Autor Tópico: Lumix Gh4 - comprar ou não comprar?  (Lida 3039 vezes)

Larissaldr

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 19 de Março de 2015, 08:39:26
Bom dia gente, sou nova aqui no forum... Estou pensando em comprar minha primeira câmera, estou cogitando a Gh4. Gostaria de saber se é muito difícil comprar lentes dela aqui no Brasil? Se ela aceita lentes de outras marcas/montagem etc?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2015, 08:47:12
Bom dia gente, sou nova aqui no forum... Estou pensando em comprar minha primeira câmera, estou cogitando a Gh4. Gostaria de saber se é muito difícil comprar lentes dela aqui no Brasil? Se ela aceita lentes de outras marcas/montagem etc?

Aqui vc só tem como comprar se encomendar por alguém. não há venda oficial de câmeras panasonic no brasil. Até um tempo atrás ainda vendiam as compactas, mas nem isso mais, infelizmente.
Aceita todas as lentes do sistema micro 4/3 (Panasonic e Olympus, e algumas outras marcas como rokinon que lançou lentes com "mount" micro 4/3 porém sem funções automáticas) e de outros sistemas via adaptador, mas aí a lente tem uso totalmente mecânico. Por isso nesse caso é interessante escolher sempre uma lente que tenha anel de abertura do diafragma.


Larissaldr

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2015, 09:25:43
Legal! Isso esclareceu bastante as minhas duvidas! Muito obrigada Helena BSB!!   :)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2015, 09:32:15
Legal! Isso esclareceu bastante as minhas duvidas! Muito obrigada Helena BSB!!   :)

Usuários de mirrorless em peso usam lentes de outros sistemas com adaptadores. Se essa câmera tiver o recurso "focus peaking", fica bem mais fácil fazer foco manual com lentes de outros sistemas.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2015, 14:41:03
A Helena respondeu a maioria das coisas já, mas vou dar uma complementada. :)

Primeiro: se é a sua primeira câmera, talvez a GH4 não seja a mais adequada; na verdade, ela é recomendada se você quiser trabalhar seriamente com vídeo, é o ponto forte dela. Se a sua intenção é somente trabalhar com fotos, existem modelos tão bons ou melhores por preço menor - aí o pessoal aqui pode dar algumas dicas.

(eu mesmo mexo bastante com vídeo e ainda não consegui justificar uma GH4 para mim, mesmo achando ela espetacular)

Como a Helena falou, a Panasonic não vende oficialmente ela no Brasil, assim como as lentes. Na verdade, nenhum fabricante do sistema Micro 4/3 vende suas câmeras no Brasil - ou seja, se assistência técnica for algo importante pra você, é um problema. Comprar as lentes também, somente usadas por aqui, ou por importadores independentes, ou comprando no exterior.

Aqui tem um chart com boa parte das lentes nativas Micro 4/3 - não estão listadas as Rokinon / Samyang e nem algumas das mais exóticas, como as Veydra de cinema. http://www.four-thirds.org/en/microft/lense.html

Como também ela já falou, você pode usar inúmeros tipos de lentes de controle manual de outros sistemas, usando adaptadores. Eu mesmo tenho várias e adoro usar elas - além de que em muitos casos você consegue lentes antigas excelentes por preços baixos; é um bom jeito de aprender a usar diversos tipos de lentes sem gastar muito.

Enfim, o que você tiver de dúvidas, coloque aqui que o pessoal ajuda. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Larissaldr

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2015, 21:09:00
Usuários de mirrorless em peso usam lentes de outros sistemas com adaptadores. Se essa câmera tiver o recurso "focus peaking", fica bem mais fácil fazer foco manual com lentes de outros sistemas.

Legal!!!  :) :ok:

A Helena respondeu a maioria das coisas já, mas vou dar uma complementada. :)

Primeiro: se é a sua primeira câmera, talvez a GH4 não seja a mais adequada; na verdade, ela é recomendada se você quiser trabalhar seriamente com vídeo, é o ponto forte dela. Se a sua intenção é somente trabalhar com fotos, existem modelos tão bons ou melhores por preço menor - aí o pessoal aqui pode dar algumas dicas.

(eu mesmo mexo bastante com vídeo e ainda não consegui justificar uma GH4 para mim, mesmo achando ela espetacular)

Como a Helena falou, a Panasonic não vende oficialmente ela no Brasil, assim como as lentes. Na verdade, nenhum fabricante do sistema Micro 4/3 vende suas câmeras no Brasil - ou seja, se assistência técnica for algo importante pra você, é um problema. Comprar as lentes também, somente usadas por aqui, ou por importadores independentes, ou comprando no exterior.

Aqui tem um chart com boa parte das lentes nativas Micro 4/3 - não estão listadas as Rokinon / Samyang e nem algumas das mais exóticas, como as Veydra de cinema. http://www.four-thirds.org/en/microft/lense.html

Como também ela já falou, você pode usar inúmeros tipos de lentes de controle manual de outros sistemas, usando adaptadores. Eu mesmo tenho várias e adoro usar elas - além de que em muitos casos você consegue lentes antigas excelentes por preços baixos; é um bom jeito de aprender a usar diversos tipos de lentes sem gastar muito.

Enfim, o que você tiver de dúvidas, coloque aqui que o pessoal ajuda. :)

Sim, eu pretendo trabalhar mais com vídeo por isso me encantei pela GH4 (e Sony a7s)   :wub:

Mas é verdade querer comprar uma GH4 logo de cara pode não ser o mais viável. Mas eu também queria fugir um pouco de Canon e Nikon e pesquisando você entra essas excelentes câmeras e não tem como não querer.   :(

Muito bom esse chart!

Poder usar diversas lentes com com adaptadores é otimo, como você falou da pra aprender bastante sem gastar muito. Além de ter uma boa variedade!

 :)


MarcosDF

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2015, 09:45:49
Vale cada centavo. Comprei a minha em Los Angeles no dia 22 de abril passado e só está me dando alegrias!! :)