Autor Tópico: GPS - ainda vale à pena?  (Lida 10728 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 11 de Março de 2015, 08:48:20
...Aplicativos tipo o Tomtom para smartphones são furada...

Eu realmente não acho isso... Uso TomTom há anos em meus iPhones viajando aqui no Brasil e no Exterior sem qq problema, muito pelo contrário. Comprei aquela base que prende no parabrisa mas, na maioria das vezes, deixo o iPhone ajustado ao console e funciona que é uma beleza. Além disso, não acho US$ 24 por país algo caro, considerando que ao executar o app  ele se atualiza automaticamente, coisa que faço sempre antes de viajar.  :ok:
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 08:56:47 por efilho »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #31 Online: 11 de Março de 2015, 09:59:33
Uso o Waze para planejar rotas e verificar distância e tempo de viagem mas DURANTE a viagem, onde não existe sinal de celular ou de internet acho bem desagradável.
Sobre GPS, vá de GARMIN NUVI. Existe uma rede de colaboradores que atualizam constantemente as rotas, radares, etc.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #32 Online: 11 de Março de 2015, 10:41:44

Os Nuvi atuais tb tem info de velocidade de muitas vias e ele avisa (um leve bip, se configurado ara tal) quando eventualmente ultrapassas o limite da via. Mais acima alguém falou dos gráficos que mostram entroncamentos, com placas e indicação de que pista seguir (em uma viagem aos EUA). Os Nuvis atuais mostram isso no Brasiltambém, e de fato é uma mão na roda naquelas saídas múltiplas em estradas, vias elevadas e multiplas bifurcações.


Fui eu que citei essa função nos EUA. O meu Garmin trouxe de lá. Fiz backup do mapa da Florida e upload para dentro do GPS do mapa TRC atualizado à época. Depois um camarada que era fã dele me convenceu a vendê-lo quando troquei de carro e agora estou só com o da central...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #33 Online: 11 de Março de 2015, 11:15:58
Sobre o celular, Se tiver espaço disponível de memória, tenho instalado o Oi Mapas... funciona razoavelmente bem, e é offline (sem rede de dados). Mas vai te consumir uns 350 a 400Mb de memória. ... Já me tirou de enrascada quando aluguei um carro e a tomada de energia dele estava queimada.. Tinha levado o GPS mas estava descarregado.. o Celular me salvou nessa..

Jauvane, valeu pela aula de Gamin!!!
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 11:16:32 por Luciano.Queiroz »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #34 Online: 11 de Março de 2015, 11:24:11
Sobre o celular, Se tiver espaço disponível de memória, tenho instalado o Oi Mapas... funciona razoavelmente bem, e é offline (sem rede de dados). Mas vai te consumir uns 350 a 400Mb de memória. ... Já me tirou de enrascada quando aluguei um carro e a tomada de energia dele estava queimada.. Tinha levado o GPS mas estava descarregado.. o Celular me salvou nessa..

Jauvane, valeu pela aula de Gamin!!!

é, essa disponibilidade de memória eu não tenho.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #35 Online: 11 de Março de 2015, 13:47:23
Nossa, eu tenho um Aquarius que não custa 150,00 . Nunca errou um endereço comigo.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #36 Online: 12 de Março de 2015, 09:13:17
Comprei aquela base que prende no parabrisa mas, na maioria das vezes, deixo o iPhone ajustado ao console e funciona que é uma beleza.

A única vez que tentei usar o iphone com waze no parabrisa o iphone superaqueceu (em 5 minutos de uso) e desligou. Me deixou na mão.

Uso o tomtom, mas acho meio caro atualizar o mapa (em torno de R$200, vale para um ano de atualizações), tem uma atualização da própria comunidade de usuário (map share), gratuita, mas só altera coisas básicas (mudança de mão em rua, etc). O aviso de radar também funciona bem. Comprei o tomtom na Europa e lá funcionava melhor do que aqui.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #37 Online: 12 de Março de 2015, 09:58:28
pela minha experiência, aplicativos de celular para GPS é a mesma coisa que querer usar a o celular para fotografia. funciona? sim!
é a melhor opção? Não!


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 12 de Março de 2015, 14:36:36
Bem, parece que todos já falaram tudo que podia ser dito sobre as duas alternativas, mas mesmo assim vou dar meus 2 cents.

Tive vários GPS e hoje uso exclusivamente o Waze por um simples razão. GPS vai te dar um trajeto, e ponto final. Wase vai te dar O MELHOR trajeto. Pra quem mora em cidades grandes, não há nada melhor que o Wase, IMHO.
Eu tenho o GPS no painel do carro e nunca o uso porque o Wase sempre me manda por uns caminhos incríveis, onde não há transito, ou onde o transito é menor. Há caminhos que eu fiz a vida toda e de repente o Wase me manda para umas quebradas incríveis onde não há transito. E a confiabilidade é absurdamente grande. Ele te dá o trajeto e em quantos minutos você chegará lá. Te avisa se há acidentes à frente, etc e tal.

Claro se pra isto há de se ter um Smart Phone e pra quem não o tem, um GPS vai quebrar um bom galho, mas em São Paulo até taxista usa o Wase.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 12 de Março de 2015, 15:59:51
Foi exatamente em SP o meu Nuvi me retirou de um engarrafamento imenso (antes de eu chegar nele, com mensgaem "transito detectado adiante, mudando rota") e mandou por um caminho excelente. Ele recebe info de trânsito por transmissão FM, e muda o trajeto quando verifica engarrafamento e uma rita melhor. É similar ao Waze, sem consumir a bateria do celular, com melhor interface e sem depender de 3G. Um GPS que não recebe info de trânsito sim, ajuda menos...
JVc.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #40 Online: 12 de Março de 2015, 18:14:53
Eu sei lá....

