Autor Tópico: Viver fotografando produtos - É possível?  (Lida 1502 vezes)

bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Online: 10 de Fevereiro de 2016, 17:34:35
Olá pessoal!

Sou novato aqui, esta é minha segunda postagem. A primeira foi a foto de um pôr-do-sol na Barragem do São Bento.

Hoje estou aqui para saber a opinião de vocês sobre meu ganha pão. Eu trabalho no setor de e-commerce de uma loja de peças para motos. O que eu faço? Fotografo os produtos, trato as imagens e coloco no site. Isso na teoria, porquê na prática eu atendo ligações, faço vendas, embalo produtos, etc...

Foi esse emprego que fez eu me apaixonar pela fotografia. Comecei aqui com um estúdio totalmente "gambiarra", horrível mesmo, com tnt branco e madeira rsrs. Aos poucos fui convencendo meu patrão a investir um pouco no estúdio. Hoje posso dizer que ele está "descente", com softbox e tenda difusora.

Comecei sem entender patavinas de fotografia, só tinha conhecimento básico de Photoshop. Mas como eu sou bem teimoso e curioso comecei a aprender fotografia. Em menos de 6 meses as fotos deram um salto na qualidade, hoje estão bem mais profissionais, deram outro "ar" para o site.

O problema é que não tenho reconhecimento do meu trabalho (o pessoal do ramo de peças para motos não entende de fotografia). Ou seja, sou o "cara que tira foto" das peças e ganho praticamente o mesmo que os funcionários do almoxarifado (não desmerecendo o serviço deles). Por isso estou um pouco desanimado com o meu emprego.

Pensei em trabalhar com fotografia de produtos aqui na região, me oferecendo para fotografar os produtos nas empresas, porém fiz alguns contatos e os empresários não valorizam isso, não tem interesse em fazer ou não estão dispostos a pagar um valor aceitável.

Por isso gostaria de saber do pessoal do fórum, se é possível ganhar dinheiro com fotografia de produtos ou se tenho que partir para outro segmento.

Desde já agradeço a todos que leram até aqui rsrs.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 19:02:52
Vou dar a minha opinião de forma rápida e circunscrita a minha realidade (Floripa).

Hoje em dia ficou muito fácil fotografar produtos, os equipamentos estão mais acessíveis e não se tem exigências quanto ao tipo.

Os esquemas de iluminação são vários, muitos complexos até, mas como vc mesmo disse dá pra improvisar.

E o pior, qualquer um pega e faz.

Ou seja, existe sim um mercado BEM específico e seleto que paga bem, mas em geral não dá pra viver disso não.
Mas vc pode fazer como eu, ter um nicho de trabalho principal e outros secundários abertos. Quando aparece serviço vc fotografa, se não tem blz.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 19:27:24
Parece que você já sabe a resposta, mas vamos lá (minha opinião de quem não entende nada de foto profissional, mas entende um pouco de marketing):

Você tem que se perguntar:
1. Quem é meu cliente final?
2. Como agregar valor pra ele?

No seu caso, quem compra peça de moto vai comprar mais coisas (ou as mesmas coisas mais caro) se a foto for melhor? Não creio, pois quem compra a peça (seu cliente final) normalmente precisa dela porque a dele quebrou, não porque a foto da peça é bonita. Já se você trabalhasse em uma oficina de personalização de motos, boas fotos quase com certeza representarão mais valor ao cliente final ("eu quero minha moto igual a essa da foto, por isso vou nessa oficina").

Então, resumidamente, a única maneira de vender seu serviço é agregando valor ao serviço de seu cliente intermediário, que vai representar uma maior receptividade do cliente final. Pode até ser simplesmente deixando o site dele mais bonito, mas mostrando a diferença: ("Esse é o seu site sem mim. E esse é o seu site feito por mim"). Pode ser que ainda assim ninguém se interesse, pois mesmo um site bonito pode não agregar valor suficiente. Mas só mostrando onde está seu valor agregado ao negócio do cliente você pode ter algum sucesso.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 19:36:03
Cara, vou dar uma divagada.
Se você aprender a fazer BEM alguma coisa, seja ela qual for, a probabilidade de você vencer é grande. Juntando sua habilidade profissional, com marketing pessoal, com perseverança... uma hora as coisas acontecem.
Não disse nada, mas é o que eu penso.
 :ok:


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 15:36:54
Vou dar a minha opinião de forma rápida e circunscrita a minha realidade (Floripa).

Hoje em dia ficou muito fácil fotografar produtos, os equipamentos estão mais acessíveis e não se tem exigências quanto ao tipo.

Os esquemas de iluminação são vários, muitos complexos até, mas como vc mesmo disse dá pra improvisar.

E o pior, qualquer um pega e faz.

Ou seja, existe sim um mercado BEM específico e seleto que paga bem, mas em geral não dá pra viver disso não.
Mas vc pode fazer como eu, ter um nicho de trabalho principal e outros secundários abertos. Quando aparece serviço vc fotografa, se não tem blz.


Guilherme, eu moro em Criciúma, então a realidade aqui é parecida (até um pouco pior) com a daí em Floripa. Hoje em dia se você tem 2 softbox, um pedaço de cartolina branca e um iphone ou um samsung bom e  você consegue tirar ótimas fotos para uma loja virtual, daí fica complicado cobrar por um serviço que se tornou muito fácil de fazer.
Desculpa a pergunta, mas qual é o seu ramo de trabalho?

Parece que você já sabe a resposta, mas vamos lá (minha opinião de quem não entende nada de foto profissional, mas entende um pouco de marketing):

Você tem que se perguntar:
1. Quem é meu cliente final?
2. Como agregar valor pra ele?

No seu caso, quem compra peça de moto vai comprar mais coisas (ou as mesmas coisas mais caro) se a foto for melhor? Não creio, pois quem compra a peça (seu cliente final) normalmente precisa dela porque a dele quebrou, não porque a foto da peça é bonita. Já se você trabalhasse em uma oficina de personalização de motos, boas fotos quase com certeza representarão mais valor ao cliente final ("eu quero minha moto igual a essa da foto, por isso vou nessa oficina").

Então, resumidamente, a única maneira de vender seu serviço é agregando valor ao serviço de seu cliente intermediário, que vai representar uma maior receptividade do cliente final. Pode até ser simplesmente deixando o site dele mais bonito, mas mostrando a diferença: ("Esse é o seu site sem mim. E esse é o seu site feito por mim"). Pode ser que ainda assim ninguém se interesse, pois mesmo um site bonito pode não agregar valor suficiente. Mas só mostrando onde está seu valor agregado ao negócio do cliente você pode ter algum sucesso.
Nesse ramo os clientes não compram as imagens, mas sim os produtos, então não importa a qualidade da imagem, se o cliente consegue identificar que é o produto que ele quer ele vai comprar, seja a foto ruim ou boa. Por isso meu trabalho não é valorizado.
O jeito é ir me profissionalizando para tentar achar meu lugar no mercado rsrs...

Cara, vou dar uma divagada.
Se você aprender a fazer BEM alguma coisa, seja ela qual for, a probabilidade de você vencer é grande. Juntando sua habilidade profissional, com marketing pessoal, com perseverança... uma hora as coisas acontecem.
Não disse nada, mas é o que eu penso.
 :ok:
Concordo com você, acima de tudo temos que ter persistência, mais cedo ou mais tarde as coisas acontecem  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 15:47:26
Nesse ramo os clientes não compram as imagens, mas sim os produtos, então não importa a qualidade da imagem, se o cliente consegue identificar que é o produto que ele quer ele vai comprar, seja a foto ruim ou boa. Por isso meu trabalho não é valorizado.
O jeito é ir me profissionalizando para tentar achar meu lugar no mercado rsrs...

Como eu disse: você já sabia a resposta!  ;)

Mas note o seguinte: Ache o lugar no mercado e depois profissionalize, e não o contrário! Devemos sempre resolver um problema de alguém com a solução que temos, e não apresentar nossa solução pra quem não tem um problema.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, 15:49:29 por felipemendes »


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 16:05:40
Como eu disse: você já sabia a resposta!  ;)

Mas note o seguinte: Ache o lugar no mercado e depois profissionalize, e não o contrário! Devemos sempre resolver um problema de alguém com a solução que temos, e não apresentar nossa solução pra quem não tem um problema.
A resposta eu já sabia que era "sim" e "não". Sim porque é o que eu estou fazendo, e o que eu ganho dá para viver. E não se eu quiser ganhar mais do que eu ganho rsrs...
Por enquanto esse emprego supre minhas necessidades, enquanto isso vou meter a cara nos estudos pra projetar um futuro melhor pra mim  :)


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 16:06:22
Opa, vamos lá. Então, eu tenho uma situação bem confortável na fotografia a 16 anos, não é ela que paga minhas contas. Eu sou Sociólogo, mestre em agronomia e ganho a vida na área de licenciamento ambiental, estudos de impacto, pesquisa e tal. Mas nos últimos 3 anos só me dediquei a casamento e ensaios na fotografia.

Eu tenho uma designer para a qual eu presto serviço de produto e comida vez em quando. E ela adora meu trabalho e tal até pq facilita e valoriza o trabalho dela. O que ela me relata é a história do Iphone que o colega comentou. Quando o cliente DELA se depara com o meu orçamento (bem em conta, podem ter certeza) ele diz que ele mesmo vai dar um jeito de produzir as fotos. Ai torce pra vir algo médio, pq em geral vem porcaria.

Escuta, eu sei que as vezes escrevo com sangue, não quero desanimar ng, ao contrário, torço para que o colega deslanche na carreira. Mas assim como muitas profissões acabam ao longo do tempo, tb algumas áreas da fotografia vão perdendo força. É claro que tem gente que ganha uma boa grana nesta área, mas são poucos.

Por isso eu respondi, não faça da área de produtos o seu mote principal. Embora você possa usar ela para fazer outros contatos e abrir portas em outras áreas mais rentáveis da fotografia.

Massa, reforçando, não quero desanimar, apenas deixar minha colaboração.


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 16:31:38
Opa, vamos lá. Então, eu tenho uma situação bem confortável na fotografia a 16 anos, não é ela que paga minhas contas. Eu sou Sociólogo, mestre em agronomia e ganho a vida na área de licenciamento ambiental, estudos de impacto, pesquisa e tal. Mas nos últimos 3 anos só me dediquei a casamento e ensaios na fotografia.

Eu tenho uma designer para a qual eu presto serviço de produto e comida vez em quando. E ela adora meu trabalho e tal até pq facilita e valoriza o trabalho dela. O que ela me relata é a história do Iphone que o colega comentou. Quando o cliente DELA se depara com o meu orçamento (bem em conta, podem ter certeza) ele diz que ele mesmo vai dar um jeito de produzir as fotos. Ai torce pra vir algo médio, pq em geral vem porcaria.

Escuta, eu sei que as vezes escrevo com sangue, não quero desanimar ng, ao contrário, torço para que o colega deslanche na carreira. Mas assim como muitas profissões acabam ao longo do tempo, tb algumas áreas da fotografia vão perdendo força. É claro que tem gente que ganha uma boa grana nesta área, mas são poucos.

Por isso eu respondi, não faça da área de produtos o seu mote principal. Embora você possa usar ela para fazer outros contatos e abrir portas em outras áreas mais rentáveis da fotografia.

Massa, reforçando, não quero desanimar, apenas deixar minha colaboração.

A situação é exatamente essa. Eu me ofereci para fotografar para um site de bicicletas, joguei o preço lá em baixo porque seria meu primeiro trabalho terceirizado, o dono achou muito caro e está fazendo fotos horríveis de bicicletas de R$ 50 mil. Fazer o que né...

Você não está desanimando não. É melhor ter alguém que fale a verdade do que alguém que diga "vai lá que você vai ficar rico" kkkk...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 16:35:25
No meu ponto de vista é possível sim, hj trabalho menos com produtos por que resolvi me dedicar a estudar um pouco mais pra depois voltar ao mercado com uma proposta melhor, mas da pra se viver sim, tenho alguns fixos que ainda presto serviço, e existem clientes e clientes, aqueles que não querem pagar 2 mil (não que seja os valores, soh um exemplo) pra tirar fotos de 100 produtos e aqueles que pagam 2 mil por fotos de um único produto e saem super satisfeitos e felizes com o preço... assim como qualquer outro segmento na fotografia... Mas eu vivi muito tempo com apenas fotos de produtos, com todo tipo de cliente  :ok:
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, 16:37:20 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 16:39:24
Como não sou um fotógrafo de nome, não posso dizer que vivo apenas de fotografar produtos, pois faço eventos também, mas, para quem conseguir pegar a "veia" de uma boa agência de publicidade ou de uma "house" de grande empresas, que possuem um marketing sólido, com certeza dará para viver apenas de fotografar produtos.

Como tudo na vida, uma simples oportunidade, pode mudar tudo. Falo isso, porque houve uma época que o meu lance era ser fotógrafo de casamento, mas comecei a trabalhar em uma empresa varejista, que tem por baixo 40 mil produtos em catálogo, então, comecei a pegar como freelance fotografia de produtos - mesmo depois que sai da empresa, continuei fotografando para eles e neste período, deixei de lado toda e qualquer vontade de fotografar casamentos, ainda que quando pintava, eu fazia.

Hoje, tenho buscado algumas parcerias para poder ficar raízes e viver apenas de fotografar produtos, mas confesso que não está sendo fácil, porém, desistir jamais.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 17:04:35
Acho que varia muito de região para região. Em grandes centros se torna mais fácil pois a densidade de empresas é muito maior. Já aqui na região que a cidade tem 200 mil hab. não há tanta oportunidade assim... Mas mesmo tendo pouca, alguma oportunidade sempre tem, e é atrás dessas que eu estou indo rsrs... Até porquê não conheço ninguém por aqui que faça fotografia de produtos, quem sabe eu faça meu nome com o tempo...