Autor Tópico: Quem aí fotografa menos do que gostaria?  (Lida 8205 vezes)

themeron

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • 'Onde há uma vontade, há um caminho.'
    • Rubem Rocha
Resposta #30 Online: 17 de Março de 2015, 09:39:39
Também sofro em passar vontade de fotografar mais!

O que faço é andar sempre com uma máquina na hora do almoço e clicar pelo menos alguma coisa por dia.

Aos finais de semana procuro fazer pelo menos uma saída só pra fotografar.

Estou aguardando a aposentadoria! :-)
'Onde há uma vontade, há um caminho.'
Site: www.rubemrocha.com


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #31 Online: 03 de Abril de 2015, 12:01:24
E aí, aproveitarão o feriadão para fazerem algum passeio fotográfico? Eu ia, mas por um capricho da natureza acabei desistindo... http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=110338.0

Ao menos tentarei fazer algumas fotos mais perto de casa mesmo.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #32 Online: 03 de Abril de 2015, 13:43:13
Para compensar essa sensação de não estar fotografando o suficiente levo minha Coolpix P300 para onde eu for e aproveito qualquer oportunidade que aparece.  :D


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 03 de Abril de 2015, 15:29:07
Eu também estou nessa. No meu caso é o tempo (meteorológico) que não está ajudando. Sempre que planejo sair aos sábados à tarde chove. Ontem choveu, hoje está nublado. Outra coisa também é a questão segurança. Já quis em vários momentos fazer fotos de longa exposição na rua, à noite, mas tenho receio de ir sozinho.
Assunto não é sujeito.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #34 Online: 03 de Abril de 2015, 17:17:55
Estou sem fotografar seriamente faz uns 14 meses. Tive de assumir o comando da casa por 2 motivos: Meu filho q estava ficando sem controle com mãe e a avó materna (principal motivo) e a avó materna q teve de ir para outro estado para cuidar dos pais bem idosos. Antes de ter de assumir a casa eu fotografava de forma regular. Agora o tempo q sobra é pouco (quem toma conta de uma casa bem sabe o q estou falando). Tive de fazer  muitas mudanças na vida, pois morava em casa separada, embora já mantivesse uma relação estável a mais de 25 anos. Tive gastos extras com a mudança para a casa q ela morava (e q é nossa) e ainda um período de adaptação, pois passei até os meus 49 anos vivendo como solteiro.
Fotografia séria (no sentido de fazer boas fotos) é coisa q pede muito tempo e desprendimento. Ficar em casa ou sair para lugares batidos e convencionais, com hora para voltar e tempo curto faz com q as chances de fotos interessantes sejam próximas do nulo...Isso para fotos de paisagens, rua, cotidiano... Na verdade acaba-se fazendo fotos bem ruins e convencionais/batidas. Estúdio também precisa de tempo...Tendo q preparar comida, preparar um filho difícil para ir para a escola, levar e buscar, preparar janta dele e da esposa (q ainda não está aposentada), cuidar da casa....
Olha, tá difícil. Espero q para o meio do ano a coisa de uma melhorada.
Nunca tive freios ou limitação séria de tempo, pois estabeleci desde novo q levaria a vida de forma a ter tempo para artes, literatura, bons filmes, estudos...Também nunca tive frescura com acomodações, carros, comida... Já com família....
Alás, família e fotografia não combinam. Imaginem se minha esposa e meu filho teriam coragem para enfrentar as dificuldades e perrengues:  falta de conforto, poucas horas de sono, comida se der, onde der e o q tiver. O Marcos Paiva (parceiro de muitas saídas) bem sabe o q falo. Perguntem para ele quantos carrapatos pelo corpo se precisa para fazer uma boa foto, quantos kilos se perde, como se dorme (pouco)....
« Última modificação: 03 de Abril de 2015, 17:20:07 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 03 de Abril de 2015, 17:39:53
Pois é pessoal, como hobbysta, notei esses dias que ando frequentando bastante esse fórum, além de outros sites de fotografia. Às vezes chego a passar horas olhando os tópicos e lendo notícias relacionadas ao assunto. Já fotografar que é bom...

Seja por falta de tempo, contratempos, condição climática... parece que sempre aparece algo para trapalhar. Como gosto muito de fotografar natureza/paisagens, o tempo sempre é um fator determinante, e parece que aos finais de semana sempre chove ou tem ameaça de chuva por aqui.  :ponder:

Enfim, saio para fotografar bem menos do que gostaria. Vocês também passam por isso?

Faca da chuva o seu tema e experimente as condicoes que vc tem em mao. Vai acabar fotografando tanto que nao tra tanto tempo para ficar lendo muitod topicos em forums.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #36 Online: 03 de Abril de 2015, 17:46:14
Ficar em casa ou sair para lugares batidos e convencionais, com hora para voltar e tempo curto faz com q as chances de fotos interessantes sejam próximas do nulo...

Alás, família e fotografia não combinam.

Discordo muito do que você disse, principalmente nestes dois pontos que destaquei acima.
Primeiro, tirar fotos boas de lugares comuns e "batidos" é uma habilidade, que pode ser desenvolvida. Tem muita gente boa nisso!!! Conheço muita gente, inclusive aqui no forum, que fotografa no trabalho, no caminho pro trabalho, de dentro do carro, no ônibus, na faculdade.. E faz fotos incríveis. É só levar a câmera junto pra onde for e treinar o olhar. Repetindo, é uma habilidade a ser desenvolvida. Fotógrafo tem que compôr com o que tem. Esperar a conjunção de todos os planetas para fazer uma boa foto não é compôr, é esperar que alguma força cósmica componha pra você e você só aperta o botão.

Segundo, quem disse que família e fotografia não combinam???? A maioria dos meus amigos fotógrafos são casados e com filhos. Eu tenho mulher e duas crianças em casa e também sou cheio de responsabilidades, mas sempre acho um tempinho pra fotografar. Às vezes eu saio pra fotografar e levo meu filho de 1 ano comigo, e o outro de 10 anos. Eles adoram dar uma volta e eu aproveito pra clicar.
E mesmo quando estou em casa, muitas vezes estou com a câmera na mão fotografando o dia-a-dia da minha família. É muito prazeroso e já me rendeu ótimas fotos.
É muito mais uma questão de "querer" do que de "poder".
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #37 Online: 03 de Abril de 2015, 18:31:03
Discordo muito do que você disse, principalmente nestes dois pontos que destaquei acima.
Primeiro, tirar fotos boas de lugares comuns e "batidos" é uma habilidade, que pode ser desenvolvida. Tem muita gente boa nisso!!! Conheço muita gente, inclusive aqui no forum, que fotografa no trabalho, no caminho pro trabalho, de dentro do carro, no ônibus, na faculdade.. E faz fotos incríveis. É só levar a câmera junto pra onde for e treinar o olhar. Repetindo, é uma habilidade a ser desenvolvida. Fotógrafo tem que compôr com o que tem. Esperar a conjunção de todos os planetas para fazer uma boa foto não é compôr, é esperar que alguma força cósmica componha pra você e você só aperta o botão.

Segundo, quem disse que família e fotografia não combinam???? A maioria dos meus amigos fotógrafos são casados e com filhos. Eu tenho mulher e duas crianças em casa e também sou cheio de responsabilidades, mas sempre acho um tempinho pra fotografar. Às vezes eu saio pra fotografar e levo meu filho de 1 ano comigo, e o outro de 10 anos. Eles adoram dar uma volta e eu aproveito pra clicar.
E mesmo quando estou em casa, muitas vezes estou com a câmera na mão fotografando o dia-a-dia da minha família. É muito prazeroso e já me rendeu ótimas fotos.
É muito mais uma questão de "querer" do que de "poder".

Concordo.

Mas eu nao acho que seja apenas questao de querer e ja conseguir. Mas sim em criar e acostumar a ver o mesmo com olhares diferentes. Aprender a explorar o conhecido como se estivesse explorando pela primeira vez. E isso tem a ver tambem commo estado mental e de espirito que depende da rotina, stress, etc de cada um.

Mas concordo com o querer em outro aspecto. Chuva nao eh motivompara ficar em casa e nao fotografar. Quem realmente quer fotografar sai para fotografar na chuva mesmo, sai 1h  ou por 30min para fotofrafar antes de ir trabalhar ou depois. Carrega a camera na mala para fazer umas fotos por 5 ou 10 minutosmeurante o horario de almoco, quando espera o filho terminar a aula ao buscar ele, enquanto espera o horario do onibus, etc.


Eu desconfio que as pessoas, de tanto ficarem vendo fotos na internet e "buscando inspiracoes", acabam tendendo registrar o que tanto ficam adimirando na internet e deixando usar as condicoes e possibilidades de suas proprias realidades e dia a dia.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #38 Online: 03 de Abril de 2015, 20:14:17
Discordo muito do que você disse, principalmente nestes dois pontos que destaquei acima.
Primeiro, tirar fotos boas de lugares comuns e "batidos" é uma habilidade, que pode ser desenvolvida. Tem muita gente boa nisso!!! Conheço muita gente, inclusive aqui no forum, que fotografa no trabalho, no caminho pro trabalho, de dentro do carro, no ônibus, na faculdade.. E faz fotos incríveis. É só levar a câmera junto pra onde for e treinar o olhar. Repetindo, é uma habilidade a ser desenvolvida. Fotógrafo tem que compôr com o que tem. Esperar a conjunção de todos os planetas para fazer uma boa foto não é compôr, é esperar que alguma força cósmica componha pra você e você só aperta o botão.

Segundo, quem disse que família e fotografia não combinam???? A maioria dos meus amigos fotógrafos são casados e com filhos. Eu tenho mulher e duas crianças em casa e também sou cheio de responsabilidades, mas sempre acho um tempinho pra fotografar. Às vezes eu saio pra fotografar e levo meu filho de 1 ano comigo, e o outro de 10 anos. Eles adoram dar uma volta e eu aproveito pra clicar.
E mesmo quando estou em casa, muitas vezes estou com a câmera na mão fotografando o dia-a-dia da minha família. É muito prazeroso e já me rendeu ótimas fotos.
É muito mais uma questão de "querer" do que de "poder".

Também discordo muito de vc e continuo dizendo q fotografia não combina com família. Agora, a questão é q tipo de fotografia...Se for estas fotos batidas e de turistas e vez ou outra conseguir alguma coisa mais ou menos, tudo bem. Quero ver fazer família acordar 3 horas da manhã, passar o dia andando, comer mal...Voltar no dia seguinte e fazer a mesma coisa. Sem essa q dá...
Para fazer uma foto de um trem de carga levei 4 dias: 1 dia de avaliação de local e 3 dias acordando 3 horas da manhã, dirigindo por 2 horas até conseguir a situação q queria... VCarrega a famíliapor uma caminhada de 6 oras no meio do nada, em trilhas, pegando carrapato, sendo picado por mosquitos...
Família vai para onde eu gosto de ir fotografar? Duvido. Não conheço nenhuma q faça isso... O Marcos Paiva tá passando aperto para conseguir sair por conta de uma cachorra q a esposa dele arrumou, imagina família...
Tenho vários amigos q não conseguem fazer praticamente nada em termos de fotografia por conta das limitações referente a tempo e família, dentro do contexto q descrevi (veja os exemplos), q até reconheço q poderia ter sido melhor escrito. De qualquer forma, como os exemplos daria para entender...
Foto de turista e de filhos....tá....eu nem faço....

Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #39 Online: 03 de Abril de 2015, 20:23:24
Saio com um colega ( q tem talento) e para poder sair tem q ser uma coisa muito planejada, pois sempre tem um problema com a família: Aniversário do papagaio, almoço de não sem quem, filho e festa de escola...
Quando consegue sair tem hora para voltar.  Encontramos um assunto exclente para fotografar, mas a melhor hora será pela manhã do dia seguinte..."Eu tenho q ir embora. A gente volta qui outro dia". Outro dia e já era...Já passei por isso. JÁ ERA...2 dias depois e tudo está mudado...
Eu sozinho, fico. Durmo na praça, dentro do carro....e faço a foto...
Novamente: para fazer feijão com arroz qualquer fogão serve...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #40 Online: 03 de Abril de 2015, 21:11:05
Lúzio, eu gostaria de ver suas fotos.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 03 de Abril de 2015, 23:03:00
Eu só estou namorando a fotografia também, trabalho durante a semana mas queria estar full time, fico as vezes 30 dias sem fotografar um casal e na hora de fazer um pre-wedding estou frio...as vezes convido alguma amiga para fotografar mas bate uma vergonha no pessoal que não entendo...não estou fotografando o quanto queria, preciso rever meu marketing urgente...


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #42 Online: 04 de Abril de 2015, 00:30:36
Lúzio, eu gostaria de ver suas fotos.

Também gostaria de ver.
Fiquei curioso pra saber q diabo de foto é essa q precisa acordar 3 da manhã e se encher de carrapato, comendo comida ruim..
Eu só acho q cada um fotografa a realidade q vive. Buscar viver um universo q não te pertence só pode mesmo resultar em frustração. Ou muda de busca ou muda de universo, senão não da.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 07 de Abril de 2015, 15:21:14
Também gostaria de ver.
Fiquei curioso pra saber q diabo de foto é essa q precisa acordar 3 da manhã e se encher de carrapato, comendo comida ruim..
Eu só acho q cada um fotografa a realidade q vive. Buscar viver um universo q não te pertence só pode mesmo resultar em frustração. Ou muda de busca ou muda de universo, senão não da.

Imagina olhar para aquela bela foto e lembrar dos pernilongos, carrapatos e da comida ruim kkkkkk. Sem contar que as vezes até curtir o momento vale mais do que registra-lo.

Ahh e eu fotografo menos do que gostaria... mas até ai sou refém da rotina e da falta de dinheiro  :assobi:
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 15:22:41 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #44 Online: 07 de Abril de 2015, 17:26:43
Eu só estou namorando a fotografia também, trabalho durante a semana mas queria estar full time, fico as vezes 30 dias sem fotografar um casal e na hora de fazer um pre-wedding estou frio...as vezes convido alguma amiga para fotografar mas bate uma vergonha no pessoal que não entendo...não estou fotografando o quanto queria, preciso rever meu marketing urgente...

Estou na mesma pegada que vc  :no:

Até conversei com meu parceiro de fotografia pra sairmos 1x por semana simplesmente pra fotografar qualquer coisa, pra desenferrujar, mas não sabemos o que...  :doh:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket