Autor Tópico: Recem nascidos  (Lida 2292 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 26 de Fevereiro de 2015, 04:10:31
Eu estou pensando em desenvolver um projeto com recem nascidos, que teve o planejamento interrompido apos perder meu emprego, mas que agora parece que eu vou poder dar continuidade.

A ideia eh fazer a ou as fotos enquanto a crianca dorme. Eu nao quero ter que encostar na crianca, eu penso em conseguir posar o pequeno elemento com a ajuda dos pais. Mas eu nao fado a minima ideia sobre esse universi dos recem nascidos. Nunca trabalhei, brinquei ou convivi com eles. Nao sei o que fazem, o que comem, so sei de onde vem. Sao completo aliens a mim.

Por isso busco informacao/orientacao sobre o horario, momento ou formula ideal para pegar a crianca no sono, e possiveis posicoes da crianca em puperficie reta. Nada de jogar a crianca em um balde como ja vi por ai.

E talvez sobre cuidados de higiene(?) apesar d'eu nao planejarbencostar na crianca.

Grato. :)


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 09:28:23
Croix,
você pensa em fazer esse tipo de foto? (exceto as que estão nos cestos, como você disse!)
https://www.google.com.br/search?q=foto+newborn&espv=2&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=iQbvVOf4E4awsATug4HYDw&ved=0CAYQ_AUoAQ

Neném com no máximo 20 dias de vida, peladinho, com as mãozinhas e pés cuidadosamente posicionados, criança em sono profundo e tal?

Se for isso, esqueça a participação dos pais! Sério! Eles, na maioria das vezes, são ansiosos e a qualquer choro da criança interrompem a sessão. Acredite, isso será péssimo para você.
Eu acompanhei minha esposa em muitos ensaios com nenéns de 10 dias aproximadamente e percebi o quanto é importante que o fotógrafo saiba tudo o que fazer, inclusive quanto ao posicionamento exato do neném. E isso transmitirá confiança e segurança aos pais.
Por isso recomendo fortemente a leitura, não só acerca da fotografia de recém nascido, mas também esses livros do tipo "pais de primeira viagem". Você precisa estar bastante familiarizado com esse ambiente.
Vou contar uma experiência que vivi... na primeira sessão que fui acompanhar minha esposa, o neném, em um determinado momento, "abriu o berreiro", chorou muito mesmo. Como eu não estava acostumado com aquilo, fiquei nervoso, achei que a criança não pararia nunca de chorar. Mas minha esposa, com toda calma e técnica, pegou a criança no colo e começou a niná-la e logo a criança acalmou e a sessão recomeçou.

Citar
Por isso busco informacao/orientacao sobre o horario, momento ou formula ideal para pegar a crianca no sono
Recém nascidos dormem muito, umas 16 horas por dia. Porém, cada sono dura cerca de 3 horas apenas. Logo, quando eles acordam de 3 em 3 horas, choram. E mamam. E voltam a dormir.  :D
Também depois do banho eles costumam pegar no sono.
Mas para dormir eles precisam estar aquecidos, por isso quase sempre estão cheios de roupa. Mas se você vai fotografá-lo pelado, então o ambiente precisa ter temperatura média de 28 graus. Se o quarto/sala/estúdio estiver poucos graus abaixo disso, ele não vai pegar no sono. Logo, aquecedores são muito importantes.
Existem também pequenos aparelhos que imitam o som do útero materno. Tem também aplicativos de celular com esse mesmo objetivo. É um recurso interessante que ajuda o neném a pegar no sono.

Tentei ser objetivo na resposta, mas vi que escrevi demais!  :D
É que acho muito complicado esse tipo de fotografia. Se a criança pegar um resfriadinho nos dias após a sessão fotográfica, quem os pais, possivelmente, irão responsabilizar???  :doh:

Espero ter ajudado um pouco.
Mas se não for esse tipo de foto que pretende fazer no seu projeto, desconsidere quase tudo isso que eu escrevi.  :aua:

 :ok:

 


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 10:03:38
Pais, principalmente de primeira viagem, atrapalham mais que ajudam.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015, 10:03:51 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 20:00:46
Ok.

