Autor Tópico: Qual camera comprar? 60d ou 7d?  (Lida 2360 vezes)

Jander Vignochi Veeck

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 25 de Fevereiro de 2015, 12:11:50
Bom dia galera!!!

Busco uma dslr que me proporcione imagens de alta qualidade para gravações de video clip de bandas.
Já comprei a lente da canon 50mm 1.4 e minha duvida seria por qual camera optar, 60d ou 7d? qual dessas duas cameras me proporcionaria uma imagem afude com aquela qualidade de cinema???


beto818

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 12:58:18
Eu acho que você começou errado em comprar uma lente sem ter uma can ainda,ambas as cameras vão oferecer uma boa qualidade em video mas tudo vai depender da forma como vai ser usada (técnica). qualidade de cinema com camera cropada vc não vai ter eu iria de 60d ou 70d e investiria em alguma lente, iluminador de led, mic e cartão sd bom já que o seu foco é video.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 12:59:21
Bom dia galera!!!

Busco uma dslr que me proporcione imagens de alta qualidade para gravações de video clip de bandas.
Já comprei a lente da canon 50mm 1.4 e minha duvida seria por qual camera optar, 60d ou 7d? qual dessas duas cameras me proporcionaria uma imagem afude com aquela qualidade de cinema???

Para vídeo o que estas duas fazem que uma T3i/T4i?SL1 não fazem?

Imagine que fácil seria para ter qualidade de cinema fosse apenas questão de câmera.


Jander Vignochi Veeck

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 15:52:25
Eu acho que você começou errado em comprar uma lente sem ter uma can ainda,ambas as cameras vão oferecer uma boa qualidade em video mas tudo vai depender da forma como vai ser usada (técnica). qualidade de cinema com camera cropada vc não vai ter eu iria de 60d ou 70d e investiria em alguma lente, iluminador de led, mic e cartão sd bom já que o seu foco é video.

A questão é que quando comprei a lente tbm havia comprado a canon 7d, mas acabei cancelando a compra da 7d pois o vendedor me informou posteriormente que a cam estava com o sensor quebrado.
A qualidade de cinema apenas vou conseguir com o sensor full frame? a 60d ou 70d com a lente 50mm 1.4 me dará uma imagem bacana para video clip? os demais adereços já os tenho tambem.


Jander Vignochi Veeck

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 15:56:13
Para vídeo o que estas duas fazem que uma T3i/T4i?SL1 não fazem?

Imagine que fácil seria para ter qualidade de cinema fosse apenas questão de câmera.

Amigo, então qualquer uma delas seja 60d, 70d, t3i, t4i, t5i ou a sl1 me dará a mesma qualidade de imagem com uma lente 50mm 1.4?
No meu caso, para buscar uma imagem  ''cinematográfica'' seria o caso de buscar uma 5d ou até mesmo a 6d?
Qndo me refiro a imagem de cinema, me refiro aquelas imagens bacanas que costumamos ver nos video clips que são gravados com dslr's de boa qualidade aqui no brasil.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 16:06:03
Amigo, então qualquer uma delas seja 60d, 70d, t3i, t4i, t5i ou a sl1 me dará a mesma qualidade de imagem com uma lente 50mm 1.4?
No meu caso, para buscar uma imagem  ''cinematográfica'' seria o caso de buscar uma 5d ou até mesmo a 6d?
Qndo me refiro a imagem de cinema, me refiro aquelas imagens bacanas que costumamos ver nos video clips que são gravados com dslr's de boa qualidade aqui no brasil.
Cara, se vai pra vídeo não tem como, é FULL FRAME, 5DII / 5DIII ou 6D. E não fizeste errado em comprar a Canon 1.4 não. Só não precisava ser lente nova e automatica, poderia ter comprado uma lente antiga Takumar ou até Nikkor e usar com adaptador. Voce consegue boas lentes antigas pra filmar e se comprar FF será melhor ainda, podes comprar 24mm por uns 500 reais e até 20mm com menos de 1000 reais. Se comprar APS-C aí lascou.
Sério, é muita diferença, principalmente em vídeo FF de APS-C.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2015, 16:08:26 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Jander Vignochi Veeck

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 16:20:24
Cara, se vai pra vídeo não tem como, é FULL FRAME, 5DII / 5DIII ou 6D. E não fizeste errado em comprar a Canon 1.4 não. Só não precisava ser lente nova e automatica, poderia ter comprado uma lente antiga Takumar ou até Nikkor e usar com adaptador. Voce consegue boas lentes antigas pra filmar e se comprar FF será melhor ainda, podes comprar 24mm por uns 500 reais e até 20mm com menos de 1000 reais. Se comprar APS-C aí lascou.
Sério, é muita diferença, principalmente em vídeo FF de APS-C.

Obrigado silvano, muito boa sua dica.
Uma duvida que tive ao ler sua mensagem, essas cam spotmatic, olympus e zenit são cameras somente para fotografias né?
É que nao entendi o pq q apareceu logo abaixo do seu comentario o seu nome e essas cameras com algumas opções de lentes, é algum tipo de dica de cameras?
Obs.: sou novo aqui, não sei como funciona ainda.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 16:59:39
Obrigado silvano, muito boa sua dica.
Uma duvida que tive ao ler sua mensagem, essas cam spotmatic, olympus e zenit são cameras somente para fotografias né?
É que nao entendi o pq q apareceu logo abaixo do seu comentario o seu nome e essas cameras com algumas opções de lentes, é algum tipo de dica de cameras?
Obs.: sou novo aqui, não sei como funciona ainda.
Jander, vamos por partes.
Essas cameras e lentes que está abaixo do meu nome é minha assinatura, está abaixo de todas as minhas mensagens. Adotei este padrão pois tenho algumas lentes e é legal que as pessoas podem perguntar pra mim especificamente sobre algum desses equipamentos que possuo. É um padrão que eu peguei do pessoal de fora de outros grupos de lentes antigas, uma espécie de identidade.
Essas cameras spotmatic, olympus etc... são cameras antigas, de filme que só servem para fotografia. Eu "roubei" as lentes originais dessas cameras e as uso na minha 5D com uma ressalva, algumas possuem resaltos na parte traseira que podem esbarrar no espelho, pois o espelho da 5D é maior que as cameras originais.
No seu caso, você poderia ter comprado uma lente original dessa olympus, a zuiko 50/1.8 e usar com adaptador em qualquer canon digital com adaptador e essa nao bate no espelho da 5D. Como voce irá usar foco manual nos videos dará na mesma.
Aqui temos um grupo gigantesco de relatos de lentes "manuais em digitais", divirta-se :)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.0
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 18:38:46
Cara, se vai pra vídeo não tem como, é FULL FRAME, 5DII / 5DIII ou 6D. E não fizeste errado em comprar a Canon 1.4 não. Só não precisava ser lente nova e automatica, poderia ter comprado uma lente antiga Takumar ou até Nikkor e usar com adaptador. Voce consegue boas lentes antigas pra filmar e se comprar FF será melhor ainda, podes comprar 24mm por uns 500 reais e até 20mm com menos de 1000 reais. Se comprar APS-C aí lascou.
Sério, é muita diferença, principalmente em vídeo FF de APS-C.

Se sensor maior fosse melhor as Blackmagic seriam bem inferiores com seus sensores menores que APS, e a verdade é que são muito superiores a qualquer FF Canon e Nikon, entregam arquivos em RAW, 4k, anos luz a frente.


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 22:59:15
O meu entender é que para gerar uma imagem full hd uma câmera conseguiria com um sensor 1mp. Logo as crop vão te dar o mesmo resultado quando em condição de luz favorável. As ff aproveitam-se da capacidade de absorver luz em condições mais difíceis e reter mais detalhes obviamente nesta condição. A 70D é uma excelente câmera pra vídeos, mas se tem alguma experiência diria que pegue qualquer uma acima das rebels por simplismete ter mais agilidade.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 09:27:29
Se sensor maior fosse melhor as Blackmagic seriam bem inferiores com seus sensores menores que APS, e a verdade é que são muito superiores a qualquer FF Canon e Nikon, entregam arquivos em RAW, 4k, anos luz a frente.
Sim NATTIS, blackMagic pode até ser melhor que as FF Canon e Nikon em vários sentidos.

Porém tem 1 detalhe que, as FF humilham e pode ser esse detalhe que nosso amigo aqui busca na imagem. Eu sei porque tenho um amigo com o mesmo dilema e fomos testar a 60D e depois a 6D numa saída "videografica", depois passando os videos pro PC ele pirou, porque o que ele buscava era o DOF curto e nisso as FF ganham, coloque uma 50mm numa FF e uma 20mm na MFT (blackmagic ou sansung) e veja a diferença.

Esse video mostra bem o que eu quero dizer, em 5m e 38s dá pra ver a diferença absurda no DOF entre as blackMagic com 20mm e 5DIII com 50/1.4 https://www.youtube.com/watch?v=BTQ0gG-GtJw
Em 5m e 50s esse efeito é bem evidenciado de forma prática no vídeo (pra mim) e era esse efeito 3d que eu queria quando sai da T3i pra 5Dc (so fotos) e não me arrependo, é outro mundo.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:55:31
Complementando, você pode até adaptar a Canon 50/1.4 na Blackmagic e terá sim o DOF curtinho também, porém precisará trabalhar bem mais longe do objeto e isso irá interferir no DOF que vai aumentar por conta da distância do objeto.

Não adianta, na prática FF desfoca bem mais.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 14:59:30
Complementando, você pode até adaptar a Canon 50/1.4 na Blackmagic e terá sim o DOF curtinho também, porém precisará trabalhar bem mais longe do objeto e isso irá interferir no DOF que vai aumentar por conta da distância do objeto.

Não adianta, na prática FF desfoca bem mais.

 DOF curto é possível facilmente, veja os vídeos do canal "Porta dos Fundos" que trabalha com f1.2 e f1.4, usam lentes EOS Canon e Samyang, com FF como usavam com as 5D é impossível fazer vídeos na abertura máxima. A qualidade propriamente dita que é a informação contida por frame num vídeo RAW é muito superior, ajustes simples de recuperação elevada é impossível nos arquivos compactados. Outra coisa importantíssima é a gravação em 4k, possibilita anulação de movimento, muito crop, uma dinâmica nova e com resultado final 100% Full HD.  Outra coisa que somente agora a Canon colocou em sua 7DII tardiamente é 60fps em 1080P, mais da metade dos comerciais tem slow, é algo fundamental.
 Dei o exemplo da Blackmagic, mas tem a Panasonic com sua GH4 fenomenal. Se for pensar em ISO elevado tem a Sony, em fim, Canon e Nikon para vídeos estão a algumas gerações atrasadas.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 16:23:09
"Qualidade de cinema" você só terá com uma câmera de cinema, não com DSLR. Oq vc vê de exemplos com DSLR que parece bom ta longe da qualidade de cinema. Reveja seu conceito pra facilitar sua decisão. Provavelmente ambas irão te atender. Sendo que a 7D é melhor de maneira geral.