Autor Tópico: GPS - ainda vale à pena?  (Lida 10735 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Março de 2015, 14:55:20
Na minha opinião um celular nunca será tão bom como um GPS dedicado... Uso um da Garmin que, além de ter os mapas nele e não depender de conexão de dados, recebe informação sobre engarrafamentos (por transmissão FM) e com isso evita engarrafamentos. Sem contar que em alguns locais não há cobertura celular. Adicionalmente, o GPS que uso tem uma entrada de vídeo que uso em uma câmera auxiliar de ré, que evita que o estepe do jipe encoste no caô de quem estiver atrás. Manobro deixando apenas 1cm de folga sem nenhum risco ao veículo atrás de mim...

Na verdade tenho vários GPSes:
Garmin NUvi 2580TV (com LT) no Jipe (o que usa a câmera de ré)
Garmin Nuvi 3460LT no carro da minha esposa
Garmin Montana 650 em trilhas offroad
Garmin Oregon 550 em trilhas a pé (e no caiaque)
Garmin Viago (no celular, para eventualidades)
além de outros softwares como o Waze, NavMii, etc.

Cada um tem suas vantagens. Para uso nas cidades (ou viagens no asfalto) os Nuvi são imbatíveis. Existem mapas gratuitos feitos para GPS Garmin (tipo software livre) que podes baixar de http://www.tracksource.org.br (usando estes mapas a informação de trânsito aparece, mas não é usada em roteamento, para tal é preciso usar os mapas da própria Garmin, que se adquire para o resto da vida por $89).
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Março de 2015, 14:56:49
Vou dar uma olhada nesse tomtom tbém, e baixar o navfree.  :ok:

TOMTOM é o melhor na Europa. Garmin nos EUA. No Brasil o Garmin é vantajoso por conta dos mapas do TrackSource...
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 10 de Março de 2015, 15:15:00
Legal, valeuzão, Jauvane!! Tô muito inclinada a adquirir um Garmin.
O tal navfree, nem abriu aqui no meu celular (é um S3 mini)... já desinstalei.
E vi um monte de gente reclamando dele, falando que era bom antes das ultimas atualizações (parece que era navfree e agora virou navmii). Enfim, qdo der, adquiro m Garmin.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Março de 2015, 15:23:23
Atualizei o NavFree no iPad e o NavMii está muito legal. Agora ele recebe as informações do Google Maps (e Waze). Costumo usar estes softwares como backup, quando estamos em um carro de algum colega que não tem um GPS dedicado. De fato instalei o Viago da Garmin para estas situações (mas como estou sempre fuçando novidades, ando testando o NavMii). No dia a dia uso os Nuvis listados acima. Mesmo em viagens em estradas (como na recente ida do RJ a Floripa/Gravatal/Gramado).

Quando pegamos caminhos não mapeados (trilhas de jipe) é que um GPS como o Montana/Oregon são excepcionais.

Eu tinha um Nuvi5000 (que foi substituído pelo Nuvi 2580TV) que conseguia mostrar caminhos previamente seguidos. Este conseguia substituir um Montana em trilha offroad, mas o usual dos Nuvis é não carregar (e apresentar) caminhos feitos por alguém, para seguires.

A propósito, a melhor fonte de arquivos de lombadas, pardais, semáforos com câmeras, pedágios, postos de polícia rodoviária e locais com perigo (obviamente na minha opinião) é o http://www.gpsinfo.com.br (escolher DOWNLOAD->Arquivos POI-> tua escolha de avisos com ou sem BIP. Eu prefiro "Garmin - POIs de Alerta - SOM WAV (sem BIP)"). Estes arquivos são gratuitos e atualizados diariamente. Se encontrares uma lombada não mapeada, podes salvá-la, submetê-la no site e no dia seguinte um novo arquivo incluindo tua lombada estará disponível (tudo gratuito).
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 15:26:23 por jauvane »
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 10 de Março de 2015, 15:31:25
LEal, Jauvane, obrigadíssima pelas dicas.
Se vc for se desfazer de um dos seus gps's (de asfalto mesmo) por esses tempos, me dá um toque.  ;)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 10 de Março de 2015, 16:51:11
O problema do Waze nesse caso é que ele não salva o mapa todo, vai baixando.

O Maps tem um função que baixa o mapa do percurso todo para usar offline.
Usei ele para ir de Salvador até Goiânia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Março de 2015, 17:53:30
Achei estranho que não falaram do Sygic, vcs não gostam?

Confesso que uso pouco, mas já usei bastante no passado pré-Waze e achei o melhor app de GPS offline. Fora que tem um preço menos salgado.

Usei o iGo também, em GPS chinês baratinho... bom, perde em funcionalidades pro Sygic, e sei que tem uma versão pra celular, mas nunca usei.

Tenho o oi Mapas instalado, mas nunca usei. Mas é uma opção de GPS offline - gratuito ainda.

Acho que a maior vantagem de ter um app de GPS ao invés de um aparelho de GPS é a facilidade que os mapas são atualizados, além de serem gratuitas.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #22 Online: 10 de Março de 2015, 18:30:25
não li o que já responderam até aqui, mas vou dar minha opinião assim mesmo..

eu não troco GPS dedicado por outro aparelho qualquer....

Já tive de várias marcas e recomendo Garmim... compra o que tiver LM no código (se não me engano de Lifetime Maps), que você atualiza a hora que quiser no computador. A  maior dificuldade dos GPS mais baratos que tem por aí é justamente a questão da atualização.. Investi um pouco mais no Garmim e não me arrependo de jeito nenhum. O tanto que gastei pulando de marca e em marca tentando melhorar, se tivesse comprado o melhor garmim do mercado desde a primeira vez teria saído mais barato.

Celular quebra um galho em alguns casos, mas acho uma m*rda... principalmente no meu caso que uso GPS sem som. Acho bem mais difícil que o GPS nativo...

Eu sou daqueles que ainda não participam da tal convergência digital.. Eu ainda acho que cada aparelho tem que ter uma função..
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 18:41:00 por Luciano.Queiroz »


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #23 Online: 10 de Março de 2015, 18:41:08
Hj mais cedo eu dei uma olhada no site deles, tem umas opções bacanérrimas!!

Mas não se empolgue muito e acabe comprando um aparelho dos mais caros.
Nos mapas que temos aqui a cobertura dos recursos extras é parcial ou nenhuma, dependendo da região onde estás.
Por isso, acredito que já estarás bem servida com um Nüvi 42 ou 52.  Em minha opinião, pegar um modelo caro ou um destes citados fará pouca diferença considerando as limitações de mapas/informações extras que temos.

Mas que esse 3597 enche os olhos... isso é verdade.
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 18:41:46 por Vanquish »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #24 Online: 10 de Março de 2015, 19:38:23
não li o que já responderam até aqui, mas vou dar minha opinião assim mesmo..

eu não troco GPS dedicado por outro aparelho qualquer....

Já tive de várias marcas e recomendo Garmim... compra o que tiver LM no código (se não me engano de Lifetime Maps), que você atualiza a hora que quiser no computador. A  maior dificuldade dos GPS mais baratos que tem por aí é justamente a questão da atualização.. Investi um pouco mais no Garmim e não me arrependo de jeito nenhum. O tanto que gastei pulando de marca e em marca tentando melhorar, se tivesse comprado o melhor garmim do mercado desde a primeira vez teria saído mais barato.

Celular quebra um galho em alguns casos, mas acho uma m*rda... principalmente no meu caso que uso GPS sem som. Acho bem mais difícil que o GPS nativo...

Eu sou daqueles que ainda não participam da tal convergência digital.. Eu ainda acho que cada aparelho tem que ter uma função..

Mas não se empolgue muito e acabe comprando um aparelho dos mais caros.
Nos mapas que temos aqui a cobertura dos recursos extras é parcial ou nenhuma, dependendo da região onde estás.
Por isso, acredito que já estarás bem servida com um Nüvi 42 ou 52.  Em minha opinião, pegar um modelo caro ou um destes citados fará pouca diferença considerando as limitações de mapas/informações extras que temos.

Mas que esse 3597 enche os olhos... isso é verdade.

