Autor Tópico: SITES DE VENDA DE FOTO VALE A PENA?  (Lida 10948 vezes)

williamrs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 27 de Fevereiro de 2015, 03:51:05
Já li em vários lugares a respeito desses sites e queria saber se vale a pena realmente ou é furada?

Se vale a pena, qual os melhores sites? Uns sites pedem exclusividade, vou ganhar mais por isso?

--------

Se não vale a pena, como devo começar? Quais as melhores maneiras de começar e que sejam simples?
Tiro fotos por hobby e não tenho contatos que possam me ajudar na venda das fotos.

--------

QUERIA GANHAR MEUS TROCADOS PARA PODER ME EQUIPAR  :D

--------

Muito obrigado e desde já agradeço.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 04:05:24
Existem basicamente dois tipos, sites que vendem imagens para fins comerciais/editoriais e sites que vendem imagens para fins artisticos/decorativos.

O primeiro constumam ter exigencias de qualidades e caracteristicas padroes basicas para uso comercial. Costumam custar menos por imagem mas se popular vc consegue vender bastante. E em muitos casos aceitam imagens em tamanho somente para web.

O segundo vc costuma ter mais liberdade de vender as caracteristicas e qualidades pessoais na sua imagem, e vc precisa fazer upload de arquivos em alta resolucao para uma boa impressao e tamanho.

Em ambos os casos vc tem que investir um bom tempo no computador criando palavras chaves para cada imagem, titulos atraentes, promovendo suas imagens em sociais midias, blogs, etc, para ter chances de vender algo.

Eh raro os casos de pessoas que ganham bem com isso hoje em dia. A maioria sao aposentados, donas de casa, ou seja, pessoas com bastante tempo e sem muita necessidade de dinheiro. Mas aqueles com muita dedicacao e tempo para isso, pode um dia ganhar um dinheiro rasoavelmente bem. Ou em ultimo caso, ja ser conhecido e popular, onde seu nome ajudara a ter suas imagens encontradas e vendidas.


williamrs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 22:25:11
----
Mas digamos que eu optei por um site. Tem como descobrir em qual dos 2 ele se encaixa?
----
Eu ouvi dizer que em alguns sites, se a foto for exclusiva ela fica mais cara. Isso é verdade?
----
MUITO OBRIGADO
----
Pessoal se puderem compartilhar seus conselhos eu agradeço e muito.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 22:35:33 por williamrs »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 04:42:54
----
Mas digamos que eu optei por um site. Tem como descobrir em qual dos 2 ele se encaixa?
Os proprios sites dizem. Eh so ler a pagina sobre os servicos deles.

----
Eu ouvi dizer que em alguns sites, se a foto for exclusiva ela fica mais cara. Isso é verdade?
----
Nunca ouvi falar disso. Os sites que vendem imagens para uso comercial/editorial/web costumam ter um preco fixo e pagamento fixo para qualquer imagem. A variacao de Preco/pagamento as vezes se da de acordo com o uso que sera feito da imagem, quando o site oferece tal opcao.

O que pode acontecer eh alguem ou alguma compania comprar os direitos para o uso exclusivo da imagem, que custa mais caro e obviamente o fotografo recebe mais. Mas normalmente, companias e pessoas que procuram imagens na internet, estao atras de economia, imagens baratas, nada muito especial, apenas bom o suficiente por um preco bem reduzido.

Sites que vendem imagens para fins decorativos de ambiente, artistico e ate mesmo ilustracao de objetos como canecas, travesseiros, capa de celular enate mesmo cartao portal, costumam pagar melhor por cada imagem. Mas tambem nao constuma ser muita coisa.

Mas existem alguns poucos sites onde vc estipula o seu proprio preco por cada imagem. Costumam ser sites de venda de imagens artisticas/decorativas. Vc vende pelo valor que vc quiser, cumprindo apenas o valor minimo de custo do site, caso o site ofereca algum servico de impressao, moldura, entrega.

Fine Art America (.com) eh um deles e Found Myself (.com) eh outro deles. Esses sites para fins artisticos tambem oferecem uma pagina propria so para vc e suas imagens, para vc usar como sua loja/galeria online ou site proprio.

Ambos tambem tem um forum onde os participantes ajudam uns aos outros commdicas, informacoes, sugestoes, comentarios, inspiracoes, updates, etc, etc.


Em resumo, alguns sites focam em preco, para atrair compradores sobre o aspecto do valor baixo e em uma caracteristica e qualidade de imagem padronizada, para atrair compradores esperando ja encontrar algo caracteristico ao site.

