Autor Tópico: "Não me vejo como Fotógrafo..."  (Lida 2246 vezes)

andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Online: 08 de Março de 2015, 18:45:11
Dias atrás, um brother meu, proprietário de uma Oly EM5 solta essa: "Sei lá, não me sinto fotógrafo usando essa maquininha.... parece brinquedo! Não me adaptei não, vou ficar só com a outra". Ele também possui uma D610.

Fiquei meio intrigado com aquilo e perguntei porquê ele não se sentia fotógrafo (eu também tenho uma EM-5 e apesar de preferir fotografar com minha D7100, não me sinto menos fotógrafo por conta disso). A resposta dele: "As pessoas não te percebem como tal e isso tem influência em mim"

Encerrei o assunto por achar um tanto descabida a afirmação, apesar de legítima.

Vocês percebem isso em usuários de, digamos, máquinas maiores, DSLRs, em detrimento das M4/3 por exemplo?

abs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2015, 20:23:09
Demais.
O que mais conheço é quem acha lente zoom + parasol dá ar de profissional.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Março de 2015, 20:29:03
Não sou fotógrafo...
Mas a afirmação de teu amigo vale para pessoas em outras profissões/equipamentos.
Digo que ou ele está na adolescência ainda onde necessita da "aceitação" de um grupo de pessoas ou precisa de um tratamento psicológico para tratar a insegurança.   :no:
César L. T.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2015, 21:54:45
Não sou fotógrafo, mas como queria ter $$$ pra uma mirrorless, ou m4/3, ou compacta premium...   :(
A RX100 III também é um sonho...
Tem muuuito fotógrafo que faz miséria com saboneteira, celular, lego...
« Última modificação: 08 de Março de 2015, 21:56:35 por fs_isa »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #4 Online: 08 de Março de 2015, 22:07:48
Desculpe a pergunta, mas seu amigo é Fotógrafo???  ;)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2015, 08:30:59
O que seria "Ser um fotógrafo"?
 ;)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2015, 08:37:19
Demais.
O que mais conheço é quem acha lente zoom + parasol dá ar de profissional.

O povo julga assim demais, acha que uma lente grande é melhor.  :shock:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2015, 09:10:00
Gente, tamanho impressiona, é fato.
Não me esqueço de um tópico aqui no papo furado mesmo com pérolas escutadas por fotógrafos, amadores ou profissionais, qdo portando seus equipamentos em situações por aí.
Numa delas, alguém estava com uma superzoom, quiseram impedir a entrada dessa pessoa não lembro onde, sob alegação de que aquela era uma câmera profissional. A pessoa tentou explicar que não era, e o segurança (ou sei lá o quê) imediatamente disparou: "claro que é, olha o tamanho da LUPA dela". Bem, se a situação não foi exatamente essa, foi mais ou menos essa, rs. Acho até que vou dar uma procurada nesse tópico, era super divertido.
É assim que funciona para os leigos, ou nem tão leigos assim, como é o caso do rapaz que se sente inferior por andar com uma micro 4/3 que durante um tempo, foi meu sonho, rs. Confesso que pretendo até dar uns passinhos além, de posse da minha linda e amada OM-D.

EDITANDO: tô dando uma olhada, pode ser que esse tópico de pérolas tenha sido no orkut, e não aqui. Uma pena, era divertido demais.
« Última modificação: 09 de Março de 2015, 09:21:42 por Helena Bsb »


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #8 Online: 09 de Março de 2015, 10:44:06
Desculpe a pergunta, mas seu amigo é Fotógrafo???  ;)

Fala Alex... Sim, ele trabalha com Eventos. Nesse mesmo papo ele afirma que para eventos é impossível ficar com uma mirrorless. A conversa tomou tomou rumos de discussão (discussão saudável)  porque eu discordo totalmente dessa afirmação dele! Acho que é apenas uma questão de postura profissional. Mas sei lá... ele foi tão enfático que talvez eu esteja enganado  :ponder:


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #9 Online: 09 de Março de 2015, 10:49:25
O que seria "Ser um fotógrafo"?
 ;)

Jesiel, fiz exatamente essa pergunta!! A resposta: "Não importa o quê você acha e sim o que acham de você" - Falávamos apenas do aspecto profissional. O que ele afirma, e por isso a discussão, e que não adianta vc achar que o perceberão como profissional com uma M4/3 porque isso não ira acontecer...

Sei lá... talvez em termos. Profissionalmente eu faço fotografias de arquitetura e realmente é complicado fazer as fotos com M4/3 (mesmo que com lentes adequadas e estou falando aqui de percepção). Mas daí, a não te contratarem porque vc usa uma M4/3 é outra história. Nunca tive esse problema.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #10 Online: 09 de Março de 2015, 12:00:24
Fala Alex... Sim, ele trabalha com Eventos. Nesse mesmo papo ele afirma que para eventos é impossível ficar com uma mirrorless. A conversa tomou tomou rumos de discussão (discussão saudável)  porque eu discordo totalmente dessa afirmação dele! Acho que é apenas uma questão de postura profissional. Mas sei lá... ele foi tão enfático que talvez eu esteja enganado  :ponder:

Entendido Anderson  :ok: :ok:

Também estou contigo nessa  :)

Algo como insegurança e necessidade de afirmação etc...etc...etc....
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 09 de Março de 2015, 12:39:42
Me desculpe a opinião, mas isso pra mim parece ser é necessidade de autoafirmação de quem não se garante no resultado com as fotos, e precisa se garantir mostrando que "é fotógrafo".

Muitos já devem ter visto, mas vale sempre a pena rever: http://www.mu-43.com/threads/61628/

Será que se ele fizesse fotos como nesse link (feitas com micro 4/3) tava realmente preocupado mesmo com tamanho de câmera?
« Última modificação: 09 de Março de 2015, 12:52:45 por Luciano.Queiroz »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 09 de Março de 2015, 12:42:57
Gente, tamanho impressiona, é fato.
A pessoa tentou explicar que não era, e o segurança (ou sei lá o quê) imediatamente disparou: "claro que é, olha o tamanho da LUPA dela".
É assim que funciona para os leigos...

Pois é, mais uma coisa é o que os leigos pensam ou julgam, como no caso de contratarem um fotógrafo e acharem que o equipo dele é insuficiente pelo tamanho, e outra bem diferênte é o próprio cara que trabalha com fotografia, que sabe que "tamanho não é documento", e ainda fica se sentindo menos por isso.

No fim das contas tem muita gente se sentindo "o fotógrafo" só prq carrega equipamentos grandes, caros e pesados consigo, enquanto que o resultado ( as fotos ) deixam bastante à desejar. :no:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 09 de Março de 2015, 12:51:05
Gente, tamanho impressiona, é fato.
Não me esqueço de um tópico aqui no papo furado mesmo com pérolas escutadas por fotógrafos, amadores ou profissionais, qdo portando seus equipamentos em situações por aí.

Um leigo pensar isso é normal... quanto maior a câmera melhor deve ser o fotógrafo na cabeça do leigo, afinal é a câmera que faz a foto né?

O que não dá pra admitir é um "fotógrafo" com um pensamento desse.
« Última modificação: 09 de Março de 2015, 12:51:39 por Luciano.Queiroz »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #14 Online: 09 de Março de 2015, 14:07:29
Pros leigos, qualquer câmera maior do que um compacta ou smartphone, é "profissional".
Quando tirava fotos com minha T3, era normal pensarem q eu era fotógrafo profissional...rs

Já cheguei a ficar em frente a um hotel esperando por uma conhecida cantora (que estava hospedada naquele local), com minha humilde T3 + 18-55mm e o segurança achou q eu era papparazzi.  :hysterical: