Autor Tópico: Olympus 9-18mm f/4.0-5.6  (Lida 5787 vezes)

Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Online: 10 de Março de 2015, 17:34:23


Quem tem essa lente? Lembro de ter lido o Claudio e o Angelone falando sobre ela. O que estão achando dela?

Li alguns reviews bacanas e estou interessado. Seria para tirar fotos de paisagens de dia, então não me preocupa o desempenho das bordas em abertura máxima (que parece que não ser muito bom).

D600 - E-M10


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2015, 17:46:38
Eu tenho, mas quase não usei ainda.
Estava louca para fazer um workshop de fotografia de natureza com um super fotógrafo aqui de Brasília, ia ser bem com essa lente.
Mas o infeliz marcou o WS bem pra uma data que eu não posso.  :no:
Me preparei toda, comprei um bom tripé, filtros ND... e não vai ser dessa vez ainda. SEria a prova de fogo da lente. Ainda vou esperar mais um pouco pra testar.
Mas é uma lente ok, até onde me consta. Normal, nada excepcional.
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 17:47:17 por Helena Bsb »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2015, 18:27:23
Que pena Helena, tomara que tenha uma proxima turma!

Achei ela interessante pelo peso e tamanho quase nulos (rs). Se tiver imagem ok, ja ta otimo!
D600 - E-M10


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2015, 18:42:57
Foi a lente que fez eu vender todo conjunto MFT com Olympus E-PL5 e ficar somente com a Fuji e a Sony. Apesar das análises positivas, as fotos que fiz ano passado em viagem eram visivelmente inferiores às da Fuji que levei também, e achei que a culpa era sensor. Ledo engano, pois ao experimentar a E-M10 (que tem o mesmo sensor) com a 12-40 Pro eu comprei a dupla imediatamente agora final do ano: não era sensor, era a lente (9-18). Entretanto, para quem precisa dessa abertura, eu esperaria pela Pro ou tentaria obter a Pana 7-14.

Ou seja, trata-se de uma lente que oferece resultados medíocres, em minha opinião, sendo sua grande vantagem os 18mm-equivalentes, apenas... Coloquei uma comparação que fiz há algum tempo por aqui: a diferença entre a foto da estátua feita pela Fuji 18-55 e a tomada pela Olympus e essa lente era bem visível, e nada a 100% não... Não a compraria de novo.  :ok:
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 18:44:32 por efilho »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2015, 19:35:48
Eu adoraria a 7-14 da pana, o problema é que ela é tão convexa que não aceita filtro. Para o curso que quero fazer, os filtros ND são imprescindíveis.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2015, 09:23:17
Kokimoto, tenho essa lente e gosto muito. Tenho algumas centenas de fotos com ela de viagem recente, assim que trata-las (RAW) posto alguma coisa.
Nao leve muito em conta a opinião de hobbistas, pois como já constatei aqui mesmo no forum, muitos dos "testes" que fizeram foram feitos com camera em modo automático, sem para-sol (meio q obrigatorio nessas objetivas) entre outros fatores  que influem total no resultado final.. Tem q saber usar..
O Claudio Rombauer já teve (ou tem) esse lente também e tirou grandes fotos com ela, publicadas aqui.
É a menor super wide no mercado com uma faixa super aproveitável (18-36mm eq.), muito compacta e leve e aceita filtros (52mm), perfeita para viagem.. Comparando com a Lumix 7-14mm a diferença de IQ é quase nada, além de ser muito menor, mais leve,  mais barata e poder usar filtro. Claro que uma 12-40mm PRO é melhor, mas é outra categoria de distancia focal,  tamanho, peso e preço.. Uma nao anula a outra, mas em termos práticos 24mm é no geral aplicavel na grande maioria das vezes qdo necessitamos de grande angular em viagens. Já para fotos de arquitetura ou ambientes apertados ali fica limitado..
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 09:49:06 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2015, 09:36:39
Bacana efilho, Helena e Angelo. Obrigado pelas opinioes!! Vou pensar bastante! Hehehe

Uma duvida, o parassol eh vendido a parte? Para grande angular eh importante mesmo.

Helena, concordo contigo, sem filtro tb nao quero hehehe.

Obrigado pessoal.
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2015, 09:37:24
Angelo, qdo puder, posta as fotos da patagonia!! Eh exatamente esse tipo de foto q gostaria de tirar com ela!
D600 - E-M10


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2015, 09:59:58
Apesar de ser extremamente preguiçoso para tratar e postar fotos, vou fazer um sacrificio e tentar postar alguma coisa em "breve"  (a ultima série de uma grande viagem demorei 3 anos para publicar, é sério,  heheh...)

O para-sol é vendido a parte, baita sacanagem pelo valor da lente e pelo fato de ser de plástico, "muquiranice" mesmo.. Por sinal é o mesmo utilizável na lente de kit 12-50mm. Comprei o meu de site chines, bem mais barato, aparentemente "idêntico" ao original, mas o encaixe é muito ruim, duro,  tive q dar uma uma lixada e mesmo assim ainda nao ficou perfeito.
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 10:02:49 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2015, 10:43:19
Achei o tópico onde comparei os resultados obtidos por mim em uma viagem. Não é teste, claro, apenas uma opinião pessoal entre as câmeras que usei e pq decidi ficar só com a Fuji e a Sony.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107827.msg1110202#msg1110202

 :ok:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2015, 11:27:02
Gosto muito desta objetiva.

Antes de comprar também li que as bordas não eram um supra sumo, que a panasonic era um pouco melhor. Mas para o meu nível de fotografia elas não me incomodam em nada. Gosto do fato de ser extremamente leve e compacta. Não sou 100% fã da travinha, as vezes esqueço de apertar e dou uma forçada. Poderia ser melhor construída pelo preço, mas estou comparando com as L que tenho.

Recomendo esta objetiva.

Alguns registros descompromissados, sem tripé, fotos amadoras de viagem. Sem o tremor das mãos ficariam mais nítidas.


https://farm4.staticflickr.com/3942/15596340146_6ef813525e_o.jpg


https://farm6.staticflickr.com/5479/14225335496_9de55c7af2_o.jpg


https://farm6.staticflickr.com/5570/14061862000_f9b126ceea_o.jpg



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2015, 11:42:35
nossa ,essa última tá bem bacana, hein!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2015, 11:48:44
nossa ,essa última tá bem bacana, hein!

Esta foto é a que todo mundo faz, pelo simples fato de existir uma única janelinha de onde todo mundo fotografa. Muito provavelmente existam centenas de milhares de fotos idênticas.

O que muda é o sol, dependendo do horário e condições do tempo.

Me lembro de estar cheio de gente fotografando e fui ali na pressa mesmo, pois tinha até uma fila pequena pra fotografar e alguns turistas com suas enormes DSLRs estavam um pouco impacientes.
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 11:50:37 por Claudio Rombauer »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2015, 12:15:27
Esta foto é a que todo mundo faz, pelo simples fato de existir uma única janelinha de onde todo mundo fotografa. Muito provavelmente existam centenas de milhares de fotos idênticas.

O que muda é o sol, dependendo do horário e condições do tempo.

Me lembro de estar cheio de gente fotografando e fui ali na pressa mesmo, pois tinha até uma fila pequena pra fotografar e alguns turistas com suas enormes DSLRs estavam um pouco impacientes.

Pois é, todo mundo faz, mas garanto que daquele bando de turistas praticamente ninguém tirou uma foto como a sua, a começar pela raridade de terem uma 18mm a tiracolo. Para quem sabe fotografar e tratar, certamente o equipamento faz toda a diferença. Nessas horas o que importa, de longe, é a beleza da foto que fotografo e objetiva permitem alcançar.. Nitidez nas bordas e detalhes do tipo realmente nao interessam nesses casos, nao mesmo..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2015, 13:45:57
O que eu penso desta objetiva, é o seu conjunto com a EM1, eM5 e principalmente com a em10, resultando em um kit realmente compacto e leve, excelente para viagens. O conjunto similar fuji é monstruosamente maior, pois a 10-24mm é um trambolho monumental.

Não sei se existe um conjunto ultra wide tão eficiente no mundo atual.