Outros sites focam em apenas oferecer espacompara que pessoas criativas mostrem seus trabalhos, e atrair compradores procurando trabalhos criativos, pessoais, artistico, individuais. E o artista estipulamo proprio preco de acordo com a demanda do trabalho dele.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 04:46:38 por C R O I X »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 10:49:14
Atualmente o site onde mais vendo é Shutterstock. Também tenho cadastro na dreamstime, istock, etc... Vendo bastante mas ganho merreca porque ele trabalha com esquema royalty-free. Nesse esquema, normalmente o site vende assinatura pros compradores, liberando download de muitas imagens por dia. É o esquemão vender em quantidade por preço baixo.

Pela porcentagem das minhas vendas, se eu tivesse umas 10.000 fotos estocadas daria tranquilamente pra viver disso.. Mas só tenho umas 500...

Mas não é tão simples quanto parece. Os bancos em geral são muito exigentes em termos de qualidade de imagem, avaliando quesitos de nitidez, ruído, cores, etc...

Outra dificuldade é catalogar os metadados de cada foto, e tudo em inglês.. Pra quem tem inglês fluente tudo bem, eu sempre peno um pouco. Aliás, essa é a fase crucial, o seguredo do negócio são as palavras chave que você vai utilizar.

Cada banco trabalha de uma forma.. Alguns você ganha mais se trabalhar com exclusividade, outros não.. em média tenho visto valores pagos de U$0,25 (ou perto disso na grande maioria das vezes) a U$20,00.. Só que não existe limite de venda por cada foto, então você vai ganhar é na quantidade.. Eventualmente você pode encaixar uma venda de valor elevado, que aí vai pra casa dos U$1000,00 pelo menos. Eu nunca fiz uma dessa, mas tenho 02 amigos que já venderam assim. Um foi pra capa de um livro nos Estados Unidos, o outro não me lembro.

Pra fugir desse esquema de royalty-free é mais difícil. Precisa ter um portfolio bom e conseguir mostrar pra algum banco. Se eles se interessarem aí a coisa pode melhorar porque suas fotos não vão ficar disponíveis pra serem baixadas às centenas, vão ser vendidas pra projetos especiais, normalmente concedendo licença de exclusividade por um certo tempo, etc...

Eu consegui mandar um material grande pra Latinstock em regime de exclusividade pra eles, pra ser trabalhado nesse esquema, mas ainda está em fase de cadastro e catalogação. Preciso esperar um tempo, acho que pelo menos uns 6 meses pra saber se vai realmente vender e se vai compensar ficar lá parado.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 10:50:15 por Luciano.Queiroz »


williamrs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2015, 14:58:43
No momento o que quero é uma maneira de ganhar um trocado por fora para poder melhorar meus equipamentos. Queria saber quanto da pra ganhar com esses sites, logo de começo?
----------
Quantas fotos vcs tem nos sites e quanto vcs ganham hoje em dia?
(Pra eu ter uma ideia o quanto posso ganhar e quanto tempo levaria)

Desde já muito obrigado.
« Última modificação: 01 de Março de 2015, 14:59:47 por williamrs »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2015, 15:40:56
No momento o que quero é uma maneira de ganhar um trocado por fora para poder melhorar meus equipamentos. Queria saber quanto da pra ganhar com esses sites, logo de começo?
----------
Quantas fotos vcs tem nos sites e quanto vcs ganham hoje em dia?
(Pra eu ter uma ideia o quanto posso ganhar e quanto tempo levaria)

Desde já muito obrigado.

Antes eu vou reforcar que varia muito. Depende muito da qualidade, tema e apelo de suas imagens. Depende muito de quanto bem vc investe elabora suas palavras chaves e titulos. Depende muito de quanto o seu nome ja eh conhecido,depende muito de quantas imagens vc tem e depende muito o quanto vc investe em marketing na internet com blogs, midia social, etc.

Muitos falam que em 6 meses tiveram a primeira venda e logo apos conseguiram vender bem. Muitos outros dizem estarem ha 2 anos tentando e nunca resultou em nada.

Eu me dediquei a vender imagens no FineArtAmerica.com. Vc estipula seu valor, os timanhos que quer deixar disponivel para impressao, eles oferecem plugins para instalar a loja vistual no seu site e facebook, vc pode criar promocoes limitadas e cupons, eles tem associacao com a ABC, Disney, Redesde Hoteis, entre outras grandes empresas para venda de imagens, eles oferecem impressao acriloca, metal, tela alem de muitos tipos de papeis, mount e moldura para clientes escolheres. Alem de produtos com a suas imagens como cartoes, capa de celulares e travesseiros. Vc ganha comissao quanso cliente compra moldura e muito mais. E vc pode usar o servico de graca podendo usar muito do que oferecem de graca, ou pagar apenas 30 dollares por ano para ter tudo o que eles oferecem.

Mas em 1 mes me dedicando fortemente eu so vendi um lot com 10 cartoes postais e 1 impressao 8x10. E eh normal pessoas se dedicarem mais de 1 ou 2 anos para conseguir comecar a vender de verdade.

Eu nao achei que valia mais a pena ficar investindo tanto do meu tempo com isso quando eu poderia usar esse tempo para os meus projetos fotograficos. Por isso abondonei, deletei varias imagens mas ainda deixei algumas la. E mesmo sem fazer nenhuma divulgacao tenho vendido entre 1 ou 2 impressoes ao ano e as vezes cartoes postais.

0 que me rende aproximadamente 30 a 40 euros por ano. E eu uso para comprar filmes rolos de filmes ou papeis fotograficos. Mas em aproximadamente 3 anos ou um pouco mais eu nao ganhei o suficiente que tenha compensado todo o trabalho e dedicacao. Eu ganho mais quando consigo expor minhas fotos em algum lugar e vender. Como por exemplo 150 euros em uma imagem 14x16in digital (90) euros se descontar a moldura ou 30 euros em uma foto 8x10in. digital.

Ou 100 euros em uma impressao 6x7cm feita tradicionalmente a contato a contato (70 euros se descontar a moldura e o mount de alta qualidade e vidro anti reflexo que protege a imagem contra raios UV).

No final mal vale a pena eu me preocupar em vender pq perto do que eu gasto de tempo, conhecimento, dinheiro, etc, o que eu ganho, quando ganho pq eh raro, eh apenas "trocado de pao".

Mas eu sou ruim em tudo que esta relacionado a ganhar dinheiro. Tem gente que vende ate guarda-chuva furado e ainda deixa o cluente satisfeito.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2015, 19:17:58
o Marcio tá certo. Realmente não dá pra fazer essa média que você procura.. depende de um milhão de coisas...

Por exemplo, esse cara aproveitou muitíssimo bem o momento e se deu muito bem ao que parece.. Até onde sei lucrou uns R$20.000,00 no período: http://www.aciccassilandia.com.br/noticias:fotos-do-mesmo-torcedor-que-grita-se-multiplicam-em-anuncios-na-copa

Mas não se anime muito, casos como esse não são comuns.

Seu volume de vendas vai girar necessariamente em torno do conteúdo que você tem.

No meu caso, fotos de natureza e lugares no Brasil, na Shutterstock recebo cerca de R$0.60 por mês por foto estocada. Tem mês que passa disso, tem mês que fica abaixo... mas é a minha média..

Então, com o que tenho nem de longe dá pra viver, são só uns trocados.... Mas com o passar do tempo e se eu mantiver minha média de aproveitamento (e tiver paciência e tempo pra continuar alimentando o banco), quando tiver umas 10.000 fotos estocadas a coisa fica boa!

Meu portfolio na shutterstock se quiser conhecer: http://www.shutterstock.com/cat.mhtml?gallery_id=895603

Essas mesmas fotos estão replicadas em outros bancos royalty-free.. mas só a shutterstock vende...

Como comentei antes, coloquei outro material na Latinstock, com outra proposta.. mas por enquanto não vendeu nada ainda.
« Última modificação: 01 de Março de 2015, 19:27:58 por Luciano.Queiroz »


Deutscher

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2015, 21:52:17
Tenho um amigo que trabalha apenas com a produção para bancos de imagem.
Nunca o questionei sobre $$$, mas também nunca o vi reclamar, mas vive trabalhando, quase nunca tem tempo pra conversar  :D



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 02 de Março de 2015, 04:58:56
Corrigindo algomque eu disse...

Citar
Mas em 1 mes me dedicando fortemente eu so vendi um lot com 10 cartoes postais e 1 impressao 8x10. E eh normal pessoas se dedicarem mais de 1 ou 2 anos para conseguir comecar a vender de verdade.

Nessa parte em negrito eu quis dizer "em 1 ano" e nao em 1 mes.