Eu agradeco todo o que foi dito, mas  apenas uma das coisas que eu realmente queria saber foi mencionado, que eh sobre o sono da crianca (dormem de 3 em 3 horas geralmente apos mamar e apos banho, e em ambiente quente). Agora ja sei quando pegar elas no sono.  :ok:

Sobre poses em superficies retas. Existem recomendacoes? Restricoes? Sugestoes?

Sobre higiene... Existem precaucoes que eu deva tomar quanto a higiene ao permanecer muito tempo no quarto ou proximo a crianca? Acredito que nao visitar a crianca doente eh o suficiente nao eh?



Eu nao sei se essas fotos do link sao o tipo de fotos que eu quero fazer. Ate agora eu so sei que quero fotografar rescem nascidos pq acredito eu serem as pessoas ideiais para fazer meus retratos em longa exposicao. O estilo ou o que eu quero so vou saber depois de ver os primeiros resultados que derem certo ou indicarem algo.

Basicamente eh isso. Momento ideal para fotografar o sono e seguranca da crianca.

Eu nao conto com os pais para saberem sobre essas coisas, eis o motivo d'eu querer saber eu mesmo. So conto com eles para manusearem a crianca pq eu nao quero tocar em algo tao fragil que nao me pertence.

Se a crianca vai posar pelada ou nao, com maos e pes cuidadosamente posados, so vou saber no momento. Se parcer propicio, valer a pena, etc. mas em sono profundo sim, para ter certeza que ela ficara imovel.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015, 20:08:28 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 20:09:58
Pais, principalmente de primeira viagem, atrapalham mais que ajudam.

Atrapalham em que sentido?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 20:55:14
Respondendo a suas perguntas...

Sobre poses em superficies retas. Existem recomendacoes? Restricoes? Sugestoes?
Tem que estar confortável e quente. Se não estiver, pai nenhum vai permitir...mesmo que não tenha nenhuma contra-indicação.

Em relação a higiene, se não vai pegar na criança, não precisa se precupar em lavar as mãos e desinfetá-las. Tem gente que utiliza aquelas máscaras de hospital. Me parece um pouco exagerado, mas...deve ter pai que gosta.
Evite desodorantes e perfumes fortes para não acordar o bebê.
Fale para mãe amamentar bastante para que ele durma. Não tenha pressa na hora da amamentação.
Quanto mais a mãe estiver tranquila, mais tranquilo ficará o bebê, portanto, ajude a mãe a ficar tranquila e sem pressa.

Mais alguma dúvida? :)
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015, 20:56:08 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 20:56:51
Ah...o barulho do obturador acorda o bebê, mas como voce deve ir de pinhole...:)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 22:56:25
Cara, eu dei um desse de presente para minha ex-namorada que estava entrando nessa onda de Newborn. O DVD é muito bom, e tira todas as suas duvidas.

http://iphotostore.com.br/produto/6024887/Newborn---ensaios-de-recem-nascidos#.VO_NNS4spWI

Não vai nessa de que eles dormem de 3 em 3 horas, isso é teoria, eu acompanhei algumas sessões com minha namorada também e vou te falar, parece que eles adivinham, dão uma canseira na gente.

 


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 03:48:57
Respondendo a suas perguntas...

Sobre poses em superficies retas. Existem recomendacoes? Restricoes? Sugestoes?
Tem que estar confortável e quente. Se não estiver, pai nenhum vai permitir...mesmo que não tenha nenhuma contra-indicação.

Em relação a higiene, se não vai pegar na criança, não precisa se precupar em lavar as mãos e desinfetá-las. Tem gente que utiliza aquelas máscaras de hospital. Me parece um pouco exagerado, mas...deve ter pai que gosta.
Evite desodorantes e perfumes fortes para não acordar o bebê.
Fale para mãe amamentar bastante para que ele durma. Não tenha pressa na hora da amamentação.
Quanto mais a mãe estiver tranquila, mais tranquilo ficará o bebê, portanto, ajude a mãe a ficar tranquila e sem pressa.

Mais alguma dúvida? :)
e nas poses pode deixar a crianca de lado, por exemplo, ou existem demais sugestoes de poses que nao sejam apenas deitado de barriga para cima ou barriga para baixo? Ou eh recomendavel nao inventar?

Cara, eu dei um desse de presente para minha ex-namorada que estava entrando nessa onda de Newborn. O DVD é muito bom, e tira todas as suas duvidas.

http://iphotostore.com.br/produto/6024887/Newborn---ensaios-de-recem-nascidos#.VO_NNS4spWI

Não vai nessa de que eles dormem de 3 em 3 horas, isso é teoria, eu acompanhei algumas sessões com minha namorada também e vou te falar, parece que eles adivinham, dão uma canseira na gente.

Eu nao vou comprar materiais didaticos pq eu nao sei se vou realmente ficar fotogracando criancas. Eh so um experimento.

Estou mais perguntando pq essas pequenas criauiras me parecem ser extremamente sensiveis e delicadas. Entao acredito poder obter algumas informacoes basiconas aqui para fazer uns retratos basicoes ali. O resto eu decido, descubro, etc, apos a primeira experiencia e resultado.










Eu nunca cosinhei um bolo. Imagina se so pq eu estou com um forno legal e algumas formas maioes eu dissesse: "Quero fazer um bolo de casamento com 7 andares, pilastras, aqueles enfeites fru-fru, etc.

Primeiro eu quero ver se consigo pelo menos fazer um bolo de fuba, aqueles que vem no cacote de supermercado. E dependendo do resultado, quem sabe eu nao deescubra que eu possa fazer um bolo de banana ou com recheio e cobertura de chocolate muito bom? Ou talvez eu descubra que eh melhor esquecer sobre bolos e fazer lazanha... Ou talvez eu perceba que eu possa fezer bolo de Pera, mesmo nao sendo um ingrediente popular, mas pode servir bem para o meu trabalho.

Decidir qualquer coisa premeditadamente seria muita pretencao minha. :D





Mas eu aprecio todas as dicas e recomendacoes.  :)


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 12:23:14
Cara, eu dei um desse de presente para minha ex-namorada que estava entrando nessa onda de Newborn. O DVD é muito bom, e tira todas as suas duvidas.

http://iphotostore.com.br/produto/6024887/Newborn---ensaios-de-recem-nascidos#.VO_NNS4spWI

Não vai nessa de que eles dormem de 3 em 3 horas, isso é teoria, eu acompanhei algumas sessões com minha namorada também e vou te falar, parece que eles adivinham, dão uma canseira na gente.
verdade,tem algumas que dormem menos q 2hrs e acorda berrando,por nw terem conseguido mamar o suficiente da ultima mamada kkkkk e tem bebes que sentem a hora q a mae a largará no berço e acordam
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


kiraFayard

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 03 de Março de 2015, 00:44:16
oi! Faço este tipo de fotografia e não é fácil.
O bebê dorme no tempo dele, do jeito que ele quer e na posição que quer dormir. O intervalo entre as mamadas nem sempre dita o sono do bebê, principalmente porque nesse intervalo também ocorrem as mijadas e cagadas (ou seja, trocas de fralda ou de props que esteja usando para fazer o cenário)
Os pais não são recomendados para posar os bebês, eles não sabem como. Corre o risco inclusive de, ao querer atingir uma pose que eles não tem idéia de como foi atingida na foto, quebrar braço ou clavícula do bebê... o ideal é você ter uma assistente que tenha experiência nessa área para posar o bebê já que não quer tocar nele.

Quanto à higiene, lave tudo o que for usar de props. Mantas, cobertores, roupas e acessórios que entrarão em contato com o bebê. MESMO QUE NÃO VÁ TOCAR NO BEBÊ tenha o cuidado de levar álcool em gel e passar pelo menos na sua chegada, pois isso passa segurança aos pais, você acabou de "chegar da rua contaminado" e o bebê não tem a imunidade definida  ;)

Apesar de os fotógrafos mais experientes dizerem que levam de 1 a 2 horas, os novatos chegam levar 6 horas em uma sessão para atingir uma dúzia de fotos satisfatórias.

