Autor Tópico: Permuta justa ? Eu trocar meu pc por esse mac mini ?  (Lida 6578 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Online: 28 de Fevereiro de 2015, 10:01:21
Estou na dúvida ! Me falaram que é errado o que farei, e estão falando que é uma troca justa.

Possuo um monitor da dell 2560 x 1440, e me disseram que essa resolução a placa de vídeo deste mac mini não seria eficaz, levando em conta, a importação e exportação de fotos no lightroom.

Eu tenho um pc:

- Processador: AMD FX 835O 4.0 Ghz
- RAM: 8 GB DDR3 1600 Mhz
- Vídeo: AMD HD 7950 3 GB GDDR5 384 BITS.
- 500 GB HD SATA 3

O Mac mini (Late 2012):

- Processador: Core I7, 3ª geração Ivy bridge quad core.
- RAM: 10 GB DDR3 1600 Mhz
- Vídeo:  Intel 4000 HD Graphics.
- 1 TB


Observação: retirei meu SSD Corsair de 120 gb, estive pensando em colocar no Mac mini, então ele ficaria:

- Processador: Core I7, 3ª geração Ivy bridge quad core.
- RAM: 10 GB DDR3 1600 Mhz
- Vídeo:  Intel 4000 HD Graphics.
- 120 GB Corsair

Levando em conta que tenho já HDS externos para backup, e após o tratamento e exportação jogarei nos externos e meu problema não é falta de espaço...
será que vale a pena essa troca ?  :ponder:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 10:54:00
Indo direto ao assunto, de quem tem PCs pesados e Macs.

Obviamente que o forte desse PC é a placa de vídeo que é MUITO superior a HD4000 Intel mas ela funciona PERFEITAMENTE com o seu monitor nesta resolução. Tenho exatamente isso aqui. O que te falaram sobre não ser eficiente com esta resolução e o lightroom é bobagem.

A CPU em si não vai ser o grande fator decisivo, não são tão distantes em performance, portanto não é importante.

O problema vai aparecer somente se você for trabalhar com 3D pesado, OU se vocÊ for usar algum software que seja muito intensivo em GPU e ele souber usar melhor a AMD HD7950 do que a HD4000 Intel. Veja no site do fabricante dos seus programas, se eles tem preferencia ou indicação para uma GPU especifica. Se não tiver, relaxa.

A vantagem óbvia do MacMini é que você sai do mundo Windows. Tem gente que adora o windows e gente que não suporta. Tem gente que adora o MacOS e também gente que não gosta. Mas o fato é que as coisas são muito mais fluidas no MacOS. Você decide.

Uma coisa, talvez a mais importante é a respeito de manutenções e eventuais upgrades. PC de mesa é mole. Mac nunca foi, no máximo troca memória e HD. Mas tem muita gente que faz manutenção de Mac por aí, então não é lá tanto problema. Se pifar uma placa mãe é só procurar no eBay que tem de montão.

Quanto aos HDs externos, a coisa pode pegar. USB2 é lento e acho (99% de certeza) que esse macmini 2012 não tem USB3, mas ele tem firewire 800 e thunderbolt, que são muito rápidos, o Thunderbolt então é absurdamente rápido. Se usar com HDs externos desses tipos, vai ser uma beleza.

Pode também montar um NAS barato e ligar pela gigabit ethernet, que fica mais rápido ainda. Um NAS caseiro, com 4 Teras sai por uns mil e poucos reais.



Agora é com você.

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 10:54:47 por AFShalders »


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 12:33:58
Indo direto ao assunto, de quem tem PCs pesados e Macs.

Obviamente que o forte desse PC é a placa de vídeo que é MUITO superior a HD4000 Intel mas ela funciona PERFEITAMENTE com o seu monitor nesta resolução. Tenho exatamente isso aqui. O que te falaram sobre não ser eficiente com esta resolução e o lightroom é bobagem.

A CPU em si não vai ser o grande fator decisivo, não são tão distantes em performance, portanto não é importante.

O problema vai aparecer somente se você for trabalhar com 3D pesado, OU se vocÊ for usar algum software que seja muito intensivo em GPU e ele souber usar melhor a AMD HD7950 do que a HD4000 Intel. Veja no site do fabricante dos seus programas, se eles tem preferencia ou indicação para uma GPU especifica. Se não tiver, relaxa.

A vantagem óbvia do MacMini é que você sai do mundo Windows. Tem gente que adora o windows e gente que não suporta. Tem gente que adora o MacOS e também gente que não gosta. Mas o fato é que as coisas são muito mais fluidas no MacOS. Você decide.

Uma coisa, talvez a mais importante é a respeito de manutenções e eventuais upgrades. PC de mesa é mole. Mac nunca foi, no máximo troca memória e HD. Mas tem muita gente que faz manutenção de Mac por aí, então não é lá tanto problema. Se pifar uma placa mãe é só procurar no eBay que tem de montão.

Quanto aos HDs externos, a coisa pode pegar. USB2 é lento e acho (99% de certeza) que esse macmini 2012 não tem USB3, mas ele tem firewire 800 e thunderbolt, que são muito rápidos, o Thunderbolt então é absurdamente rápido. Se usar com HDs externos desses tipos, vai ser uma beleza.

Pode também montar um NAS barato e ligar pela gigabit ethernet, que fica mais rápido ainda. Um NAS caseiro, com 4 Teras sai por uns mil e poucos reais.



Agora é com você.

Estou adorando seu ponto de vista AFShalders !  :ok:

Então, sendo mais direto ao assunto.
Meu uso É APENAS 3 programas: Photoshop, Lightroom e Fundy Designer album builder. Na sua opinião, então é viável a troca ?

Quanto ao mac mini, pelo que andei lendo, ele vem com 4 portas USB 3.0 !  :ok:
Quanto as outras portas thunderbost e a outra firewire 800, tem ganho de velocidade encima do usb 3.0 muito grande ? que adaptador comprar para usar meus hds externos que são usb 3.0 ? me dê suporte ! ()help)  :eek: :worship:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 12:46:19
Sim, vi agora, são 4 USB3, uma FW800 e 1 Thunderbolt.

Em termos de velocidade a mais rápida, disparada é a thunderbolt, mas claro que depende do HD externo que você estiver usando. Com os LaCie eu consigo na ordem de 100 MB/s sustentados, para arquivos grandes ou conjuntos de pequenos, tanto faz. Quanto ao USB3 x FW800, depende. O problema não é a velocidade nominal e sim o protocolo. Para arquivos grandes (acima de meio giga) o USB3 tem vantagem, mas ao copiar centenas de arquivos menores o FW é bem mais rápido, pelo menos nos testes que fiz.

Para os programas que você usa, não creio que a GPU vá fazer alguma diferença. Pelo contrário, o que manda aí é o conjunto CPU + Memoria + Sistema Operacional, ou seja, é complicado teorizar sem medir na prática para o seu uso, mas acho que o mini dá e sobra.

Se seus HDs sao USB3, ligue direto nas portas USB3 do mini...


Você que tem que decidir se quer ficar no Windows ou mudar para o MacOS
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 12:47:36 por AFShalders »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 12:59:25
Só para complementar. o Mac Mini é uma excelente plataforma para rodar Windows...
JVc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 13:57:58
Só para complementar. o Mac Mini é uma excelente plataforma para rodar Windows...

Principalmente se rodar em máquina virtual. Tenho 6 máquinas virtuais com windows diversos rodando no Parallels Desktop.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 14:41:30
Em um projeto instalamos windows nativamente (dual boot) em um MacMini com excelentes resultados. Em outro, uso uma máquina virtual com Windows Server (usando VMWare), mas para rodar photoshop e afins, instalação nativa (ou obviamente o uso da versão do software para MacOS) seria mais indicada.
JVc.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 15:50:00
Eu pensaria no $$$.

Esse Mac mini, usado, vale de 2500 a 3000 reais por aí.

Pensa em quanto valeria teu pc caso vc viesse a vendê-lo (inteiro ou peças separadas), fora a chatice de vender.

Como já disseram, para o seu uso esse Mac mini tá de ótimo tamanho.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 20:40:28
Em um projeto instalamos windows nativamente (dual boot) em um MacMini com excelentes resultados. Em outro, uso uma máquina virtual com Windows Server (usando VMWare), mas para rodar photoshop e afins, instalação nativa (ou obviamente o uso da versão do software para MacOS) seria mais indicada.

Não faz a menor diferença em performance usar nativo ou no Parallels em caso de 2D. Mesmo em 3D, do parallels 7 em diante a perda de performance é mínima, e olha que eu já coloquei jogos 3D nada leves, como o Eve On Line. Photoshop, Lightroom e outros programas que tenham versões para Mac DEVEM ser rodados nativamente, não faz o menor sentido rodar no Windows, seja em máquina virtual ou em partição separada.


Pessoalmente não gosto do dual boot (boot camp). Gasta muito espaço em disco e você tem que rodar OU o Windows OU o MacOS. Com uma VM moderna decente você pode rodar um programa Windows em uma janela e inclusive fazer drag and drop entre aplicações Windows e Mac. Não precisa instalar driver de nada, nem de vídeo, nem de impressora, nem de áudio... Basta fazer um backup da VM para um disco externo e se por acaso pegar um virus ou o Windows der uma zica braba, voce simplesmente apaga a VM do HD e copia do HD externo sem precisar reinstalar nada. Uma comodidade só.


Com 10 G de RAM roda fácil fácil !
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 20:41:01 por AFShalders »


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #9 Online: 03 de Março de 2015, 00:36:21
Pessoal, estou meio assustado...
o mac valeu a pena trocar, já realizei a troca, o problema que surgiu é o seguinte:
Meu monitor é um DELL de 27" com resolução de 2560 x 1440, mas nas preferências do sistema, quando vou em monitor, eu percebo que ele me dá a opção de FULL HD apenas (1920 x 1080), e não aparece a resolução nativa de 2560 x 1440...
E agora ?  :eek:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 03 de Março de 2015, 00:39:29
Está conectando com que tipo de cabo ?
Qual o modelo do monitor ?
« Última modificação: 03 de Março de 2015, 00:40:53 por AFShalders »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #11 Online: 03 de Março de 2015, 08:53:37
1080P é a resolução máxima da conexão DVI se eu não me engano.
Tens que conectar com HDMI.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 03 de Março de 2015, 11:18:49
1080P é a resolução máxima da conexão DVI se eu não me engano.
Tens que conectar com HDMI.


Não, não... Aqui tenho um que está ligado via DV1 e está 1m 1920x1200


Ah gostaria de saber também qual versão do SO está usando.


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #13 Online: 05 de Março de 2015, 20:00:06

Não, não... Aqui tenho um que está ligado via DV1 e está 1m 1920x1200


Ah gostaria de saber também qual versão do SO está usando.

Aqui é um monitor de 27 polegadas da DELL... modelo: U2713HM. Da linha ultrasharp.... o mac reconhece como um 30,5" ?  :eek:
Como podem ver na imagem a seguir... E notem também, que ele não da a opção de 2560 x 1440  :ponder: :no:




Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


edsrzo

  • Trade Count: (20)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #14 Online: 05 de Março de 2015, 20:10:46
amigos , tive o mac mini e monitor de 30 pol da hp , resolução 2560 . essa resolução só consegui usar com
cabo dvi-d como o mac mini não tem essa saida, o jeito é usar adaptador display port/dvi-d que no site da apple custa 400 reais.. se alguém tiver interesse no adaptador tenho ele aqui ,porq ja vendi o mac mini.