Autor Tópico: Foto de semi joias nikon D3100  (Lida 4117 vezes)

HELIO ROTTA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Março de 2015, 18:14:07
BOA TARDE A TODOS, TENHO UMA MAQUINA NIKON D3100, SOU NOVO EM FOTOGRAFIA, MINHA LENTE É UMA 18-55 MM 1:3.5-5.6, QUERIA APRENDER QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO PARA BATER FOTO DE SEMI JOIAS COM ELA. CRIEI ATÉ UM STUDIO TODO EM LED BRANCO, ILUMINAÇÃO MAIS QUE SUFICIENTE, PORÉM AS FOTOS NÃO SAEM COMO DESEJADO, OU FICAM AZULADAS OU ESTOURAM DE TAO BRANCAS.
ALGUÉM PODE ME AJUDAR???
REALMENTE NÃO CONSIGO SEQUER CONFIGURAR NADA...
« Última modificação: 09 de Março de 2015, 18:33:28 por HELIO ROTTA »


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #1 Online: 09 de Março de 2015, 18:21:59
Olá!!
Não escreva no fórum em "caixa alta". Isso não é uma regra mas é deselegante!
Você poderia colocar umas fotos de exemplo e o esquema de iluminação que usou!
O "azulado" provavelmente é do balanço de branco. O "estourado" vem do excesso de luz!
Pra ajudar só colocando exemplos e com exif de preferência!
Abraços :) :)


HELIO ROTTA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2015, 18:31:04
Obrigado pela dica, é mania escrever em letra maiuscula...
A propósito como mando a foto???


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Março de 2015, 19:19:32
Cara, joias estão entre as coisas mais difíceis de se fotografar satisfatoriamente.

Pelo visto ainda lhe falta o B-A-BA


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2015, 19:34:40
Queremos exemplos.....
 :snack: :snack:

Com certeza você terá de fotografar em RAW para ter uma boa recuperação dos highlights no LR ou outro programa que quiser usar.

Se não sabe o que é RAW, é só mais um exemplo de que precisa estudar bastante, mas não desista. Todos nós nascemos "ignorantes" e precisamos aprender.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2015, 19:44:59
Se elas ficam azuladas é questão de balanço de branco. Se estouram é questão de fotometria. Tente pegar um curso de fotografia básica pra dominar os conceitos elementares.

 :ok: :ok:


marioszf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2015, 10:16:40
Bom dia. Bom pessoal, estou na mesma empreitada do nosso amigo. Porém minha câmera é uma Nikon D5000.
Estava tendo dificuldade em relação ao balanço de branco, então resolvi deixá-lo no Automático. Em relação a fotometria consegui pegar a manha com alguns cursos básicos no Youtube. O site de semijoias para o qual estou fotografando é meu mesmo. A minha maior dificuldade está sendo a iluminação eu acredito, pois na câmera parece estar mil maravilhas, mas quando jogo o JPEG no Photoshop eu percebo que ainda está escuro.
Em relação aos reflexos consegui um ótimo resultado fazendo um mini estúdio com Polionda branco, com abertura em cima e na frente, cobrindo com TNT branco nas duas partes e deixando apenas uma pequena abertura na frente para não dar reflexo da câmera. Em cima estou usando um softbox caseiro com lâmpada de 45W, porém 6500K. Na frente utilizo duas luminárias com lâmpadas LED 9W 6500K.

Alguém poderia me dar uma sugestão? Li muitos tópicos a respeito, e muita gente diz que o ideal seria uma lente macro. Qual seria a maior diferença entre a lente do kit 18-55 para a macro na semijoia?
Digamos que em relação ao produto eu estou satisfeito com a foto, o que não está me agradando é a iluminação.

Abraço


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2015, 11:10:34
[...]
Li muitos tópicos a respeito, e muita gente diz que o ideal seria uma lente macro. Qual seria a maior diferença entre a lente do kit 18-55 para a macro na semijoia?
[...]
Abraço

Explicando a grosso modo:
As lentes macro geralmente possuem melhor nitidez e definição óptica para objetos menores.
E as macro a partir de 1:1 são boas para fotografar pequenos objetos. Não sei se a do kit é 1:0,34 ou 1:0,5 (corrijam se estiver equivocado).

Além da iluminação, está usando o método de empilhamento de foco (focus stacking)?


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2015, 13:40:15
O ideal seria utilizar uma tenda/cabana, mas se nao tiver, faça uma cabaninha com um lençol branco igual a uma cabana de indio em cima de uma cadeira, use um papel cartao para fazer o fundo infinito ou um pano da cor que quiser. Coloque uma luz de cada lado da cadeira (pode ser uma luminaria mesmo), a cabana sera o difusor. Deixe uma pequena abertura na frente para a lente (com tripe é mais fácil), faça a fotometria e clique.
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


marioszf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2015, 14:58:39
Explicando a grosso modo:
As lentes macro geralmente possuem melhor nitidez e definição óptica para objetos menores.
E as macro a partir de 1:1 são boas para fotografar pequenos objetos. Não sei se a do kit é 1:0,34 ou 1:0,5 (corrijam se estiver equivocado).

Além da iluminação, está usando o método de empilhamento de foco (focus stacking)?

Tudo bem Rick? O empilhamento de foco seria o que? Desculpe a ignorância mas ainda sou bem leigo no assunto.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2015, 16:03:47
Tudo bem Rick? O empilhamento de foco seria o que? Desculpe a ignorância mas ainda sou bem leigo no assunto.

Sem problemas! Estamos aqui para ajudar.
Iria escrever, mas acho que com um vídeo de exemplo prático vc vai entender melhor, inclusive ele faz um teste com uma jóia.

https://www.youtube.com/watch?v=D_HR-RaMfI8



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2015, 20:00:42
Acho que luz continua não é ideal para esse tipo de foto, para se ter nitidez é preciso baixar o ISO e fechar o diafragma, ai só flash para iluminar, ou uma continua muito "porrada". Ou então fazer o empilhamento, mas o trabalho de pós é moroso demais.

E ainda tem um detalhe, semi joias são cheias de imperfeições, e quanto maior a qualidade da fotografia, mais evidente essas imperfeições ficarão, mais trabalho na pós.

Certa vez fui procurado por uma pessoa para fotografar 100 peças, ele me mandou uma amostra de como queria as fotos, detalhe, ele mandou a foto de uma joia de verdade.
Quando dei o orçamento ele quase caiu duro, achou quem fez por 10% do meu valor, tenho uma curiosidade pra ver como ficou esse trabalho.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2015, 22:52:13
Sem querer dar banho de água fria, mas por que não começar a fotografar algo mais simples?
Fotografia é complexo, um aprendizado demorado...

Não sou profissional, creio que jamais serei em fotografia; meu ramo é outro.
Mas já vivi o bastante para saber que não há respostas simples para situações complexas...



marioszf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2015, 10:20:06
Sem querer dar banho de água fria, mas por que não começar a fotografar algo mais simples?
Fotografia é complexo, um aprendizado demorado...

Não sou profissional, creio que jamais serei em fotografia; meu ramo é outro.
Mas já vivi o bastante para saber que não há respostas simples para situações complexas...
Tupiniquim tudo bem? Realmente é trabalhoso, mas gosto de aprender e de me desafiar. Em relação a fotografar semijoias, é porque o site de semijoias é meu. Então ou eu desembolso uma boa grana toda vez que precisar de fotos ou me viro nos 30... Rsrsrs
Mas sem duvida suas palavras foram verdadeiras e sábias.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2015, 19:15:10
Tupiniquim tudo bem? Realmente é trabalhoso, mas gosto de aprender e de me desafiar. Em relação a fotografar semijoias, é porque o site de semijoias é meu. Então ou eu desembolso uma boa grana toda vez que precisar de fotos ou me viro nos 30... Rsrsrs
Mas sem duvida suas palavras foram verdadeiras e sábias.

Vou entrar na conversa.

A dúvida é a seguinte: você quer economizar ou aprender a fotografar? Entendo que você goste de desafios, mas eu sugiro que você fotografe as jóias com um celular mesmo se for apenas para alimentar seu site. Com seu celular você pode montar uma iluminação satisfatória (procure no Google algo como "iluminação fundo infinito caseiro objetos") e com pouco tratamento as fotos para o que você necessita ficariam ótimas.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2015, 19:16:09 por bfscf »