Autor Tópico: GPS - ainda vale à pena?  (Lida 10693 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 10 de Março de 2015, 09:30:13
Galera, ainda é válido ter um GPS, sendo que temos hj o Waze que é constantemente atualizado?
O que acontece é que não tenho (e não pretendo ter) pacote de dados no celular, e hj em dia, uma vez que vc atinge a sua cota diária de internet, vc fica sem. Além do quê, dependendo do lugar, nem sinal de celular tem.
Sendo assim, gostaria de saber se algum GPS tem reconhecidamente a menor margem de erro (depois de um GPS me deixar duas vezes no meio da rua, eu desisti de usar).
Se eu colocar uma rota no waze e ficar sem internet, continuarei tendo acesso a essa rota de maneira offline?
Enfim, o que existe de melhor opção hj em dia para nos deslocarmos por lugares que não conhecemos?


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2015, 09:39:21
Aparelho que é dedicado para uma funcionalidade, nunca será melhor do que um aparelho multi-funções.
O Android, apesar de um ótimo Sistema Operacional é pesado, possui inúmeras funções rodando em background das quais vc não necessita.

Nada melhor do que um GPS que possui um sistema dedicado, que inicia em poucos segundos.

O Waze é legal pela interatividade, mas não vale a pena pegar um plano de dados apenas por causa dele.

Acho que existem outros software, em Android que é possível baixar e rodar em Off Line, talvez TomTom.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2015, 09:49:03
Waze funciona sem dados sim. So fica sem o treco de transito.

Se for so para digitar endereco e seguir sem pensar, celular ta otimo. Mas se for usar de verdade, fazendo rotas offline, gravando pontos de interesse, usando os arquivos gpx para ver as rotas percorridas, GPS dedicado eh muito melhor que celular!
D600 - E-M10


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2015, 09:56:59
Waze funciona sem dados sim. So fica sem o treco de transito.

Se for so para digitar endereco e seguir sem pensar, celular ta otimo. Mas se for usar de verdade, fazendo rotas offline, gravando pontos de interesse, usando os arquivos gpx para ver as rotas percorridas, GPS dedicado eh muito melhor que celular!

E tem algum BOM gps disponível hj? Pq sério, gente... depois de ter me deixado duas vezes no meio da rua (no meu caso, talvez metade das vezes que usei o gps, desisti rápido), realmente ficou difícil confiar nesse dispositivo.
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 09:57:19 por Helena Bsb »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2015, 09:58:19
Eu só gosto do GPS quando é integrado ao painel, me incomoda ter que montar a parada e ter que guardar tudo solto pelo carro. Se eu não tivesse GPS no painel do carro não compraria um externo, usaria o celular mesmo.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2015, 10:04:21
Para mim não mais. Eu só uso o iPhone com o TomTom há muito tempo, justamente pala impossibilidade de mantê-lo no carro, seja aqui no BR ou lá fora. Para carregar celular e o aparelhinho do GPS, prefiro carregar uma coisa só. A tela maior do iPhone 6 e outros ajudou bastante.   :)


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2015, 10:12:04
E se for comprar um GPS, minha sugestão é que seja um da marca Garmin.
É tranquilo de atualizar o software interno dele, os mapas, pontos de interesse.  Tem software para planejar as rotas pelo computador e por ai vai.

Pode ser, e é, mais caro do que outros pseudos ""GPS"" que existem a venda, mas não ter a dor de cabeça que é atualizar um "genérico" destes é impagável.  Fora a qualidade do equipamento.

Mas, se você pretende continuar usando um App (como o Waze) saiba que existem outros que não precisam da rede de dados para funcionar.  Como exemplo, para o iOS temos o Navfree Brazil, Sevenways... ambos gratuitos.

Ok !   :ok:


Obs: trocou os pneus ?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2015, 10:22:26
E se for comprar um GPS, minha sugestão é que seja um da marca Garmin.
É tranquilo de atualizar o software interno dele, os mapas, pontos de interesse.  Tem software para planejar as rotas pelo computador e por ai vai.

Pode ser, e é, mais caro do que outros pseudos ""GPS"" que existem a venda, mas não ter a dor de cabeça que é atualizar um "genérico" destes é impagável.  Fora a qualidade do equipamento.

Mas, se você pretende continuar usando um App (como o Waze) saiba que existem outros que não precisam da rede de dados para funcionar.  Como exemplo, para o iOS temos o Navfree Brazil, Sevenways... ambos gratuitos.

Ok !   :ok:


Obs: trocou os pneus ?

hahaha, ainda não troquei não, rs. Não está na hora. Mas tá mesmo decidido que vou colocar os pneus mais altinhos que vêm de fábrica com o Uno Way 1.4.

Quanto aos programas, vou ver o tal TomTom que já falaram aí.

Valeu!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2015, 10:30:03
Para grandes cidades (especialmente onde o trânsito é um problema), o Waze tem um foco todo especial. Para quase todo o restante, e aqui onde incluo meu principal uso que é em estradas, um bom GPS é imbatível.

Eu comprei um Garmin numa viagem aos EUA em 2012. Lá é inacreditável o quão preciso e funcional é o aparelho, mostrando imagens das placas que veria pela frente (você vê a placa com a saída XYZ pintada na tela e, ao chegar perto, vê a placa real na rodovia igualzinha!), encontra restaurantes e quaisquer pontos de referência que nem acredita que realmente estão catalogados... enfim, um show! A base de dados de lá é outro nível.

