Autor Tópico: Cor do vestido  (Lida 6632 vezes)

thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 12:43:45
Mas ela é marrom. O WB estava errado e se confundiu com a luz meio fria.

Veja a paleta do vestido na primeira foto, transformada em mosaico:


e a da segunda:


Então... pelo oq eu estou entendendo, vc não entendeu q real polêmica...

Sim, vc está certo, tem uma grande diferença entre a cor REAL da coisa e a cor capturada/representada na tela. Por vários motivos, Balanço de branco, brilho.. etc...

O que está causando a tal polêmica é que está acontecendo alguma ilusão de óptica que faz pessoas verem dourado e branco e pessoas verem preto e azul, na mesma foto, na mesma tela, nas mesmas circunstancias...

Esse seu exemplo do celular seria equivalente ao do vestido se agora metade das pessoas que olhassem essa foto do jeito q ela está dissessem que o celular é marrom. É fácil de notar na foto que o WB está errado pelo fundo que talvez seja branco na realidade  e estar marrom na foto.... Essa sua foto só seria uma ilusão de óptica se ao retirar o celular desse fundo branco, sem fazer nenhuma alteração da cor digital, todos nós víssimos o celular marrom...

O exemplo da calça já é bem mais próximo do que aconteceu no do vestido... o negócio é ver alguem pegar a sua segunda foto e falar que está vendo preto com azul...

Pelo menos é isso que eu entendi dessa polêmica toda...... :D :D


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 12:48:59
O vídeo do asapScience que postei explica a interpretação que o cérebro faz da vizinhança. O exemplo com o cubo de kubrik (o colorido) mostra bem o efeito. Ali na mesma foto uma mesma cor é interpretada pelo cérebro como morrom ou alaranjado...
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 12:49:41 por jauvane »
JVc.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 12:50:23
A polêmica é simples.

As pessoas traduzem o erro na foto e enxergam o vestido próximo da cor real.

Eu não enxergo desta forma, como trabalho com imagem digital toda a minha vida, penso mais como um computador, enxergo azul claro e marrom, embora eu admita que ele possa ser de outra cor, devido a erros na exposição.

Resumindo, eu mandaria o fotógrafo refazer a imagem e representar o vestido corretamente, enquanto outras pessoas aprovariam aquela foto na cor que está, pois estão enxergando ele corretamente.

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 12:55:23 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 12:52:03


Eu enxergo, na imagem acima, tons de cinza azulado e tons de marrom.

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 12:55:41 por Claudio Rombauer »


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #19 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 13:21:39


Eu enxergo, na imagem acima, tons de cinza azulado e tons de marrom.

Eu também vejo isso...

Tem gente q olha pra isso e fala que é azul e preto..


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 14:27:29

O que está causando a tal polêmica é que está acontecendo alguma ilusão de óptica que faz pessoas verem dourado e branco e pessoas verem preto e azul, na mesma foto, na mesma tela, nas mesmas circunstancias...


Exatamente!

Eu achei que pudesse ser alguma montagem com gif programado por tempo, ou uma conspiração que distribuiu algumas fotos preto/azul para alguns e branco/dourado para outros para criar esse conflito...

Qual foi minha surpresa ao pegar dois colegas de trabalho, totalmente offline (no começo da manhã, sem terem ligado o computador, e senhores mais velhos, que não dariam bola para memes), e um enxergar uma cor e outro enxergar outra, ambos olhando para a tela do meu celular simultaneamente, ou seja, com todas as condições exatamente iguais!!!

Eu mesmo, na primeira olhada, enxerguei preto/azul. Depois só branco/dourado e assim permanece até o momento, sendo que o branco tende para o azul (tipo uma luz UV em material reagente) e o dourado tende a um marrom desbotado, cobre, ferrugem, sei lá.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #21 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 14:53:25
Exatamente!

Eu achei que pudesse ser alguma montagem com gif programado por tempo, ou uma conspiração que distribuiu algumas fotos preto/azul para alguns e branco/dourado para outros para criar esse conflito...

Qual foi minha surpresa ao pegar dois colegas de trabalho, totalmente offline (no começo da manhã, sem terem ligado o computador, e senhores mais velhos, que não dariam bola para memes), e um enxergar uma cor e outro enxergar outra, ambos olhando para a tela do meu celular simultaneamente, ou seja, com todas as condições exatamente iguais!!!

Eu mesmo, na primeira olhada, enxerguei preto/azul. Depois só branco/dourado e assim permanece até o momento, sendo que o branco tende para o azul (tipo uma luz UV em material reagente) e o dourado tende a um marrom desbotado, cobre, ferrugem, sei lá.

Mesma coisa aqui no trabalho... o mais bizarro de tudo é que só eu aqui vejo esse branco azulado com esse marrom/dourado... todo mundo aqui vê azul e preto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #22 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 15:34:49
Impressiona o quanto uma foto mal feita ( sim prq mesmo que alguns enxerguem azul e preto, que está fora está ) pôde causar tamanha polêmica.

Se vc passear na internet vendo fotografias, sejam elas bem ou mal feitas, vc irá se deparar com esse tipo de coisa o tempo todo: céus esverdeados, vermelhos, peles de modelos com wb totalmente fora da realidade, mas isso nunca foi motivo de discussão.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #23 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 15:37:18
Esse seria o real motivo da discussão?

http://oglobo.globo.com/economia/sem-ilusao-de-otica-loja-do-vestido-viral-ve-vendas-subirem-347-15457357

Por mais que existam pessoas que enxergam o azul e preto, ainda acho que foi um viral montado para dar toda essa polêmica.  :ponder:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 15:40:17
Estão reclamando de que ? Experimente fotografar flores azul índigo ...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 15:50:10
Estão reclamando de que ? Experimente fotografar flores azul índigo ...

Bicho, nem fale. O tempo fechou aqui no estúdio quando recebi 4 ferros de passar translúcidos, um era verde azulado e outro azul esverdeado, usei tudo que pude, e ainda tive que fazer ajustes na hora de entregar.

Depois o cliente mandou uma referencia das fotos feitas na alemanha pedindo para eu "copiar" a cor. Sabe o que o pessoal na alemanha fez? Pintou por cima e aplicou em modo color. Ou seja, os caras se renderam e partiram pra ignorância.

O próprio fotógrafo alemão que fotografou toda a linha da Porsche selecionava todos os pretos e retirava informação de cor.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 16:22:19
Cláudio,

Um dia eu fotografei umas flores pequenas, azuis beeeeem escuras, não sei o nome pois era uma flor alpina. Quando resolvi ver o resultado ela estava completamente cor de rosa ! Eu estava com 3 câmeras por acaso, uma Panasonic LX7, a 5Dc e uma Sigma SD15. Tentei de tudo, balanço de cor, custom white balance, NADA resolvia, porque não era problema de balaço e sim de interpretação da cor.

Aí deu um estalo, peguei a SD15 e coloquei um filtro IR+UV e a coisa melhorou 90%. Não ficou perfeita mas melhorou muuuito.

Outro problema é que fotografar tons puros com sensor Bayer é uma droga. Nesse caso particular, praticamente não existia a componente vermelha na foto, e o interpolador de cor pirou.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #27 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 16:24:13
Por mais que existam pessoas que enxergam o azul e preto, ainda acho que foi um viral montado para dar toda essa polêmica.  :ponder:

Sei lá, capaz de a foto na loja ser de um vestido branco e dourado ( ou bege, ou marrom, ou sei lá...), o branco refletindo a sombra azul e a outra é uma outra versão do mesmo vestido só que azul escuro e preto.

E alguém disse que é o mesmo..... :ponder:..................não? :(


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 16:42:59
Sei lá, capaz de a foto na loja ser de um vestido branco e dourado ( ou bege, ou marrom, ou sei lá...), o branco refletindo a sombra azul e a outra é uma outra versão do mesmo vestido só que azul escuro e preto.

E alguém disse que é o mesmo..... :ponder:..................não? :(

O vestido é o mesmo sim, se você superexpor ele e desviar o WB pro quente ele vai ficar daquela cor.

A questão é que eu e muitas outras pessoas achamos que a representação dele está errada, outros acham que a representação está correta, e enxergam ele preto e azul.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #29 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 16:48:16
Se eu rolar a tela, vendo a foto de cima para baixo, enxergo branco e dourado :doh:

Se fizer o contrário e começar a ver de baixo para cima, enxergo azul e preto :ponder:

Se colocar fogo no vestido, no final vou enxergar cinza neutro >:D >:D >:D