Autor Tópico: Quem aí fotografa menos do que gostaria?  (Lida 8203 vezes)

a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #45 Online: 09 de Abril de 2015, 20:06:09
Putz,  me identifiquei muito com o que o Lúzio falou!!! Não pela parte dos carrapatos, ou acordar as 3 da manhã, passar fome, etc. Mas pela dificuldade em conciliar fotografia e família.

Que fique claro que a família vem em primeiríssimo lugar pra mim. Por isso a frustração de não conseguir fotografar o quanto queria.

A esmagadora maioria das fotos, das quais tenho algum orgulho, tomaram muito tempo pra serem clicadas. Não só o tempo de deslocamento, mas tempo pra observação, encontrar um bom tema ou oportunidade, decidir a composição, aguardar a luz ideal, algumas tentativas e erros (não sou profissional), etc. E família não gosta disso, não gosta de esperar montagem de tripé, não gosta de esperar 45 minutos num frio de 0 grau para a luz do crepúsculo ficar ao meu gosto e blablabá...rs....isso sem falar que gosto muito de fotografar com GA, e um passo pra frente ou pro lado muda toda a história da composição, e isso leva tempo gente!!!

Minha mulher é até relativamente paciente (exceto com aquisições de lentes e corpos e flashes e etc), mas chega uma hora que eu percebo que estou atrapalhando o passeio da família. Aí tenho que optar e guardo a câmera, sempre.

Sair pra fotografar sozinho eu não me permito. Tenho pouco tempo livre e viajo muito à trabalho (muito demais mesmo) e quando tenho um tempinho não largo a família de jeito algum. Então vamos clicando entre uma viagem e outra à trabalho e nos passeios (enquanto a família está aquecida, bem alimentada e com o sono em dia)....desabafei.... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #46 Online: 10 de Abril de 2015, 17:42:15
Agora, parando para pensar, eu vejo que realmente por nao estar apegado a ninguem e nao ter compromisso com ninguem, eh vantagem para mim no aspecto da fotografia. Sempre que estou livre eu saio para pedalar, caminhar, viajar pelas redondesas. Nao viro a noite com amigos, etc. Eu vivo pela fotografia. Eh com o que eu estou compromissado.  :D

Tambem tenho a "vantagem" de frequentemente nao ter um trabalho integral, o que me deixa muito mais pobre mas com mais tempo para ficar nas ruas e floresta fotografando.

Eu tenho a vantagem de morar quase do lado da floresta e das montanhas. Mas sinceramente, eu estou sempre nos mesmos locais. As vezes eu procuro algum lugar mais "novidade", mas no dia a dia, sao os locais mais proximos, rapido de chegar, etc. e antes de morar aqui, eu morava no meio de uma cidade e so frequentava as costas e parques locais mais proximos. Tambem sempre os mesmos. Mundaneo um caminho aqui ou ali, mudando o horario, a epoca do ano, etc. Tenho muitas fotos que foram feitas exatamente no mesmo local, bairro, rua, vale, praia, esquina, etc.

Eu nunca precisei ir muito longe para fazer as minhas fotos. Acredito que eh me familiarizando com certos locais que me ajuda a fazer as minhas melhores fotos.

E olha que eu ja viajei muito para diversos ligares, paisagens, cidades, etc. Mas as fotos que faco nessas viagens mais distantes, turisticos, etc, sao as que eu nao costumos mostrar como trabalho serio. Sao apenas fotos de passeios de ferias. As minhas fotos serias e mais dedicadas, que costumo exhibir, sao as feitas localmente, proximo de casa, em ligares que sempre faco minhas fotos.


