Autor Tópico: Como fotografar um Por do sol dourado?  (Lida 5758 vezes)

Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Março de 2015, 16:35:13
Existem edições que alteram a foto e a tornam irreal, e tratamentos que todo fotografo que se preze tem que fazer para ajustar cores, balanço de brancos, etc... Uma foto boa que sofre um bom tratamento, fica ótima. Deixe essa mentalidade de fazer a foto crua para trás, até em fotografia analógica existia tratamento da imagem! :ok:
  Concordo com o Lucas, não existe foto crua, nunca existiu. Existe fotografia bem equilibrada a partir de elementos existentes, o raw capta uma gama muito grande de informações e extrai-los (equilibra-los) pode se tornar difícil quando não sabemos o que fazemos na hora que apertamos o botão. O principal esta na execução, equilibrar a fotometria em cada situação, wb, equilíbrio entre altas e baixas luzes e minimizar artefatos naturais da mecânica fotográfica. Se obtêm bons resultados com o uso de filtros físicos (no caso de paisagens com grande variação dinâmica) e técnica adequada e sempre respeitando limites do equipamento. A pergunta é honesta e interessante, por isso acho que a resposta deve ser honesta, como o procedimento para conseguir o resultado satisfatório. Um dado importante além do que já foi exposto, é que você deve ter o principal, elementos. No caso o por do sol dourado, tente as melhores oportunidades e trabalhe para evidenciar o fenômeno no momento da execução, você vai ter informações para trabalhar, basta extrai-las com bom senso. O que se vê hoje com a fotografia digital é uma generalização agressiva de manipulação, temos inserções de elementos climáticos que não existiam no momento da execução. Isso não é mérito do fotografo pelo contrário. O trabalho do fotografo, a técnica, a observação fica de lado, isso não é fotografia é criação de imagem.
Abs


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Março de 2015, 00:44:31
Pois é...

Revendo minhas fotos que já tirei de pores do sol, dourados ou não, percebi que aquilo que eu fazia achando estar excelente, ainda tem muito espaço para melhorar, principalmente na hora de fotografar já pensando em tudo que é necessário. Pena que até hoje não consegui fazer mais fotos com o que aprendi aqui...

Dias nublados ou com nuvens carregadas justamente onde o sol de põe, impedindo as belas cores do pente. Agora vem as chuvas de março fechando o verão...  Se um dia animar, vou acordar as 05:00h da manhã para ir esperar o sol nascer pelo visto.

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #17 Online: 23 de Março de 2015, 08:47:21
Eu prefiro editar o mínimo possível as fotos, ou de preferência nem editar, mas neste caso já percebi que para o resultado final é preciso edição.

[...] Eu só fotografo em RAW [...]

Manoel, na minha opinião, tem algo errado aí no seu fluxo de trabalho.
Você só fotografa e RAW e não leva o arquivo para a pós... sem dúvida não terá o melhor da sua imagem.

Dou uma dica... ou você fotografa em RAW e trabalha a imagem via software (melhor opção para quem dispõe dedicar-se para obter o melhor resultado final) ou fotografa em JPG direto da câmera e poupa seu tempo na frente do PC (porém isso limita sua pós produção).

 :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Março de 2015, 13:10:31
Cara, tem como vc disponibilizar o RAW aqui?