Autor Tópico: Câmera Full Frame Vs. Croppada  (Lida 26338 vezes)

Victor Boechat

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 12 de Março de 2015, 02:19:23
Boa noite, galera!

Sou novo no fórum e também no mundo da fotografia!

Pedi a um amigo uma câmera emprestada e brinquei com uma Nikon D300s com lente 17-50, F/2.8, da Sigma.

Gostei muito e comecei a pesquisar. Cheguei no ponto das Full Frames. Aí que pergunto aos senhores:

 - Vale a pena o investimento em uma Full Frame? Pretendo fazer fotos de retrato e paisagem. Quero uma câmera versátil e procuro qualidade de imagem. Para FX, Estava pensando em uma D600 e usar uma lente 50mm F/1.4.

Já pras DX, estava pensando em pegar uma D5300 e equipar com boas lentes, como a 17-50 F/2.8, uma 50mm F/1.8 e talvez uma objetiva maior.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado pela atenção, senhores!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2015, 02:41:14
 Trambolho por trambolho, se tiver condições vá de FF.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2015, 07:27:55
Lembrando que Full frame exige lentes que normalmente são mais caras.
Para hobby, as cropadas tem melhor custo X benefício.
Mas como o colega disse, se tiver grana sobrando... FF.


D200


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2015, 08:08:26

Trambolho por trambolho, se tiver condições vá de FF.

X2!
D600 - E-M10


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2015, 08:39:51
Existem grandes diferenças entre os dois sistemas, mas hoje as imagens produzidas estão muito próximas em termos de qualidade. Não acho que seja necessário para um iniciante uma full frame. Você pode usar uma câmera cropada mais simples para seu aprendizado no mundo das DSLR e, quando tiver um conhecimento maior, optar pelo sistema que mais lhe convém, inclusive até considerando as mirrorless. Meu conselho: D5300 + lente do kit.
« Última modificação: 12 de Março de 2015, 08:40:15 por Bretas »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2015, 08:41:16
Lembrando que Full frame exige lentes que normalmente são mais caras.
Para hobby, as cropadas tem melhor custo X benefício.
Mas como o colega disse, se tiver grana sobrando... FF.
Depende muito isso que você falou Emerson. Se estivermos falando em lentes Fixas / Primes o preço é o mesmo pois são as mesmas lentes e ainda é acaba saindo mais barato no FF pois dificilmente irás usar algo mais wide que 28/24mm e se precisar dá pra pegar a 20mm que é barata. Se quiser ter esse range no APS-C vais pagar uma fortuna.

Uma 24mm, 50mm e 85mm juntas dá no máximo uns 3-4k. Mais voce pode ter uma 50/1.8 por 700 reais e ela será muito boa, clara e também versátil na FF, já na APS-C não dá pra ter apenas a 50mm, faltará algo mais wide.

Eu iria de D600 e 50/1.4 sem medo se ser feliz, já vai começar acertando. Na verdade te aconselho a pegar a 50/1.8 que é mais barata e de melhor qualidade em F1.8 a não ser que realmente goste de imagens mais soft, aí iria da 1.4. Eu peguei a 1.4 da canon porque curto esse efeito soft, pois a 1.8 da canon também é mais nítida na abertura máxima.
Eu tenho uma Canon 5Dc (FF) e uso 90% do tempo uma 50/1.4 nela, é tudo que eu preciso.
Antes disso eu tive Canon T3 e depois Canon T3i e só perdi dinheiro nas trocas, dinheiro esse que eu já poderia ter uma 5Dii com as perdas. Então pegar cropada com "bom" set de lentes para cropada como essa 17-50 aí só vai te dar frustração já que colocaste a D600 na cabeça.
Uma coisa eu aprendi com a minha esposa, se tu queres algo que já está definido, não compre o outro mais barato porque é só perder dinheiro pra querer depois pegar o que tu querias.
Se for usar muito retrato já aconselho você pensar também na 85/1.8, mais aí você pega depois. 50mm é Essencial, vais ver que a D600 + 50mm juntas te darão fotos mágicas, coisa que a D5300 como a 17-50 F/2.8 dificilmente te darão.
Se precisar depois de mais lentes ou zoom tu compra, não compre nada agora pensando no futuro pois o tempo passa e o futuro nunca chega e seu equipamento fica mofando.
De todas as minhas trocas, a melhor compra até hoje que fiz foi ter pego a 5Dc Full frame... E apesar do que dizem por aí, que é igual a profundidade de campo usando a mesma lente, a imagem não é a mesma e na prática também não.
Vou te dar um exemplo:
- Final de semana eu estava em pé do lado da cama, com meu filho na cama aprendendo a engatinhar e estava com a 5D + 50mm. Aí de repente ele olha pra cima pra ver o que eu estava fazendo, fiz o clique com abertura F1.4. A foto "pegou" ele de corpo inteiro, desde pernas, braços e cabeça e deu aquele desfoque animal... Se fosse fazer a foto com uma APS-C Você teria que:
1 - Ficar mais longe com a mesma lente 50mm. Nesse caso não dava, a não ser que colocasse uma escada pra subir 1m.
2 - Colocar uma 35mm/1.4 e ficar na mesma distância ou então usar a zoom 17-50mm em 35mm. Nesse caso, de longe não seria o mesmo resultado, a Profundidade seria bem maior e não desfocaria tanto.

Na teoria a FF e APS-C podem até ter o mesmo DOF com a mesma lente na mesma distância, mais na prática a coisa é bem diferente, pois pra manter o mesmo enquadramento tens que ir mais longe com a mesma lente e aí o DOF aumenta.
Outra coisa importante que o pessoal esquece é que a FF "pega" a imagem inteira gerada pela lente, não corta os cantos e é justamente esses cantos que te darão sensação de Tridimensionalidade, pois sempre que faz uma foto de um objeto ou pessoa, tem alguma coisa desfocada no primeiro plano e no segundo e geralmente essas coisas desfocadas ficam nas bordas e isso ajuda muito nessa sensação de 3d. Outra coisa importante pra mim é que os cantos também são diferentes, algumas lentes como a 50/1.4 quando abertas e com fundo longe, te dão aquele efeito giratório que alguns chamam de Swirl Bokeh e nas APS-C você perde 50% disso e isso não tem como recuperar indo mais longe, é corte mesmo da imagem.
Como pode ver, eu sou Totalmente FF.
Boas compras.
« Última modificação: 12 de Março de 2015, 08:47:16 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2015, 09:04:46
D5300 ou D600? :ponder:

Isso seria o mesmo que "não sei se compro um Uno ou um Jetta".


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2015, 10:46:33
O engraçado é ver opiniões sem nenhum argumento concreto em defesa do FF.  Coisas do tipo: "para profissional o FF é melhor"; "FF é muito melhor";  "Cropada é para amador" (aqui ainda é pior, pois confundem amador com fotógrafos sem preocupação com a técnica, talento ou preparo profissional. O q bem sabemos ser, na maioria das vezes, justamente ao contrário. A maioria dos ditos profissionais são colocados no chinelo por muitos amadores. Tá cheio de gente De extremo talento e  conhecimento técnico q não vive de fotografia.)

Façam simplesmente o seguinte: ENUMEREM OS FATOS CONCRETOS que JUSTIFIQUEM o pq do FF ser melhor em relação ao DX.

Façam isso, pois eu já cansei de fazer em relação ao sistema cropado em vários fóruns e tudo q recebo como respostas são retóricas masturbatórias de intelectualóides e papagaios de piratas (aqueles q só repetem o q ouvem).

Depois eu posto as vantagens concretas das cropadas em relação as FF. Já adianto q o cropado reúne vantagens mais substâncias em uso geral e o FF em uso pontual...

Apesar de ter escrito este longo texto, um monte de gente com problemas de lógica e interpretação não vão entender o q escrevi e vão insistir em retóricas e argumentos pífios...Esperem e vejam.....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2015, 10:47:12
Full Frame é um mundo sem volta.
Ricardo Ghion


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Março de 2015, 11:34:45
Full Frame é um mundo sem volta.

Não é não... Continuo considerando seriamente vender minha 6D e comprar uma 7D2... É até por isso que deixei passar o grip da 6D que o Fabiano estava vendendo na sua 13a.  feirinha...
« Última modificação: 12 de Março de 2015, 11:37:40 por jauvane »
JVc.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 12 de Março de 2015, 11:38:10
Full Frame é um mundo sem volta.

Acabei de escrever e vejam a resposta... :doh:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 12 de Março de 2015, 11:42:04
Depois faço uma lista Concreta e Racional das vantagens das cropadas.

Mas vejam: As FF tem vantagens pontuaiso O q digo e repito é q as cropadas reúnem em âmbito geral bem mais Vantagens.

E, por favor, parem com "opiniões" sem fundamentações concretas.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2015, 11:43:31
Em tempo: Tenho D600, 7100, D70 e já tive D800, D50, D300 e uso várias vezes Canon 5D com lentes bem caras....
« Última modificação: 12 de Março de 2015, 11:44:05 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Março de 2015, 11:57:10
Façam simplesmente o seguinte: ENUMEREM OS FATOS CONCRETOS que JUSTIFIQUEM o pq do FF ser melhor em relação ao DX.

Façam isso, pois eu já cansei de fazer em relação ao sistema cropado em vários fóruns e tudo q recebo como respostas são retóricas masturbatórias de intelectualóides e papagaios de piratas (aqueles q só repetem o q ouvem).

Depois eu posto as vantagens concretas das cropadas em relação as FF. Já adianto q o cropado reúne vantagens mais substâncias em uso geral e o FF em uso pontual...

Luzio, bom dia.
Eu já citei acima, mais vou falar novamente o que me faz entrar sem volta no FF. Não é questão de ser vantagem, penso que é questão de ser diferente.

1 - Gosto muito do efeito "swirl" que as lentes claras dão, é aquele efeito de desfoque que parece que está tudo girando que é mais evidente nas bordas da imagem, gerada pelas bordas das lentes e isso é Simplesmente MATADO pelo sensor cropado, pois o FF possui uma área de 2,36x maior. Levando em consideração que esse efeito está apenas nas bordas, já te adianto que uns 80% desse efeito se perde na APS-C. Só entende isso quem usa  lentes como a Helios 44m-4ue, jupiter etc.. ou então várias lentes mais atuais como a 50/1.4, 1.8 e 85/1.8 que também tem isso evidente. Até a 70-200/2.8 tem esse efeito acentuado.
2 - DOF mais curto. Sim, apesar de na teoria ser igual na mesma lente, acontece que se você quer por exemplo "pegar" a pessoa de corpo inteiro, desde pernas, braços e cabeça e dar aquele desfoque animal, mantendo a mesma imagem na mesma lente você terá que ir mais longe na APS-C e assim desfocará menos, além de perder o efeito que já citei no ponto 1. Sem falar que nem sempre dá pra ir mais pra longe. Se quiser substituir a lente por uma referente, tipo 35mm no APS-C x 50mm no FF e manter a mesma distância, aí mesmo que o DOF é menor usando a 50mm e pegando a mesma imagem. Da mesma forma o efeito citado em 1 não terá na APS-C.
3 - Definição de imagem. Fale o que for, mais considerando os mesmos MP's de uma APS-C vs FF, a FF te dá mais definiicao de imagem, isso eu percedi MUITO na migração da T3i pra 5Dc.
Comparando minhas fotos com as lentes ZUIKO, principamente a 28mm, é evidente a diferença na nitidez, APS-C não funciona bem com lentes Wides.
4 - Usar lentes antigas manuais com sua DF original e mantendo suas caracteristicas, principamente as lentes WIDES.
5 - Efeito 3D. A FF te dá um efeito 3d mais evidente, isso porque quando vamos fazer fotos de modelos / objetos / paisagem, sempre tem "alguma coisa" na frente e pra atrás do plano focal e assim esses objetos ficam levemente desfocados causando uma forte impressao 3d. Não adianta, na APS-C pra  pegar a mesma coisa terá que ir mais pra traz ou então pegar uma lente mais Wide, nas 2 opções você terá um DOF maior e menos sensação de 3D.

Isso tudo aí acima não torna eu um fotógrafo melhor, nem minhas fotos melhores do que as que eu fazia com a APS-C, porém eu gosto mais.

Eu tenho uma foto que eu fiz final de semana, esse exemplo aí que falei antes da foto do meu filho na cama que é Impossível de fazer igual com APS-C, pois não teria como ir mais longe e se usasse uma lente mais WIDE, não ficaria desfocado como eu queria.

Enfim, resumindo é isso, se eu posso ter uma FF, não vejo nenhuma em ter APS-C pra mim, pois não uso Teles e o tamanho e peso nunca me incomodaram.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Silent_bh

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 12 de Março de 2015, 11:59:16
A resposta para sua pergunta é muito simples e na verdade é outra pergunta amigo.
Para seu "trabalho como fotógrafo", atende a cropada ou há uma necessidade real de FF? Gastar com FF para falar que tem e não utilizar de sua capacidade, é burrice.
Marcelino - Belo Horizonte/ MG
Nikon U2