Valeu, gente!!! Já decidi que será o garmin mesmo. Vou escolher com cuidado o modelo.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Março de 2015, 23:25:09
Se o modelo que escolheres tiver "LM" no modelo (Lifetime amaps), isso quer dizer que tens atualização de mapas gratuitamente pela vida do dispositivo (o que custa $89 para ter em um GOS que não tiver "LM" no modelo). A propósito, não vale a pena trazer GPS de fora do país, pois apenas os GPSes vendidos na america latina tem opção "LM" diaponível por $89. Para um GPS adquirido nos EUA, por exemplo, cada novo mapa custará uma taxa para atualizar.

Obviamente existe a opção dos mapas gratuitos TrackSource, mas perdes o roteamento LT que descrevo brevemente abaixo.

Modelos que tenham "LT" (Lifetime Traffic), recebem informação de trânsito por transmissão FM. Por hora isso funciona em SP, RJ, BH e Brasília, se recordo corretamente. Alguns modelos que não tem LT passam a ter se a pessoa adquirir a antena que recebe a info de trânsito, que se recordo bem custa R$299 (ou seria R$199). Meu Nuvi 2580TV não tem LT nem LM de fábrica, mas como adquiri a antena em uma loja Garmin, ele,recebe a info de trânsito tb. Como adquiri o LM no site da Garmin, tenho atualização gratuita de mapas. Antigamente eu usava os mapas TrackSource, mas passei a usar os da própria Garmin nas cidades que tem a trans issão LT. Em cidades pequenas, o mapa TrackSource é muito mais atualizado que o da Garmin (são dezenas de pessoas que atualizam mensalmente). Costumo ter os dois maoas no GPS, selecionando qual dos dois desejo usar dependendo da cidade (por vezes um restaurante não aparece no mapa da Garmin mas aparece no mapa TrackSource. Dá para selecioná-lo em um mapa e depois mudar oara o outro para usar a unformação de trânsito.

Sou fã so modelo Nuvi 3460LT (já inclui a antena Lifetime Traffic, sendo possível acrescentar o LM por $89). É bastante compacto e funciona maravilhisamente bem. Modelos mais simples não costumam falar os nomes das ruas, dando instruções do tipo "Vire à direita", enquanto alguns modelos dizem "vire à direita na Av. Brasil". Esta característica, bastante útil, se chama TTS (text-to-speech). O 3560 (ou 3497) sao maiores (5" ao invés de 4.3). Só não uso ele no jipe porque ele não tem a entrada de vídeo que uso oara a câmera de ré.

Um modelo avançado dura diversos a os. Usei meu Nuvi5000 por mais de 5 anos, e a dupla 2580 e 3460 já está com uns bons anos.

Caso não tenha ficado claro acima, quem provê o LT é a antena (adaptador de força com o bloco da antena). Me lembro que originalmente comprei o 3460LT que minha esposa usa (na verdade quem mais usa sou eu quando estou nomcarro dela) para usar a antena dele no 2580 do jipe. Depois, adquiri a antena em uma loja Garmin física, devolvendo o Lt ao 3460. Alguns dos. Odelos mais simples não interpretam a informação LT de uma antena eventualmente usada com eles. O chato é que não é fácil descobrir que modelos que não vem com LT aceitam a antena para mostrar e usar a info de trânsito.

Atualmente os. Odelos 3460 e 2580 não estão mais atuais. Alguns modelos conectam no celular, permitindo atender o telefone (e fazer ligações tb) na tela do GPS, com viva voz integrado. Alguns tocam.MP3, alguns aceitam comandos de voz (normalmente não em português). Modelos maism ovos costumam usar um algoritmo de navegação mais recente. Por exemplo, alguns modelo smostram o. Nome da via onde estás, enquanto outros (o 3460) mostram no topo o nome da próxima via para a qual podes virar (dá mão oara ela), o que é mais útil se estás procurando a rua certa. São pequenos detalhes que tornam-se úteis.

Boa pesquisa nos modelos :).  Se precisares de ajuda podes enviar MPs. Acho que já escrevi muito, mas GPS é uma coisa que já fucei bastante :)
JVc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 10 de Março de 2015, 23:45:39
Depende...

Se você roda 100% na cidade o Waze serve. Isso porque o Waze precisa de uma conexão de dados, os mapas são baixados on demand. O mesmo acontece com o Google Maps e similares. Cansei de ficar sem Waze na estrada, portanto o problema realmente existe.

Se você realmente quiser usar um celular ou tablet para isso, procure um software que permita o download dos mapas para uso offline. Tem para Android, IOS e Windows Phone, por exemplo o Sygic eo NavFree. De preferência para quem possa usar os mapas do openstreetmap.org, pois são gratuitos e muito precisos.

O GPS de telefone que eu mais gostei foi o da Nokia, o Nokia Drive. Os mapas são excepcionais, e a sensibilidade do GPS é absurda, muito, muito superior ao do meu ex Galaxy S5.

Aplicativos tipo o Tomtom para smartphones são furada. São caros pra  caramba e tem que pagar pelos updates anualmente, igualmente caros.


Dos dedicados, tive 3

- Tomtom One. Bom aparelho, boa sensibilidade mas os updates anuais pagos tornaram-no inviável. Está encostado. Mapas proprietários.

- Ndrive. Bom aprelho, tela de toque horrenda (não lembro do modelo), mapas proprietários, com update pago anualmente. Dei de presente.

Acho que o Jauvane esgotou o restante do assunto  :ok:







Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 11 de Março de 2015, 00:03:36
Muito legal a explicação, Jauvane. Acho que me identifiquei com os Garmin e especialmente com o TRC Brasil justamente por morar no interior. Tem cidades que não aparecem nem no google maps (o trecho urbano, com ruas e tudo o mais, aparecem só o contorno da malha viária) mas aparecem perfeitamente detalhadas nestes mapas da comunidade. Na realidade me arrependo até a morte de ter vendido o meu Nuvi e achar que apenas o GPS da central do meu Peugeot 208 daria conta como o bom e velho gêpêéssezão.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 11 de Março de 2015, 00:22:50
O problema dos GPses que vem em veículos é a dificuldade de atualizá-los e customizá-los. Por exeplo: ADORO os arquivos de lombadas, pardais e afins (www.gpsinfo.com.br, onde a propósito sou moderador). É muito legal o GPS dizer "LOMBADA" com antecedência suficiente de uma daquelas lombadas físicas sem cor que as destaque... Ou ouvir "Radar 80" e saber que ali deve-se evitar acelerar para uma ultrapassagem (Sem precisar olhar para a tela do GPS). Quando viajo salvo dezenas de lombadas não maoeadas (Só na BR101 salvei mais de 200 :D).

Os Nuvi atuais tb tem info de velocidade de muitas vias e ele avisa (um leve bip, se configurado ara tal) quando eventualmente ultrapassas o limite da via. Mais acima alguém falou dos gráficos que mostram entroncamentos, com placas e indicação de que pista seguir (em uma viagem aos EUA). Os Nuvis atuais mostram isso no Brasiltambém, e de fato é uma mão na roda naquelas saídas múltiplas em estradas, vias elevadas e multiplas bifurcações.

Mesmo em locais que conheço bem, costumo deixar o GPS ligado, pois os avisos de lombada e afins continuam excepcionalmente úteis

Perdoem os erros de digitação, mas as últimas mensagens digitei no iPad e só notei alguns problemas já tarde para acertar. Acho que é possível entender apesar dos erros :)
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 00:29:41 por jauvane »
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #29 Online: 11 de Março de 2015, 08:12:49
Caramba Jauvane, que aula, hein!!!  :clap:

Mas essas características aqui, pra mim não fazem diferença: "Alguns modelos conectam no celular, permitindo atender o telefone (e fazer ligações tb) na tela do GPS, com viva voz integrado. Alguns tocam.MP3, alguns aceitam comandos de voz (normalmente não em português)."
Não faço qualquer questão disso.
A de dar os nomes das ruas, é bem interessante.
A da situação do trânsito, talvez tbém não, pois posso consultar no waze antes de sair de casa ,hehe. Mas o "LM" é bem interessante.
super obrigada pelas explicações claríssimas!!
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 08:17:08 por Helena Bsb »