Autor Tópico: Falta de nitidez na Tamron 17-50 f2.8  (Lida 11913 vezes)

Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #45 Online: 07 de Maio de 2015, 13:25:28
Acho que ela focou na mão mesmo. é muita coisa para um front-focus, se for isso mesmo, a ajuste fino não vai chegar nem perto de corrigir.



Você está usando o ponto de foco central e reenquadrando ou esta no automático?

Dá a impressão que está no foco automático, que de regra foca no primeiro plano mesmo.


DaniKas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #46 Online: 07 de Maio de 2015, 15:07:34
Gente, muito obrigada pelas respostas!!!

As 4 fotos foram feitas com essa lente e não gostei da nitidez de nenhuma, em nenhum ponto...
Na foto da noiva o foco foi na mão mesmo. Não acho q o problema seja no foco, mas na nitidez mesmo no ponto de foco: Achei mt fraquinha...
Mas se vcs dizem dizem que está nitida, vou tentar ficar um pouco menos triste

Mais uma vez, obrigada


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #47 Online: 07 de Maio de 2015, 15:40:48
Dani, nitidez depende de vários fatores, abertura usada, ISO, Iluminação, velocidade entre outras, precisa saber o que você quer e tem disponível para conseguir a nitidez desejada. Se comparada com alente do Kit, a Tamron em questão da um banho em nitidez, cores, contraste e tudo mais, se a sua não tem uma nitidez satisfatória em comparação com a lente do kit, ai tem algo errado, ou com a lente, ou com sua forma de fotografar.

Se você postar o EXIF das fotos que postou, poderemos ajudar com mais clareza, mas tenho quase certeza que não é culpa da lente.

Att


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #48 Online: 07 de Maio de 2015, 15:51:54
Bom, para minha vista a mão da noiva está perfeitamente nítida.

Talvez alguma falta de nitidez venha da iluminação.

As outras realmente não estão nítidas. Aí, como a velocidade está OK e se o foco está no local certo (o que não tenho certeza; a do rapaz de óculos, por exemplo, parece estar um pouco atrás dele, o que se vê pela camisa e a orelha, e não no rosto), o problema deve ser de tratamento (para retirar o ruído, p. ex, ou clarear as sombras) e a fotometria.

Para social, um flash rebatido acrescenta muito. A sensação de nitidez não vem só da nitidez da lente em si, mas também da maneira como o objeto é iluminado.


izaakdias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 07 de Maio de 2015, 16:17:37
Bom, para minha vista a mão da noiva está perfeitamente nítida.
x2

Dani, chegando agora aqui, acredito que a iluminação tenha influenciado. Tem como postar o exif aqui das fotos acima?
"A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém, incapaz de pensar"
Arnold Newman


DaniKas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #50 Online: 07 de Maio de 2015, 18:03:51
Noooossa! To muito feliz com tanta resposta!!!

As fotos estão sem edição nenhuma. Não foi isso que tirou a nitidez....
Tomara mesmo que o problema seja todo da minha execução!!!

O q me preocupa é o mais ou menos o que o Roberto Dellano se referiu, e o que eu esperava pelos comentários q li antes de comprar. Pode ser uma infeliz coincidência da minha pior atuação, mas acho q estou sentindo diferença (pra pior) na tamron em comparação a lente do kit.

Se comparada com alente do Kit, a Tamron em questão da um banho em nitidez, cores, contraste e tudo mais, se a sua não tem uma nitidez satisfatória em comparação com a lente do kit, ai tem algo errado, ou com a lente, ou com sua forma de fotografar.

Se você postar o EXIF das fotos que postou, poderemos ajudar com mais clareza, mas tenho quase certeza que não é culpa da lente.

Att


Seguem, novamente, as fotos com EXIF


DSC_0032 by dani ks, on Flickr

ƒ/2.8 
26.0 mm
1/200  ISO 400
Flash (pop up :assobi:) disparado


DSC_0031 by dani ks, on Flickr


ƒ/2.8 
50.0 mm
1/200 
ISO 400
Flash (pop up :assobi:) disparado


_DSC0235 by dani ks, on Flickr

ƒ/2.8
50.0 mm
1/125 
ISO 640
Flash desligado

_DSC0007 by dani ks, on Flickr

ƒ/2.8 
50.0 mm
1/200 
iso 1000
flash desligado


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #51 Online: 07 de Maio de 2015, 18:29:50
Pra mim está bem claro que o foco está sempre num plano "antes" do que seria de se esperar. Pode ser tanto front-focus (caso esteja utilizando AF) quanto focar e recompor ou mesmo adotar um ponto de foco errado.

A foto na noiva mostra isso bem claramente: nitidez absurda nas luvas e em parte do véu. Problema é que o rosto da noiva que teoricamente deveria estar em foco, não está.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 08 de Maio de 2015, 08:50:34
Nossa!  :eek: 1/200 nas duas primeiras fotos!!!  :shock:

Diminua a velocidade para captar melhor a iluminação do fundo. Senão vão sair todas um breu.


DaniKas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #53 Online: 08 de Maio de 2015, 10:48:53
Muito obrigada a todos!!!
Sei que tenho muito que aprender e fico muito feliz por saber que é só esse o problema da minha objetiva!!! kkkkk


FranciscoCaznok

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 08 de Maio de 2015, 10:57:38
aqui tem um comparativo rápido de Canon, sigma e tamron. achei interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=T3UfbsdfUu8

e outra, a Canon 70d é muito problemática com foco automático pelo viewfinder, tenho uma e sei disso. hoje em dia nao consigo usar direito a 50 1.8 porque varia muuuuuuito o foco, as vezes pra frente, as vezes pra trás. com as lentes stm que ela se destaca, claro, pra poucos dinheiros.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 08 de Maio de 2015, 11:04:14
Olá, nas fotos postadas há problemas de iluminação, em especial na 1 e 2... o que compromete e muito a percepção de nitidez e a qualidade final das fotos.
O próprio flash pop up, frontal já atrapalha bem, um flash dedicado e rebatido - acredito que modificaria bem o padrão das suas fotos.

Outro detalhe é que estava acostumada a utilizar a lente do kit, que normalmente no final da sua distância focal estaria em f 5.6... é necessário treino e adaptação para utilizar grandes aberturas, entender bem os planos focais, técnica apurada para focar e recompor sem modificar o plano de foco, ou ainda utilizar outros pontos de foco além do central...

Abraços e boas fotos...
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 11:04:57 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #56 Online: 09 de Maio de 2015, 04:59:31
Olá, nas fotos postadas há problemas de iluminação, em especial na 1 e 2... o que compromete e muito a percepção de nitidez e a qualidade final das fotos.
O próprio flash pop up, frontal já atrapalha bem, um flash dedicado e rebatido - acredito que modificaria bem o padrão das suas fotos.

Outro detalhe é que estava acostumada a utilizar a lente do kit, que normalmente no final da sua distância focal estaria em f 5.6... é necessário treino e adaptação para utilizar grandes aberturas, entender bem os planos focais, técnica apurada para focar e recompor sem modificar o plano de foco, ou ainda utilizar outros pontos de foco além do central...

Abraços e boas fotos...
Pode explicar essa parte da sua citação?" técnica apurada para focar e recompor sem modificar o plano de foco, ou ainda utilizar outros pontos de foco além do central..."............como recompor e nw mudar o plano de foco?Perco muitas fotos qd foco e recomponho.
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 10 de Maio de 2015, 19:03:49
Olá Silvio, recompor quando estamos utilizando aberturas a partir de F4 normalmente não implica em uma mudança significativa final, já que a profundidade de campo não é tão curta... quando recompomos utilizando a abertura em f1.8, por exemplo, a chance de perder o foco onde inicialmente pretendido é grande, pelo menos para mim está sendo assim, talvez por falta de habilidade minha...

No meu caso tenho mais sucesso utilizando outros pontos de foco, além do central e evitando recompor a cena... abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


alexphotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #58 Online: 20 de Agosto de 2015, 17:31:17
Acabei de usar a lente em uma 60D e pra minha surpresa ficou perfeita. Cravando o foco sempre. Já não sei mais o que pensar. Não deve ser defeito da lente. E a minha 70D é nova. Usei duas vezes, fora os testes.
Alguém já passou por isso?
Daniel Pinheiro, eu estou tendo o mesmo problema em um 60D! O que vc fez pra que desse certo? Quebra essa galho ae, eu já nao sei o que fazer mais!


alexphotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #59 Online: 21 de Agosto de 2015, 21:29:45
Olá,

Gostaria que me ajudassem com algo que me está tirando o sono  :aua: plz

Sou iniciante e recentemente comprei a lente Tamron 17-50 (sem VC) afim de fotos mais nítidas além de uma melhor abertura (e abertura constante). No entanto após algumas fotos retrato percebi que as fotos em grandes aberturas (2.8, 3.1) quase sempre ficavam com um leve desfoque (na região da foto onde foi focada). Descontente com a falta de nitidez das imagens, resolvi tirar algumas fotos sob as mesmas condições: abertura, ISO, distância focal entre a Tanrom e a lente do Kit (Canon 18-55). Para meu espanto não vi quase nada de diferença =/ além de algumas fotos da lente Canon parecerem até mais nítidas (e não apenas em grandes aberturas).

Segue alguns exemplos das fotos:



Câmera Canon T3
Lente Tamron 17-50
Abertura   f/2.8
Distância focal 50 mm
ISO 400
Foco no pato da cabeça verde =P


Comparativo entre as lentes:



Câmera Canon T3
Lente Canon 18-55
Abertura   f/5.6
Distância focal 30 mm
ISO 400



Câmera Canon T3
Lente Tamron 17-50
Abertura  f/5.6
Distância focal 30 mm
ISO 400



Câmera Canon T3
Lente Canon 18-55
Abertura  f/5.6
Distância focal 30 mm
ISO 400



Câmera Canon T3
Lente Tamron 17-50
Abertura  f/5.6
Distância focal 30 mm
ISO 400



Câmera Canon T3
Lente Canon 18-55
Abertura f/5.6
Distância focal 30 mm
ISO 400



Câmera Canon T3
Lente Tamron 17-50
Abertura  f/5.6
Distância focal 30 mm
ISO 400

Não sei se não estou sabendo manuseá-la, ou a lente não está boa, pois a mesma comprei usada, mas a lente em si não apresentava arranhões, fungos, nada que a desabonasse.

Se alguém já teve espanto parecido e puder dar uma luz.  :clap:

Obrigado a todos.
Opa mano! Tudo bom?!! Então, eu estou com o mesmo problema, tamron 17-50 2.8 em uma 60D, e já nao sei mais o que fazer, se vc conseguiu resolver o problema, como foi? o que vc fez, era realmente problema na lente ou alguma configuração específica na câmera!? Se vc puder dividir essa solução, eu te agradeceria pra caramba! um grande abraço!