Por último eu indico que veja o curso do Cristiano Borges que também é um homem que trabalha com fotografia newborn e quem cuida do bebê é a esposa dele.
Estará reprisando de graça no site PhotosTV a partir de amanhã às 19h são 3 dias de curso https://photostv.com.br/curso/newborn-na-pratica-criatividade-e-inovacao-para-superar-desafios

Beijinho
Kira

Eu estou pensando em desenvolver um projeto com recem nascidos, que teve o planejamento interrompido apos perder meu emprego, mas que agora parece que eu vou poder dar continuidade.

A ideia eh fazer a ou as fotos enquanto a crianca dorme. Eu nao quero ter que encostar na crianca, eu penso em conseguir posar o pequeno elemento com a ajuda dos pais. Mas eu nao fado a minima ideia sobre esse universi dos recem nascidos. Nunca trabalhei, brinquei ou convivi com eles. Nao sei o que fazem, o que comem, so sei de onde vem. Sao completo aliens a mim.

Por isso busco informacao/orientacao sobre o horario, momento ou formula ideal para pegar a crianca no sono, e possiveis posicoes da crianca em puperficie reta. Nada de jogar a crianca em um balde como ja vi por ai.

E talvez sobre cuidados de higiene(?) apesar d'eu nao planejarbencostar na crianca.

Grato. :)
Canon 70D + Sigma 17-70mm f/2.8-4 macro

[VENDO ]Canon Rebel EOS T3i + 18-55mm kit  + Canon EFS 18-135mm f/3.5-5.6 + Canon EF 50mm f/1.8 +Canon EF 70-300mm f/4-5.6 + grip + bat. extra + handstrip + bolsa


kiraFayard

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 03 de Março de 2015, 00:46:36
ESQUECI DE UMA COISA MEGA IMPORTANTE!!!

O bebê não tem a qualidade de reter calor, perde calor muito fácil e por isso mesmo no verão as mães os agasalham bem. Por essa razão você tem que providenciar um aquecedor de ambiente para manter o ambiente a aproximados 28ºC (de preferencia tenha um termostato pra controlar a temperatura do ambiente também)
Canon 70D + Sigma 17-70mm f/2.8-4 macro

[VENDO ]Canon Rebel EOS T3i + 18-55mm kit  + Canon EFS 18-135mm f/3.5-5.6 + Canon EF 50mm f/1.8 +Canon EF 70-300mm f/4-5.6 + grip + bat. extra + handstrip + bolsa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 03 de Março de 2015, 08:17:18
Atrapalham em que sentido?

Ficam em cima do bebê do e se assustam com qualquer movimento que ele faça.

Em tempo, esse negocio de aquecedor é uma importação cega da fotografia americana.
O pessoal ver um fotografo lá usando aquecedor, porque ele usa luz de janela e o bebe está próximo dela, só que lá fora está 5ºC.
Realidade muito diferente da maioria dos lugares aqui do Brasil.

Sou de Salvador e já perdi as contas de quantas vezes ligamos o ar condicionado para o bebe dormir.
O ultimo bebe a avó chegou avisando que ele era muito calorento, o danado estava dando trabalho pra dormir, era botar a manta por cima e ele acordava.
Resolvemos escutar os mais velhos, descobrimos ele e ligamos o ar condicionado, dormiu que foi uma beleza.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #13 Online: 03 de Março de 2015, 09:43:10
Em tempo, esse negocio de aquecedor é uma importação cega da fotografia americana.
O pessoal ver um fotografo lá usando aquecedor, porque ele usa luz de janela e o bebe está próximo dela, só que lá fora está 5ºC.
Realidade muito diferente da maioria dos lugares aqui do Brasil.

Sou de Salvador e já perdi as contas de quantas vezes ligamos o ar condicionado para o bebe dormir.
O ultimo bebe a avó chegou avisando que ele era muito calorento, o danado estava dando trabalho pra dormir, era botar a manta por cima e ele acordava.
Resolvemos escutar os mais velhos, descobrimos ele e ligamos o ar condicionado, dormiu que foi uma beleza.
Enquanto ele estiver com roupa isto faz todo sentido, porém quando estão pelados se faz necessário sim o uso do aquecedor, mas sempre mantendo a temperatura na casa dos 28 graus.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT