Autor Tópico: Dificuldades e facilidades da fotografia em Sao Paulo  (Lida 4737 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 25 de Março de 2015, 19:30:32
Eu aparentemente ganhei uma moradia que parece ser um apartamento, e fica em Sao Paulo. Nao sei exatamente onde mas me disseram "proximo ao Mackenzie".

Eu estava pensando na possibilidade em morar nele e ter meu studio nele tambem.

Mas eu ja limalgumas vezes algumas pessoas dizendo que nao saem para fotografar na rua sozinhos por causa domperigo de ser roubado. Eu queria saber o quanto isso eh verdade ou paranoia.

Eu tambem busco informacao do quanto eh acessivel os filmes negativos 35mm, medio formato e grande formato em Sao Paulo, tem bastante lojas que vendem? Se nao, tem boas opcoes de lojas online? Se nao, qual eh o custo da importacao das peliculas.

E por ultimo. Tem bastante modelos aspirantes e profissionais. Se eu lancar anuncios nos jornais ou internet aparecem bastante interessados?

Alem dessas questoes, o que vcs consideram gantajoso para um fotografo em Sao Paulo?

No momento eh so...
Agradeco pelas respostas desde ja... :)


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2015, 21:34:07
Próximo ao Mackenzie é meio relativo…..
ele fica num bom bairro e seguro, tem de tudo, supermercado, farmácia, etc
o Sesc Consolação fica na rua do lado (Rua Dr. Vila nova)
mas se vc andar algumas quadras já é meio perigoso….embaixo do elevado Costa e Silva
ou como ele é conhecido “Minhocão”,  tem que tomar cuidado, mesmo se vc só estiver a passando pelo local
mas em cima é outra coisa…….
a noite (partir das 22s) o minhocão fecha para carro e o pessoal vai andar de bicicleta e correr…(mas com cuidado)
aos domingos ele fecha o dia inteiro e vira um tipo de parque….
sempre tem algum evento acontecendo nele como teatro ou evento gastronômico

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/10/projeto-leva-peca-de-teatro-janelas-de-predio-no-minhocao-em-sp.html

https://catracalivre.com.br/sp/gastronomia/gratis/minhocao-se-transforma-em-feirinha-gastronomica-a-ceu-aberto/

São Paulo não é uma cidade segura,
tem que tomar cuidado mesmo em lugares como a Avenida Paulista ou praças e parques
mas nada que vá te deixar paranoico, já fui fotografar varias vezes no centro e nunca tive problema, inclusive a noite.

eu recomendo para vc conhecer o centro de SP a noite com o grupo “Caminhada Noturna”

http://www.caminhadanoturna.com.br/programacao.htm

a mais de 10 anos eles fazem passeios a noite pelo centro
sempre as quintas feiras as 20hs… local de encontro em frente ao teatro municipal
…gratuito…

como é em grupo eu não vejo tanto perigo….mas não não recomendo vc andar sozinho
ou se afastar do grupo

outros lugares que eu recomendo são os SESCs ou o MIS (Museu da Imagem e do Som)
sempre tem algum evento ou exposição

http://www.sescsp.org.br/programacao/55129_DIALOGOS+IMAGETICOS

http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=1841

e outros museus ou centros culturais
CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) com expo sobre Picasso
CCSP (Centro Cultural São Paulo) excelente vista
MASP
MAC (Museu de Arte Contemporânea) alem do acervo, tem um bem vista do Ibirapuera
Itau Cultural


Lugares para comprar filme vc pode ir na Rua Conselheiro Crispiniano
ou Rua 7 de Abril..

http://www.consigo.com.br/home.php

http://www.angelfoto.com.br/loja2/

sobre modelos eu não sei…
mas tem alguns grupos no face que fazem saídas com esse tema.

https://www.facebook.com/groups/rolesp/






spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2015, 21:48:04
Marcio, xará

Se em SP vc não conseguir os produtos que precisa, não tem no mundo.

Perto do Mackenzie,  um pouco mais para o lado do centro, vc consegue ir a pé na Conselheiro Crispiniano, que no meu tempo era a Meca dos equipamentos fotográficos, deve ter sobrado alguém com película lá. Quem pode te ajudar e muito é o Lindsay, cara 100% , mande uma MP pra ele

Segurança em SP é mais ou menos, se vc for na boca do lixo (não muito longe de lá) a noite , voltar somente sem a câmera, fique feliz. Fiz alguns trabalhos lá, os "Terça Insana", equipamento e carro na porta, entro dentro ia embora.

No começo o bom seria sair em dupla, mesmo porque não conhece muita coisa

Com o seu conhecimento, pensaria seriamente em dar aula também, prepare um CV

O que mais tem aqui é gente querendo ser modelo.

O Maniaco do Parque, um psicótico matou um monte de mulher com a lábia de seção de fotos, abordando gente na rua.

Fora isso  sempre tem espaço pra gente competente. Rede social funciona melhor que jornal e sai mair barato, basta saber trabalhar

Bem vindo a sampa




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2015, 23:05:27

Marcio, se vier mesmo para São Paulo, avise. Seria bacana te conhecer pessoalmente e garanto que tem mais gente aqui do grupo que pensa o mesmo.  :ok:


Pessoal aqui sai bastante para fotografar na rua, como o Tim e o rafapg. Não gosto de fotografar sozinho, mas em grupo a gente sempre faz umas saídas bacanas. Como disseram aí acima, o ideal é no começo ir em grupo até você, com o tempo, ir sacando os locais mais e menos seguros pra se andar sozinho com uma câmera na mão.


Não uso filmes, mas bastante gente aqui do grupo usa, acho que isso não seria problema.


Tem bastante modelos sim, com anúncios no facebook você vai conseguir tantos interessados quanto quiser.


Sobre ser vantajoso ou não, depende um pouco. São Paulo tem uma vantagem: tem muita gente. Muitos clientes, dos mais diversos tipos de fotografia. Mas São Paulo tem uma desvantagem: tem muita gente. Muita concorrência, muitos iniciantes querendo entrar no mercado, às vezes isso atrapalha um pouco.


Mas eu meus poucos anos como profissional aqui eu não tenho muito do que reclamar. Embora meu crescimento seja mais lento do que eu gostaria, estou sempre melhorando de um ano para o outro, e desde o ano passado estou relativamente confortável financeiramente vivendo só de fotografia.


Abraços


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2015, 03:36:34
Muito Obrigado. :)
Estou ainda pensando, mas ajudaram bastante.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2015, 04:08:46
Eu estava vendo os precos. No Consigo Som e Imagem, Delta 100 120 custa 23.00 reais.
No Angelfoto o mesmo filme custa 50.00 reais.

Alguem nao esta vendendo Filmes pq a disparidade de precos eh gigante.

Eu fiz a conversao e o preco no Consigo Som e Imagem eh bem mais realista. Baseado nos precos na Alemanha, onde os impostos sao alto e os produtosmmeio careros, Delta 100 custa entre 5 e 7 euros, dependendo do local da compra. O que da entre 17 e 27 reais. Mas eu ainda considero um pouco caro esse valor pq paises onde o preco eh mais barato. Mas dependendo to tamanho dos impostos e salarios no Brasil pode fazer sentido.

Ja 50 reais em um rolo de filme 120 eh aproximadamente 14 euros.  :eek:


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2015, 08:57:21
angel foto eh lugar onde novo eh muito caro e o usado eh o preço de novo, sempre eh mais caro la.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2015, 15:52:13
Eu estava vendo os precos. No Consigo Som e Imagem, Delta 100 120 custa 23.00 reais.
No Angelfoto o mesmo filme custa 50.00 reais.

Alguem nao esta vendendo Filmes pq a disparidade de precos eh gigante.


Na Consigo não tem esse filme.. o preço que tá no site está desatualizado.. perceba que não tem em estoque..

Ilford Delta 100 por menos que uns R$40,00 no Brasil é raríssimo achar, pelo menos com a atual cotação do dolar... (a não ser que pegue algum estoque mais velho, que não foi atualizado depois da disparada do dolar)

Se você pretende usar muito filme não tem jeito.. o negócio é importar... Comprar aqui é pra alguma urgência ou pra quem usa pouco.
« Última modificação: 26 de Março de 2015, 15:55:33 por Luciano.Queiroz »


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2015, 16:30:56
O "problema" da falta de segurança você contorna fazendo seguro do equipamento. Assim pode sair tranquilo para fotografar e se alguém quiser te roubar, você entrega sem remorso.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2015, 16:52:21
Perto do Mackenzie é um lugar relativamente seguro e tranquilo. Com o passar dos dias vc se acostuma com o lugar. Eu considero um dos poucos lugares bons pra se morar no Brasil, por várias razões. Te dá muitas possibilidades de aproveitar a cidade.

Fotografar com filme em SP está cada vez mais complicado. Filme caro e cada vez menos lugares pra revelar.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2015, 17:39:27
Esquece comprar coisas de filme no Brasil. Único filme que compensa comprar é Acros 100 da Fuji, esse ainda se consegue barato.

O resto importamos pelo ebay, principalmente da Tailandia e Hong Kong.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2015, 19:01:31

Se você pretende usar muito filme não tem jeito.. o negócio é importar... Comprar aqui é pra alguma urgência ou pra quem usa pouco.
Eu so uso filme. E muito. :(


O "problema" da falta de segurança você contorna fazendo seguro do equipamento. Assim pode sair tranquilo para fotografar e se alguém quiser te roubar, você entrega sem remorso.

Com seguro ou sem seguro eu nao gosto do stress e do risco de ser roubado. Se eu for roubado toda semana pu todo o mes o seguro nao vai querer mais me cobrir. A maior parte do meu tempo fotografando eh na rua.

