Autor Tópico: Cor do vestido  (Lida 6563 vezes)

Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Online: 27 de Fevereiro de 2015, 10:20:14
Não tinha visto essa história até ver uma postagem no Facebook. Esse vestido postado no Tumblr, gerou uma discussão de que cor seria esses vestido.  :o

A usuária que postou jura que ele na festa de casamento ele era azul e preto, mas nessa foto aparece - pelo menos pra mim - como branco e dourado.

Na minha opinião, não acredito que alguém esteja vendo nessa foto as cores azul e preta  :assobi:

É possível uma ilusão de ótica mudar drasticamente as cores de qualquer imagem? Já percebi isso em alguns tons de violeta que não saem azul, mas preto virar dourado é possível?

O que acham?

Nesse caso, até acredito que pode ter sido uma manipulação para viralizar a postagem.

A foto que gerou a polêmica:



Outra foto do mesmo vestido:



Fonte das imagens: http://oglobo.globo.com/blogs/nasredes/posts/2015/02/26/qual-a-cor-deste-vestido-561864.asp

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 10:33:13
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 10:48:17
Uma coisa é a cor do vestido, a outra é a cor que ele está representado nas fotos, que difere.

Se o vestido é preto e azul, deve ser representado como preto e azul e não como azul claro e marrom, como está na primeira foto, como fotógrafo eu enxergo esta diferença, tem gente que está vendo ambas as duas fotos da mesma cor.


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 10:48:58
O pior é a outra foto do vestido no qual as cores não tem nada uma com a outra...

Eu tb só vejo branco (mesmo que um pouco azulado) e dourado até agora...

Inclusive no mapeamento RGB que a wired fez... é um branco azulado que aparece, e o dourado.. é um  alaranjado... eu tb acho que isso deve variar muito com os monitores q as pessoas estão usando...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 10:56:12
O pior é a outra foto do vestido no qual as cores não tem nada uma com a outra...

Eu tb só vejo branco (mesmo que um pouco azulado) e dourado até agora...

Inclusive no mapeamento RGB que a wired fez... é um branco azulado que aparece, e o dourado.. é um  alaranjado... eu tb acho que isso deve variar muito com os monitores q as pessoas estão usando...

Tem que ver com diferentes "WB mentais". De primeira eu vi claramente branco com dourado, mas agora não vejo nada diferente de azul com preto. Mas diminuindo o brilho da foto, o azul/preto aparece claramente.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:05:50
Tem que ver com diferentes "WB mentais". De primeira eu vi claramente branco com dourado, mas agora não vejo nada diferente de azul com preto. Mas diminuindo o brilho da foto, o azul/preto aparece claramente.

Eu enxergo exatamente o que o eyedropper do PS "vê". Ou seja, se a primeira foto fosse a foto de um produto meu, mandaria o fotografo refazer com as cores corretas. Um bom exercício é cortar uma faixa do vestido e transformar em um mosaico.

Continuo enxergando o vestido em azul claro e marrom. Mas o meu cérebro está acostumado com fotografias bem representadas, quem olha muita foto de facebook, foto de celular, já está educado mentalmente a corrigir isso e decifrar a cor real. É um estudo muito interessante.

Eu sou fotógrafo de produtos, lido diariamente com situações de representação real das cores de um objeto, se um objeto é preto eu o represento como preto e não como marrom.

Por exemplo, que cor é esta capa de celular?

Azul ou marrom?



Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:09:45
Aqui vejo azul.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:12:00
Uma coisa é a cor do vestido, a outra é a cor que ele está representado nas fotos, que difere.

Se o vestido é preto e azul, deve ser representado como preto e azul e não como azul claro e marrom, como está na primeira foto, como fotógrafo eu enxergo esta diferença, tem gente que está vendo ambas as duas fotos da mesma cor.

Bem isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:16:13
Aqui vejo azul.

Mas ela é marrom. O WB estava errado e se confundiu com a luz meio fria.

Veja a paleta do vestido na primeira foto, transformada em mosaico:


e a da segunda:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:41:37
eu até agora não entendi a polêmica desse vestido... se bem que não fui atrás tb..

a questão é porque ele aparece claro na foto (branco e dourado), ou porque cada pessoa vê ele nessa foto de uma cor diferente??



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:46:14
JVc.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 12:16:26
Pois é, não deveria ter polêmica alguma se as pessoas soubessem como uma camera digital funciona.

Existem dois tipos de pergunta:

1) que cor é este vestido da foto.
2) com que cores ele é representado nesta imagem digital.

A resposta é:

Este vestido, representado em azul claro e marrom na imagem digital, é na realidade preto e azul.

Assim como a minha carteira, sobre uma calça jeans:


A carteira é preta, no entanto, em uma das fotos ela está equivocadamente representada.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 12:17:14 por Claudio Rombauer »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 12:26:08


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 12:41:36
Então vejam como é importante uma exposição correta. Ela teria evitado milhões de dólares desperdiçados em falta de produtividade hoje.