Autor Tópico: Desenvolvendo meu estilo?!?  (Lida 2651 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Online: 05 de Março de 2015, 08:04:08
Buscar o meu estilo significa o que para vocês?
A forma como se adquire uma imagem? a forma de tratar?
Eu tenho uma preferência pessoal por objeto muito bem exposto, fundo 0,5 a 1 stop menos exposto e fotos coloridas, com muito contraste de cor... Acho que esse seria a forma como eu busco o neu set up de iluminação e me deixa feliz! Na pós aumento um pouco a vibração e o contraste e tento controlar os estouros das altas luzes.
Claro que ocasionalmente parto para outras técnicas que também gosto, mas, se for para dizer qual o seu estilo; você saberia descrevê-lo?
Vambora para uma jornada de auto descobrimento e postar respostas aqui nesse tópico!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2015, 08:46:33
Interessante o tema Pope, tem colegas aqui que eu poderia ver suas fotos "lá na china" e eu saberia dizer que é dele, ou seja, já tem o estilo tão característico que a gente já reconhece e diferencia das demais.

Eu não saberia definir ainda meu estilo, mais vejo uma certa constância no padrão de minhas imagens e sim, acredito que vem já desde a captura e passa pelo pós, cada um possui um fluxo diferente. Eu particularmente não gosto de mexer em característica que deixem a imagem plástica, prefiro deixar com ruido e definida.

De um modo geral eu exponho à direita SEMPRE e retorno no LR. Depois diminuo pretos, mexo no curves e aumento os claros para da o contraste. Eu gosto mais assim do que mexer puramente na variável "contraste", acho que ela rouba muita informação, prefiro fazer "esticando" claros e escuros.
Dou uma pitadinha de saturação também, coloco no 5, Luminance no máximo em 15 quando uso ISO1600.
Sobre a captura, acredito que cada momento / situacao define o estilo que irá usar na captura, mais de um modo geral eu procuro sempre manter proporções entre cima/baixo, esquerda/direita, terços etc... Gosto de centralizar retratos também, uma pelo meu estilo, outra pela técnica minha que ainda não aprimorei a ponto de usar 50/1.4 e recompor sem perder o foco e gosto muito desse visual caracteristico de lentes abertas com fundo claro ou com "bolinhas". Acho que seria isso..
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2015, 08:55:07
Não sei se eu posso dizer que tenho um estilo característico facilmente percebido.

Como fotografo principalmente paisagens e natureza, sempre é preciso se adaptar com o que você tem no momento, e isso vai variar sempre..

Acho que essa questão de estilo é mais facilmente percebida com quem faz estúdio. Aí sim você pode controlar mais a situação.

Nas minhas fotos de retrato, com iluminação pensada, aí sim acho que posso perceber um estilo mais definido. Mas como são poucas fotos desse jeito, não sei se posso generalizar já...

Mas gosto de fotos bem expostas, normalmente fazendo tratamento pontual de exposição em cada cena, cores fortes e vibrantes, contraste médio pra alto... Preto e branco é uma coisa que utilizava bastante até, mas depois que comecei a fotografar com filme PB, deixei praticamente todas as digitais em cores somente, e o PB só o nativo do filme.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2015, 09:40:15
São poucas as fotos que eu vejo uma "assinatura" que não sejam essas modas.
Era o efeito de baixo contraste e cores sem saturação, agora está passando pela "invasão de luz" falsa na pós.
E noto também uma "americanização" que chamo de síndrome do outono.
Como na maioria do Brasil não temos as 4 estações definidas, as pessoas pegam paisagens verdes e amareladas e convertem para marrons/vermelhos/laranjas buscando simular um outono em pleno país tropical.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2015, 09:44:10
Não digo que eu tenha um "estilo", mas já senti uma tendência a deixar grande parte das minhas fotos com alto contraste e PB...
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2015, 14:11:40
Estilo.....eu não tenho.

Em um mundo onde zilhões de pessoas postam fotos a cada segundo, cada uma de um jeito, umas seguindo mais as tendências que outras fica difícil estabelecer isso. Bato palmas pra quem sai na frente e se diferencia.

Me esforço pra não fotografar coisas tão comuns, tento buscar o que chama a atenção ( nem sempre consigo ).
Gosto de fotos escuras, cores fortes e que saiam do aspecto gerado pelo arquivo cru da cam.

As vezes gosto de imagens o mais natural possível, perto de realidade e as vezes algo surreal no sentido de contraste, cores, etc.
Particularmente sinto que ainda falta muito pra eu ter um estilo próprio que seja identificável.

Algumas pessoas conseguem isso naturalmente, outras já não...eu preciso aprender muito mais.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2015, 14:15:22
Eu também tenho uma queda pelo PB (embora isso em si não seja um estilo). Mas gosto muito dos meus PBs em preto e branco, e não em tons de cinza. Por isso, gosto de colocar o contraste lá em cima e gosto do céu azul do dia aparecendo preto, embora algumas pessoas já tenham me dito que não gostaram.

