Autor Tópico: D5300  (Lida 4864 vezes)

mateusrego

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Online: 23 de Março de 2015, 12:56:55
Bom dia galera.

Acabei de entrar no mundo da fotografia recentemente, quando adquiri uma Nikon D5300.

Já consigo utilizar a maioria das funções dela, porem tenho algumas duvidas e caso vocês possam me ajudar ficarei grato  :D

* Há um botão de balanço de branco no corpo dela, proximo ao botão de REC, porem não consigo utilizar o mesmo pra ajustar o balanço de branco, quando aperto ele nada acontece, porem quando aperto juntamente com o dial, controlo a abertura. e o balanço de branco so consigo controlar via LCD, apertando a tecla I e escolhendo a opção.

* Há outro botão AE-L AF-L, que eu não entendi para que serve ainda, pelo o que eu observei, qndo eu aperto ele junto com o disparador, consigo disparar fotos sem foco. É isso mesmo?? (Ah sim, ele tbm tem a função de bloquear uma foto de ser apagada).

* Quando comprei ela, veio um cartão de 32gb classe 10 de 40mb/s. Ele é suficiente para ela para filmar em FHD 60qps ou se eu pegar um cartão de 60mb/s ou ate um extreme de 95mb/s ela vai ficar mais rápida nos disparos contínuos?

Obrigado desde já


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2015, 13:45:27
olá mateus,

tb tenho a d5300 e como vc sou iniciante, mas vou tentar te ajudar.

1, não há nenhum botão pra ajuste de WB na d5300, esse ajuste é feito somente via menu (é só usar o botão i,
que é um menu rápido de 12 itens, dali vc chega no WB usando o trackpad).
PS -> caso queira configurar um botão especificamente pro WB, vc vai ter que mudar o único botão configurável da máquina, aquele botão Fn que fica na frente do corpo. vc muda isso no menu personalizável, item f, subitem f1. de default (e como geralmente td mundo deixa) esse botão regula o ISO. de td modo, se vc gosta de usar o modo auto-ISO em manual, o WB pode ser uma boa opção pro botão Fn sim!

2, AE-L e AF-L são 2 funções em um botão só; são as travas de exposição ou foco. vc tb o configura no mesmo menu personalizável, é o item a seguir, f2. te sugiro estudar o que é travar exposição ou foco, isso é básico de fotografia e dá pra catar em qq blog, ou no manual da câmera. esse botão replica sim pra proteger a foto, qdo apertado no modo de revisão de fotos (aquele clássico botão da setinha dentro de um retângulo). funciona assim: qdo vc vai TIRAR a foto ele age como AE-L ou AF-L, qdo vc vai visualizar a foto ele age como bloqueador da foto, impedindo-a de ser deletada do cartão.

3, acho que é suficiente sim, mas tanto o burst, qto o buffer, qto filmagens, etc.. tudo que envolver processamento e gravação no cartão ficará mais rápido qto maior for a velocidade do cartão (os tais mb/s).

acho q consegui responder tudo!

leia o manual!

abs,


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2015, 13:52:13
ah - uma coisa, faltou esclarecer; esse botão próximo ao REC a q vc se refere controla 2 coisas:
1, abertura em modo manual
2, exposição em modos semi-automáticos
abs,


mateusrego

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2015, 14:05:27
olá mateus,

tb tenho a d5300 e como vc sou iniciante, mas vou tentar te ajudar.

1, não há nenhum botão pra ajuste de WB na d5300, esse ajuste é feito somente via menu (é só usar o botão i,
que é um menu rápido de 12 itens, dali vc chega no WB usando o trackpad).
PS -> caso queira configurar um botão especificamente pro WB, vc vai ter que mudar o único botão configurável da máquina, aquele botão Fn que fica na frente do corpo. vc muda isso no menu personalizável, item f, subitem f1. de default (e como geralmente td mundo deixa) esse botão regula o ISO. de td modo, se vc gosta de usar o modo auto-ISO em manual, o WB pode ser uma boa opção pro botão Fn sim!

2, AE-L e AF-L são 2 funções em um botão só; são as travas de exposição ou foco. vc tb o configura no mesmo menu personalizável, é o item a seguir, f2. te sugiro estudar o que é travar exposição ou foco, isso é básico de fotografia e dá pra catar em qq blog, ou no manual da câmera. esse botão replica sim pra proteger a foto, qdo apertado no modo de revisão de fotos (aquele clássico botão da setinha dentro de um retângulo). funciona assim: qdo vc vai TIRAR a foto ele age como AE-L ou AF-L, qdo vc vai visualizar a foto ele age como bloqueador da foto, impedindo-a de ser deletada do cartão.

3, acho que é suficiente sim, mas tanto o burst, qto o buffer, qto filmagens, etc.. tudo que envolver processamento e gravação no cartão ficará mais rápido qto maior for a velocidade do cartão (os tais mb/s).

acho q consegui responder tudo!

leia o manual!

abs,

Opa, muito obrigado pelas respostas. eu achei estranho pq o botão tem o simbolo do WB, porem tem q configurar no menu. o botão Fn eu ja uso como iso. Estou tentando sempre usar no modo manual, para entender como funciona cada ajuste.

Realmente tenho que dá uma estudava nessas travas de exposição e foco.

Vou ficar com esse cartão então, estou com uma viagem marcada no meio do ano e estava pensando em pegar um cartão mais parrudo, mas acho que vou juntar grana para pegar uma lente 35mm e dps uma tele.

