Autor Tópico: D3300 x D5500 x 70D x A6000 Pros iniciantes que querem saber qual câmera comprar  (Lida 2828 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
http://youtu.be/l04W4mCpUfU

Assistam! Comparativo em três quesitos:
a. Estúdio/Retrato - usando 70-200 em todas elas
b. Landscapes - usando lente do kit
c. Esportes - usando a 70-200 de novo

De uma maneira geral vou resumir o que está no vídeo para quem não tem paciência ou não sabe inglês.

1. Todas satisfazem plenamente para fotos e não será a câmera A, B, C ou D que irá melhorar as fotos (óbvio mas é bom reforçar).
2. Em termos de QI puramente sendo analisado, a A6000 um pouco melhor que as Nikons e a Canon por último (segundo o Tony). Eu achei as fotos da Nikon um pouquinho melhores que a Sony mas muito próximas à 70D. Aqui percebe-se que os sensores Nikon e ainda mais sem o filtro AA fazem a diferença quando olha-se no pixel peeper.
3. Em termos de AF contínuo a 70D deu um pau nas outras e a A6000, coitada, ficou bem atrás (mesmo tendo 10 fps e o AF dito mais rápido da atualidade, claro que é Marketing da própria Sony). A D5500 ficou bem próxima.
4. Para viagens a A6000 é imbatível por ter qualidade de imagem muito boa aliada à portabilidade das Mirrorless.
5. A D5500 foi eleita a melhor das 4 por reunir ótimo sensor, facilidade do touch screen, bom número de pontos de focos (muito deles cruzados), preço intermediário e ergonomia razoável.

Bom..... Que comecem as discussões!!!

Fiz esse tópico para a galera se inteirar dos lançamentos da Nikon e para aqueles que sempre entram e começam aqui no fórum com a velha pergunta: Canon ou Nikon, Qual câmera comprar, DSLR ou Mirrorless?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mateusrego

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Bem, acabei de comprar minha primeira DSRL (que ainda não chegou), e escolhi a Nikon D5300. a D5500 é mais recente e tbm mais cara, e a unica diferença entre a D5300 e D5500 é o touchscreen, então não sei se vale a pena pagar mais apenas por isso.

pensei brevemente na A6000 porem tbm é mais cara que a D5300 e tem menos lentes e mais caras.

como entusiasta não quero gastar muito, mas quero algo de qualidade, por isso que optei pela D5300.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Dá para viver sem o touchscreen? Claro que dá mas........ Em uma câmera com somente 1 dial como as de entrada (D3xxx, Dxxxx e Txi) o touchscreen acaba agilizando e compensando de uma certa maneira a falta do outro dial.

Não substitui mas diminui a falta do LCD superior e do segundo dial.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mateusrego

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Realmente a touchscreen pode ser bem util no caso da D5xxx, que não tem essas mordomias das cameras mais tops, mas não vale a diferença de R$ 1500,00 (ML) apenas por isso.

com essa diferença dá pra comprar uma ou 2 lentes.
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 11:27:36 por mateusrego »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Quando comprei minha 70D estava em duvida entre ela, a 60D e a nikon D5100 (na época, a mais nova se não me engano).  Peguei uma Canon 70D principalmente pelos botões de atalho (quase equivalentes ao de uma FF), e lógico que ter pontos cruzados, wifi e outros fru frus me ajudaram na decisão.
Hoje tenho tb uma SL1, e digo sem duvida nenhuma que fiz a escolha certa em gastar um pouco a mais para pegar uma câmera com mais pegada e esses "extras" que muitos dizem não fazer diferença, mas claro que muito disso faz diferença apenas para quem trabalha ou busca trabalhar com fotografia, para os outros não fará falta quase nenhuma os botões de ISO, Compensação de flash, tipo de medição, drive, etc... tanto que de vez em quando saio pra passear com a SL1 que é praticamente tudo no touch :ok:
Resumindo, não adianta perguntar pros outros qual câmera deve comprar, somente vc pode saber suas necessidades! ;)


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Se a pessoa está acostumada a fotografar no automático ou em S, dificilmente sentirá falta de um dial a mais. Por isso mesmo as câmeras de entrada são dessa forma. A grande maioria das pessoas com quem tenho contato frequente e não querem gastar muito em fotografia tem corpos como D3X00, D5X00 ou TXi. Apenas um amigo que leva a fotografia mais a sério investe mais em lentes e tem uma D7000, além de outros corpos quase tão robustos quanto.

Pessoalmente, quando vou fotografar, não quero ter que ficar procurando o botão do flash para mexer na abertura ou o botão de exposição para mexer no ISO, que é o que acontece nas câmeras de entrada da Nikon.

Mas é questão de gosto. Não é porque alguém escolheu um corpo mais "simples" que necessariamente vai tirar fotos mais simples. É só questão de costume e se familiarizar com o corpo.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4