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #47 Online: 10 de Abril de 2015, 18:20:36
Além da falta normal de tempo, a questão da segurança tem sido determinante. Esse segundo fator ultimamente tem restringido muito, principalmente as saídas a noite. Como resolver isso, aqui no rio de janeiro?
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 18:25:31 por lfs »


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #48 Online: 10 de Abril de 2015, 21:47:34
Pois é, também tem essa da segurança. Tenho pensado em fazer seguro pro meu equipamento, mas aí vem o custo/benefício...pelo que tenho usado, com certeza não vale à pena.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #49 Online: 11 de Abril de 2015, 07:59:31
Não saio pq não tenho seguro. Não tenho seguro pq não saio ....  :) Acho que estou em uma situação parecida com oa sua.

E o pior que não tenho experiencia nenhuma com seguro de câmera, pra saber se vale a pena.


 Alguém teria experiência com seguros de equipamentos fotográficos: Conhece uma boa seguradora, com custo razoável? Qual o procedimento para fazer o seguro? Tem que levar o equipamento a algum lugar para avaliação/vistoria? Seguro é contra roubo/danos? E principalmente, acionou a seguradora e consegui receber sem problemas?

PS. Vou abrir um tópico sobre isso, então não precisa responder aqui.
« Última modificação: 11 de Abril de 2015, 08:11:04 por lfs »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 11 de Abril de 2015, 08:25:51
Já existem alguns tópicos no tema. Fiz seguro a pouco mais de um ano (depois de ler a respeito aqui no forum) pela corretora Kertzmann (www.kertzmann.com.br). Atualmente a seguradora que uso é a AIG e o custo fica entre 4% e 5% do valor dos itens segurados (por ano), sendo possível parcelar (uso boleto bancário). na Kertzmann é melhor contactar um corretor diretamente. Se precisares do email deles me manda uma PM que te envio os que tenho.
JVc.


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #51 Online: 11 de Abril de 2015, 08:31:11
Já existem alguns tópicos no tema. Fiz seguro a pouco mais de um ano (depois de ler a respeito aqui no forum) pela corretora Kertzmann (www.kertzmann.com.br). Atualmente a seguradora que uso é a AIG e o custo fica entre 4% e 5% do valor dos itens segurados (por ano), sendo possível parcelar (uso boleto bancário). na Kertzmann é melhor contactar um corretor diretamente. Se precisares do email deles me manda uma PM que te envio os que tenho.

Vc chegou a acionar o seguro?


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 15 de Abril de 2015, 10:35:03
Além da falta normal de tempo, a questão da segurança tem sido determinante. Esse segundo fator ultimamente tem restringido muito, principalmente as saídas a noite. Como resolver isso, aqui no rio de janeiro?
Terça feira passada estava no Rio, na Cinelândia.... Tomei banho e saí do hotel as 22:30h com minha câmera, fui até a lapa, fiz umas fotos nas esquinas, de igrejas etc... andei pela Lapa inteira e voltei pro hotel uma meia noite... Com minha camera, meu tenis, meu iphone, minha grana e cartão...
Claro que eu fui com a camera de filme e caso acontecesse algo eu não ficaria tão triste, fica a dica. Outra dica é fazer isso bem tarde, afinal de contas bandido também dorme.

Me identifiquei muito com o que o a.wick e os demais comentaram.
Como também viajo muito a trabalho, acabo levando a camera pra esses lugares e tento 1x por semana sair pra registrar pontos da cidade.
Também concordo que, pra mim que sou amador, muitas vezes o mais legal é curtir o momento do que o resultado final da foto em si.
« Última modificação: 15 de Abril de 2015, 10:37:31 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #53 Online: 15 de Abril de 2015, 23:14:09
Além da falta normal de tempo, a questão da segurança tem sido determinante. Esse segundo fator ultimamente tem restringido muito, principalmente as saídas a noite. Como resolver isso, aqui no rio de janeiro?

Acho que em situações como essa, uma câmera pequena, discreta e que possa ser guardada rapidamente faz toda a diferença...


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #54 Online: 16 de Abril de 2015, 09:40:11
Acho que em situações como essa, uma câmera pequena, discreta e que possa ser guardada rapidamente faz toda a diferença...

Eu comprei uma fuji por isso. Só que ela não é tão pequena assim com as lentes.. E ela é mais cara que as outras câmeras semelhantes (cropada canon, ou nikon), o que torna, a perda financeira maior no caso de um assalto.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 16 de Abril de 2015, 09:57:05
Interessante o tópico.
Fico meses e meses lendo sobre as melhores técnicas, dicas, tutoriais, etc....
Na hora "H", não consigo sair para fotografar na melhor hora (Luz), esqueci o tripé, não acordei na hora, dormi demais, o filho teve febre, o outro acordou cedo..etc...
Adoro fotografar, sou amador, porém não me permito sair sozinho para fotografar - deixar minha família com dois filhos pequenos em casa, não dá!! Se fosse iria ficar a todo momento lembrando deles e do que iriam gostar nos locais que estou fotografando...

No final revendo minhas fotos dos últimos 3 anos, o tema principal são meus filhos - talvez estejam em mais de 80% de meus registros, não consigo a foto "perfeita, Golden hour, etc..." - mas ao rever as fotos tive a certeza de que estou ao lado deles em cada momento, cada pequena conquista, cada mudança...

Relato de um pai coruja !!!
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 09:58:31 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 16 de Abril de 2015, 17:29:06
Interessante o tópico.
Fico meses e meses lendo sobre as melhores técnicas, dicas, tutoriais, etc....
Na hora "H", não consigo sair para fotografar na melhor hora (Luz), esqueci o tripé, não acordei na hora, dormi demais, o filho teve febre, o outro acordou cedo..etc...
Adoro fotografar, sou amador, porém não me permito sair sozinho para fotografar - deixar minha família com dois filhos pequenos em casa, não dá!! Se fosse iria ficar a todo momento lembrando deles e do que iriam gostar nos locais que estou fotografando...

No final revendo minhas fotos dos últimos 3 anos, o tema principal são meus filhos - talvez estejam em mais de 80% de meus registros, não consigo a foto "perfeita, Golden hour, etc..." - mas ao rever as fotos tive a certeza de que estou ao lado deles em cada momento, cada pequena conquista, cada mudança...

Relato de um pai coruja !!!
X2. Das minhas ultimas 1000 fotos, 950 foram do meu filho e umas 50 das esposa rsrs. Isso é bom sinal, pai presente.
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 17:29:22 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #57 Online: 16 de Abril de 2015, 21:27:20
Eu comprei uma fuji por isso. Só que ela não é tão pequena assim com as lentes.. E ela é mais cara que as outras câmeras semelhantes (cropada canon, ou nikon), o que torna, a perda financeira maior no caso de um assalto.

Bem, eu fiz seguro da minha Fuji... mas ando saindo tão pouco com ela que no final não sei se foi um bom negócio.  :ponder:

Acho que você deve sair por aí e usá-la sem medo (mas com bom senso, claro).


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #58 Online: 29 de Abril de 2015, 21:25:06
Aí pessoal, feriadão chegando... vamos aproveitar!


Marco A de Avila

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • "CaRPe DieM"
Resposta #59 Online: 30 de Abril de 2015, 04:52:15
Boas, pessoal!!!

Mesmo sendo aluno de fotografia, fotografo menos do que deveria!!!! Não há tempo!!!

Marco.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 04:52:41 por Marco A de Avila »
(70D EFS 18-135mm 3.5-5.6 STM - EF 35mm 2.0 IS - EF 85mm 1.8)   (OM-1n / OM-2 - Zuiko 24mm 2.8 - 55mm 1.2 - 75-150mm 4.0)   (Pentax ES - Takumar 28mm 3.5 - 50mm 1.4 - 135mm 3.5)   (F1 Old / AE-1 - FD 55mm 1.2 - 135mm 3.5 - FD 80-200mm 1.4 - Hanimex 24mm 2.8)   (Zeiss Ikoflex Ic886/16 - Tessar 75mm 3.5)   (Flash Yongnuo 568EX - YN 622C + TX)