Autor Tópico: Primeiras impressões: Pentax SMC DA* 300mm f/4 ED [IF] SDM  (Lida 2654 vezes)

Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Março de 2015, 17:53:38
Depois de alguns meses de espera, finalmente minha Pentax SMC DA* 300mm f/4 ED [IF] SDM chegou, completando o conjunto que passo a usar para passarinhar: k-3, battery grip e a lente.  É um conjunto totalmente selado,  capaz de enfrentar chuva, vento e poeira sem preocupações.

Ainda não tive muitas oportunidades de sair a campo para testar a lente, mas nas duas chances que tive,  a Pentax 300mm mostrou porque é uma das mais aclamadas teleobjetivas da marca.  Não tenho know how para fazer um review, mas vou passar aqui as primeiras impressões que tive da lente.

Prós:

Solidez de construção. É uma lente de primeira linha, com acabamento perfeito. Muito metal e quase nenhum plástico. Passa a sensação de robustez e confiança assim que se põe a mão nela.

Silenciosa e rápida. Além do barulho do autofocus in, não se ouve mais nada. O motor é extremamente silencioso e rápido, o que é uma vantagem para quem passarinha.

Afiada: A nitidez é impressionante. Mesmo em situações de pouca luz o resultado é muito bom. O foco é preciso, como o de todos os equipamentos Pentax

Qualidade de imagem: Eu dou a nota 10 para a lente

Aberração cromática: Outro item para a nota 10

Bokeh: Tenho uma Canon 300mm f/4, que uso com uma 6D. Gosto muito desse conjunto, mas o bokeh da Pentax 300mm f/4 é mais mais suave, menos agressivo, mais bonito.

Contras:

Preço: É uma lente cara, principalmente com a disparada do dólar, mas vale cada centavo. Na BH custa pouco mais de US$ 1.000.

Peso: Pesa 1.040 kg, pouco mais de 70 gramas acima da Canon 300mm f/4. Poderia ser um pouco mais leve, principalmente para quem a usa para passarinhar. A solução que encontrei foi usar uma alça black rapid de ombro, que distribui o peso e deixa o equipamento confortável no corpo

Colar de tripé: Não é removível e entra um pouco em conflito quando se usa o grip.


Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2015, 20:05:37

Estou tentando publicar algumas fotos aqui, mas, até agora, errei rude
« Última modificação: 24 de Março de 2015, 20:07:30 por Álvaro Fraga »
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2015, 22:25:01
Cara, genial! Parabens! Eu estou namorando uma dessa há mais de um ano!
Eu quero fazer um review dela ! Você me apareceu na hora certa!
 Se você quiser, e for de SP, eu pago para você ir, um fim de semana, em qq lugar publico, seguro e tal.
 Tipo parque ibirapuera ou no zoologico e fazemos testes!
Eu nem ponho a mão nela, só preciso que você use o tripé profissional, que eu forneço (manfroto para 8kg !!) e bata as fotos em todas as aberturas, variando o ISO de 100 a 800 enquanto eu faço o mesmo com a Nikon 300 f/4
Tá afim? Tome seu tempo, sem pressa, pense aí! 
Qualquer lugar de SP que tenha árvores, publico e seguro. Pode vir com quem quiser. Sem problemas!
Sou profissional há 20 anos e é muito dificil fazer este tipo de reportagem com k-3 e esta lente.

Meu caro, infelizmente estou em Belo Horizonte, Minas Gerais, e não tenho o hábito de ir a São Paulo. Adoraria te ajudar nesse review, mas para mim é impossível. Trabalho a semana inteira e também dou plantão em alguns fins de semana. Assim, fica inviável me deslocar.

De qualquer forma, um grande abraço e boa sorte na sua busca.
Eu pago 300,00, em dinheiro, à vista, pelo seu teste, e suas fotos ao lado da Nikon com 300 F/4.


Tenho certeza que você vai ter fotos excelentes por base na minha pentax K-5 II. Mas só tenho a lente do kit

E se você tiver qualquer coisa de Pentax que queira vender, por favor, fale comigo!

Abraços!
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Março de 2015, 22:27:14
Meu caro, infelizmente estou em Belo Horizonte, Minas Gerais, e não tenho o hábito de ir a São Paulo. Adoraria te ajudar nesse review, mas para mim é impossível. Trabalho a semana inteira e também dou plantão em alguns fins de semana. Assim, fica inviável me deslocar.

De qualquer forma, um grande abraço e boa sorte na sua busca.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2015, 23:17:26
Estou tentando publicar algumas fotos aqui, mas, até agora, errei rude
JESUS CRISTO, CUMPADI!!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Coloque no Flickr e copie o BB code.  8-) 8-) 8-)
https://www.youtube.com/watch?v=MOfj-WqZCVA
« Última modificação: 24 de Março de 2015, 23:18:27 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/