Autor Tópico: Ajuda - Canon SL1 + 02 lentes, quais?  (Lida 7120 vezes)

fabiogr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 20 de Março de 2015, 22:37:12
Aí vai de cada um... de cada estilo.

A lente mais "longa" que tenho é uma 85mm, e não sinto a menor falta de algo com maior alcance que isso. Os 135mm na cropada se comportam como 216mm equivalentes, algo absolutamente desnecessário para mim e para os registros que penso fazer em viagens.

Agora, claro, quando o camarada tem 200x de zoom ele sempre pensa assim: "AH, aquele passarinho lá do outro lado deve ficar legal nessa foto!", aí vai lá e clica o bicho. Se era um registro necessário ou não, aí fica para cada um e suas vontades.

Não digo que a 18-135mm não tenha seu valor, mas particularmente acho que uma 18-55 é mais do que suficiente, além de menor, mais leve, mais barata e melhor opticamente, se fosse pra manter a conversa apenas entre as "lentes de kit".

E voltando ao foco mais abrangente, continuo achando a Tamron 17-50 como o "must have" do sistema APS-C. Tendo ela, basta complementar com outra mais específica, como uma 10-18 para paisagens/arquitetura e uma 60mm macro ou 85mm para retratos.


Se não vai utilizar realmente o range de 50 ate 135 acredito que a Tamron 17-50 seja realmente uma boa opção porém acredito que neste caso para quem não tem aspirações profissionais e pretende utilizar a camera apenas para registros de viagens, a lente do kit 18-55 faria quase o mesmo efeito com a perda da abertura 2.8 que pode não ser tão necessária em fotos de paisagens com boa qualidade de luz, neste caso usaria a lente do kit 18-55 e com o dinheiro da Tamron 17-50 2.8 compraria uma grande angular 10-18.
Nikon D7100 + Nikon D5100 + Nikkor 18-105mm f3,5 - 5,6 VR + Nikkor 18-55mm f3.5-4.5 AF-S VR + Nikkor 70-300 f4,5 - f5.6 IF ED AF-S VR + Nikkor 35 mm f1,8 DX + Flash SB700, Sony SLT A33 + Sony SLT A77 + DT 18-135 f3.5 - 5.6 + DT 1855 f3,5 - 4,5 + DT 55200 f-4,5 - 5,6 + DT 11-18 + f4,5 - 5,6 + DT 16-50 f2,8 + Flash HVL 60, Nikon Coolpix S9300, Sony Cybershot DSC W215, Sony Cybershot DSC H5, Panasonic Lumix DMC FX-12, Sony CyberShot DSC P92


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 21 de Março de 2015, 10:29:07
Olha se for pra escolher lentes zoom a tamron 1750 2.8 é a melhor escolha de fato. Agora se for primes a 24 2.8 e a 40 2.8 são as mais indicadas para o kit


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 21 de Março de 2015, 14:38:57
Aí vai de cada um... de cada estilo.

A lente mais "longa" que tenho é uma 85mm, e não sinto a menor falta de algo com maior alcance que isso. Os 135mm na cropada se comportam como 216mm equivalentes, algo absolutamente desnecessário para mim e para os registros que penso fazer em viagens.

Agora, claro, quando o camarada tem 200x de zoom ele sempre pensa assim: "AH, aquele passarinho lá do outro lado deve ficar legal nessa foto!", aí vai lá e clica o bicho. Se era um registro necessário ou não, aí fica para cada um e suas vontades.

Não digo que a 18-135mm não tenha seu valor, mas particularmente acho que uma 18-55 é mais do que suficiente, além de menor, mais leve, mais barata e melhor opticamente, se fosse pra manter a conversa apenas entre as "lentes de kit".

E voltando ao foco mais abrangente, continuo achando a Tamron 17-50 como o "must have" do sistema APS-C. Tendo ela, basta complementar com outra mais específica, como uma 10-18 para paisagens/arquitetura e uma 60mm macro ou 85mm para retratos.

Pois é, nunca entendi porque assumem que lente de viagem é uma 8mm-300mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


paulodime

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 21 de Março de 2015, 16:12:02
Na minha última viagem q fiz levei uma 10-22mm, a 40mm f/2.8 e a 300mm f/4. Fiz paisagens, retratos e aves...
Ter opções ajuda muito mas tem o preço de levar mais bagagem... Mas quem gosta é só alegria...
02 6D - 35mm f/2 IS -  85mm f/1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 21 de Março de 2015, 22:36:32
Na minha ultima viagem levei minha 20mm 2.8.
Fotografei paisagem e minha namorada comigo.
Melhor só se fosse a 24mm 1.4, para fotografar em luz baixa nos restaurantes sem abusar do iso da T3 rsrsrsrs.

Não fotografo animais pequenos na natureza, risquemos as teles.
Fotografia de viagem queremos mostrar onde estamos, nada de desfocar a torre eiffel com uma lente de retratos.
Pra mim sobram só as normais e o começo das grande angulares.

