Autor Tópico: Dificuldades e facilidades da fotografia em Sao Paulo  (Lida 4800 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 27 de Março de 2015, 07:30:20
Eu revelo meus filmes. Para mim nao faz diferenca se tem lugar que revela ou nao. So faz diferenca se vendem o wue eu preciso ou nao.

Ainda nao esta decidido se irei. Estou apenas pensando. Mas vendo a dificuldade em achar meus materiais ja me desanimou.

Pensa bem, mesmo!!!!!
pensa muito!!!!!
abs.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 27 de Março de 2015, 07:48:01
E onde você mora atualmente? Eu sou de Porto Alegre e só não moro em São Paulo de novo porque o meu marido tem um emprego muito bom aqui em POA.

Na verdade, a minha ideia em morar em Sao Paulo eh por nao precisar pagar aluguel. Pq atualmente tenho transitado entre diferentes empregos e correndo o risco de nao ter dinheiro nem para o aluguel da casa onde moro.

Eu poderia alugar esse endereco em sao paulo a alguem e usar o dinheiro como renda. Mas como nao fui eu quem comprou, eu prefiro que quem gastou o dinheiro com a compra que ganhe com o aluguel, e eu so usar em caso de emergencia. Isso se meu irmao nao ficar morando na casa. O que acho mais justo pq eu nao tive participacao alguma na compra.

Mas nada garante que em Sao Paulo eu tambem nao viva no aperto. Por isso so estou pensando no caso.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #17 Online: 27 de Março de 2015, 11:50:43
As dificuldades que vc vai encontrar aqui, todos temos, não se preocupe

Pense que vindo pra cá, vc não vai ter mercado, seria bom se articular antes, fazer alguns contatos de trabalho, site, planejamento de negócios, etc

Acredito que dentro do fórum pode aparecer alguma coisa, como o Teté falou, muitos aqui respeitam pelo trabalho

O que vai ser um grande choque é a cultura.
Somos governados por um bando de ladrões, porém todos eleitos democraticamente o que prova uma maioria absoluta sem a menor capacidade de decidir entre o melhor e o pior e o mesmo é com produtos e serviços, o MKT tem mais poder que a capacidade técnica... muito mais, mas vc aprende

Ter morado fora do Brasil, imerso em outra cultura é um diferencial, procure tirar proveito disto

Foque no mercado corporativo (sei que trabalha com foto familia)

Estude um pouco de MKT digital, google e FB especialmente

Abs


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Março de 2015, 12:05:54
...correndo o risco de nao ter dinheiro nem para o aluguel da casa onde moro...

Em minha opinião, é sempre melhor passar momentos difíceis em seu país do que no estrangeiro. O Brasil é um país de nível educacional baixo e alguém com suas qualificações poderá subsistir nesta nossa terrinha desde que aceite a inevitável redução de padrão de vida, pelo menos até as coisas melhorarem. Suas perguntas sobre "mercado", disponibilidade de mídia etc. indicam que vc não tem uma visão atualizada do Brasil, e certamente sofrerá para se adaptar. Encarando o Brasil como um país "exótico e curioso em desenvolvimento" e não um lugar "pior ou melhor" certamente ajudará.

Ao final, a decisão não depende de filme, assalto ou emprego, e sim onde é que vc pode sobreviver até as coisas melhorarem.

Boa sorte   ;)


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Março de 2015, 14:53:46
Caaaraaaa.... se sobrevivencia entra em pauta... pera lá!

(não se assuste)

Voltando ao contexto do bairro... é um lugar caro pra se viver... tipo coisas básicas (preço de comida, mercado, delivery, etc). Fora que ai vc vai ter que levar em conta que vc vai ter que pagar condomínio... e se não for um prédio bem antigo - sem portaria 24h p/ex - o condomínio naquelas bandas é salgado...

Mercado pra trabalhar com fotografia de filme... outra coisa a se considerar. Tipo... deve ter mercado... sei lá vc pode tentar fazer parte de uma equipe de fotógrafos de casamento... fazendo umas coisas especiais com filme...

Como o teu trabalho é uma coisa altamente específica hoje aqui, sim, tem quem contrate, o lance é achar quem compra esse serviço.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #20 Online: 27 de Março de 2015, 15:49:28
Mercado *profissional* de fotografia analógica existia no Brasil do século 20. :ponder:

Se existir algum profissional que vive de fotografia analógica aqui no Brasil, favor manifeste-se! :snack:

Economia brasileira cresce 0,1% em 2014, diz IBGE :aua:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/03/economia-brasileira-cresce-01-em-2014-diz-ibge.html
Segundo o PT a culpa é do FHC...
« Última modificação: 27 de Março de 2015, 15:56:09 por Pictus »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Março de 2015, 16:17:17
...Se existir algum profissional que vive de fotografia analógica aqui no Brasil, favor manifeste-se!...

Nem aqui nem na Europa, senão nosso amigo não estaria nessa situação...  ;)


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #22 Online: 27 de Março de 2015, 16:19:40
Eu ia comentar a mesma coisa do Pictus sobre a economia.

E outra, se quiseres vir para o Brasil, o primeiro passo é abandonar o filme. O mercado aqui já é complexo e complicado, a cultura é um ponto negativo e ninguém aprecia a fotografia analógica a ponto de virar um diferencial na venda do teu trabalho.

A outra coisa é que se aí na Europa ta difícil, aqui no Brasil está dez vezes mais. Cair de paraquedas assim vai ser bem complicado.

Quem ainda usa filme, faz para trabalhos autorais e projetos que já foram "bancados" por alguma coisa maior, projetos com subsídios de governo ou empresas. Pois filme aqui não existe, nem químicos... (e os químicos tu entra em problema com os órgãos ambientais que são bem fortes aqui no país) então pra importar é burocracia em cima de burocracia, tem que ter laboratório especial, encanamento e o diabo a quatro.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #23 Online: 27 de Março de 2015, 16:37:39


A outra coisa é que se aí na Europa ta difícil, aqui no Brasil está dez vezes mais. Cair de paraquedas assim vai ser bem complicado.


Isso depende de que parte da Europa e do que se faz.

Minha cunhada e o marido espanhol vieram para o Brasil há seis meses. Ela estava desempregada há quase dois anos; ele, há 8 meses, sem nenhuma perspectiva. Ela tem doutorado em cinema e foi para entrevista para uma vaga de garçonete com 1300 candidatas. Com dois meses aqui ela já estava trabalhanddo numa produtora e ele, em 4 meses, num curso de espanhol.

No sul da Europa, sul da França, Itália, Portugal e Espanha, viver de fotografia tá osso. Muito pior que aqui.

Para o trabalho autoral do Márcio, aqui há muitos editais bancados pelo governo e institutos - o que quase não existe do outro lado do charco.

A situação no Brasil tá mesmo complicada e não parece que haja horizontes de melhora - mas a maioria do mundo não vive situação muito melhor não e, para fotografia, somos um mercado com mais espaço que o europeu... acho...


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 27 de Março de 2015, 16:45:48
...aqui há muitos editais bancados pelo governo e institutos...

A situação econômico-financeira do Brasil e as dificuldades governamentais que estão apenas começando, não permitem sermos otimistas quanto a esses financiamentos, em minha opinião.  :(


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #25 Online: 27 de Março de 2015, 17:01:45
A situação econômico-financeira do Brasil e as dificuldades governamentais que estão apenas começando, não permitem sermos otimistas quanto a esses financiamentos, em minha opinião.  :(

Concordo, EFilho, mas a diferença entre diminuirem - é é certo que diminuirão - e quase não existirem é significativa.

E ainda restam, para o tipo do trabalho do Croix, as opções "à européia": galeristas ou venda artesanal - ainda que essas vias, por essas bandas, sejam mais complicadas.

Enfim, acho que os principais entraves à volta das pessoas ao Brasil são a violência e a precariedade dos serviços públicos - transporte, saúde, educação. Isso é barra MESMO.
« Última modificação: 27 de Março de 2015, 17:02:19 por fernandomaues »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 27 de Março de 2015, 17:03:14
Caaaraaaa.... se sobrevivencia entra em pauta... pera lá!

(não se assuste)

Voltando ao contexto do bairro... é um lugar caro pra se viver... tipo coisas básicas (preço de comida, mercado, delivery, etc). Fora que ai vc vai ter que levar em conta que vc vai ter que pagar condomínio... e se não for um prédio bem antigo - sem portaria 24h p/ex - o condomínio naquelas bandas é salgado...

Mercado pra trabalhar com fotografia de filme... outra coisa a se considerar. Tipo... deve ter mercado... sei lá vc pode tentar fazer parte de uma equipe de fotógrafos de casamento... fazendo umas coisas especiais com filme...

Como o teu trabalho é uma coisa altamente específica hoje aqui, sim, tem quem contrate, o lance é achar quem compra esse serviço.

Em qualquer local do planeta, manda o relacionamento,
para começar sozinho do zero,sem conhecer ninguem na nova cidade,
vai doer!!!!!!!!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 27 de Março de 2015, 18:58:00
Eu nao diria que aqui esta dificil. Nao na regiao onde moro. Mas sim eu que sou dificil.   :o

Digo, eu nunca fui bom em me dar com burocracias, vendas, negocios. Acho que so tiveram dois ou tres empregos que eu consegui na vida que nao fosse por indicacao, pq eu mesmo nunca fui bom em conquistar um. E por isso concordo com o que foi dito sobre contatos. Pelo menos, para mim, as coisas so dao certo com contatos.

Mas eu nao tinha em mente ir para Sao Paulo trabalhar com fotografia. Se viesse a oportunidade eu pegaria, pelo menos para ajudar durante tempos de aperto. Mas qualquer em prego que de para sobreviver e nao abuse muito de minha mente ou do meu corpo, ou do meu tempo, com estabilidade, ja me deixa feliz.

O problema do mundo profissional sao esses pontos em que sou avesso, buricracia, tendencias do mercado, vendas. Alem de eu gostar de experimentos e total liberdade e o mundo profissional nao ha muito expaco para isso.


Outro ponto mencionado. Existem sim profissionais prestando servicos usando filmes. Nao sao muito, mas tem na Europa, America do Norte e principalmente no oriente. Mas como eu disse acima nao eh esse o motivo do meu aperto. Nem fotografando puramente digital faria diferenca eu acredito.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Março de 2015, 19:07:48
....Mas qualquer emprego que de para sobreviver e nao abuse muito de minha mente ou do meu corpo, ou do meu tempo, com estabilidade, ja me deixa feliz....

Nossa cultura de trabalho não leva a sério esses desejos todos...  :shock:

« Última modificação: 27 de Março de 2015, 19:12:08 por efilho »


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #29 Online: 27 de Março de 2015, 19:33:20
Nem aqui nem na Europa, senão nosso amigo não estaria nessa situação...  ;)

Existe muita gente fotografando com filme e ganhando dinheiro com isso, inclusive no Brasil.
Um mexicano que gosto muito, que fotografa 100% com filme: http://josevillablog.com/
As fotos mais tranquilas são todas com médio formato. Ele só usa 35mm quando precisa de agilidade, numa festa de casamento por exemplo.
Não to dizendo que é fácil, mas é possível sim.
« Última modificação: 27 de Março de 2015, 19:38:02 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante