Autor Tópico: D 7100 + uma mirrorless? Qual?  (Lida 1395 vezes)

claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 19 de Março de 2015, 21:44:40
Pessoal, boa noite.
Estou com uma dúvida e gostaria muito da opinião de vcs.

Tenho uma D7100 + 18-105 e sempre viajo, não queria levá-la para as viagens por ser muito grande.
Na verdade eu gostaria de comprar uma mirrorless que não fosse muito cara (estou pensando na Samsung nx3000 ou nx300m).

A minha dúvida é: essas câmeras mirrorless citadas vão me entregar fotografias com qualidade semelhante às fotos da D7100 (visto que o sensor é o mesmo tamanho)?

Claro que falar em MESMA QUALIDADE é sacanagem, pois a d7100 é uma câmera de 4500 reais e a samsung nx na faixa de 1200 a 1700 reais.

Vocês acham que compensa e que não vou me arrepender em não levar a d7100 e sim levar uma dessas mirrorless?
Qual a opinião de vocês? Vou ter fotos de qualidade, elas ficariam no lugar da d7100?

Sabemos que o mercado de mirrorless está engatinhando aqui no Brasil em uma grande velocidade, já tem até profissionais trabalhando com elas em seus ensaios e eu estou sempre aberta à novas tecnologias e dependendo do desempenho eu iria até trocar de vez e ficar somente com a mirrorless.

(Observação: ainda não mexi na mirrorless da samsung, estou apenas vendo imagens e reviews pela internet e estou gostando dos resultados).

Obrigada,

Claudia


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2015, 21:48:08
Só um adendo:

Ano passado comprei uma Fuji xf1 (compacta premium) e fui para a Grécia com ela e mais uma t3i (e a 18-55).

Quando fiz as fotos com ela no primeiro dia e baixei para o Lr, vi que as fotos não estavam satisfatórias, com ruído, esquisitas, sem comparação com a t3i. E aí passei o resto da viagem fotografando apenas com a t3i que me atendeu muito bem.

Acabei vendendo essa fuji xf1, pois já tenho uma certa experiência com dslr e não me satisfez.
Acabei vendendo tbm a t3i e peguei a d7100.

Será que as Mirrorless vão me atender? Alguém pode me passar alguma experiência que teve?
Agradeço.
« Última modificação: 19 de Março de 2015, 21:48:36 por claze »


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2015, 08:46:51
Eu precisava levantar uma grana e vendi todo meu sistema Canon (6D, 60D, 24-105 f4L, 18-135 e 200 f2.8L).

Para não ficar sem câmera, comprei uma Fuji XM-1 + 16-50 + 50-230.

Pra mim atendeu perfeitamente, embora nem de longe seja tão boa de manusear quanto uma DSLR.

Claro que ela nem se compara com a 6D + 24-105mmL, mas em termos de qualidade de imagem superou a 60D + 18-135mm.

Dica 1: os RAWs da Fuji ficam terríveis no Lightroom. Praticamente só estou usando JPG. O que não está sendo tão ruim, pois me induz a me aprimorar e acertar a exposição e o balanço de branco logo de cara.

Dica 2: depois que se acostuma com o manuseio de uma DSLR não é todo mundo que consegue voltar para câmeras menores.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2015, 08:50:09
Nex, Fuji, A7... Vai conseguir a mesma qualidade da 7100.

Agora, se quiser qualidade e pouco tamanho/peso, Olympikus!
D600 - E-M10


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2015, 11:28:49
Como o Kokimoto citou, em relação a qualidade de imagem as mirrorless APS-C ou M4/3 não perderão em relação a sua D7100. Quanto a Samsung - tive uma NX300M - sensor é APS-C em relação a qualidade de imagem também não perdia em nada para a minha T2i antiga ou a T5i atual - fotografando em RAW.

Pode ter sido azar meu, mas a minha NX300M começou a dar uns bugs, travar e depois - perda total - estava na garantia, recebi o dinheiro de volta - decidi voltar para a Canon - pela confiança na marca, e gostar mais da ergonomia - como no momento não tenho condições de ter 2 câmeras, preferi ficar na Canon.

Como no seu caso a mirrorless será uma segunda câmera - acho que não terá problemas. A questão da qualidade de imagem será a mesma.

Se tivesse que comprar outra mirrorless hoje, apesar do preço maravilhoso - não compraria novamente a Samsung, talvez escolhesse entre as que estão mais sedimentadas no mercado, menos bugs de software, etc...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Março de 2015, 13:14:24
Claze,

Claro que não vai conseguir qualidade semelhante à D7100, ela é uma DX top, só ficando atrás das Full Frame.
Agora, a XF1 tem um detalhe que é relevante. O tamanho do sensor é pequeno, veja isso:

http://1.static.img-dpreview.com/previews/fujifilm-xf1/images/sensor-sizes.png?v=3065

A Samsung NX3000 tem um sensor APS do mesmo tamanho das câmeras de entrada, e isso faz uma grande diferença.
Não usei a câmera e por isso não posso ratificar por experiência pessoal que ela é boa, mas as especificações são interessantes.

Por coincidência um amigo meu que tem uma D5300 está ficando receoso de fotofrafar com ela em locais públicos por causa da violência reinante em todo o Brasil e resolveu comprar exatamente a NX3000.
Eu achei uma boa decisão a escolha de uma câmera de sensor APS em um pacote compacto.

Para servir de referência eu consultei o DxOMark.
Não há o teste da NX3000 mas há o da NX2000 que é um modelo semelhante.
Não que a DxOMark seja considerada a coisa mais certa do planeta, mas serve de parâmetro de qualidade de imagem.
Nos comparativos que fiz con modelos Nikon e Canon a NX3000 levou vantagem, mesmo contra a Canon G7X que custa o dobro do preço.  Veja:

http://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Canon-PowerShot-G7-X-versus-Nikon-1-J4-versus-Samsung-NX2000___978_950_882

Acho uma boa alternativa e se estivesse no seu lugar eu compraria uma.

Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2015, 12:15:53
Muito muito obrigada a todos que colaboraram comigo nesse post. Obrigada de verdadr. Relatos maravilhosos e esclarecedores!

Eu comprei uma nx300m e estou esperando chegar.
Eu amo fotografia e fotografar e estou perdendo muitos momentos a serem clicados com minha familia devido à preguiça de clicar com a d7100 e a vergonha de levar pra um restaurante, por exemplo.
Fora que ela é muito grande e um pouco pesada.
Imagina o amigo ai em cima da 6d vom a 24-105L. Nossa, um pesão.

Eu escolhi a nx300m devido aos valores das lentes da samsung.
As lentes sao baratas e as da sony e fuji sao caras.

Em todo caso, acredito que eu vá vender a d7100. Ela nao nem 500 clicks.

Obrigada mais uma vez a vcs.


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2015, 09:38:32
Talvez em vez de ter dois sistemas DSLR + mirrorless, vc possa ter um só mirrorless com a mesma qualidade da nikon DX que vc tem hj. Fuji X (T1 ou E2) tem otima construção, ergonomia e qualidade de imagem. Com a maioria das lentes, o tamanho fica bastante reduzido tb. Ela só perde em termos de velocidade de AF (considerando as lentes mais antigas da Fuji). Devido as caracteristicas de contrução e as lentes, o preço da fuji é um pouco maior, mas acho que ainda fica mais barato do que ter dois sistemas.


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2015, 19:13:01
Amigos, chegou minha mirrorless Samsung nx300m e hoje fiz os primeiros testes com meu gato Frodo.
Não reparem nos "cortes" em algumas fotos, foram apenas testes.

Fiz algumas em uma exposição mais alta e outras mais baixa, tudo para testar.
Fiz esse teste em 10 minutos e já posso dizer que adorei o resultado. Lente usada: 18-55.
A câmera é muito fácil de mexer, o tamanho é ótimo e ela é linda.
Já possuo uma d7100 e fotografo pessoas (gestantes, bebês e mulheres).
Farei ainda alguns testes em RAW, em luz contínua e fotografia de arquitetura (para as viagens) e aí posto aqui meu parecer.

Todas essas fotos foram feitas em jpeg.

Abraços,
https://www.flickr.com/photos/129005217@N07/
« Última modificação: 26 de Março de 2015, 19:15:33 por claze »


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2015, 13:14:12
Eu peguei a NX3000 + 16-50 pelo mesmo motivo, ter uma câmera menor que a DSLR pra levar pra viagens e saídas mais descompromissadas.

A NX300M é levemente maior, mas é melhor, tem AF por fase, mas aqui no Brasil o kit vem com a 18-55, daí optei pela NX3000 com o kit com a 16-50 Powerzoom. Se quiser comparar o tamanho: http://j.mp/1D6D3BD Se a ideia for usar uma fixa pancake, como a 30/2, daí não tem tanta vantagem em pegar a NX3000 só pela 16-50 PZ.

T+