Tenho um Garmin Nuuvi (não lembro exatamente o modelO) e achei ele uma bosta.
Quando vc liga ele, demora uma eternidade pra pegar o sinal, principalmente quando vc está com pressa.
Já me jogou no meio de um monte de favela, já me mandou fazer um monte de conversão proibida, de entrar em ruas que não existem...
E tudo com software e mapas atualizados e talz.

Troquei definitivamente pelo Waze. Mas o Waze tem o problema de comer a bateria do celular com farofa.

Eu acho o seguinte:
- Se vc usa o GPS pra desviar de transito ou pra andar dentro da cidade (no meu caso, São Paulo), vá de WAZE
- Se vc quer um GPS pra viajar e conhecer lugares, vá de GPS mesmo
« Última modificação: 12 de Março de 2015, 18:16:23 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #41 Online: 12 de Março de 2015, 19:11:14
o Waze é excelente, não resta dúvida. Não sei onde a maioria de vocês mora, mas eu moro no interior de santa catarina e existem muitos locais onde não tem sequer sinal de celular, quanto mais 3G ou wifi, então, pra minha realidade, a melhor opção é o GPS.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 13 de Março de 2015, 00:33:50
Trabalho com cartografia então vou dar uma opinião baseada mais na atualização dos mapas do que em outros detalhes.

Infelizmente no Brasil nenhum mapa pode ser considerado perfeito e bala de prata. Vivemos em uma autêntica zona onde cada um precisa correr atrás para mapear por sua conta e risco,  ao contrário de alguns países onde a cartografia oficial já dá um bom start.
Por isso não confio em apenas um mapa no Brasil e também não sou do tipo que liga o GPS e saio confiando cegamente no que ele fala. Sou da opinião de que cada minuto perdido no planejamento da rota  me dará vários minutos quando estiver andando.

Hoje no Brasil de uma forma geral os melhores receptores de GPS para serem usados são os da Garmin pois o próprio mapa da Garmin é atualizado constantemente e temos a opção do Tracksource. Não tenho um GPS "de carro" uso um Garmin 60Csx.
Segunda melhor opção no Brasil são os mapas na Nokia. A Nokia tem equipe própria se mapeamento no Brasil e por isso também está bem atualizado. O aplicativo dela, o Here, para Android é excelente e permite baixar todos mapas offline, inclusive baixando os pontos de interesse para busca offline.

Sei que nas cidades o Waze é muito bom mas jamais pode-se ter ele com o único aplicativo pois só funciona on line. Particularmente tenho uma birra com ele. Todos que atualizam ele estão trabalhando de graça para sua dona,  a Google. Ela não devolve essa informação de forma aberta, apenas compilada em forma de mapas.

Quanto ao aparelho em si existem vários detalhes,  é difícil apontar o que é melhor de cara. O chip que faz o processamento dos sinais não tem muita diferença entre um celular e um receptor GPS dedicado. O receptor GPS dedicado tem a vantagem de normalmente ter uma antena melhor, por outro lado celular tem a vantagem do A-GPS que lhe dá a informação de posição da antena da operadora. A vantagem disso isso principalmente no TTFF (time to first fix). Não quero entrar em muitos detalhes técnicos mas de forma geral é o seguinte: quando um receptor é ligado ele baixa uma série de informações da constelação de satélites. Se ele "não souber onde está" precisa baixar mais informações para o recalculo da posição. Como esse processo é passivo (não dá para pedir para o satélite enviar a informação específica) o processo demora pois é necessário descarregar tudo que está vindo. Por isso que existe a demora para o receptor se posicionar. Mesmo que você não mude o receptor de lugar essa demora pode ocorrer se o receptor tiver ficado desligado muito tempo.
No caso do smartphone ele recebe a informação da antena da operadora: "ó, você está mais ou menos aqui"  e com isso tem um ponto inicial para recalculo.
A grande desvantagem do celular são as já citadas autonomia e tendência a super aquecimento  já que é um dispositivo multi função. Se não fosse esses detalhes eles seriam a melhor opção hoje em dia.

Um adendo: quando de trata de viajar fora do país tudo muda de figura. Na Europa, por exemplo,  a base cartográfica mais atualizada que existe é a Open Street Maps. Infelizmente ainda não existe um aplicativo perfeito que faça uso dessa base. O melhor que achei até agora foi o GPS Nav & Maps. O Here também é fantástico,  estou mesmo fazendo uma viagenzinha na Europa e estou usando somente ele pois resolvi não gastar com compra de chip com Internet dessa vez.
« Última modificação: 13 de Março de 2015, 00:41:04 por sri_canesh »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #43 Online: 13 de Março de 2015, 08:28:04
Nossa senhora, viu...
Cada aula!!
 :clap: :clap: :clap:

Valeu aí, sri_canesh.

Que tópico rico.

Super mega agradecida pela colaboração valiosa de todos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 13 de Março de 2015, 14:51:49
Concordo totalmente com o sri...  Comprei um Nokia 730 so pra deixar no carro e usar o Nokia Drive/Here, os mapas são excelentes, e realmente aqui não dá para confiar 100% nos mapas da Garmin e da TomTom.

O Openstreetmaps funciona MUITO bem na Europa e bem aqui no sudeste. Já o Waze me deixou na mão muitas vezes ao sair da cidade, mesmo em cidades menores no interior do RJ ele as vezes se perde.