Mas voltando ao Brasil, existe uma comunidade chamada TRC Brasil que disponibiliza mapas gratuitos que você pode jogar para o aparelho com o programinha da própria Garmin, o MapSource. Por ser um grupo independente, o pessoal consegue disponibilizar uma atualização por mês. Fora os recursos do próprio GPS, com dados de "navegação" como altitude, velocidade média e máxima, tempo estimado ao destino... tudo bem mais acertivo que outros GPS não dedicados.

Aí vai de cada necessidade. Para alguns, realmente o que o Waze entrega é mais útil que o que um GPS entrega.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2015, 10:33:56
Para grandes cidades (especialmente onde o trânsito é um problema), o Waze tem um foco todo especial. Para quase todo o restante, e aqui onde incluo meu principal uso que é em estradas, um bom GPS é imbatível.

Eu comprei um Garmin numa viagem aos EUA em 2012. Lá é inacreditável o quão preciso e funcional é o aparelho, mostrando imagens das placas que veria pela frente (você vê a placa com a saída XYZ pintada na tela e, ao chegar perto, vê a placa real na rodovia igualzinha!), encontra restaurantes e quaisquer pontos de referência que nem acredita que realmente estão catalogados... enfim, um show! A base de dados de lá é outro nível.

Mas voltando ao Brasil, existe uma comunidade chamada TRC Brasil que disponibiliza mapas gratuitos que você pode jogar para o aparelho com o programinha da própria Garmin, o MapSource. Por ser um grupo independente, o pessoal consegue disponibilizar uma atualização por mês. Fora os recursos do próprio GPS, com dados de "navegação" como altitude, velocidade média e máxima, tempo estimado ao destino... tudo bem mais acertivo que outros GPS não dedicados.

Aí vai de cada necessidade. Para alguns, realmente o que o Waze entrega é mais útil que o que um GPS entrega.

eu acho esse lance da situação do trânsito super útil. O Waze tem seu lugarzinho aqui. Mas é bem provável mesmo que eu compre um garmin então.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Março de 2015, 13:47:26
Tive a mesma dúvida a meses atrás.
Os melhores GPS são garmin ou tomtom, fora estes os outros deixam um pouco a desejar. O custo destes aparelhos são uma fração considerável do custo de um celular, por isto escolhi o celular.
Para viagens geralmente vejo na internet as principais estradas, e até imprimo, acho mais prático. Só em caso de dúvidas ligo o GPS do celular (consome muita bateria).
Principais aplicativos que instalei e recomendo para sistema android: Waze (online), navfree, Oi mapas, here maps (famoso programa da nokia).
Ainda estou testando o oi mapas e o here maps, aprovando ambos. Sempre uso o waze no trânsito da cidade e o navfree quando não quero gastar dados. Ambos me atendem perfeitamente.
César L. T.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #11 Online: 10 de Março de 2015, 13:47:43
Como já comentaram, GAMIRN é, sem dúvida, a melhor fabricante de aparelhos GPS para uso não militar. Não necessariamente possuem a melhor interface, mas são equipamentos de qualidade e, sobretudo, precisos.
Dá uma olhada aqui: https://buy.garmin.com/pt-BR/BR/cOnTheRoad-cAutomotive-p1.html

 :ok:
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 13:54:03 por padilhadim »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2015, 13:50:49
Como já comentaram, GAMIRN é, sem dúvida, a melhor fabricante de aparelhos GPS para uso não militar. Não necessariamente possuem a melhor interface, mas são equipamentos de qualidade e, sobretudo, precisos.
Dá uma olhada aqui: https://buy.garmin.com/pt-BR/BR/cOnTheRoad-cAutomotive-p1.html

 :ok:

Hj mais cedo eu dei uma olhada no site deles, tem umas opções bacanérrimas!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 10 de Março de 2015, 13:52:44
Tive a mesma dúvida a meses atrás.
Os melhores GPS são garmin ou tomtom, fora estes os outros deixam um pouco a desejar. O custo destes aparelhos são uma fração considerável do custo de um celular, por isto escolhi o celular.
Para viagens geralmente vejo na internet as principais estradas, e até imprimo, acho mais prático. Só em caso de dúvidas ligo o GPS do celular (consome muita bateria).
Principais aplicativos que instalei e recomendo para sistema android: Waze (online), navfree, Oi mapas, here maps (famoso programa da nokia).
Ainda estou testando o oi mapas e o here maps, aprovando ambos. Sempre uso o waze no trânsito da cidade e o navfree quando não quero gastar dados. Ambos me atendem perfeitamente.

Vou dar uma olhada nesse tomtom tbém, e baixar o navfree.  :ok:


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #14 Online: 10 de Março de 2015, 13:54:22
EU (eu!) não uso meu celular para isso, apesar de ter o Waze instalado (realmente é um ótimo app).
Isso consome mais bateria do que flash em TTL!!! Se o carregador veicular for esquecido no sofá de casa, já era!  :eek:
Sem contar que a patroa ficará boladíssima, dizendo "você desligou o celular de propósito!!!"  :shock: :assobi:
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 13:55:55 por padilhadim »