Ainda pretendo comprar um tripé, tem alguns no ML mas não sei se vale a pena ou se são de boa qualidade.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2015, 14:09:12
Não me leve a mal, mas... já tentou ler o manual??
Se não tiver ele impresso, imprima. Vale à pena ter impresso. Mandei imprimir manual de uma câmera que tenho. Agora estou com outra câmera e farei o mesmo. Ler o manual é imprescindível para conhecer bem seu equipamento e saber o que tem em mãos.  :ok:


mateusrego

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #5 Online: 23 de Março de 2015, 22:23:27
Não me leve a mal, mas... já tentou ler o manual??
Se não tiver ele impresso, imprima. Vale à pena ter impresso. Mandei imprimir manual de uma câmera que tenho. Agora estou com outra câmera e farei o mesmo. Ler o manual é imprescindível para conhecer bem seu equipamento e saber o que tem em mãos.  :ok:

Boa noite Helena,

Realmente eu não parei para ler o manual, vi diversos videos manuais no youtube e afins, porem o manual propriamente dito, nem tirei da embalagem. não tenho esse costume  :assobi:

mas de qualquer forma, irei procurar o manual em pt-br para ler.

Obrigado :)


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2015, 23:22:23

Vou ficar com esse cartão então, estou com uma viagem marcada no meio do ano e estava pensando em pegar um cartão mais parrudo, mas acho que vou juntar grana para pegar uma lente 35mm e dps uma tele.

Ainda pretendo comprar um tripé, tem alguns no ML mas não sei se vale a pena ou se são de boa qualidade.

faz isso.. tu ja tem uma maquina ótima pra aprender, investe agora em lentes.. 1 tripe, a zoom kit e 2 primes boas e vc domina o mundo!
abs,
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 23:22:59 por dicandia »


mateusrego

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2015, 10:19:44
faz isso.. tu ja tem uma maquina ótima pra aprender, investe agora em lentes.. 1 tripe, a zoom kit e 2 primes boas e vc domina o mundo!
abs,

Bom dia, quais lentes você recomenda?

Eu estava pensando na 35mm 1.8g (equivale a 50mm) e uma 55-200 ou 55-300. mas antes de comprar uma zoom vou precisar do tripé, tem algum em especifico que recomenda?


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2015, 10:47:00
olha mateus.. aqui há um mundo de possibilidades.
td depende da quantidade de grana q vc quer investir, da sua vontade de partir pra fullframe no futuro, e do tipo de foto q vc vai fazer.
eu uso 2 tripés manfrotto, um monopé de mão curto e um leve, de viagem, o befree. é bastante estável e seguro.
sobre o set de lentes q vc citou achei-o ótimo.
eu te sugiro pensar tb na sigma 18-35mm e na nikkor 20mm, ambas novas e top.. a nikon fez um conjunto de primes claras de custo mais baixo e absurda qualidade ótica com 20, 35, 50 e 85, todas f 1.8, que vc pode usar pra FF dps. eu, fosse vc, pensaria bastante nelas  :ok:
abs,


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2015, 11:23:56
Uma opção à leitura do manual é assistir um DVD feito sobre a câmera. Se entendes inglês falado (com pronuncia clara) podes aproveitar o DVD (ou download) sobre a D5300 em http://michaelthemaven.com/products (gosto muito do vídeo em estilo manual do usuário que ele faz).
JVc.


raphaelprata20

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2015, 13:04:47
Estou na mesma situação que o criador do tópico. Minha 5300 veio so com a lente de kit 18 55mm e agora estou pensando exatamente na compra de 2 lentes, a 35mm e uma zoom de 55-300 ou 70-300 , alem de um flash externo que to quebrando muito a cabeça ainda de qual comprar. Tripé eu já adquiri um padrão mesmo e estou bem satisfeito, mais para frente depois de comprar as 2 lentes e o flash investirei em um tripé melhor.


mateusrego

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2015, 14:25:05
Estou na mesma situação que o criador do tópico. Minha 5300 veio so com a lente de kit 18 55mm e agora estou pensando exatamente na compra de 2 lentes, a 35mm e uma zoom de 55-300 ou 70-300 , alem de um flash externo que to quebrando muito a cabeça ainda de qual comprar. Tripé eu já adquiri um padrão mesmo e estou bem satisfeito, mais para frente depois de comprar as 2 lentes e o flash investirei em um tripé melhor.

Aonde você comprou o tripé? tem site?  :assobi:

Sobre flashes, muitas pessoas recomendam esse:  Yongnuo Yn-565ex pelo custo x beneficio.


gazioli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2015, 14:29:45
Sobre sua dúvida da velocidade do cartão. A camera tem um buffer de memória interno onde primeiro é gravado ali e depois transferido para o cartão de memória SD. Abaixo dois links com mais detalhes e testes de cartão com a D5300:

http://www.cameramemoryspeed.com/nikon-d5300/fastest-sd-card-tests/
http://imaging.nikon.com/lineup/dslr/d5300/spec.htm


mateusrego

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2015, 14:39:53
Uma opção à leitura do manual é assistir um DVD feito sobre a câmera. Se entendes inglês falado (com pronuncia clara) podes aproveitar o DVD (ou download) sobre a D5300 em http://michaelthemaven.com/products (gosto muito do vídeo em estilo manual do usuário que ele faz).

Ainda não parei para ver o que são os discos que vieram com a camera, será que algum deles é um video manual? eu consigo compreender ingles sem dificuldades, dei uma olhada no site USD 38,50  :eek: o manual da D5300, acho que vou ficar com o manual em pdf mesmo  :D


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Março de 2015, 14:51:44
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80