Autor Tópico: Meu primeiro ensaio - Resultados do WS de flash - parte 1  (Lida 1533 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 27 de Fevereiro de 2015, 22:10:18
Como tem muitas fotos, vou dividir em dois tópicos. Algumas fotos podem estar parecidas pois trata-se de um aprendizado e a locação não havia muitas opções. Acima de tudo, gostaria de críticas na técnica, composição e tratamento. Acho que onde mais pegou foi na direção das modelos.

Rebatido conforme técnicas do Humberto
1.
220215_1002 by thales_em01, on Flickr

2.
220215_1007 by thales_em01, on Flickr

3.
220215_1016 by thales_em01, on Flickr

4.
220215_1017 by thales_em01, on Flickr

Fora da câmera via rádio flash
5.
220215_1084 by thales_em01, on Flickr

6.
220215_1097 by thales_em01, on Flickr

7.
220215_1104 by thales_em01, on Flickr

8.
220215_1125 by thales_em01, on Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 09:20:05
Thales gostei das fotos com flah rebatido, a luz ficou bem suave e bem direcionada. Nas fotos com o flash off achei que a luz ficou um pouco dura, faltou algum modificador para suavizar, mas gostei da foto 7. Quanto ao tratamento está ok. :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 14:26:38
Ficou muito bom Thales! Ambos os estilos muito bem executados.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Alex Arts

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 17:18:13
a 3,4 e a 5 são minha preferidas, nada contra as outras, mas e que gosto mais desses tons mais claros, parabéns pelas fotos linda modelo.......


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 17:24:22
Eu gostei de todas, parabéns, ficar muito boas!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 17:24:39 por aviasom »
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 19:12:10
Como "professor", deixo aqui meus comentários. No geral, gostei muito das fotos no quesito iluminação, a questão da direção da luz foi muito bem trabalhada. Apenas na 8 que eu acho que a luz curta, vindo da direita pra esquerda, ficaria melhor.

Falando da parte de flash rebatido (minha parte), gostei bastante dos resultados. O tratamento da 1 não gostei tanto, pois parece que perdeu um pouco da textura da pele. As fotos 2, 3 e 4 estão ótimas! Não esqueça de me passar os arquivos para eu mandar para as meninas, ok? Valeu!!!  :ok:

Abraços


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 19:27:03
Como me agrada essa luz dura do flash direto fora da câmera.

As fotos 5, 6 e especialmente a 7 estão lindas.

A 1 e a 2 estão excelentes também.

Teté e Mike, estão intimados a virem a Salvador.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 19:28:05
Teté e Mike, estão intimados a virem a Salvador.


Vou com prazer!!!  :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 19:32:27

Vou com prazer!!!  :ok:

Falando sério, estou realmente interessado.

Depois digam o esquema pra vermos com o pessoal da terrinha aqui.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 19:35:43
Muito bacana, Thales! O melhor de fazer um curso desses é que te motiva a fotografar mais, por novos caminhos.

Em geral, a iluminação está muito boa. Gosto dos tons de pele, exposição e nitidez em geral.

Nas duas primeiras fotos, em fundo escuro, há problemas no tratamento. No meu monitor aparece claramente uma mancha cinza ao redor da modelo. Em trabalho mais sério, tem que ter atenção com isso.

A foto 4, além da expressão meio estranha da modelo, noto que a luz vazou um pouquinho e prjudicou o contraste no lado direito do corpo.

#5. Luz muito dura na bochecha e na testa e cabelo demais no rosto.

# 6 e 7 são minhas preferidas na sequência externa. As altas luzes fazem bem o papel de recorte e o flash preenche adequadamente. O que poderia melhorar seria só um difusor mais eficiente para não deixar as sombras tão marcadas (olha na #7, minha preferida, sob o nariz e o pescoço)

#8 Concordo com o professor  ;)

Enfim, para quem curte, como tu, tons de pele agradáveis e nitidez (aliado a um belo bokeh), deves estar muito satisfeito. Nítido, belas cores, foco cravado. Gostei mesmo! Parabéns!

PS. A gente aproxima a #7 e nota o "estrago" que a coroa com a 85mm são capazes de fazer na mão de quem sabe usar. Que lindeza!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 19:37:46 por fernandomaues »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 19:45:05
Falando sério, estou realmente interessado.

Depois digam o esquema pra vermos com o pessoal da terrinha aqui.


Rafa, depois mando MP, pra não desvirtuar o tópico do Thales, ok?  :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 22:29:05
Obrigado a todos pelos comentários. Sobre as fotos onde a luz ficou dura, essa foi a intenção.

Todas as dicas e críticas de vocês são muito válidas pois foi meu primeiro ensaio. A técnica com certeza ajudou mas os RAWs, apesar de muito nítidos e bem clicados, passaram por um tratamento relativamente simples de LR para ganhar mais contraste, cores e mais temperatura.

Nas de fundo preto eu precisei usar pincel de ajuste para tornar realmente preto e esconder as dobras do tecido. Só percebi aquela falha que ficou menos preto depois que upei e postei aqui.

PS.: como o ambiente não tão bonito assim, utilizei de crop em muitas delas para colocar só o assunto e nota-se que mesmo 12 MP são mais do que suficientes. Essas fotos serviram para mostrar que por mais que eu ainda queria ter um sistema Mirrorless, não dá para ficar sem o conjunto FF + prime. 5d + 85 1.8 é um resultado espeetacular.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 22:30:57 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales