Autor Tópico: Como fotografar um Por do sol dourado?  (Lida 5764 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Março de 2015, 01:54:26
Oi gente!

Eu estou já a alguns dias tentando fotografar o por do sol dourado, mas não consegui ainda registrar as cores "que eu vejo".  Ou o céu fica quase bom, ou a paisagem fica boa, os 2 juntos não consegui.

Tirei várias fotos em ISO 100 e F/5, comecei com 1/20 e fui aumentando até 1/800. O resultado são os 2 exemplos abaixo, quando eu consegui chegar a mais ou menos o tom das nuvens, a paisagem ficou muito escura, e quando consegui melhorar a paisagem as nuvens ficaram muito claras.





Para fazer uma foto em que tanto o céu como a paisagem fiquem bons, do mesmo jeito que eu estou vendo, tem como? É preciso algum filtro especial?

Como resolvo isto? Eu queria tirar uma foto igual destas destes lindos pores do sol com nuvens douradas cor de ouro, mas que a paisagem não é sacrificada.

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2015, 08:13:49
Manoel, filtro nd grad
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2015, 08:15:06
Ou tecnica do cartao, tinha um topico sobre isso aqui no forum mesmo.
D600 - E-M10


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2015, 08:52:01
Faz a foto em RAW usando a exposição privilegiando a cidade e depois você aplica esse filtro gradual que o Kokimoto falou via Software, usando o Lightroom ou Photoshop na parte do céu, escurecendo ele.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2015, 08:54:29
Mais simples, o balanço de branco está no auto?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2015, 08:57:08
outra opção é fazer a foto em RAW com uma exposição média, e usar a ferramenta filtro graduado do LightRoom. Talvez dê certo...
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2015, 09:03:49
HDR...
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2015, 09:11:43
Engraçado que só falaram HDR or ultimo rsrs
Tire uma foto expondo o céu corretamente, depois tire outra expondo a paisagem corretamente, junte os dois via software (o Photoshop tem uma função automática pra isso).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2015, 10:18:31
so precisa medir a parte do ceu que interessa e pronto.
abs.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 12 de Março de 2015, 13:08:00
 Nem precisa fazer exposições diferêntes, se sua camera for boa de DR, tendo o arquivo em RAW, no Lightroom vc recupera as sombras e baixa um pouco as altas luzes sem nem usar esse filtro gradiente do Lr ( que na minha opinião é um b*sta... :hysterical:
Mas, caso o arquivo gerado pela sua cam for de latitude inferior, vc pode então fazer um disparo fotometrando o céu e outro fotometrando o horizonte, e depois então mistura-los num software como o Ps.

Uma coisa é certa: tirando o arquivo direto da cam, em um único disparo vc não irá conseguir, terá de fazer algum tratamento ou ajuste.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Março de 2015, 13:28:28
Oi gente!

Eu estou já a alguns dias tentando fotografar o por do sol dourado, mas não consegui ainda registrar as cores "que eu vejo".  Ou o céu fica quase bom, ou a paisagem fica boa, os 2 juntos não consegui.

Tirei várias fotos em ISO 100 e F/5, comecei com 1/20 e fui aumentando até 1/800. O resultado são os 2 exemplos abaixo, quando eu consegui chegar a mais ou menos o tom das nuvens, a paisagem ficou muito escura, e quando consegui melhorar a paisagem as nuvens ficaram muito claras.





Para fazer uma foto em que tanto o céu como a paisagem fiquem bons, do mesmo jeito que eu estou vendo, tem como? É preciso algum filtro especial?

Como resolvo isto? Eu queria tirar uma foto igual destas destes lindos pores do sol com nuvens douradas cor de ouro, mas que a paisagem não é sacrificada.

Valeu!

Manoel, como você falou sobre duas coisas diferentes, então vamos ver uma de cada vez.

Primeiro, o fato do pôr do sol dourado. Pra conseguir isso você vai precisar fazer um bom ajuste no WB (equilíbrio do branco, que também chamam de balanço do branco). Para ter mais opções de ajuste no WB você precisa fotografar em RAW. Você está fazendo isso? Se não está, aconselho que comece a fazer, pois RAW lhe muito mais opções de ajustes de WB do que JPEG.
Para conseguir as cores douradas eu geralmente uso um valor entre 5500 e 6000k no ajuste Temp e um valor entre +10 e +20 em Colorir, ou seja, adiciono uma dose de magenta. Tudo isso é no ajuste de WB do Lightroom.

Lembre-se que para conseguir um céu dourado, acima de tudo, é preciso que o sol esteja bem baixo.


Segundo, o fato da foto mostrar tanto o chão quanto o céu. O pessoal deu várias dicas, todas certas. Cada dica dessa é uma estratégia diferente e você vai precisar escolher uma delas. Vou detalhar cada uma delas abaixo:

Filtro de Densidade Neutra Graduado (ND Grad) -> É a melhor estratégia, pois você não precisa escolher qual mostrar (o céu ou o chão), não precisa fazer HDR (que geralmente não fica natural), e não precisa clarear as sombras (o que introduz ruído nessas partes de sombra). Entretanto, você vai precisar gastar algum dinheiro comprando o tal filtro que é físico, é daqueles que se põe na frente da lente.

Filtro graduado via software -> Funciona, mas depende de como você fotometrou na hora de fazer a foto e mesmo assim tem suas limitações. O ideal mesmo seria o filtro físico, na lente, mas o via software pode funcionar se você tiver clareado o céu ao máximo, mas sem estourar. Mesmo assim, o chão deve ficar um pouco escuro e vai precisar ser clareado também.

HDR -> Você deve usar o modo BKT (bracketing) da sua câmera para fazer 3 fotos (uma escura, uma normal, uma clara) e depois usar um software específico (Photoshop, Photomatix Pro) para juntar as três e formar uma foto só. O software junta a parte do céu da foto mais escura com a parte do chão da foto mais clara, e aproveita as partes médias da foto normal para formar uma só imagem que mostra tudo. O ruim do HDR é que é trabalhoso criar um resultado natural.

A minha dica, caso você não possa comprar um filtro ND Grad. agora é fazer a foto de modo a preservar o céu, e depois clarear o chão usando o ajuste "Sombras" no Lightroom. O lado ruim dessa dica é que, se você deixar o chão escuro demais, quando for clarear vai acabar introduzindo muito ruído na imagem (na parte escura). Então, quanto mais você puder clarear o céu sem estourar, menos você vai precisar clarear as sombras e, consequentemente, menos ruído você terá. Se você não estourar o céu, vai ser bem mais fácil escurecê-lo usando o ajuste "Realces" no Lightroom (aplicando valores como -80, por exemplo) e aplicando um filtro gradual também no Lightroom.

Abaixo estão duas fotos que eu fiz. A primeira está mais ou menos do jeito que você quer, com detalhes aparecendo nas partes escuras; a segunda eu privilegiei apenas o céu, de propósito, e deixei o resto em silhueta.

Para conseguir detalhes na parte escura desta foto eu usei o BKT (bracketing) da câmera, ajustando para ela tirar 5 fotos, cada uma com 1 EV (um ponto) de diferença, pra mais e pra menos. Depois escolhi qual me deu a melhor exposição pra mostrar os dois, o céu e o chão. A cor do sol veio de ajustes no WB e também no painel HSL do Lightroom, onde eu mexi individualmente nas cores (amarelo, laranja, vermelho).



Nesta eu escolhi mostrar apenas o céu mesmo. As cores vieram de ajustes no WB (Temp 5500, Colorir +10) e pequenos ajustes na Vibração, Saturação e Contraste.

Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Março de 2015, 14:25:26
Manoel, como você falou sobre duas coisas diferentes, então vamos ver uma de cada vez.

Primeiro, o fato do pôr do sol dourado. Pra conseguir isso você vai precisar fazer um bom ajuste no WB (equilíbrio do branco, que também chamam de balanço do branco). Para ter mais opções de ajuste no WB você precisa fotografar em RAW. Você está fazendo isso? Se não está, aconselho que comece a fazer, pois RAW lhe muito mais opções de ajustes de WB do que JPEG.
Para conseguir as cores douradas eu geralmente uso um valor entre 5500 e 6000k no ajuste Temp e um valor entre +10 e +20 em Colorir, ou seja, adiciono uma dose de magenta. Tudo isso é no ajuste de WB do Lightroom.

Lembre-se que para conseguir um céu dourado, acima de tudo, é preciso que o sol esteja bem baixo.


Segundo, o fato da foto mostrar tanto o chão quanto o céu. O pessoal deu várias dicas, todas certas. Cada dica dessa é uma estratégia diferente e você vai precisar escolher uma delas. Vou detalhar cada uma delas abaixo:

Filtro de Densidade Neutra Graduado (ND Grad) -> É a melhor estratégia, pois você não precisa escolher qual mostrar (o céu ou o chão), não precisa fazer HDR (que geralmente não fica natural), e não precisa clarear as sombras (o que introduz ruído nessas partes de sombra). Entretanto, você vai precisar gastar algum dinheiro comprando o tal filtro que é físico, é daqueles que se põe na frente da lente.