Mas acho difícil me definir por este estilo... Enfim, excelente ideia do tópico.
« Última modificação: 05 de Março de 2015, 14:15:47 por felipemendes »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2015, 14:48:59
Ta ai um assunto que me faz vomitar  :(

Busca estilo quem fotografa para osmoutros. Tal preocupacao eh sobre o outro e nao sobre a si mesmo. Obtem expressao pessoal, o que nao eh o mesmo que ter um estilo, quem fotografa focado em si, seu mundo e seus anceios em expressae.

Eu nao ligo  para isso que chamam de "estilo" pq nao significa absolutamente nada alem de "gosto". O seu estilo eh o seu gosto e todo mundo tem um. Vc nao precisa buscar ou desenvolver seu estilo, eh so decidir o que vc gosta e buscar fazer. Nada especial nisso.

Agora, desenvolver uma visao pessoal singular eh outra coisa. Mas como Chuck Close diz, a fotografia eh a midia mais dificil de se desenvolver uma visao pessoal singular.

A sua propria expressao veem naturalmente com a masterizacao e adapitacao a uma ferramenta em variadas situacoes e oportunidades, o que tambem significa bastante pratica e variadas experiencias. Somada a sua visao de mundo e consequentemente a maneira que expressa suas experiencias e visao (no caso visual). Tudo isso apenas indo atras em fazer o que gosta de maneira dedicada. Naturalmente, as suas adaptacoes e experiencias vao te levar ao seu seu proprio jeito de se expressar, sem vc mesmo perceber. E isso vale para qualquer atividade.

Essa preocupacao em achar seu estilo eh negocio para quem busca uma identidade mercadologica para vender aparencias. Otimo para fins comerciais, mas distrativo e inutil para fins artisticos e expressivos.

Obter uma expssao pessoal eh o resultado de quem se foca completamente na sua narrativa artistica, enquanto que "buscar seu estilo" eh a busca da mero apelo a aparencia


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2015, 14:52:11
Eu não busco estilo, não.

Talvez algum dia, depois de ter fotografado muito mais do que fiz até hoje, olhando para trás possa encontrar algo que unifique minhas imagens.

Por hoje, estão tecnicamente bem... acho... mas a maioria mais pobres em conteúdo do que eu gostaria. Mas aí em olhar mais, fotografar mais, caminhar...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2015, 14:53:07
Eu também tenho uma queda pelo PB (embora isso em si não seja um estilo). [...]

Qualquer coisa que vc goste e faca  com frequencia eh seu estilo. Preto e Brando logo eh o seu estilo. O que significa que preto e brando comomqualquer outra coisa pode ser o estilo de qualquer um.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2015, 16:15:26

Essa preocupacao em achar seu estilo eh negocio para quem busca uma identidade mercadologica para vender aparencias. Otimo para fins comerciais, mas distrativo e inutil para fins artisticos e expressivos.


Faz sentido, sempre que vejo essa conversa em grupos do facebook ou em palestras, é alguém buscando um diferencial no mercado.

Já com relação a inutilidade artística tenho duvidas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2015, 16:27:52
Como citaram acima, qualquer coisa que voce gosta e faz com frequência acaba se tornando seu estilo.

No meu caso, gosto de fotografar de modo diferente ao que nosso olho vê (acho que por isso não gosto muito de lentes "normais", gosto de ultrawide e tele).  Gosto de bastante contraste e cor. E peso a mão na edição, muitas vezes buscando algo surreal.

Eu sempre quis desenhar/pintar mas não tenho esse talento, então pinto com luz  :D

Ah, odeio esse estilo que está em alta, fotos com contraste baixo e cor lavada, preset VSCO etc.....
« Última modificação: 05 de Março de 2015, 16:29:03 por DanielVE »
Sony A7II - Nikon D810


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Março de 2015, 18:03:15
Não reconheço meu estilo, apesar de achar que devo ter algum. Mas reconheço o estilo de muitos colegas fotógrafos.
Acho que dificilmente existirá um estilo único, diferente de tudo.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 05 de Março de 2015, 18:48:11

No meu caso, gosto de fotografar de modo diferente ao que nosso olho vê (acho que por isso não gosto muito de lentes "normais", gosto de ultrawide e tele).  Gosto de bastante contraste e cor. E peso a mão na edição, muitas vezes buscando algo surreal.

Gostaria de ver suas fotos....aonde posso encontrar?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 05 de Março de 2015, 19:08:29
Busca estilo quem fotografa para osmoutros. Tal preocupacao eh sobre o outro e nao sobre a si mesmo. Obtem expressao pessoal, o que nao eh o mesmo que ter um estilo, quem fotografa focado em si, seu mundo e seus anceios em expressae.

Concordo... percebo com esse texto seu que não enxergo um estilo propriamente dito nas minhas fotos, mas percebo bem mais uma linguagem de expressão mais firme, menos variável...
« Última modificação: 05 de Março de 2015, 19:09:11 por Luciano.Queiroz »