Autor Tópico: Cor do vestido  (Lida 6611 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #30 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 16:57:58
.... outros acham que a representação está correta, e enxergam ele preto e azul.

Ai fica tenso o bagulho!........ :eek:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 17:20:19

Se eu rolar a tela, vendo a foto de cima para baixo, enxergo branco e dourado :doh:

Se fizer o contrário e começar a ver de baixo para cima, enxergo azul e preto :ponder:

Se colocar fogo no vestido, no final vou enxergar cinza neutro >:D >:D >:D

Mas aí é por causa da sua tela de que não é ips. Em alguns painéis TN a imagem chega a ficar invertida se olhada de baixo.

Uma vez fui fotografar um cardápio de um restaurante e levei um antigo notebook com tela TN, depois de fazer a foto os três sócios do restaurante olharam para a imagem e um deles achou escura, o outro achou clara e o terceiro achou perfeita. O problema é que cada um tinha uma altura diferente... Cada um enxergava uma foto diferente.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #32 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 17:35:46
os três sócios do restaurante olharam para a imagem e um deles achou escura, o outro achou clara e o terceiro achou perfeita. O problema é que cada um tinha uma altura diferente... Cada um enxergava uma foto diferente.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 17:56:18
Qual foi minha surpresa ao pegar dois colegas de trabalho, totalmente offline (no começo da manhã, sem terem ligado o computador, e senhores mais velhos, que não dariam bola para memes), e um enxergar uma cor e outro enxergar outra, ambos olhando para a tela do meu celular simultaneamente, ou seja, com todas as condições exatamente iguais!!!

Eu mesmo, na primeira olhada, enxerguei preto/azul. Depois só branco/dourado e assim permanece até o momento, sendo que o branco tende para o azul (tipo uma luz UV em material reagente) e o dourado tende a um marrom desbotado, cobre, ferrugem, sei lá.


Pois é, eu vi desde o começo e até agora o branco e dourado. Minha namorada viu desde o começo e até agora o azul e preto. A gente acabou de ver agorinha mesmo, juntos e ao mesmo tempo, e cada um viu de uma cor... Claro que, arrumando a exposição, as cores ficam bem mais próximas da cor real do vestido, mas assim, super-exposta, dá essa confusão na galera...


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #34 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 18:07:01
Acabou a polêmica do vestido...



E arrisco dizer 18% :hysterical:
Fábio Pedro.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #35 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 18:15:16

Pois é, eu vi desde o começo e até agora o branco e dourado. Minha namorada viu desde o começo e até agora o azul e preto. A gente acabou de ver agorinha mesmo, juntos e ao mesmo tempo, e cada um viu de uma cor... Claro que, arrumando a exposição, as cores ficam bem mais próximas da cor real do vestido, mas assim, super-exposta, dá essa confusão na galera...

Mesma coisa aqui com a esposa, quase rolou um divórcio e uma briga de facas pra ver se era branco ou azul o maledeto!
Pior que eu achei um site onde os caras fizeram seguinte:
- Colocaram a foto viral (até então, eu estava vendo branco/dourado)
- Embaixo colocaram a mesma foto, mas tiraram toda a tonalidade de azul da foto (aí ele ficou branco e amarelão)
- Embaixo colocaram a viral com mais saturação e com menos temperatura (aí sim o vestido ficou azul)
- Quando voltei pra primeira foto, MAGICAMENTE ele tinha ficado azul!  :shock:

Mas aí fiquei olhando por alguns segundos e meu cérebro foi reajustando o WB e ele voltou a ficar branco e dourado

Eu hein  :aua:
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 18:16:38 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 18:42:30
Acho que nós fotógrafos, que estamos com um repertório de fotografias bem expostas acumuladas no cérebro, acabamos enxergando o que a fotografia errada diz, já as pessoas que tem no cérebro um repertório de fotos erradas, aprendem a interpretar os erros e conseguem enxergar a realidade.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 19:29:26
A primeira vez que eu vi, foi branco/dourado. Algumas horas depois, quando vi esse tópico, azul/marrom (evidentemente diferente da foto de baixo, bastante fiel a paleta que o Claudio postou). Pensei que a foto podia ser diferente, então procurei a mesma que vi da primeira vez e estava azul também. Mais tarde, quando voltei para o tópico, branco.
Enquanto escrevia isso, voltei a primeira página para ver o nome de quem tinha postado o mosaico loco lá, e ela voltou a ser azul.
Interessante isso...
-------
Acho que nós fotógrafos, que estamos com um repertório de fotografias bem expostas acumuladas no cérebro, acabamos enxergando o que a fotografia errada diz, já as pessoas que tem no cérebro um repertório de fotos erradas, aprendem a interpretar os erros e conseguem enxergar a realidade.
Acho que não... Quer dizer, eu vi de ambos os modos (assim como outros foristas).
Além disso, nosso cérebro vai fazer compensações, independente do tipo de fotos com os quais ele está acostumado, pelo próprio modo que funciona nossa visão.
E, mais, a "polêmica" dessa foto não é entre quem vê ela correta (azul/marrom) e quem ve ela azul mais escuro/preto, como sua postagem deu a entender. É entre quem ve ela azul/marrom e quem ve ela branco(com um pouco de azul, mas mais pro branco doq pro azul)/dourado.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 19:32:04
As compensações que cada um faz são baseadas na vivência de cada um, no repertório visual de cada um, que é sempre diferente. Por exemplo, um cachorro azulado vai sempre parecer um erro de wb, pois sabemos que não existe cachorro azul.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 19:33:10
Aqui na agência foi interessante, os designers enxergaram como o Photoshop, cinza frio e tons de marrom e bege, o pessoal do atendimento viu o vestido em preto e azul.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 19:42:47 por Claudio Rombauer »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #40 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 19:34:44
Vixe, agora voltei ao post inicial e o vestido está azul/preto! Não voltou mais pro branco/dourado!!!

É entre quem ve ela azul/marrom e quem ve ela branco(com um pouco de azul, mas mais pro branco doq pro azul)/dourado.

Só pra falar, da primeira vez que vi a foto, não vi nada de azulado na imagem não, foi branco puro mesmo... Depois que comecei a ver um pouco de azulado nas partes mais escuras. E agora tá azulzão. O branco x azul não me surpreende tanto. O que me admira mais é o dourado x preto. Agora não tô vendo nada de dourado, está mais pro cinza mesmo...


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #41 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 20:38:05
O vestido é o mesmo sim, se você superexpor ele e desviar o WB pro quente ele vai ficar daquela cor.

A questão é que eu e muitas outras pessoas achamos que a representação dele está errada, outros acham que a representação está correta, e enxergam ele preto e azul.

É exatamente isso. Matou a charada.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #42 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 21:13:42
Cláudio,

Um dia eu fotografei umas flores pequenas, azuis beeeeem escuras, não sei o nome pois era uma flor alpina. Quando resolvi ver o resultado ela estava completamente cor de rosa ! Eu estava com 3 câmeras por acaso, uma Panasonic LX7, a 5Dc e uma Sigma SD15. Tentei de tudo, balanço de cor, custom white balance, NADA resolvia, porque não era problema de balaço e sim de interpretação da cor.

Aí deu um estalo, peguei a SD15 e coloquei um filtro IR+UV e a coisa melhorou 90%. Não ficou perfeita mas melhorou muuuito.

Outro problema é que fotografar tons puros com sensor Bayer é uma droga. Nesse caso particular, praticamente não existia a componente vermelha na foto, e o interpolador de cor pirou.

Era contaminação por UV/IR causando metamerismo?

BTW, azuis bem escuras provavelmente ficam fora do sRGB.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 22:01:59
Era contaminação por UV/IR causando metamerismo?

BTW, azuis bem escuras provavelmente ficam fora do sRGB.

No caso da SD15 e do filtro eu acho que sim. Na LX7 e na 5D não sei.


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #44 Online: 01 de Março de 2015, 17:46:43
Acho que não tem nada a ver com a interpretação digamos que "voluntária" da pessoa, está mais para uma ilusão de ótica que o degradé de cores faz com o cérebro de algumas pessoas. Eu mesmo comecei a ver branco com dourado e logo depois, sem saber a cor real, comecei a ver azul com preto, de forma totalmente involuntária. Isso me lembra aquela ilusão de ótica com o quadrado cinza que todo mundo vê branco. http://youtu.be/2AEaATI9DY4