E olha que sou purista quanto a vários aspectos da "arte fotográfica".

Cada um faz o que acha que tem que fazer, de acordo com o que fotografa e o público que atende..


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 17:19:58
Eu já tive muito preconceito contra fotos "tortas". Mas estou começando a pensar diferente. Se o enquadramento tiver um propósito, tudo bem.

Eu costumo usar quando fotografo bebês, para dar a impressão de que estão mais inclinados mesmo, quase sentados. Acho que completamente deitados fica estranho.

_DSC4797 by Angelita Alves, on Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 17:37:53
Eu já tive muito preconceito contra fotos "tortas". Mas estou começando a pensar diferente. Se o enquadramento tiver um propósito, tudo bem.

Eu costumo usar quando fotografo bebês, para dar a impressão de que estão mais inclinados mesmo, quase sentados. Acho que completamente deitados fica estranho.

_DSC4797 by Angelita Alves, on Flickr

Falando nisso, tenho uma pergunta a te fazer em outro topico que abrirei amanha, pq agora eu vou dormir igual a esse bebe.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 21:11:10
Exemplos? Fui dar uma olhada no meu portfolio e eu tenho uma pancada de fotos tortas. E eu que pensei ser tão "certinho" :no
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2015, 21:19:37 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya




marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.870
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #26 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 22:00:05
Gostei da conversa, prática , proveitosa e com  exemplos de fotos tortas de ótima qualidade  :clap: :clap: :clap:
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Michelfas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 14:28:58
 :snack:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 20:03:25
Nossa! Acabei de descobrir que sou muito certinha... minhas fotos tortas são as mais abstratas ou as de proxi de plantas, onde não há referência alguma sobre o alinhamento com o horizonte e enquadro da forma que ficar mais interessante no quadro... tirando isso, nada torto!  :shock:

 :assobi:

 :D


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 20:45:06
Citar
Eu costumo usar quando fotografo bebês, para dar a impressão de que estão mais inclinados mesmo, quase sentados. Acho que completamente deitados fica estranho.

Essa dica dos bebês tá anotada, muito boa.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 20:45:31 por edugandolfe »