Autor Tópico: Album com fotos de outro fotografo  (Lida 1333 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 05 de Março de 2015, 15:26:26
Pessoal,

Um casal de uma família que já é minha cliente cativa, me contratou para fazer o álbum do casamento deles. Eles contrataram a fotografia e álbum, mas tiveram algum desentendimento (não sei detalhes) e me passaram as fotos para que eu faço o álbum. As fotos são muito bem feitas alias...

Oq eu vcs pensam dessa situação?
Há algum conflito? Assinar o álbum ou não?
Entendam, eu não faço questão de assinar pois a família já é cliente de vários eventos, (esse casal se casou antes de me conhecerem) Mas quero saber a opinião geral...o que vcs fariam? Quais os limites legais/Éticos?

Abraço,
M Rezende


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2015, 15:33:33
Marcelo, tenho um casal que está me contratando na mesma situação. Tinham outro fotógrafo para o casamento, mas deu algum problema e decidiram não fazer o álbum com ele. E agora estão me contratando apenas para o álbum.

O que eu pretendo fazer é entregar o álbum normal, sem minha assinatura nem nada. Não é o ideal, montar álbum para fotos de outro fotógrafo, mas por ser cliente cativa, acho que não tem problema. Só estou fazendo isso porque eles gostaram muito do meu trabalho (fiz o ensaio pré-casamento deles) e têm me recomendado para muitas pessoas.

Assinar o álbum vai passar uma falsa impressão de que são suas fotos. Eu, pessoalmente, não gostaria de protagonizar essa situação.  :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2015, 17:11:25
faça o album, estás vendendo uma diagramação, normal, muitos fotografos inclusive pagam para outro diagramador faze-lo. Porém, eu não assinaria, seria anti-ético pois passa a mensagem de que você que fez as fotos, assim como não deixaria um diagramador assinar um album meu por exemplo.
@jacobfotografiacriativa


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2015, 17:15:51
faça o album, estás vendendo uma diagramação, normal, muitos fotografos inclusive pagam para outro diagramador faze-lo. Porém, eu não assinaria, seria anti-ético pois passa a mensagem de que você que fez as fotos, assim como não deixaria um diagramador assinar um album meu por exemplo.

Perfeito!  :clap:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2015, 17:18:42
 :snack:


Isso  :ok:


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2015, 19:16:50
Pessoal,

Um casal de uma família que já é minha cliente cativa, me contratou para fazer o álbum do casamento deles. Eles contrataram a fotografia e álbum, mas tiveram algum desentendimento (não sei detalhes) e me passaram as fotos para que eu faço o álbum. As fotos são muito bem feitas alias...

Oq eu vcs pensam dessa situação?
Há algum conflito? Assinar o álbum ou não?
Entendam, eu não faço questão de assinar pois a família já é cliente de vários eventos, (esse casal se casou antes de me conhecerem) Mas quero saber a opinião geral...o que vcs fariam? Quais os limites legais/Éticos?

Abraço,
M Rezende

Depende do que foi estabelecido no contrato entre o casal e o fotógrafo. As fotos são de autoria do fotógrafo e o uso que tanto o casal como terceiros podem fazer das fotos (cessão de direitos patrimoniais) depende do que foi acordado entre eles.

Como o direito moral é inalienável, o nome do fotógrafo deve constar do álbum a menos que ele abra mão disso. O crédito de quem diagrama pode entrar, mas nunca como autor das fotos.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2015, 11:20:12
faça o album, estás vendendo uma diagramação, normal, muitos fotografos inclusive pagam para outro diagramador faze-lo. Porém, eu não assinaria, seria anti-ético pois passa a mensagem de que você que fez as fotos, assim como não deixaria um diagramador assinar um album meu por exemplo.

André mitou!

 :clap: :clap:


Euzinho aqui, mesmo tendo estúdio, faço álbum pra três amigos, que também têm estúdio.

É a coisa mais normal do mundo, Rezende. Fica com a consciencia tranquila.


 :ok:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2015, 11:31:18
André mitou!

 :clap: :clap:


Euzinho aqui, mesmo tendo estúdio, faço álbum pra três amigos, que também têm estúdio.

É a coisa mais normal do mundo, Rezende. Fica com a consciencia tranquila.


 :ok:


São 2 coisas distintas... fotografia e diagramação, aliás, como o Jacob explicou bem lá acima.
Eu tbém, faço diagramação para outros fotógrafos... é um serviço terceirizado tanto quanto a confecção do álbum.
Só não pode colocar seu nome como fotógrafo... mas se tiver ficha técnica (fotógrafo, local, assistente, makeup, etc - sim... tem gente que faz isso) pode até colocar como diagramador.
Abs.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2015, 11:34:38
Eu faria como o André e o Yoji disseram. Vai atender os seus clientes sem criar conflito com o fotógrafo.

Mesmo sendo muito pouco provável que algum dia quem fotografou pegue esse álbum nas mãos, mas eu não assinaria.

E o principal de tudo você já tem, que é a confiança desses clientes  :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2015, 11:45:49

Eu faria como o André e o Yoji disseram. Vai atender os seus clientes sem criar conflito com o fotógrafo.

Mesmo sendo muito pouco provável que algum dia quem fotografou pegue esse álbum nas mãos, mas eu não assinaria.

E o principal de tudo você já tem, que é a confiança desses clientes  :ok:
Disse tudo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


gabrielvelloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Março de 2015, 07:35:34
Acho que assinando pode dar ruim entre voce e o cara que fotografou... O cara pode falar: "você tá roubando meu trabalho..."
Canon EOS 6D - Canon 24-105 F4 L - Sigma 70-200 2.8 EX DG APO MACRO - Flash Canon 430 EX II


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #11 Online: 10 de Março de 2015, 00:25:10
É isso...não pensei em assinar...mas queria ouvir as opiniões!

Abraço e obrigado!
M Rezende