Autor Tópico: Não sei em qual mirrorless investir!  (Lida 5065 vezes)

Carolina de Castro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 15 de Março de 2015, 01:57:52
Olá, estou a um tempo sonhando com o dia que vou comprar minha câmera. Agora chegou a esperada hora de realizar essa vontade. Estive pesquisando muito e estava determinada em comprar uma DSLR da Canon. Mas em conversa com uma amiga, ela me falou do ponto negativo que pra ela está sendo bem incomodo na hora de sair de casa, o peso. Então ela me indicou uma mirrorless. O problema é, não sei qual comprar. Eu sou amadora, entendo pouca coisa a respeito, mas me esforço bastante para aprender e como amo esse mundo, meu objetivo é aprender mais e mais. No meu caso, usarei mais para viagens, estudos (faço arquitetura) e também para encontros de famílias e amigos. Estou disposta a gastar de 1.300,00 a no máximo 2.000,00 reais. Bom, eu não acho que preciso de uma super câmera, mas também não quero comprar uma que não vá me abrir caminhos para aprender e entrar neste mundo e nem me sentir tão amadora assim. Então se alguém entendeu o que procuro e souber o que me indicar, me ajude por favor! rs E me desculpem a ignorância no assunto.


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2015, 08:40:31
Carol, com este valor, ou mesmo pensando em custo benefício, consigo pensar na Samsung. NX30, máquina absolutamente de ponta, está por 2500 na Mag. Luíza. A NX 300 está esgotada, mas deve sair dentro da faixa que vc determinou em outras lojas. A XM-1 da Fuji tb é uma boa opção. Na Fuji está a 1800 sem lente.

Boa sorte!!
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


MarioM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
  • “Fotografia: Amor, paixão e aventura."
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2015, 11:18:16
 Comprar câmera no Brasil, paga-se o dobro, nos classificados do forum tem Nikon 1 J3 + lente 10-30mm f/3.5-5.6 de ótima procedência e preços ótimos.
é uma câmera com imagem e af ótimo. E qdo algum conhecido for para o exterior , pega uma Oly, Fuji de ponta.
Nikon D3 - 24-70mm F/2.8 -85mm -F/1.4
Nikon D800 - 70-200mm F/2.8 -85mm f/1.8
Fuji X-T1 - XF 60mm F/2.4 - XF55-200mm - XF 18-55mm - XF27mm F/2.8 - XF 14mm F/2.8 - Leica 2.8/24 Elmarit R
Fuji X-E2 &  Fuji X-E1- Pancake Nikon serie E 50mm F/1.8 - Leica 90mm F/2.8 Elmarit R


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2015, 14:15:13
Na atual explosão do dolar no Brasil pode acontecer excelentes oportunidades de compra. Sexta-feira o dolar turismo (base para cartao de crédito e quase tudo), estava  por volta de R$ 3,40. Muitos dos produtos vendidos no Brasil ainda nao foram reajustados, caso da Samsung NX30 que o Claudio mencionou. Na Americanas.com ela esta por R$ 1.900,00 a vista, o equivalente a 558 dólares. Na BH de NY custa $760 (R$ 2.580,00 - sem taxas). Portanto, é um excelente negócio compra-la aqui hoje. É uma mirrorless bem moderna, mas considere o tamanho se esse fator é importante para voce, ela nao é das mais compactas.. Creio que deva pesar em torno de 700 e poucas gramas com lente, procure em alguma loja fisica e manuseie antes de decidir.   A Nikon mencionada anteriormente é interessante, mas tem um sensor de apenas  1" polegada, bem inferior ao da NX30 (APS-C) e mesmo das Olympus e Panasonics m4/3 (micro quatro-terço), outras excelentes alternativas a se considerar. Elas tem a melhor relaçao peso/tamanho e qualidade (corpos e lentes mais compactas).  De repente vale mais a pena uma camera mais em conta e ter lentes de boa qualidade do que uma camera top com lentes de kit, em geral de qualidade limitada e mais escuras. Por exemplo, para arquitetura e paisagens o ideal seria uma zoom ou fixa grande angular que  normalmente custam consideravelmente  mais.  As Olympus e Panasonic aceitam uma imensa variedade lentes de outros fabricantes, incluindo lentes manuais da era de filme..   Sem querer parecer oportunista, vou colocar a venda 2 corpos:  uma Olympus (E-PL1) e Panasonic Lumix GF3 (branca) na faixa de 400 e poucos reais cada corpo. Se der tempo posto hoje nos Classificados do forum, onde, por sinal, voce encontrará uma boa variedade de oportunidades. Nao deixe também de ler reviews em sites internacionais sobre as cameras que te interessar. Existem vários, como Dpreview,  Camera Labs, etc..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Março de 2015, 15:17:53
Olá.  Se for mirrorless no Brasil,  sony nex.
Mas pondere se o que vc quer é tamanho, peso, portabilidade, Custo, facilidade, manuseio, qualidade... Etc.
O ideal é ir à uma loja e ver a ergonomia dos modelos também.
D200


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2015, 15:27:47
Como você vai comprar objetivas, algumas delas mais longas, outras mais claras, eu indico estas duas opções:

1) DSLR APS canon SL1, pois o tamanho e peso dos corpos é quase insignificante se comparado a objetivas APS.

2) Mirrorless OMD Em10 ou Em5, é um sistema realmente compacto e leve. Eu tenho uma XT1 e o conjunto fica grandalhão e pesado com objetivas mais claras.

As mirrors sony são bacanas, eu acho os corpos desajeitados e as objetivas um pouco grandonas, mas uma vantagem é que sony, assim como canon e nikon, vende no Paraguai.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2015, 16:33:18
Por essa grana, compre a E-M5 que está nos classificados por 1.700 reais. É a melhor opção custo benefício que eu vejo agora aqui no Brasil.

Tudo que precisa saber está no tópico abaixo:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90002.0
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2015, 14:24:30
Carol, com este valor, ou mesmo pensando em custo benefício, consigo pensar na Samsung. NX30, máquina absolutamente de ponta, está por 2500 na Mag. Luíza. A NX 300 está esgotada, mas deve sair dentro da faixa que vc determinou em outras lojas. A XM-1 da Fuji tb é uma boa opção. Na Fuji está a 1800 sem lente.

Boa sorte!!

Cláudio, peguei uma nx300m por 1137 no Ricardo Eletro. Lá mesmo tem a nx30 por R$ 2.299,00 e ainda tem um cupom de R$ 160,93 pra ajudar.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2015, 09:55:50
Oi Carol,

Como vc ainda está aprendendo, não acho uma boa ideia gastar muito na sua primeira câmera.
Além disso, com o dolar nas alturas está difícil conseguir uma câmera de bom custo/beneficio atualmente.  :(
Acho que talvez seja interessante vc esperar o dolar baixar um pouco.

Outra opção seria comprar uma usada no ML ou nos classificados daqui. Existem boas opções de câmeras/lentes com pouquíssimo uso (cliques) e de fácil revenda caso vc queira investir mais nessa área depois.

Quanto a mirrorless, eu tenho uma Fuji X-E2 e gosto muito. Entretanto são cameras com mercado menor para revenda (do que as DSLRs Nikon e Canon) e muitas vezes mais caras. Aconselho vc olhar os modelos de entrada da Nikon e Canon, de uma ou duas gerações anteriores, por exemplo (D5100 + kit ou T3 +kit). São relativamente pequenas e tiram fotos praticamente indistinguíveis das mais câmeras mais novas.

« Última modificação: 27 de Março de 2015, 09:59:26 por lfs »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2015, 11:16:42
Canon SL1 kit + 40mm 2.8



ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Março de 2015, 12:08:43
Olá Carol, minha opinião:
Ao contrário do conselho da sua amiga...penso diferente... como está entrando no mundo fotográfico e ainda não sabe até onde irá o seu gosto/hobby por fotografia ... não vá de mirrorless, neste momento!!
Compartilho a opinião do Cláudio - Canon SL1 Kit + pancake 40 2.8; ou mesmo uma Rebel.

Justifico aqui minha opinião: como muitos de nós você provavelmente passará por vários momentos em fotografia: terá vontade de ter uma tele, depois a fase de fotografia macro, momentos de preocupação com a nitidez em 100% na tela do monitor, terá o período do flash, explorará a longa exposição, etc...

Com um sistema como o indicado (SL1 ou Rebel T3/T5i) ou outro similar - Nikon - terá opções para todas estas fases, encontrará produtos de excelente qualidade para todos os bolsos (exemplo flash Yonguo x Canon), terá lentes excelentes com ótimo preço também - 40mm 2.8; 50mm 1.8, etc.. Encontrará ainda com facilidade uma enormidade de produtos usados aqui no fórum e outros locais, quando cansar terá também mercado de revenda, etc...

Depois de tudo isso, aí sim terá condições de decidir se deseja ter uma mirrorless como uma segunda câmera, ou mesmo se esta será seu único sistema...

Abraços e ótimas fotos!!
« Última modificação: 27 de Março de 2015, 12:10:01 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #11 Online: 27 de Março de 2015, 14:44:15
Se o objetivo é uma câmera compacta eu pegaria a Samsung NX3000 com o kit da 16-50, que tá saindo por cerca de 1300. Como disse que pensava em gastar até R$2000, com a diferença dá pra investir em objetivas, é possível achar fixas como a 30 f/2 e a 45 f/1.8 entre R$350 e R$450.

As DSLRs são um mundo a parte, com visor óptico e maior oferta de objetivas, mas o tamanho, mesmo da menor das reflex digitais, que é a SL1, é maior que uma mirrorless típica. Se quiser comparar os tamanhos comparando a NX3000 e a SL1 com as lentes de kit e uma fixa pancake, confira esse link: http://j.mp/1Cthl8G

T+


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #12 Online: 28 de Março de 2015, 08:05:20
Em um orçamento para a compra de equipamentos fotográficos, eu acredito que se deva gastar o mínimo com o corpo da câmera. (Gostaria que alguém tivesse me avisado isso quando comprei a minha primeira...  ;) )

Dito isso, uma câmera de duas gerações passadas, é mais do que capaz de tirar fotos excelentes. Difícil distinguir a qualidade de imagem entre ela e uma camera mais nova. A melhoria incremental entre os modelos atuais e os antigos (até 2 gerações) ao meu ver não justificam a diferença de custo. A única coisa pra se preocupar quanto a esse tipo de equipamento é a quantidade de cliques. Pois, as partes mecanicas estão sujeitas a desgastes e não é interessante comprar uma câmera no final da vida útil. Existem várias opções de câmeras com pouquissimo uso e preços atrativos. Com o dinheiro que sobra vc poderia comprar a lente do kit e guardar o resto. Se começar a tomar gosto pela coisa e perceber que a lente está limitando sua criatividade, vc pode investir em uma segunda ou até terceira lentes. Sugiro uma lente clara normal e um zoom tele que são lentes com excelente custo beneficio e que fornecem possibilidade de uso em diferentes condições de luz e de composição/enquadramento.

Em meu tempo de fotografia, ainda não tive a experiencia da câmera (corpo) ter limitado minha capacidade como fotografo. Normalmente, o que limita é a falta de técnica, criatividade ou experiencia. Algumas vezes, tb faz falta uma lente especifica. A foto que vc vai tirar depende muito mais de vc do que da câmera que vc usa.
« Última modificação: 28 de Março de 2015, 08:18:28 por lfs »


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #13 Online: 28 de Março de 2015, 08:21:53
Exemplo prático:

Se vc tem até R$2000,00 para gastar, com o equipamento, vc poderia comprar uma camera + kit usada de até uns R$1100,00. Uma D3100, por exemplo. Se achar interessante posteriormente poderia investir em uma 35mm 1.8 (usada por uns R$600,00),  e a 55-200mm (usada por uns R$500,00). Assim vc teria um kit básico de fotografia para amadores, com um bom custo beneficio.


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 30 de Março de 2015, 04:38:54
E a criadora do tópico decidiu algo? :snack:
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/