Filtro graduado via software -> Funciona, mas depende de como você fotometrou na hora de fazer a foto e mesmo assim tem suas limitações. O ideal mesmo seria o filtro físico, na lente, mas o via software pode funcionar se você tiver clareado o céu ao máximo, mas sem estourar. Mesmo assim, o chão deve ficar um pouco escuro e vai precisar ser clareado também.

HDR -> Você deve usar o modo BKT (bracketing) da sua câmera para fazer 3 fotos (uma escura, uma normal, uma clara) e depois usar um software específico (Photoshop, Photomatix Pro) para juntar as três e formar uma foto só. O software junta a parte do céu da foto mais escura com a parte do chão da foto mais clara, e aproveita as partes médias da foto normal para formar uma só imagem que mostra tudo. O ruim do HDR é que é trabalhoso criar um resultado natural.

A minha dica, caso você não possa comprar um filtro ND Grad. agora é fazer a foto de modo a preservar o céu, e depois clarear o chão usando o ajuste "Sombras" no Lightroom. O lado ruim dessa dica é que, se você deixar o chão escuro demais, quando for clarear vai acabar introduzindo muito ruído na imagem (na parte escura). Então, quanto mais você puder clarear o céu sem estourar, menos você vai precisar clarear as sombras e, consequentemente, menos ruído você terá. Se você não estourar o céu, vai ser bem mais fácil escurecê-lo usando o ajuste "Realces" no Lightroom (aplicando valores como -80, por exemplo) e aplicando um filtro gradual também no Lightroom.

Abaixo estão duas fotos que eu fiz. A primeira está mais ou menos do jeito que você quer, com detalhes aparecendo nas partes escuras; a segunda eu privilegiei apenas o céu, de propósito, e deixei o resto em silhueta.

Para conseguir detalhes na parte escura desta foto eu usei o BKT (bracketing) da câmera, ajustando para ela tirar 5 fotos, cada uma com 1 EV (um ponto) de diferença, pra mais e pra menos. Depois escolhi qual me deu a melhor exposição pra mostrar os dois, o céu e o chão. A cor do sol veio de ajustes no WB e também no painel HSL do Lightroom, onde eu mexi individualmente nas cores (amarelo, laranja, vermelho).



Nesta eu escolhi mostrar apenas o céu mesmo. As cores vieram de ajustes no WB (Temp 5500, Colorir +10) e pequenos ajustes na Vibração, Saturação e Contraste.



Esse fórum deveria ter um botão "curtir" ou "qualificar".

Muito bom!  :clap:
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2015, 20:40:42
A primeira coisa que pensei quanto li o tópico foi HDR mesmo...

Ou então uma câmera com ótimo DR e recuperar o que quer no LR.

Obviamente existem outras formas muitíssimo bem explicadas aí em cima!  :worship:
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2015, 00:57:24
Oi gente, valeu pelas dicas! Todas muito boas!

Murilo, uma verdadeira aula!!! 

Infelizmente o ND Grad não vai dar para comprar por em quanto, mas vai entrar para a lista de itens futuros que irei comprar.   

Eu prefiro editar o mínimo possível as fotos, ou de preferência nem editar, mas neste caso já percebi que para o resultado final é preciso edição.

Eu só fotografo em RAW, mas uso o software da Nikon para editar as fotos, apesar de já ter visto o pessoal comentar, nunca me interessei por baixar o LR, mas agora depois desta aula vou instalar ele aqui, chegou a hora de evoluir!!!  :ok: 

Quem sabe o cartão preto de certo para fotos noturnas? Eu não sabia disto, muito simples e eficiente por sinal. Mas requer perseverança e paciência e não desistir jamais, porque mudar o cartão de lugar de forma correta vai precisar de muitos cliques.

Obrigado!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2015, 08:03:06
Existem edições que alteram a foto e a tornam irreal, e tratamentos que todo fotografo que se preze tem que fazer para ajustar cores, balanço de brancos, etc... Uma foto boa que sofre um bom tratamento, fica ótima. Deixe essa mentalidade de fazer a foto crua para trás, até em fotografia analógica existia tratamento da imagem! :ok: