Autor Tópico: Fórum: inteligência compartilhada, conhecimento ao alcance de todos:  (Lida 1992 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Tenho muitas dúvidas, as coisas que não sei fazer estão em maior número do que as que sei, porém, ao participar de um workshop de fotografia fiquei feliz em constatar o quanto de conhecimento já tenho ( ainda que a maioria em teoria ) através da inteligência, experiência e conhecimento compartilhados aqui no Fórum.

Até profissionais da fotografia tinham dúvidas e despejavam teorias mal-embasadas as quais já não trago mais comigo.

Enfim, queria enfatizar a importância do Fórum nesse sentido e agradecer pela boa vontade de todos em compartilhar seus saberes, experiências, frustrações e erros aqui no Fórum.

Sigamos compartilhando!
  :ok:


Rodolfo Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
    • Flickr do Rodolfo Guerreiro
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 13:54:02
Tenho muitas dúvidas, as coisas que não sei fazer estão em maior número do que as que sei, porém, ao participar de um workshop de fotografia fiquei feliz em constatar o quanto de conhecimento já tenho ( ainda que a maioria em teoria ) através da inteligência, experiência e conhecimento compartilhados aqui no Fórum.

Até profissionais da fotografia tinham dúvidas e despejavam teorias mal-embasadas as quais já não trago mais comigo.

Enfim, queria enfatizar a importância do Fórum nesse sentido e agradecer pela boa vontade de todos em compartilhar seus saberes, experiências, frustrações e erros aqui no Fórum.

Sigamos compartilhando!
  :ok:

Concordo plenamente.

Não sou de postar muita coisa aqui no Fórum, mas aprendo muito e tiro várias dúvidas acompanhando os posts. Continuem a nos ajudar e apoiar através deste Fórum.  :ok: :ok: :ok:
Nikon D7000  |  Nikon D3100  |  17-50mm - f/2.8  |  18-140mm - f/3.5-5.6  |  18-55mm - f/3.5-5.6  |  50mm - f/1.8D  |  flash nikon sb700

Flickr: www.flickr.com/photos/rodolfoguerreiro


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 18:02:45
Depois que passei a acompanhar o fórum, melhorei até mesmo o meu jeito de ver as fotografias.

Aprendi muito e tenho aprendido cada dia mais.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 18:06:24
80% da minha evolução eu credito ao fórum, principalmente, no início do hobby.
A percepção que tenho da fotografia e de como tratar uma foto, analisar, etc... é um constante aprendizado e o fórum contribui de mais. Outra fonte imensurável de aprendizado de fotografia e inglês é o Youtube.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Michelfas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:07:04
Aprendi quase tudo aqui.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:13:05
Nesses mais de 2 anos de forum, minha fotografia evoluiu muito e o forum teve uma parcela significativa nessa melhoria, sendo por exemplos de fotos de foristas com muita qualidade, como os aspectos teóricos tbm.

 :clap: :clap:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:18:24
Eu também. Sou relativamente novo no fórum e já aprendi bastante coisa que com certeza eu iria penar pra aprender no meu dia a dia.  :clap:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:22:32
Acho os fóruns um ambiente excelente para se aprender e se compartilhar experiências. Aprendi muita coisa nesses anos de convivência em diversos fóruns, e acredito que eu tenha minha parcela de colaboração no aprendizado de outras pessoas também.  :ok:

Mas tem o outro lado também, muitas vezes nos fóruns (assim como na internet em geral) se propagam alguns conceitos equivocados, então a gente tem que saber bem filtrar e absorver só o que é mais correto.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:22:54
Para mim, nada se compara aos livros de fotografia, onde realmente aprendi tudo que acho que sei... O fórum para mim é uma sala de bate-papos informal, excelente para opinião sobre equipamentos e compra-venda com absoluta segurança, devido ao ambiente amistoso que esse "grupo de amigos" estabelece. Entretanto, a individualidade torna os conselhos algo que se deve usar como "uma informação a mais" e nunca um aprendizado básico.

Quem quer aprender de forma mais rápida e estruturada deve ir a uma livraria e comprar pelo menos os livros da National Geographic ("Fotografia") e "Composição" e "Iluminação" da Alta Books Editora.

"No offense"...  :ok:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015, 13:24:05 por efilho »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:26:12
Para mim, nada se compara aos livros de fotografia, onde realmente aprendi tudo que acho que sei...

Sim, também acho que livros, cursos e, principalmente, estudo e prática ainda são as melhores formas de se aprender. Mas não dá pra desmerecer o valor dos fóruns.  ;)


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:50:23
...Mas não dá pra desmerecer o valor dos fóruns...

Nem sobrevalorizar. Dizer que aprendeu tudo ou quase tudo em fórum mostra desconhecimento do que realmente envolve a arte, e o resultado são fotos sofríveis e a inclinação para se limitar a testes e mais testes de nitidez...  ;)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 14:08:42
Nem sobrevalorizar. Dizer que aprendeu tudo ou quase tudo em fórum mostra desconhecimento do que realmente envolve a arte, e o resultado são fotos sofríveis e a inclinação para se limitar a testes e mais testes de nitidez...  ;)

Sim, mas não dá pra exagerar e nem generalizar. Como eu disse, nos fóruns se propaga muitas bobagens também, então o importante é saber filtrar e deixar só o que é mais correto. Se souber fazer isso, dá pra aprender bastante coisa. Se limitar aos fóruns certamente não dá, nem confiar nos fóruns para a maior parte do aprendizado, realmente. Mas todo mundo já aprendeu algo, seja aqui, seja em outros fóruns.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 17:06:52
Com certeza estudar, sejam cursos, livros, pesquisas e até a pratica é o mais importante.

Porém destaco que muitas dessas informações, as estudadas, acabam ecoando aqui através da opinião de quem sabe e estudou. Nos tópicos a gente tem acesso a diversas ideias e sugestões, percepções, e isso é muito interessante. Claro, como foi falado, faz- se necessário filtrar.



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #13 Online: 01 de Março de 2015, 03:09:22
Livros sao bacanas, mas sinceramente tem se tornado raro eu aprender algo com livros... na maioria que pego noto um exagero teorico, muita teoria inutil e muita coisa pra lotar paginas e parecer mais bacana... aqui no fórum aprendi muita coisa, mas a prática (principalmente a nivel profissional) é onde aprendi mais.

No mais, acho que uma das coisas mais importantes pra mim no inicio da minha fotografia foi esse fórum, aprendi a tomar criticas como positivas e aprendi muito com elas, me colocando no caminho certo
@jacobfotografiacriativa


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 01 de Março de 2015, 10:50:17
mas a prática (principalmente a nivel profissional) é onde aprendi mais.
x2! :ok:

aprendi a tomar criticas como positivas e aprendi muito com elas, me colocando no caminho certo
x2 de novo!  :clap: