Autor Tópico: Opinião s/ Canon, Sony, Pana e Oly para foto street  (Lida 4689 vezes)

i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Online: 04 de Março de 2015, 19:24:32
A canon EOS M 1 de forma nenhuma. Lenta no foco e ruidosa no disparo. Comprei por ter lentes. Não usei.

A Olympus Stylus 1 é uma maravilha de camera. A melhor de todas, nas funcionalidades.
A melhor em macro (directo). Com Zoom 28/300 ( ou quase).
Com esta zoom, actualmente é dificil haver qualidade. Se defende bem. Mas detalhes longinquos se perdem. E em geral a qualidade, é só aceitavel com reservas.
Não aconselho, embora não pense em me desfazer dela. E a cor é a cor Olympus. Muito boa.

A Pana GX7 é muito boa. Dizem que é a melhor para video, mas não faço.
Tem tudo para street menos a qualidade em ISO alto. A 1600 já começa a estar mal... A 3200 bastante mal.
A a foto street à noite nao tem tripé e é muito movida...  E por outro lado, muito linda...
Esta é a debilidade da GX7 que tem um sensor Micro 4/3. Mais pequeno que o APS que equipa a maioria das DSLR.
Ainda nao a experimentei com uma fixa de qualidade: uma 12 mm F2 que está na lista de desejos.
pode ser a solução.

Por agora, preferi comprar a sony A6000 que estava a bom preço e me dá uma salto de sensor.
Parece boa camera... Mas não a vou poder usar em tudo, por ser ruidosa. É falso que tem silencioso. A opção do menu que evita uma das cortinas creio, nao elimina o ruido... Só fica distinto.
Tambem optei por comprar esta devido aos seus 24 Megapixels. A possibilidade de recorte me interessa.

Por ultimo a Sony RX100 II
Esta é realmente uma camera de bolso. E tendo em vista seu tamanho, é realmente uma maravilha de camera.
Sempre que a usei, gostei.
Porem cometi um grande erro (espirito de pobre): Em lugar de comprar a III que ja vem com visor, comprei a II que estava mais barata.
Resultado: uso bem pouco. Serve para ir sempre comigo. E como tem F 1.8, para fotos nocturnas... Mas quando vai a GX7... pois...

Bom... são experiencias...
E muito cuidado com o que dizem as REVIEWS por aí... Há que filtrar muito. Sempre são todas maravilhosas...


« Última modificação: 04 de Março de 2015, 19:28:10 por i9forex »
A. Fernandes


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2015, 10:58:17
A Pana GX7 é muito boa. Dizem que é a melhor para video, mas não faço.
Tem tudo para street menos a qualidade em ISO alto. A 1600 já começa a estar mal... A 3200 bastante mal.
...
Ainda nao a experimentei com uma fixa de qualidade: uma 12 mm F2 que está na lista de desejos.
pode ser a solução.
Cada pessoa tem seus próprios parâmetros e expectativas.  Tenho uma Pana GM1, que dizem ter o mesmo sensor da GX7 mas com o porte de uma compacta como as que você está pesquisando, e eu usaria sem problemas para street em 1600.  Diferentemente de outras modalidades de fotografia, como paisagens e arquitetura, eu não espero (a rigor, acho que nem quero, mas aí é uma questão estética :) )  que uma foto street seja tão nítida, limpa e detalhada.  Acho que uma fixa clara, como você sugere, tem outras vantagens para esse tipo do foto além da mera luminosidade.  Em particular, como você bem sabe, usando uma lente fixa o enquadramento tende a se tornar mais rápido, natural e espontâneo do que com uma zoom, que para mim são requisitos mais importantes para uma boa foto de rua do que a nitidez ou baixo ruído.

Só para ilustrar o desempenho com iluminação noturna e uma lente fixa clara (no caso, uma 20mm 1.7, cujo foco lento não faz dela a melhor opção para esse gênero de foto), seguem umas fotos que fiz há alguns anos com uma Pana GF1, com sensor muito mais ruidoso e com menor resolução do que a GX7. Em nenhuma dessas fotos usei ISO maior que 320! Com uma câmera mais moderna, eu teria puxado o ISO para 800 ou 1600 para conseguir velocidades melhores, sem preocupação com o sacrifício de qualidade.

f1.7, 1/20s, ISO 320


f1.7, 1/25s, ISO 320 (esta saiu meio tremida)


f2.5, 1/30s, ISO 250

« Última modificação: 05 de Março de 2015, 10:59:32 por Marcos Capelini »
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2015, 11:11:06
...Porem cometi um grande erro (espirito de pobre): Em lugar de comprar a III que ja vem com visor, comprei a II que estava mais barata... Resultado: uso bem pouco.

Não é "espírito de pobre" e sim aquela mania que temos de colocar tudo em números, esquecendo que em hobby o emocional derruba a análise mais perfeita... É a impressora que não oferece o tamanho que vc quer mas economiza na tinta, a câmera FF mais barata mas que não tem o AF que vc quer e assim vai... Todas as vezes que fiz isso me arrependi...  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2015, 11:52:22
Review são muito pessoais. O que me deixa plenamente satisfeita (e portanto renderá um review mega positivo), pode deixar a desejar pra vc em algum aspecto. Por isso é complicado se basear só por eles, embora sejam amplamente utilizados como fonte de informação.
Os reviews de sites reconhecidos podem ser até patrocinados... e obviamente o autor do texto irá falar bem, pois está recebendo para isso.
Enfim, o ideal, ideal meeeeesmo, seria a oportunidade de alugarmos o equipamento que temos em mente, passarmos com ele 1 semana, e tomarmos nossas decisões a partir da nossa própria experiência.  Mas infelizmente não faz parte da nossa realidade.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2015, 18:14:56
Cada pessoa tem seus próprios parâmetros e expectativas.  Tenho uma Pana GM1, que dizem ter o mesmo sensor da GX7 mas com o porte de uma compacta como as que você está pesquisando, e eu usaria sem problemas para street em 1600.  Diferentemente de outras modalidades de fotografia, como paisagens e arquitetura, eu não espero (a rigor, acho que nem quero, mas aí é uma questão estética :) )  que uma foto street seja tão nítida, limpa e detalhada.  Acho que uma fixa clara, como você sugere, tem outras vantagens para esse tipo do foto além da mera luminosidade.  Em particular, como você bem sabe, usando uma lente fixa o enquadramento tende a se tornar mais rápido, natural e espontâneo do que com uma zoom, que para mim são requisitos mais importantes para uma boa foto de rua do que a nitidez ou baixo ruído.

Só para ilustrar o desempenho com iluminação noturna e uma lente fixa clara (no caso, uma 20mm 1.7, cujo foco lento não faz dela a melhor opção para esse gênero de foto), seguem umas fotos que fiz há alguns anos com uma Pana GF1, com sensor muito mais ruidoso e com menor resolução do que a GX7. Em nenhuma dessas fotos usei ISO maior que 320! Com uma câmera mais moderna, eu teria puxado o ISO para 800 ou 1600 para conseguir velocidades melhores, sem preocupação com o sacrifício de qualidade.


EXACTO....  E já agora, belissimas fotos, Marcos...  :clap: :clap: :clap:

Comprei esta A6000 com a Zoom que 'oferece' porque a diferença em $ era pequena...
Mas já tenho em vista uma Sigma 19 F2,  que está a um preço fantastico e tem a montura E da sony.
Não a comprei para a GX7, que tb há, porque a relação passa a ser 2X e portanto seria uma 38 mm que não me interessa.
Mas na A6 será uma 28 mm, para mim já aceitável.

Pessoalmente, não me interessam mais ter um site de fotos...  E só estou no instagram...
Lá estão as minhas street ainda sem as fixas... Mas é objectivo.

http://instagram.com/street.afm/
Parabens pelas suas lindas fotos.
A. Fernandes


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2015, 18:22:48
Não é "espírito de pobre" e sim aquela mania que temos de colocar tudo em números, esquecendo que em hobby o emocional derruba a análise mais perfeita... É a impressora que não oferece o tamanho que vc quer mas economiza na tinta, a câmera FF mais barata mas que não tem o AF que vc quer e assim vai... Todas as vezes que fiz isso me arrependi...  :ok:

É isso mesmo... Mas quando se trata dos 'obamas' ( como já li aqui... )  a gente não tem cura...
Devia ter comprado a A7... Na realidade, o bom mesmo era uma A7 e uma A7s
A A7s tem o sensor FF e apenas 12 Megapixels. Desta forma se pode puxar a uns ISO incriveis... Não deve haver em pequeno formato, melhor camera para a noite. FFs incluidas. 
Porem de dia, quero mesmo os 24 megapixels... Quero ir buscar uma cena que às vezes está lá no canto... E com ando a imprimir em papel... necessito um tamanho de pixels razoavel... (resolução)...
Fica para o ano...  :ponder:
A. Fernandes


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2015, 18:28:24
Review são muito pessoais. O que me deixa plenamente satisfeita (e portanto renderá um review mega positivo), pode deixar a desejar pra vc em algum aspecto. Por isso é complicado se basear só por eles, embora sejam amplamente utilizados como fonte de informação.
Os reviews de sites reconhecidos podem ser até patrocinados... e obviamente o autor do texto irá falar bem, pois está recebendo para isso.
Enfim, o ideal, ideal meeeeesmo, seria a oportunidade de alugarmos o equipamento que temos em mente, passarmos com ele 1 semana, e tomarmos nossas decisões a partir da nossa própria experiência.  Mas infelizmente não faz parte da nossa realidade.

Não sei aí, mas eu que vivo no campo, compro quase tudo online.
Com isso nem dá para fazer aquele teste antes de pagar.

Se tivesse ido à loja, teria imediatamente visto que a A6000 não tinha obturador silencioso e não a compraria.
É verdade que a posso devolver... Está fixado isso. Mas é uma chatice de tempo... e acabei ficando com ela.

E é isso... servem de primeira info.
Aqui é o sitio aonde em geral falamos sem compromisso.
Mas quando se trata de novidades... e necessidades muito pessoais... dificil que alguem já aqui tenha falado delas.
A. Fernandes


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2015, 18:41:51
Não sei aí, mas eu que vivo no campo, compro quase tudo online.
Com isso nem dá para fazer aquele teste antes de pagar.

Aqui eu vivo na cidade, e nem em sonho tenho disponível um esquema assim.  :D
Nem sei se isso existe, pra falar a verdade. Mas que seria maravilhoso, isso seria!


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2015, 20:08:23
EXACTO....  E já agora, belissimas fotos, Marcos...  :clap: :clap: :clap:

Comprei esta A6000 com a Zoom que 'oferece' porque a diferença em $ era pequena...
Mas já tenho em vista uma Sigma 19 F2,  que está a um preço fantastico e tem a montura E da sony.
Não a comprei para a GX7, que tb há, porque a relação passa a ser 2X e portanto seria uma 38 mm que não me interessa. Mas na A6 será uma 28 mm, para mim já aceitável.
Obrigado pela opinião sobre as fotos.  Pessoalmente, gosto bastante da distância focal "equivalente" a 40mm que a Panasonic 20mm 1.7 me oferece.  Na faixa por volta de 28mm "equivalentes" (acho que já passou da hora de o mundo começar a pensar em termos de ângulo de cobertura em lugar dessa equivalência com câmeras 35mm, mas vamos lá...) para micro 4/3, você poderia experimentar a Panasonic 14mm f2.5 (penso em comprar uma) ou a Pana/Leica 15mm f/1.7.  Esta última sim deve ser bem legal para "streets" noturnas. Dei uma olhada nas suas belas fotos no Instagram, e acredito que você estaria bem servido com essas opções. 
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2015, 06:44:50
Obrigado pela opinião sobre as fotos.  Pessoalmente, gosto bastante da distância focal "equivalente" a 40mm que a Panasonic 20mm 1.7 me oferece.  Na faixa por volta de 28mm "equivalentes" (acho que já passou da hora de o mundo começar a pensar em termos de ângulo de cobertura em lugar dessa equivalência com câmeras 35mm, mas vamos lá...) para micro 4/3, você poderia experimentar a Panasonic 14mm f2.5 (penso em comprar uma) ou a Pana/Leica 15mm f/1.7.  Esta última sim deve ser bem legal para "streets" noturnas. Dei uma olhada nas suas belas fotos no Instagram, e acredito que você estaria bem servido com essas opções.

É Marcos... Andei vendo essas que à partida prometem grande qualidade e eficiencia ( rapidez e silencio no foco, luminosidade ).
Porém sou mesmo fanático da grande angular. E não é de agora. Já em Moçambique, lá pelos anos 80, eu invejava o chefe que tinha com ele, uma 24 e creio que uma 21 mm. Enquanto nós, só a 35.
Eu cheguei a trocar à socapa, a 35 Nikor do jornal, por uma 28 vivitar.
É mesmo mania antiga.
Aqui na Pana, tenho uma maravilhosa 9-18 ( 18-36 mm equivalente   :))
Devo dizer, que à parte da luminosidade, ela é rapida e silenciosa.
A camera é que a partir dos 800 ISO... perde muito.

Então você me informa que a 12 mm da Oly não vale a pena. Ou entendi mal?
Que é lenta no foco...

Esta A6000 me parece ir dar um pequeno salto em termos de ruido a ISOs mais altos...
E li boas referencias da 19 mm da Sigma. E que está a um preço fantastico e mais para a sony.
A. Fernandes


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #10 Online: 06 de Março de 2015, 06:49:29
Aqui eu vivo na cidade, e nem em sonho tenho disponível um esquema assim.  :D
Nem sei se isso existe, pra falar a verdade. Mas que seria maravilhoso, isso seria!

Se não existe Helena, vai existir. E mais rapido que o que sonhamos.
Agora as coisas me chegam a casa... um lugar muito pequeno, por transportistas diversos.

Mas já li que AMAZON já está experimentando os drones para distribuição...

Ou seja, rapidinho tb, todos estes transportistas ficarão sem trabalho...
Se fosse religioso diria... Não há piedade...
A. Fernandes


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2015, 09:43:27
Então você me informa que a 12 mm da Oly não vale a pena. Ou entendi mal?
Que é lenta no foco...
Entendeste mal :)  A Olympus 12 mm eu não tenho, nem nunca usei, mas já vi bons "reviews" dela.  Eu certamente a consideraria se meu negócio fosse fotos de rua com uma grande angular.  Para isso, minha 12-32 3.5-5.6 (ótima lente, aliás), embora escura, preenche bem a lacuna, então não me vejo comprando a fixa 12mm.

A que muitos consideram lenta no foco (e, portanto, supostamente não tão boa para fotos de rua) é a 20mm 1.7, que tenho e adoro.  Foi minha primeira lente micro 4/3, há 5 anos (usei nas 3 fotos acima), e continua sendo minha preferida hoje.  Uso tanto que se tornou quase uma extensão dos meu olhos, praticamente já sei o que vai sair sem olhar o LCD!
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2015, 15:05:17
Entendeste mal :)  A Olympus 12 mm eu não tenho, nem nunca usei, mas já vi bons "reviews" dela.  Eu certamente a consideraria se meu negócio fosse fotos de rua com uma grande angular.  Para isso, minha 12-32 3.5-5.6 (ótima lente, aliás), embora escura, preenche bem a lacuna, então não me vejo comprando a fixa 12mm.

A que muitos consideram lenta no foco (e, portanto, supostamente não tão boa para fotos de rua) é a 20mm 1.7, que tenho e adoro.  Foi minha primeira lente micro 4/3, há 5 anos (usei nas 3 fotos acima), e continua sendo minha preferida hoje.  Uso tanto que se tornou quase uma extensão dos meu olhos, praticamente já sei o que vai sair sem olhar o LCD!

Ah... Muito obrigado pela aclaração.
A. Fernandes


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2015, 18:57:26
Aqui eu vivo na cidade, e nem em sonho tenho disponível um esquema assim...

Lembrando que o amigo "i9forex" vive na Europa, portanto "cidade" para ele tem os recursos de uma Madrid, Barcelona, Berlim, Paris etc., tendo acesso pessoal a todos os lançamentos se estiver disposto a fazer um passeio de algumas poucas horas. Então ele terá ao seu dispor lojas de foto com todos esses produtos, suporte e garantia de todas as marcas etc. O "correio" dele é direto das lojas Olympus, Nikon, Panasonic, Canon, Leica etc. estabelecidas em seu país, totalmente legalizadas.

Não é o nosso caso do "brasilzão-petrolão", onde na melhor hipótese vc só verá alguma coisa nas lojas "importadoras la garantía soy yo" de Sampa ou uma chegada ao PY encarando alfândega na volta... Tristes trópicos...  :(


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2015, 20:32:08
Lembrando que o amigo "i9forex" vive na Europa, portanto "cidade" para ele tem os recursos de uma Madrid, Barcelona, Berlim, Paris etc., tendo acesso pessoal a todos os lançamentos se estiver disposto a fazer um passeio de algumas poucas horas. Então ele terá ao seu dispor lojas de foto com todos esses produtos, suporte e garantia de todas as marcas etc. O "correio" dele é direto das lojas Olympus, Nikon, Panasonic, Canon, Leica etc. estabelecidas em seu país, totalmente legalizadas.

Não é o nosso caso do "brasilzão-petrolão", onde na melhor hipótese vc só verá alguma coisa nas lojas "importadoras la garantía soy yo" de Sampa ou uma chegada ao PY encarando alfândega na volta... Tristes trópicos...  :(

Mas acho que nem mesmo nessas cidades, ele encontra aluguel de equipamentos pra poder testar o que quiser.
Mas talvez tenha a opção de devolver se não gostar.
« Última modificação: 07 de Março de 2015, 20:33:19 por Helena Bsb »