Perto do Mackenzie é um lugar relativamente seguro e tranquilo. Com o passar dos dias vc se acostuma com o lugar. Eu considero um dos poucos lugares bons pra se morar no Brasil, por várias razões. Te dá muitas possibilidades de aproveitar a cidade.

Fotografar com filme em SP está cada vez mais complicado. Filme caro e cada vez menos lugares pra revelar.
Eu revelo meus filmes... O que tambem significa que tambem vou precisar achar onde vendem quimicos e se o valor que cobram compensa.

Esquece comprar coisas de filme no Brasil. Único filme que compensa comprar é Acros 100 da Fuji, esse ainda se consegue barato.

O resto importamos pelo ebay, principalmente da Tailandia e Hong Kong.
:(

E pq? Nao conseguem vender peliculas suficiente para fazer valer a pena a oferta?


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Março de 2015, 21:25:28
Se vc revela os seus filmes, recomendo trazer algumas latas da Europa.

Talvez vc encontre uma ou outra lata à venda na Consigo, e talvez na Capovilla.

O problema aqui... é que cada vez menos gente vende cada vez menos filme e os lugares para revelar ficaram mais escassos, principalmente no caso de E6.

Perto de onde vc vai morar, tem a Labtec. É um laboratório bom, mas faz um tempo que eu ligo lá antes de levar pra filme pra perguntar se eles estão revelando, se tem químicos. A última vez que liguei foi no ano passado, e só estavam fazendo C-41. Me dá a impressão que se muita gente começa a procurar, eles compram os químicos e revelam o que aparecer, até acabar/expirarem os químicos.

Quanto a comprar químicos e papel... de novo: a Consigo pode ter (precisa procurar... eu falo pois é o lugar que sempre teve) e a Capovilla TALVEz.

www.consigo.com.br
www.capovilla.com.br

Ah... os últimos cromos que eu revelei, mandei pra Capovilla. Isso em 2013... Eles faziam/fazem PB e C-41 também (puxado, filme 120...).

Quanto à segurança... na Vila Buarque (o bairro do Mackenzie...) volta e meia eu vejo gente andando na rua com camera de filme antiga pendurada no pescoço. De dia é bem tranquilo andar lá. Pense que pra cima, fica um pedaço de Higienópolis e atravessando a Consolação e andando um pouco tem a Augusta... e pro outro lado tem a Santa Cecília e pra baixo tem a região da República. Se vc quiser quando estiver por aqui me dá um toque e a gente sai de rolê uma tarde se eu estiver sem trampo...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 27 de Março de 2015, 03:30:41
Se vc revela os seus filmes, recomendo trazer algumas latas da Europa.

Talvez vc encontre uma ou outra lata à venda na Consigo, e talvez na Capovilla.

O problema aqui... é que cada vez menos gente vende cada vez menos filme e os lugares para revelar ficaram mais escassos, principalmente no caso de E6.

Perto de onde vc vai morar, tem a Labtec. É um laboratório bom, mas faz um tempo que eu ligo lá antes de levar pra filme pra perguntar se eles estão revelando, se tem químicos. A última vez que liguei foi no ano passado, e só estavam fazendo C-41. Me dá a impressão que se muita gente começa a procurar, eles compram os químicos e revelam o que aparecer, até acabar/expirarem os químicos.

Quanto a comprar químicos e papel... de novo: a Consigo pode ter (precisa procurar... eu falo pois é o lugar que sempre teve) e a Capovilla TALVEz.

www.consigo.com.br
www.capovilla.com.br

Ah... os últimos cromos que eu revelei, mandei pra Capovilla. Isso em 2013... Eles faziam/fazem PB e C-41 também (puxado, filme 120...).

Quanto à segurança... na Vila Buarque (o bairro do Mackenzie...) volta e meia eu vejo gente andando na rua com camera de filme antiga pendurada no pescoço. De dia é bem tranquilo andar lá. Pense que pra cima, fica um pedaço de Higienópolis e atravessando a Consolação e andando um pouco tem a Augusta... e pro outro lado tem a Santa Cecília e pra baixo tem a região da República. Se vc quiser quando estiver por aqui me dá um toque e a gente sai de rolê uma tarde se eu estiver sem trampo...

Eu revelo meus filmes. Para mim nao faz diferenca se tem lugar que revela ou nao. So faz diferenca se vendem o wue eu preciso ou nao.

Ainda nao esta decidido se irei. Estou apenas pensando. Mas vendo a dificuldade em achar meus materiais ja me desanimou.


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #14 Online: 27 de Março de 2015, 07:02:18
Eu revelo meus filmes. Para mim nao faz diferenca se tem lugar que revela ou nao. So faz diferenca se vendem o wue eu preciso ou nao.

Ainda nao esta decidido se irei. Estou apenas pensando. Mas vendo a dificuldade em achar meus materiais ja me desanimou.
E onde você mora atualmente? Eu sou de Porto Alegre e só não moro em São Paulo de novo porque o meu marido tem um emprego muito bom aqui em POA.