Autor Tópico: Canon 100 Milhões de lentes EF vendidas  (Lida 1976 vezes)

Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Março de 2015, 20:30:24
Video bem legal mostrando a tecnologia dentro das lentes EF.

https://www.youtube.com/watch?v=fkBOsTVfpdA

Ricardo Ghion


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2015, 18:05:04
 Tem uns vídeos da própria Canon de fabricação das lentes. Uns acharam o máximo, eu já achei de modo pré-histórico com aqueles polimento mecânico, colagem de elementos de forma manual, verificação manual.
 A fluorita é uma faca de dois gumes, Por um lado proporciona uma lente com baixíssimo Ca, por outro ela é frágil tanto em resistência mecânica como em temperatura, segunda a Canon é por isso que as lentes com este elemento tem esta cor branca horrorosa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2015, 11:13:38
Tem uns vídeos da própria Canon de fabricação das lentes. Uns acharam o máximo, eu já achei de modo pré-histórico com aqueles polimento mecânico, colagem de elementos de forma manual, verificação manual.
 A fluorita é uma faca de dois gumes, Por um lado proporciona uma lente com baixíssimo Ca, por outro ela é frágil tanto em resistência mecânica como em temperatura, segunda a Canon é por isso que as lentes com este elemento tem esta cor branca horrorosa.

Pensei que eu era o único que achava horrível essas teles brancas rsrsrsrs
Mas é por isso mesmo? Nenhuma lente preta tem fluorita?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2015, 12:31:33
Pensei que eu era o único que achava horrível essas teles brancas rsrsrsrs

x1000  ;)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2015, 12:34:21
eu gosto das brancas kkk
Ricardo Ghion


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2015, 12:35:08
Olhem a nitidez da lente 100-400 mm (Branca)

Untitled by Ricardo Ghion - www.fraldinha.com.br, on Flickr

Ricardo Ghion


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2015, 14:00:41
Pensei que eu era o único que achava horrível essas teles brancas rsrsrsrs
Mas é por isso mesmo? Nenhuma lente preta tem fluorita?

Só por isso.

Quanto ao polimento mecânico, a única outra maneira seria com lentes moldadas. Mas não se consegue fazer vidro moldado com toda esta precisão, então lentes moldadas são de plástico, coladas em um elemento de vidro (polido mecanicamente).

Das Nikon, até 2006 se fabricava lentes com polimento manual (não é mecânico). Acho que algumas Leica continuam sendo fabricadas assim. O processo é arcaico, mesmo.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2015, 15:03:56
Pré histórico é  :ok:

 :assobi:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2015, 16:02:12
Odeio produtos eletrônicos de cor branca. Parecem brinquedos.  :hysterical: :hysterical:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2015, 20:36:43
Odeio produtos eletrônicos de cor branca. Parecem brinquedos.  :hysterical: :hysterical:

Quando se repara nas brancas "mais velhas" dá até dó da quantidade de marcas, riscos e descascados
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2015, 20:49:11
Pensei que eu era o único que achava horrível essas teles brancas rsrsrsrs
Mas é por isso mesmo? Nenhuma lente preta tem fluorita?

A Canon diz que o branco ajuda a diminuir a temperatura, então teoricamente todas tem fluorita, mas não sei, na verdade acho tudo mentira, já que muitas lentes usam capas de proteção pretas, camufladas, etc, e nunca deram problema, é apenas para o pessoal ver de longe que fulano tem uma lente Canon.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2015, 20:54:47
Pré histórico é  :ok:

 :assobi:

 Exatamente. O polimento manual com a ajuda de ferramentas vem antes da escrita, logo pode ser considerado pelo Aurélio como pré-histórico.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #12 Online: 06 de Março de 2015, 05:46:37
A Canon diz que o branco ajuda a diminuir a temperatura, então teoricamente todas tem fluorita, mas não sei, na verdade acho tudo mentira, já que muitas lentes usam capas de proteção pretas, camufladas, etc, e nunca deram problema, é apenas para o pessoal ver de longe que fulano tem uma lente Canon.
pode ser "marketing"..mas chama atencao as "branquinhas" kkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #13 Online: 06 de Março de 2015, 12:41:16
Quando se repara nas brancas "mais velhas" dá até dó da quantidade de marcas, riscos e descascados

Pois é.
Quando resolvi vender a 70-200mm f/4, por causa da marca do anel de fixação e uns dois risquinhos no corpo, o comprador achou q era muito mais antiga do q eu mencionei. E olha q nem estava amarelada... :hysterical:

Pra mim isso é marketing. É a única fabricante q produz teles brancas (atualmente).


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 06 de Março de 2015, 18:45:47
Qual o problema de polimento mecânico ? É um milhão de vezes melhor que confiar só em moldagem, não há nem o que comparar, processo de moldagem é para baratear, e existe tanto para plástico como para vidro.

Quanto ao polimento manual, com o técnico vendo realmente o que está acontecendo e não confiando cegamente no que um equipamento CNC ou mesmo uma politriz automática, o processo tende a ter muito menos falhas, principalmente as causadas por algum desvio ou desgaste no equipamento, mas fazer manualmente é caro, pois demanda tempo e mão de obra especializadíssima. Podem ter certeza que se não fosse melhor, ninguém usaria.

Quanto a fluorita, pode ser aplicada de dois jeitos.

No coating, que tem a propriedade adicional de repelir água e poeira, além das propriedades anti reflexivas.

Tem o VIDRO fluorita que tem propriedades óticas interessantes, como baixa dispersão mas tem que ser usado com muito cuidado, pois é super frágil. Uma pancada mal dada no eixo errado simplesmente pode arruinar uma lente.


Existem literalmente dezenas de tipos de vidros, alguns estupidamente caros. É questão de ver no projeto a velha questão do custo-benefício.