Autor Tópico: Impressora para fotos A3, qual a melhor Epson ou Canon ?  (Lida 15350 vezes)

murilophoto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Fevereiro de 2015, 10:04:27
Olá pessoal, estou me preparando e economizando para  adquirir impressora de fotos.
Qual a melhor, a Canon PIXUS PRO_100S ou Epson Stylus Photo R2000 (Epson PX-7V no Japão)?
Alguém conhece ou ja usou uma das duas ou tem alguma informação sobre elas? ambas tem o custo similar.
Simplificando: Epson ou Canon ? uso equipamento Nikon para fazer as fotos.
Obrigado. :)


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:24:02
O ideal seria alguém que já usou ambas para opinar, mas acredito ser até mais fácil achar suprimentos para a Epson.

Uso uma stylus Pro 3880 e a qualidade é excepcional. Quando comprei minha 6D, o pacote da B&H incluia uma Canon Pro1, entretanto, como ela era muito grande (imprime A2 se lembro bem) deixei-a para trás para que minha irmã doasse a uma escola nos EUA, pois não achei que valeria a pena trazê-la. Infelizmente não tenho como comparar qualidade, mas a Epson 3880 com papel de algodão Canson Infinity tem qualidade impressionante, tanto em preto e branco como em cores (gosto espceiclamente do Vellin Museum).

Se estiveres em SP te recomendo ir na EmporiumSign (www.emporiumsign.com.br), onde deves poder ver impressão com a Epson e talvez eles também tenham alguma Canon. Assim poderás decidir mais bem embasado, e baseado no teu próprio olho. moro no Rio, mas aproveitei uma ida a SP a um tempo atrás para ir na EmporiumSign. Acabei voltando com uma caixa de cartuchos da 3880 e mais papel Canson Infinity que eu planejara adquirir (na verdade não planejava adquirir, mas acabei trazendo alguns pacotes).
JVc.


murilophoto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 21:20:01
Obrigado pela atenção jauvane, vou ao site dar uma olhada pois moro no Japão. Vi fotos feitas pelas 2 impressoras e sinceramente não notei diferenças grandes de qualidade, as fotos das duas são ótimas,mas gostaria de opinião de usuários, pontos positivos ou negativos das impressoras.
Minha primeira opção é Epson, e vejo que você esta satisfeito com as fotos, acho que vou por ai também, Abraço !

O ideal seria alguém que já usou ambas para opinar, mas acredito ser até mais fácil achar suprimentos para a Epson.

Uso uma stylus Pro 3880 e a qualidade é excepcional. Quando comprei minha 6D, o pacote da B&H incluia uma Canon Pro1, entretanto, como ela era muito grande (imprime A2 se lembro bem) deixei-a para trás para que minha irmã doasse a uma escola nos EUA, pois não achei que valeria a pena trazê-la. Infelizmente não tenho como comparar qualidade, mas a Epson 3880 com papel de algodão Canson Infinity tem qualidade impressionante, tanto em preto e branco como em cores (gosto espceiclamente do Vellin Museum).

Se estiveres em SP te recomendo ir na EmporiumSign (www.emporiumsign.com.br), onde deves poder ver impressão com a Epson e talvez eles também tenham alguma Canon. Assim poderás decidir mais bem embasado, e baseado no teu próprio olho. moro no Rio, mas aproveitei uma ida a SP a um tempo atrás para ir na EmporiumSign. Acabei voltando com uma caixa de cartuchos da 3880 e mais papel Canson Infinity que eu planejara adquirir (na verdade não planejava adquirir, mas acabei trazendo alguns pacotes).


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 23:57:52
Eu uso uma canon PRO 100. A qualidade é ótima! a grande desvantagem dela é a quantidade de tinta nos cartuchos, bem menor que nas epson.

Mas o principal fato de eu ter escolhido é é o fato de a cabeça de impressão ser barata e ser trocável. A epson tem inúmeros relatos de entupimento e quebra.

Acho que no japão não vai ser problema, garantia e assistência boa. Aqui no BR não curto muito a assistência Epson, e uma 3880 tá 5k por aqui.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 23:59:26 por DanielVE »
Sony A7II - Nikon D810


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
« Última modificação: 03 de Março de 2015, 15:15:32 por Pictus »


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2015, 15:09:08
Só lembrando que a pro 100 usa os cartuchos chroma life 100+, que praticamente iguala a durabilidade da impressão com as de pigmento. E Dye tem a vantagem de cores melhores e mais vivas.
Eu ainda acho a epson 3880 uma impressora melhor, não comprei pois moro no BR e pagar 5k+ em uma impressora pra ela travar ou entupir a cabeça é um risco muito alto pra mim.

Ah, a durabilidade estipulada pela canon é 150 anos no escuro, 30 anos em parede.

"My light fade testing results do show that the Chromalife 100+ ink set is clearly superior to the earlier Chromalife 100 set, and that light fastness on the primary Canon papers for this printer is on a par with any dye-based systems including the highly regarded Fuji Crystal Archive II silver halide chromogenic papers. "
« Última modificação: 03 de Março de 2015, 15:10:56 por DanielVE »
Sony A7II - Nikon D810


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2015, 15:38:26
Encontrei isto http://www.dpreview.com/forums/post/54339862
"There is much that can be said about these Canon dye-based samples. It really
deserves a full article with many interesting ramifications, but in a nutshell,
of all the dye-based systems I've tested over the years, the Canon CLI-42 ink set
used in conjunction with two Canon papers (the Luster and the Semi-gloss) have
now moved into the top slot for most fade resistant dye-based prints on the
market. Hurray! Note: this Chromalife 100+ set should not be confused with the
earlier Canon Chromalife ink. The earlier Chromalife ink set had a very fugitive
black dye that faded and turned reddish brown very quickly in test. Canon has
fixed that problem with the 100+ set."

Parece ser bem mais durável, vc já fez algum teste de durabilidade tipo imprimir 2
cópias, uma fica guardada e a outra pegando sol?
« Última modificação: 03 de Março de 2015, 15:41:07 por Pictus »


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Março de 2015, 15:46:57
Encontrei isto http://www.dpreview.com/forums/post/54339862
"There is much that can be said about these Canon dye-based samples. It really
deserves a full article with many interesting ramifications, but in a nutshell,
of all the dye-based systems I've tested over the years, the Canon CLI-42 ink set
used in conjunction with two Canon papers (the Luster and the Semi-gloss) have
now moved into the top slot for most fade resistant dye-based prints on the
market. Hurray! Note: this Chromalife 100+ set should not be confused with the
earlier Canon Chromalife ink. The earlier Chromalife ink set had a very fugitive
black dye that faded and turned reddish brown very quickly in test. Canon has
fixed that problem with the 100+ set."

Parece ser bem mais durável, vc já fez algum teste de durabilidade tipo imprimir 2
cópias, uma fica guardada e a outra pegando sol?

Eu tenho na parede mas infelizmente não tive a ideia de deixar outra igual guardada. Vou fazer isso agora! O problema é que só vamos saber a resposta daqui alguns anos ahahaha!!

Eu acho que igual pigmento não vai durar, mas tem um custo benefício bom  a pro100 lá fora, porque com rebate ela sai entre 100-200 usd.
E se o cara gosta de usar tintas bulk, dá pra usar tinta pigmentada nela, e é relativamente simples fazer o refill no cartucho original. O cartucho já vem com o buraco, é só abrir com uma faca.
Sony A7II - Nikon D810


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 03 de Março de 2015, 16:03:12


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Março de 2015, 16:08:46
nossa que site irado, não conhecia  :ok:
Sony A7II - Nikon D810


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 03 de Março de 2015, 16:49:55
 :ok:

http://www.dpreview.com/forums/post/53234430

A week or two in the sun can typically yield about 1 megalux hour of total light exposure. All third
party dye sets I've tested in the past fail noticeably in the 1-3 megalux hours exposure range, so the
test results you posted are empirically consistent with AaI&A standardized light fastness testing of
other third party dye sets. At the 450 lux per 12 hours per day indoor lighting assumption often cited
in industry-sponsored test scores, 1 megalux hour exposure is about 6 months on display. However, if you
place a print in a more conservatively lit area inside a home, the light level might average only about
50 lux or less. Initial fade rates are proportional to light exposure. Hence, it's entirely predictable
and possible that some prints made with fugitive third party dyes can remain in good condition for
several years or more on display when the light levels are kept sufficiently low. However, place those
same prints in a more brightly lit area and the fade happens much faster, so we don't need to wait 20
years to obtain useful light fade test results, but it does help to run an instrumented test where both
the color changes and the light exposure doses are rigorously measured and reported.

The older Canon Chromalife 100 dye set was also in trouble at under 5 megalux hour exposure dose on
microporous media due to a very poor performing black dye which Canon has now replaced in the 100+ set.
Swellable polymer papers improved the lightfastness significantly, but have largely disappeared from the
market due to other problematic issues. Samples of the newer Pro-100 chroma life 100+ set printed on
Canon's newer microporous RC papers for this printer are now in test and have already passed the 10
megalux hours exposure mark with little or no noticeable fading. A big improvement over the older chroma
life 100 set and also any third party dyes I"m aware of.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.668
Resposta #11 Online: 03 de Março de 2015, 18:10:59
Só lembrando que a pro 100 usa os cartuchos chroma life 100+, que praticamente iguala a durabilidade da impressão com as de pigmento. E Dye tem a vantagem de cores melhores e mais vivas.
Eu ainda acho a epson 3880 uma impressora melhor, não comprei pois moro no BR e pagar 5k+ em uma impressora pra ela travar ou entupir a cabeça é um risco muito alto pra mim.

Ah, a durabilidade estipulada pela canon é 150 anos no escuro, 30 anos em parede.

"My light fade testing results do show that the Chromalife 100+ ink set is clearly superior to the earlier Chromalife 100 set, and that light fastness on the primary Canon papers for this printer is on a par with any dye-based systems including the highly regarded Fuji Crystal Archive II silver halide chromogenic papers. "

Então, tenho duas maquinas pigmentadas, a Canon tem como chegar num gamut maior, tem 12 cores mesmo e a HP tem 11+gloss

Hoje os fabricantes de papel oferecem um verniz específico para as midias (canvas, fine-art, etc), dispensando o gloss

A durabilidade das pigmentadas canon é de quase 3 vezes as dye. A HP com tinta Vivera,  200 anos e trololó para exposição museu e em dark storage (tipo álbum) mais de 300 anos, ai pararam os testes

Não dá para comparar pigmento mineral com artificial  ou orgânico que são os solúveis em água

Uma tinta pigmentada, exposta a UV como numa vitrine tem uma durabilidade de 1 ano (vivera), as dye sem ser UV, uma tarde.. é muita diferença

A Durabrite da Epson tb é boa como dye, mas tem o valor da pigmentada.... pra foto descompromissada, qq maquininha vai, mas precisa de um papel bom...






 


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 03 de Março de 2015, 19:02:32
Então, tenho duas maquinas pigmentadas, a Canon tem como chegar num gamut maior, tem 12 cores mesmo e a HP tem 11+gloss

Legal!
Qual é o modelo da Canon?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.668
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2015, 01:01:17
Pictus, é uma IPF 6300, usa a Lucia EX, é uma maquina de bom custo beneficio e muito boa para manipular fotos para emoldurar... depois de curada a foto fica bem resistente a riscos, o que ajuda pra portfólio tb



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #14 Online: 04 de Março de 2015, 17:43:33
Bacana, em que tipo de papel você gosta de imprimir com a Canon?
E como fica em preto&branco?