Mas cada cabeça é um mundo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


beto818

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #35 Online: 27 de Março de 2015, 15:12:09
já que voce pretende usar mais para viagens pessoais iria de 24-105mm f4 L  que vai te garantir qualidade melhor que a do kit, e uma 50mm 1.8 II, acho a melhor opção porque vc irá trocar menos de lente e aproveitar mais :ok:


Lobo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Feminino
  • menos é mais
    • Flavia Lobo Fotografia
Resposta #36 Online: 28 de Março de 2015, 00:55:03
Embora tenha a 24 e 40 pancake, que são ótimas, na minha última viagem levei uma Canon 15~85mm, sei, não é muito clara, mas foi uma lente maravilhoso e muito prática, não ficava uma torre de igreja de fora, pegava tudo... e qdo precisava aproximava bem na medida, sem exageros...qdo viajar de novo, ela vai comigo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 28 de Março de 2015, 01:21:50
já que voce pretende usar mais para viagens pessoais iria de 24-105mm f4 L  que vai te garantir qualidade melhor que a do kit, e uma 50mm 1.8 II, acho a melhor opção porque vc irá trocar menos de lente e aproveitar mais :ok:

O cara quer um conjunto compacto...  24-105 L não faz muito sentido.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 30 de Março de 2015, 07:09:17
O cara quer um conjunto compacto...  24-105 L não faz muito sentido.

2X
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 30 de Março de 2015, 07:14:31
Somente para acrescentar, eu com a minha T5i - que  é maior que a SL1 - já evito comprar lentes EF em virtude do maior peso e tamanho de forma geral (principalmente zooms).

Antigamente, quando tinha uma T2i - ficava preocupado em comprar lentes EF-S e "se um dia" comprasse uma full frame - elas não serviriam...
Deixei de curtir lentes de ótima qualidade, leves, mais baratas e pequenas... devido a esta preocupação - 5 anos se passaram e a full frame não veio  :no: :no: :no: :hysterical:

Hoje procuro curtir o APS-C e aproveitar os benefícios do sistema - que são lentes mais baratas (em geral), leves e menores... claro que com a EF 40mm pancake é diferente, acho uma compra muito válida...

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


lucassantoslira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Wedding Photographer
Resposta #40 Online: 30 de Março de 2015, 09:56:36
Cara...

Usei a 50mm 1.8 e a 18-55 STM por muito tempo e não tenho o que reclamar...

São lentes baratas e o custo-benefício é excelente. Como você mencionou que quer para uso pessoal, recomendo essas duas.

Tenho um colega que tem uma SL1, muito massa, compacta e tal..

Fica ae minha dica! :)
Canon EOS 60D | Canon EF 50mm f/1.8 II | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM - EF-S


MkThEbEsT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #41 Online: 01 de Abril de 2015, 00:11:17
Galera minha SL1 chegou, estou adorando hehe.

As lentes que comprei foram a 24mm pancake 2.8 e a 50mm f1.4. Apenas a 24mm esta em minhas mãos, a 50mm ainda esta nos correios esperando chegar, estou bem ansioso pra testa-la... sobre a 24mm pelo poco que testei curti demais.

Agradeço novamente a todos pela contribuição para iniciantes como eu.

Ja to juntando dinheiro para uma futura lente hehe, dependendo de como eu conseguir trabalhar com a 50mm eu opto por ou uma grande angular(10-18mm) ou uma intermediaria entre a 24 e a 50 mm (35mm f2 is usm).

Abraço!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 01 de Abril de 2015, 10:06:54
Não por nada...mas outra lente entre 24 e 50mm! Teria pego uma 17-50 2.8 (Tamron, tenho ela, pelo preço é muito boa mesmo) por que não veria "utilidade" em ter distâncias tão próximas, 24, 35 e 50 em lentes separadas, mesmo que ficaria meio chato em uma viagem estar trocando de lente a cada ponto turístico, para um melhor ângulo movimente-se apenas com a 24 pra conseguir um ângulo de 35. Você vai achar outros ângulos que não exploraria apenas trocando a lente.

A menos que você tenha muito dinheiro, não saia que nem louco comprando lentes e lentes 1.4, 1.2 e tals achando que isso vai mudar a tua fotografia, em viagens, paisagens e pontos turísticos dificilmente se usa uma lente em 2.8, vc perde a profundidade de campo e de dia fica meio impraticável...a menos que esteja fotografando um jantar a luz de velas no meio da floresta isso será útil.

Não estou te invejando, longe disso, apenas utilize seu equipamento até o limite, quando você sentir falta de uma outra lente compre-a. Eu tbm tinha a mesma "tara" por equipamento, "preciso de uma 50mm 1.8 urgente", mas depois percebi que o ângulo da 50 não serviria pro meu propósito, seria bom pra ensaios, mas e os eventos? Continuaria com a 18-55? Não. Muito garimpei reviews, pesquisei e fiquei na dúvida entre 24 + 40mm, mas ficaria sem angular. Então acabei optando pela 17-50 2.8, não é uma prime mas ta me facilitando a vida em muito. Ainda terei dinheiro pra troca-la em fixas, 20mm 2.8, 40mm 2.8 e 85 1.8 (essa mesmo com a Tamron quero). Essas seria as lentes que me facilitariam, mas pode não ser bom pra você, portanto use as suas e depois veja o que você precisa, as vezes trocando a 24mm pela 20mm será mais útil que ter uma 10-18mm.

Parabéns pelos equipamentos adquiridos, muitos gostariam de começar assim. Bons cliks por ai. :ok:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 01 de Abril de 2015, 10:25:03
Não adianta, quem curte prime não se preocupa do ranger está em outra zoom.

Otima dupla essa dai, 24mm + 50mm, dobrando a distancia focal.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


MkThEbEsT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #44 Online: 01 de Abril de 2015, 10:45:57
Que é isso Pablo, invejando nada... você é experiente e esta dando dicas. Como disse, minha fotografia é apenas para uso pessoal em viagens, familia, etc... nada profissional, nem quero ser... mas admiro muito a arte de fotografar. Agradeço a atenção.